Veja como atrair e fidelizar seus pacientes com o marketing médico!

marketing medico tablet tela do iclinic

Principais tópicos

O marketing médico é um conjunto de ações e estratégias que buscam criar e entregar valor para os pacientes (ou futuros pacientes) de um profissional de saúde ou estabelecimento médico, visando a atração e retenção dos mesmos.

As estratégias de marketing para médicos não são as mesmas de alguns anos atrás.

Se antes o boca a boca imperava, apesar de ainda ser fundamental contar com indicações para a construção de uma carreira, hoje a internet lançou um novo paradigma sobre o assunto.

Atualmente, estar presente no meio digital é fundamental, pois as gerações buscam, cada vez mais, saber sobre os serviços e o profissional antes de marcar uma consulta, mesmo quando recebem indicações.

Entretanto, como se trata da área da saúde, é preciso que o marketing médico para clínicas seja feito de forma responsável e bem planejada.

Por exemplo, ao criar conteúdos e anúncios, é importante seguir as regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no que diz respeito à publicidade.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com todas as informações referentes ao marketing médico e como aplicar essa estratégia ao seu consultório ou clínica médica.

O que é marketing médico?

A definição do marketing é toda atividade que você faz para criar, comunicar e entregar valor para o seu público.

Ou seja, para realizar o marketing médico, você deve alinhar a expectativa do paciente sobre o seu atendimento com a experiência que ele de fato obtém.

Diferente do que muitos pensam, esse conceito vai muito além da simples propaganda da clínica.

Assim, o marketing médico tem como princípio mostrar o valor do seu serviço aos pacientes, destacando o seu diferencial e oferecendo a melhor experiência possível a eles.

Qual a importância do marketing médico?

marketing medico computador

Alguns profissionais imaginam que marketing só engloba atividades que atraem novos pacientes, como a divulgação por meio da internet.

Felizmente, ao aplicar as estratégias certas na sua clínica, você perceberá que qualquer ação que vise aumentar a satisfação dos pacientes e mantê-los em seu serviço, também é marketing!

Veja a definição do livro Marketing Médico: Criando Valor para o Paciente:

“marketing é o processo pelo qual o profissional identifica oportunidades, desejos e necessidades dos clientes […] o marketing é, acima de tudo, conquistar e manter clientes.”

Apesar das pessoas que necessitam do seu conhecimento e cuidado serem apenas pacientes para você, quando elas estão em sua jornada, suas expectativas são de clientes.

Independentemente de estarem sendo atendidas por plano de saúde ou pelo particular, as pessoas buscam médicos pontuais, com clínicas agradáveis e processos práticos, sem burocracia.

Como o livro Marketing Médico traz, ao usar as estratégias de forma correta e ética, você conseguirá se conectar com seus pacientes e criar relacionamentos duradouros.

“O grande desafio para o médico […] é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os pacientes.”

7 motivos para investir no marketing médico

Quando você se preocupa com a experiência do paciente mesmo antes da marcação da consulta, você se diferencia e tem a chance de ajudar mais pessoas.

Confira a seguir 7 motivos para começar a investir no marketing médico:

  1. Auxilia na atração de novos pacientes: ao investir no marketing médico, você consegue atrair mais pacientes utilizando anúncios, produção de conteúdo em blogs ou redes sociais, agendamento online, entre outros;
  2. Melhora a experiência do paciente: o marketing médico se preocupa com toda a jornada do paciente, desde o agendamento da consulta até o pós-consulta;
  3. Proporciona um consultório diferenciado: o marketing médico pode proporcionar para o seu consultório garantir um posicionamento de destaque no mercado;
  4. Oferece um ótimo custo-benefício: realizar o marketing do seu consultório é um investimento que irá gerar receita e trazer retorno no futuro, como mais consultas, principalmente se você investe em marketing digital. Isso porque o marketing digital permite ações com custo inferior ao das mídias tradicionais, além de ter uma ótima segmentação de público e mensuração de resultados;
  5. Possibilita que você se torne referência em sua área: atualmente, uma das estratégias de marketing mais eficazes é a do inbound marketing, que consiste em criar conteúdos relevantes para o público chegar ao seu produto ou serviço. Dessa forma, todas as pessoas, não só seus pacientes, começam a te ver como uma autoridade na área e a confiar em seu trabalho, mesmo que nunca tenham feito uma consulta com você;
  6. Ajuda na fidelização: o marketing médico também te ajuda a fidelizar os pacientes, e a melhor estratégia para isso é utilizar o e-mail marketing, o qual permite desenvolver uma comunicação automatizada e personalizada;
  7. Faz com que sua produção de conteúdo ajude muitas pessoas: quando você produz conteúdo de valor, está ajudando não apenas seus pacientes, mas todos os usuários da internet.

O marketing médico em tempos de crise da COVID-19

marketing medico medica

Com a crise da COVID-19, as clínicas e instituições de saúde precisaram de uma atenção especial em suas estratégias de marketing. Afinal, toda a atenção se voltou para a área médica.

Diante da crise atual, é fundamental adotar novas ações, tanto para garantir a proteção de pacientes e funcionários, quanto para cuidar da imagem da sua clínica, entre elas:

Considere a Telemedicina: as medidas sanitárias são ótimas para aumentar a segurança e diminuir o contágio, mas já parou para pensar no que é ainda melhor? Trabalhar com a Telemedicina!

Isso porque, com ela, algumas consultas podem ser feitas remotamente, com o paciente em casa, e o médico no consultório, ou em casa também — o que é mais seguro para todos.

Mantenha-se ativo nas redes sociais: as redes sociais não devem atuar somente como um canal de atração de novos clientes.

Seja no Facebook ou no Instagram, opte por onde o seu público está , mantenha-se ativo, e mostre que você está fazendo tudo o que é possível para ajudar.

Utilize o poder do e-mail marketing: diante da necessidade de isolamento social, o e-mail marketing se mostra como uma importante estratégia para estreitar ainda mais o relacionamento com seus pacientes.

E essa proximidade será fundamental para você manter o encantamento e a fidelização quando esse período passar.

Disponibilize-se para esclarecer dúvidas: diante de uma pandemia causada por um vírus pouco conhecido, é comum surgirem muitas nos pacientes, sobretudo nos mais leigos na área da saúde.

Por isso, é importante que você se disponibilize para ajudá-los e esclarecer todos os questionamentos que possam aparecer.

Primeiros passos para fazer seu marketing médico

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para ter uma estratégia de marketing médico eficaz é conhecer o seu público-alvo, entender as suas necessidades e expectativas de atendimento.

Faça as seguintes reflexões:

  • Qual é a idade média dos meus pacientes?
  • Tem um gênero que busca mais pelos meus serviços?
  • Como eles se comunicam?
  • Meus pacientes estão inseridos no meio digital?

Ao ter todas essas informações, você conseguirá saber onde e como aplicar suas ações de marketing, porque conhecerá seu público-alvo.

A buyer persona também é um conceito que pode ser aplicado na sua clínica. Você pode utilizar dados coletados em pesquisas e entrevistas para criar o perfil de consumidor ideal: o exato paciente que você quer atrair.

Para coletar essas informações, conte com a ajuda de um sistema para clínicas que gera relatórios sobre seus pacientes automaticamente.

Talvez você esteja pensando: eu preciso mesmo de todos esses dados?

Imagine que uma recepcionista gastou bastante tempo planejando uma campanha nas redes sociais, com imagens descontraídas e cores chamativas, textos usando linguagem jovem.

Porém, a maioria dos seus pacientes tem acima de 40 anos, prefere assistir a programas na televisão e não tem muito tempo para redes sociais.

Quanto você acha que esse investimento valeu a pena?

Entender as características e comportamentos dos seus pacientes é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing.

Conhecer seu público-alvo vai além de saber como divulgar a sua clínica. Isso te ajuda a obter informações de como os pacientes esperam ser tratados e o que gostariam de ver na sua clínica.

Assim, você é capaz de planejar muito melhor todas as atividades que realiza.

2. Analise a concorrência

Análise da concorrência ou benchmarking, significa analisar as melhores práticas utilizadas pelas empresas no mesmo setor que o seu. Logo, as clínicas e consultórios médicos.

Lembra daquela frase de O Rei Leão, “você pode fugir do seu passado ou aprender com ele”?

A verdade é que você também pode aprender com o passado das outras pessoas.

Ao invés de cometer os mesmos erros, converse com colegas de profissão que já têm o marketing consolidado e pergunte quais foram os desafios, aprendizados e resultados.

Pesquisar concorrentes diretos e ver como eles se comunicam nas redes sociais também é uma prática recomendada. O importante aqui não é copiar, e sim se inspirar para fazer ainda melhor na sua clínica.

3. Estude as principais estratégias de marketing médico

Antes de “colocar a mão na massa”, você precisa ter um conhecimento básico sobre quais são as estratégias de marketing mais utilizadas na área da saúde.

Mesmo que você contrate uma agência de publicidade ou um profissional, ainda sim precisa ter consciência sobre o que está sendo feito, não concorda?

O marketing médico é dividido em 3 pilares: atendimento, divulgação e preço, sempre se baseando no que o paciente espera. Comentamos um pouco sobre eles a seguir.

Atendimento

Em geral, existe uma confusão sobre o que é atendimento e o que é consulta.

A consulta é o momento em que médico e paciente estão em uma sala particular, com o paciente apresentando os seus problemas e o médico avaliando toda a situação.

Já o atendimento é muito mais amplo. Ele se inicia desde o momento em que o paciente entra na sua clínica e vai até o momento pós-consulta, na hora do pagamento ou em uma pesquisa de satisfação, por exemplo.

Ou seja, o atendimento começa desde a recepção e é o primeiro impacto sobre a experiência do paciente no seu consultório.

Por isso, é essencial que você tenha os processos de recepção bem definidos na sua clínica. Capacite sua equipe sobre:

  • Como se referir ao paciente;
  • O que oferecer a ele enquanto espera pela consulta (internet, café ou água, ar-condicionado, entre outros);
  • Como aplicar o marketing sensorial (as emoções que você desperta no paciente de acordo com o ambiente).

Todos esses pontos merecem atenção no momento de planejar a estratégia da sua clínica.

Afinal, um paciente feliz com a experiência que teve, vai espontaneamente comentar sobre sua clínica para colegas e familiares.

Divulgação

Além de oferecer a melhor experiência durante o atendimento, você deve divulgar a sua clínica. O principal ponto da divulgação é saber como fazer a sua clínica ser lembrada pelo paciente.

Muito além das propagandas em folhetos ou em revistas, você deve investir na identidade visual da sua clínica, ter algo que é só seu.

Você pode começar elaborando o logo da sua clínica, que deve ser algo marcante e relacionado ao tipo de serviço que você oferece.

Após criar a marca da sua clínica, você deve utilizá-la em todos os meios de comunicação que estiver presente, inclusive nas prescrições eletrônicas, cartões da clínica e até mesmo no uniforme dos funcionários.

Além disso, a comunicação também faz parte da identidade da sua clínica. Seguir um padrão na comunicação com seus pacientes — como dito na parte de atendimento — faz parte da sua divulgação.

Lembre-se de também aplicar esse padrão em todos os canais de comunicação além da recepção, como nas redes sociais.

Preço

O preço cobrado pelas suas consultas é um dos mais importantes fatores na sua estratégia de marketing médico.

É essencial entender o seu público-alvo no momento de fazer sua precificação. Saber quanto seus pacientes estão dispostos a pagar é a base para definir qual será a sua margem de lucro, por exemplo.

Além disso, saber quanto os seus concorrentes cobram pelos serviços é importante na hora da precificação, porque é um bom parâmetro de comparação.

O somatório da experiência durante o atendimento com o preço cobrado pelas consultas influenciam a percepção de valor do seu paciente em relação à clínica. Podemos classificar o valor de três formas: caro, custoso ou barato.

Saiba exatamente o quanto cobrar em nossa planilha gratuita de precificação de consulta.

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4. Acompanhe as métricas de marketing para médicos

Como saber se toda essa estratégia e investimento estão dando certo?

Para isso, existem algumas métricas que você pode acompanhar dentro do seu consultório.

A primeira métrica é o aumento no número de pacientes que ocorre na clínica.

Para saber se o paciente foi diretamente “afetado” pela campanha, você pode perguntar no momento do cadastro por onde ele encontrou a sua clínica: foi por indicação? Por uma rede social? Se sim, qual?

Outra métrica importante para a sua clínica é o número de pacientes que retornam para outras consultas. Esse é um dos índices mais importantes para a sua clínica, pois mostra a sua capacidade de fidelização de pacientes.

Também é preciso medir o ganho financeiro adquirido com esses novos pacientes e consultas de retorno.

Após cada ação de marketing é essencial que você tenha esses dados anotados para medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) da sua campanha e saber se você está no caminho certo ou se precisa rever a sua estratégia.

Por fim, para entender se o atendimento da sua clínica e toda a experiência do paciente estão alinhados com a expectativa formada, você pode aplicar uma pesquisa de satisfação cada vez que um paciente termina a consulta.

5. Elabore uma identidade visual

A comunicação entre uma clínica e seus pacientes abrange uma série de aspectos que devem ser levados em consideração ao serem desenvolvidas as estratégias de marketing.

Aprender como criar uma boa identidade visual é uma delas, pois ela é o princípio para que outras ações possam ser executadas com mais qualidade e tenham um bom resultado.

A identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Geralmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representante do conceito que é comunicado pelo segmento.

As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua grande missão.

Meios de divulgação do marketing médico

marketing medico menina no telefone

Existem dois tipos de divulgação do marketing médico: o marketing offline e o marketing digital.

Você pode optar pelas duas maneiras, mas a forma como elas funcionam é bem diferente. Continue a leitura para entender melhor!

Marketing offline

O marketing offline é aquele que não depende de meios digitais para ter impacto sobre as pessoas. Mas, consiste em um conjunto de meios para divulgar os seus serviços.

Exemplos práticos desse tipo de estratégia são jornais e revistas, rádios, cartões de visita, outdoors, panfletos, propaganda por telefone e até mesmo o marketing boca a boca.

Apesar de ainda ser bastante usado, o marketing offline apresenta algumas desvantagens que o tornam pouco atraente para pequenos negócios. São elas o alto custo de divulgação e a difícil segmentação do público-alvo.

Os meios utilizados para fazer a publicidade médica offline atingem muitas pessoas que não necessariamente são seus pacientes ideais, o que faz com que você gaste muito dinheiro e tenha pouco retorno com isso.

Entretanto, vale ressaltar que o marketing offline e o digital são complementares em uma estratégia bem estruturada.

Marketing digital

Já o marketing digital depende de canais online para atingir o efeito desejado. As principais características desse meio de marketing médico são o baixo custo, ampla divulgação e grande alcance.

Existem diversas estratégias que você pode seguir dentro do marketing digital e comentamos sobre algumas delas a seguir.

1. Google Meu Negócio

O primeiro passo para estar presente digitalmente é colocar a sua clínica na internet. A principal maneira de fazer isso é criar o site próprio da sua clínica e divulgá-lo para atrair visitantes até ele.

Para divulgar a sua clínica — e o seu site — você pode criar um perfil no Google Meu Negócio.

Nele você insere as informações básicas da sua clínica, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos. Quanto mais informações você inserir, melhor.

Assim, quando alguém pesquisar sobre a sua clínica no Google — ou algo relacionado à sua especialidade — o seu perfil aparecerá como uma das sugestões na busca, e você pode atrair mais pacientes!

Dica: habilitar a avaliação dos seus pacientes no perfil do Google Meu Negócio te traz mais credibilidade, pois você deixa disponível a opinião sincera de pessoas a respeito dos seus serviços e da sua clínica.

Nós elaboramos um eBook que te ensina a criar um perfil no Google Meu Negócio. Confira o passo a passo aqui:

2. Redes sociais

Todo meio de divulgação do seu negócio é válido, nisso incluem-se as redes sociais. Você pode — e deve — fazer um perfil nas redes sociais, seja para a sua clínica ou um perfil profissional para você.

O fator mais relevante nesse meio de comunicação é manter um perfil sempre ativo.

Para manter uma atividade constante no seu perfil, é interessante que você faça posts educacionais sobre a sua área, compartilhe artigos ou anuncie novidades sobre a sua clínica.

Dessa forma, além de atrair mais pessoas para o seu consultório, é uma grande oportunidade para você mostrar todo o seu conhecimento e domínio sobre sua especialidade.

Para elaborar uma boa estratégia de uso das redes sociais você pode se inspirar em grandes casos de sucesso.

O Dr. Marcelo Bragança dos Reis, por exemplo, mantém três perfis ativos em diferentes redes sociais e a Dra. Lizanka Marinheiro tem mais de 17.000 seguidores no Facebook.

Aprenda mais em nosso eBook gratuito sobre redes sociais para profissionais de saúde.

3. Produzir conteúdo de relevância

A internet é o primeiro lugar que recorremos para descobrir mais sobre determinado assunto, porém, muito do que vemos são informações incertas, que não necessariamente condizem com a realidade.

Por isso é essencial produzir conteúdos de qualidade.

A produção de conteúdos sobre a sua especialidade ou de assuntos recorrentes da sua área, são uma fonte preciosa de atração de pacientes.

Quanto mais autoridade você demonstrar no assunto que o paciente pesquisa, mais ele confia que você é o profissional ideal para cuidar da saúde dele.

Para destacar o seu conteúdo na internet, você pode ter o seu próprio blog ou divulgar no seu perfil profissional nas redes sociais.

Se você não tiver tempo para manter seu blog, pode procurar um profissional da área para te ajudar. Veja nossas empresas parceiras em nosso site.

Todos os artigos elaborados por especialistas são pensados nas palavras-chave que são relevantes para o seu negócio e te trazem destaque de posicionamento nas buscas do Google.

4. E-mail marketing

Para utilizar essa ferramenta, é necessário que você tenha uma lista de e-mail dos seus pacientes ou potenciais pacientes, pedindo autorização para o envio de e-mails.

Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar newsletters, e-mails de aniversário, ou ainda programar mensagens relembrando a importância do retorno das consultas e lembrando da época de vacinação, por exemplo.

Essa é uma ótima forma de fidelização de pacientes. Uma dica é enviar esses e-mails com o logo da sua clínica, assim você será sempre lembrado pelos seus pacientes.

O iClinic, por exemplo,  é um software médico que oferece uma ferramenta de e-mail marketing especializada para profissionais de saúde e pacientes.

5. Inbound marketing

O inbound marketing na área da saúde, também conhecido como marketing de atração, atrai pacientes por meio de conteúdos relevantes, e auxilia na construção de um relacionamento duradouro.

Diferente do marketing tradicional, em que a instituição vai atrás do paciente e é baseado no conceito de interrupção, o inbound utiliza estratégias para que as pessoas encontrem uma marca e possam começar a se relacionar com ela.

Ou seja, é o paciente que vai até a instituição de saúde.

Veja a seguir os benefícios que o inbound marketing na área da saúde proporciona. 

  • Aumenta a visibilidade do seu serviço médico: antigamente, os profissionais de saúde contavam apenas com indicações ou convênios médicos para atrair pacientes. Com a internet, você pode aumentar sua visibilidade e conversar com pacientes de qualquer lugar;
  • Diminui o CAC (Custo de Aquisição por Cliente): as estratégias de outbound (ir até o cliente) costumam ser mais caras, já que envolvem anúncios e compras. Segundo o Estado do inbound, citado mais acima, atrair clientes pelo Inbound é 47% mais barato;
  • Aumenta seu ROI (Retorno sobre Investimento): ao diminuir custos de aquisição de clientes, você passa a ter um retorno ainda maior sobre seus investimentos.

6. Anúncios em marketing médico

Muitos médicos possuem receio em realizar marketing médico por conta das regras estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), porém, saiba que é possível fazer anúncios atrativos, que atraiam novos pacientes para a clínica, sem infringir nenhuma regra.

Veja abaixo os benefícios de investir em anúncio em marketing médico:

  • Atrair mais pacientes: com as estratégias adequadas é possível alcançar um público que realmente tem interesse em adquirir seus serviços. A partir do momento que ele sabe que pode contar com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde, mais seguro ele se sente para marcar uma consulta;
  • Melhorar a credibilidade da clínica: em seus anúncios, você pode divulgar a estrutura da sua clínica, mostrar quais equipamentos ela tem disponível, quais são os serviços oferecidos e, inclusive, o nível de conhecimento dos profissionais que lá atuam;
  • Transformar os profissionais em referência na área: quanto mais conhecimento você passa, mais as pessoas confiam nos seus serviços. Nesse momento, os anúncios podem transformar os profissionais que trabalham na sua clínica em referências online em suas respectivas áreas de atuação.

Como construir autoridade online da sua clínica?

A autoridade online é, basicamente, a percepção que os usuários têm sobre o seu trabalho na web. Na área da saúde você pode se consolidar, por exemplo, com a publicação de artigos informativos a respeito da sua especialidade.

Entretanto, atualmente, existem inúmeros conteúdos tanto nas redes sociais, bem como no principal mecanismo de busca, o Google. Seus pacientes estão constantemente buscando informações, e selecionando profissionais que sejam especialistas no assunto.

Por isso, veja abaixo como construir autoridade online para a sua clínica:

  1. Procure se destacar no meio da multidão: publique conteúdos de qualidade e invista em visibilidade nessas redes;
  2. Invista em marketing de conteúdo: essa área do marketing está relacionada com a publicação de artigos relevantes em informação. A estrutura deve respeitar as chamadas técnicas de SEO, uma série de boas práticas de redação, que contribuem para que o Google reconheça o material como legítimo e importante para as pessoas que realizam as buscas;
  3. Reconheça o que o seu público precisa: como médico, você deve saber bem as dúvidas mais frequentes dos seus pacientes. Um conteúdo atualizado e diferenciado sobre o assunto certamente vai chamar a atenção desse público. No entanto, é preciso que a publicação seja direcionada a essas pessoas com uma linguagem de fácil entendimento;
  4. Seja um médico acessível: as redes sociais aproximam as pessoas. Afinal, o principal objetivo delas sempre foi atuar como uma plataforma de relacionamentos.

A importância de uma agência de marketing para consultório

Os benefícios de contratar uma agência especializada para gerenciar a publicidade de uma clínica está muito além de manter os anúncios do consultório dentro dos parâmetros estabelecidos por cada Conselho.

Gerenciar a divulgação de maneira correta e profissional garante um bom posicionamento da imagem da sua clínica no mercado e ajuda a construir o nome do profissional como referência na sua área.

Nesse sentido, confira agora 4 razões para fazer esse investimento!

  • Fortalecimento da marca;
  • Ajuda especializada;
  • Investimentos direcionados;
  • Diminuição de erros.

Como escolher a melhor rede social para o seu marketing médico?

marketing medico reuniao

Escolher a rede social certa para a divulgação da sua clínica é uma decisão essencial para seu marketing médico que envolve planejamento, pesquisas, dados e boas práticas.

Para te auxiliar nessa jornada, separei 5 passos que você não pode deixar de lado.

  1. Segmente as redes sociais de acordo com o público que deseja atingir;
  2. Realize pesquisas para coletar dados;
  3. Identifique os melhores canais de acordo com seu tempo;
  4. Acompanhe as tendências para resultados a longo prazo;
  5. Invista em canais que vão além das redes sociais.

Instagram para médicos

marketing medico pessoa com smartphone

Depois do Facebook, uma das redes sociais favoritas dos brasileiros é o Instagram, sendo 57 milhões de usuários ativos nessa plataforma.

Visto que muitas pessoas utilizam o Instagram para se atualizarem, para se distraírem, por que não aproveitar essa oportunidade e divulgar seu trabalho?

Confira nossas dicas e aplique agora mesmo na sua clínica.

  1. Defina quais são os seus objetivos
  • O que você deseja com a rede social? Essa decisão está alinhada com seus objetivos macro na clínica?
  • Você busca aumentar o conhecimento dos pacientes sobre o seu nome ou da sua clínica dentro da especialidade médica?
  • Você quer receber mais pacientes para consultas?
  • Você busca aumentar a sua autoridade no meio médico?
  • Escolha um objetivo, identifique quais são as suas metas e faça uma lista com elas ordenadas por grau de prioridade.
  1. Identifique qual o seu público-alvo

Para elaborar uma boa estratégia de marketing para o Instagram, você precisa saber exatamente quais são os públicos que você atende.

O principal objetivo em saber com quem está comunicando é a maior identificação das postagens com o dia a dia dos seus pacientes.

  1. Elabore linhas de conteúdo estratégicas
  • Informe sobre procedimentos e exames realizados;
  • Disponibilize os meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta (se a clínica tiver agendamento online, não deixe de divulgar);
  • Informe sobre condições de saúde e dicas de autocuidado;
  • Mostre todo o seu conhecimento sobre a sua especialidade, e comprove o quanto você domina sobre determinado assunto. Isso diminui o medo/receio dos pacientes;
  • Conte suas histórias de vida: comente sobre como foi chegar onde está, porque decidiu fazer medicina, entre outros assuntos;
  • Comunique sobre o dia a dia profissional e da clínica: abra a porta da rotina do médico que até então era desconhecido, pois a curiosidade em conhecer esse universo atrai as pessoas;
  • Mostre um pouco da pessoa que está por trás do médico, fale sobre sua família. Laços com a família o tornam mais humano e carismático;
  • Publique sua participação em congressos, treinamentos, ações sociais, entre outros eventos.
  1. Utilize todos os recursos do Instagram

O Instagram oferece diversos recursos para você comunicar sobre a sua especialidade médica.

Por exemplo, utilize os stories e organize seu perfil com os destaques (são aqueles stories que ficam por tempo ilimitado, ou seja, apenas desaparecem quando você os exclui).

  1. Use hashtags (#)

Lembre-se também de utilizar com sabedoria as hashtags. Elas são importantes pois ajudam as pessoas que não conhecem o seu trabalho a encontrar você de uma forma mais fácil.

  1. Não esqueça dos limites do marketing médico

Para construir uma boa reputação com as redes é importante seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Tome cuidado com os tipos de postagens que você irá realizar, pois existem diversas restrições, e alguns tipos de comunicação podem gerar penalizações.

Ferramentas gratuitas para Instagram

Para seu planejamento funcionar sem atrapalhar seu dia dia, o segredo é usar ferramentas de agendamento de posts! Confira as principais ferramentas abaixo:

  • Lattergram: o Lattergram é uma das mais populares ferramentas quando se trata de Instagram, nela você consegue agendar até 30 posts por mês e ter 1 perfil por plataforma (Facebook, Instagram, Twitter e entre outros)/
  • Everypost: de uma forma bem versátil e simples, no Everypost você pode agendar até 10 posts, e mesmo na versão gratuita você consegue reunir conteúdos relevantes/
  • Buffer: o Buffer permite que você programe até 10 posts, além de poder vincular mais de uma conta social. Porém, você não pode ter mais de um perfil da mesma rede.

Recursos do Instagram para clínicas

marketing medico tela do instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e ter sua clínica nessa rede social é extremamente relevante para atrair e fidelizar seus pacientes.

Descubra como os recursos do Instagram podem ser utilizados para promover o seu nome como profissional.

  • Stories: permite disponibilizar fotos, textos e vídeos de até 15 segundos na aba storytelling. A ferramenta é ótima para aproximar o médico dos pacientes;
  • Salvar e fixar stories: ao publicar esses stories, aparecem três pontinhos do lado direito da tela. Eles permitem que você mantenha os stories fixados no perfil, na área de “destaques”, por quanto tempo você quiser;
  • Enquetes: as enquetes do stories podem ser utilizadas para você descobrir o que os seguidores estão interessados em saber. É um excelente recurso para entender o que seus pacientes estão buscando, e você pode assim se aproximar ainda mais deles;
  • Lives: a transmissão ao vivo é um recurso relativamente recente que vem fazendo bastante sucesso. Cada vez mais, empresas e profissionais apostam nessa ferramenta como forma de estabelecer um diálogo com os seguidores;
  • Feed: o feed do Instagram é a página em que aparecem as postagens na barra de rolagem do aplicativo. A recomendação é que nesse local sejam postados textos maiores, com artes atemporais;
  • IGTV: a IGTV é a TV do Instagram. Diferente do stories, essa função permite que sejam exibidos vídeos mais longos e o seu objetivo é funcionar, de fato, como um canal de TV.

Mitos do Instagram para médicos

Confira abaixo os 10 mitos sobre o uso do Instagram para médicos que você precisa ficar atento para não cair nesse senso comum que não representa a realidade das clínicas.

  1. O código de ética médico não permite publicidade;
  2. A informalidade do Instagram não combina com o perfil de clínicas e médicos;
  3. O Instagram não atrai novos pacientes;
  4. Hashtags não são tão importantes;
  5. O Instagram beneficia poucas áreas médicas;
  6. Conteúdo técnico afasta seguidores;
  7. Divulgação no Instagram só beneficia médicos famosos e grandes hospitais;
  8. Tudo bem misturar perfil profissional e pessoal;
  9. Bom conteúdo funciona sozinho, por isso não é necessário interagir com os seguidores;
  10. O stories não serve para divulgar conteúdo médico.

Marketing para dermatologistas

O marketing para dermatologistas envolve critérios como análise, planejamento e criação de estratégias voltadas para o público-alvo, visando sempre alcançar os objetivos do consultório.

Pensando nisso, é essencial que você estude sobre as estratégias citadas a seguir, e escolha as que mais fazem sentido para o perfil do seu consultório.

  • Invista em um site que explique cada procedimento realizado, pois muitos pacientes desconhecem as possibilidades que a dermatologia pode oferecer;
  • Tenha presença nas redes sociais e publique conteúdos que eduquem sobre sua especialização e tratamentos que realiza;
  • Aplique estratégias de inbound marketing;
  • Produza vídeos para o YouTube;
  • Crie um perfil no Google Meu Negócio;
  • Implemente o e-mail marketing;
  • Não esqueça dos links patrocinados.

Marketing para oftalmologistas

O marketing para clínicas de oftalmologia é uma ferramenta muito importante para atrair mais pacientes e manter a agenda de atendimento cheia.

Mas as estratégias precisam ser usadas corretamente, pois, do contrário, não vão trazer os resultados esperados e você ainda vai perder dinheiro.

Veja abaixo as principais estratégias que precisam ser colocadas em prática na sua clínica o quanto antes.

  • Utilize as redes sociais para educar seus pacientes sobre a importância da consulta anual com o oftalmologista;
  • Otimize o site para os mecanismos de busca, principalmente termos como “oftalmologista na [minha região]” ou “preciso usar óculos?”;
  • Invista em produção de conteúdo;
  • Incentive a indicação de pacientes.

As limitações do marketing médico

marketing medico mulher com celular

Apesar da liberdade de anunciar os seus serviços, o Conselho Federal de Medicina, órgão responsável pela regulação e fiscalização da prática médica, elaborou um Manual de Publicidade Médica.

O manual orienta a produção de materiais de divulgação dos serviços do médico, além de estabelecer alguns limites para essa prática.

A seguir, nós comentamos os principais limites estabelecidos pelo CFM.

1. Divulgar as especialidades

Ao médico é permitido divulgar seus títulos de especialista e seu respectivo registro no CFM, porém deve limitar-se a duas especialidades.

2. Equipamentos, serviços oferecidos e preços

O profissional da saúde pode divulgar os equipamentos utilizados durante a prestação do serviço. Porém, não deve ser entendido, a partir da propaganda, que existe a garantia de sucesso.

Além disso, você não pode divulgar preços nem utilizar expressões como “o melhor”, “resultados garantidos”, entre outros.

3. Fotos de pacientes

Nessa mesma linha, é proibida a utilização da foto de pacientes para a divulgação de seus serviços em anúncios televisivos, impressos ou na internet, mesmo com a autorização do paciente.

4. Entrevistas

O médico pode participar de entrevistas, desde que sejam com o objetivo de trazer informações e esclarecer conceitos para a sociedade.

Em toda entrevista realizada, devem ser divulgados o nome completo do médico, além de seu CRM.

Por fim, é proibida a autopromoção do consultório, dos serviços, bem como qualquer outra informação referente ao local de trabalho do profissional durante a entrevista.

Conheça 3 tipos de marketing para você implementar na sua clínica ou consultório

Marketing de relacionamento

marketing medico paciente com computador

O marketing de relacionamento é a estratégia de marketing ideal para os médicos que desejam fidelizar pacientes e se destacar na área médica, principalmente para aqueles que administram seu próprio consultório.

Mas como começar um marketing de relacionamento eficiente? O primeiro passo é entender as necessidades da persona e oferecer conteúdos que sejam relevantes.

Marketing experiencial

O objetivo do marketing experiencial para médicos, – ou marketing de experiência- é promover experiências positivas entre pacientes e a marca do consultório, ou do profissional.

Para alcançá-lo, é necessário ter criatividade e trabalhar em uma estratégia que impacte o paciente, como campanhas digitais, festivais, vídeos, eventos, entre outros.

Marketing sensorial

O marketing sensorial é uma técnica que se utiliza dos sentidos para a construção de relacionamentos entre as pessoas, as coisas e os ambientes que os cercam, com o objetivo de expandir a experiência sobre uma marca, produto ou serviço.

Também chamado de brandsense, é uma vertente do branding e tem como principal finalidade estabelecer uma relação sentimental com o seu público, a partir do afloramento dos sentidos.

O marketing sensorial vai atuar exatamente na construção dessas sensações nos pacientes, por meio de estímulos emocionais gerados por objetos, cores, aromas e sons do ambiente.

Termos de marketing para clínicas que todo médico precisa conhecer

Utilizar uma estratégia de marketing para a sua clínica é essencial para obter ainda mais sucesso. Por isso, é importante conhecer alguns termos da área:

  • Marketing digital: o conjunto de ações que uma empresa ou indivíduo pode fazer para divulgar seus produtos ou serviços na internet;
  • Inbound marketing: estratégia de marketing utilizada para atrair, captar e manter o cliente encantado com uma empresa por meio da produção de conteúdo relevante e que traga valor para ele;
  • Marketing de conteúdo: produção de conteúdo (eBooks, vídeos e artigos) para conquistar ou manter os clientes informados ou engajados sobre o seu ramo de atuação ou com os serviços que você presta;
  • Persona: nome dado ao perfil de cliente ideal que a empresa tem ou quer ter. Nos estudos de persona, consideram-se os gostos pessoais, os problemas que um serviço deve resolver para ela e o que ela mais valoriza na hora de comprar ou contratar algo;
  • Lead: são pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse pelos serviços de uma empresa e deixaram algum tipo de contato. Um lead é alguém que normalmente está em vias de se tornar um cliente de uma empresa;
  • CRM (Customer Relationship Management): é o setor ou as ações que devem ser tomadas para manter o relacionamento com os clientes no melhor nível possível. Envolve a realização de verificações periódicas sobre o grau de satisfação e sobre o que pode ser alterado para melhorar a jornada do cliente;
  • CAC (Custo de Aquisição do Cliente): O CAC é uma das métricas mais importantes para um time de vendas. Ele avalia qual é o custo financeiro para que um lead possa ser convertido em um cliente. O CAC pode ser uma métrica tanto para abordagens presenciais quanto online (custos com tráfego pago, por exemplo);
  • ROI (retorno sobre investimento): métrica utilizada para avaliar se uma estratégia de marketing foi lucrativa ou não. Avalia a diferença entre o faturamento e o investimento em marketing. Quando o valor é superior a 1, o investimento em marketing se paga pela venda do produto ou serviço;
  • SEO (Search Engine Optimization): estratégia adotada principalmente em marketing de conteúdo. Ao produzir conteúdos para plataformas como o Youtube ou o Google, os responsáveis pelo marketing devem ficar atentos a algumas  diretrizes que fazem este conteúdo ser mais fácil de ser encontrado de maneira orgânica. A esses conteúdos, dá-se o nome de conteúdo otimizado para SEO;
  • Big Data: o big data é o conceito que permite aos profissionais de qualquer área ter acesso aos principais dados e métricas sobre os seus serviços ou ramo de atuação. Esse conceito estuda como os dados devem ser captados, tratados e analisados para a melhor tomada de decisão num negócio;
  • Branding: é a forma que as empresas têm de gerir as suas marcas para obter retorno financeiro e demonstrar propósito em suas ações e atitudes. No branding, além de ter um nome ou uma logo que marca, é fundamental que a empresa demonstre os seus valores de forma alinhada com a sua persona ou público-alvo.

Canais no YouTube para você saber mais sobre tendências na medicina

Para te ajudar a acompanhar conteúdo de qualidade nessa plataforma tão importante, separamos 12 canais que não podem ficar de fora da sua lista.

  • The Medical Futurist: o The Medical Futurist é o canal do Dr. Bertalan Mesk, PhD em Genômica, autor de livros como o The Guide to the Future of Medicine;
  • Drauzio Varella: o maior canal de saúde do Brasil foi criado pelo Dr. Drauzio Varella, que segundo ele, tem o intuito de “falar para todos com credibilidade e sem ser chato”;
  • TEDMED: visando compartilhar histórias que informam, inspiram, engajam e provocam mudanças na comunidade médica, a TEDMED realiza um evento anual que traz o que há de mais novo e importante na área da saúde;
  • Medicina é: o canal Medicina é tem como principal público os estudantes de Medicina, além de todas as pessoas que possuem o sonho de se tornarem profissionais de saúde;
  • Future of Health Tech: como o próprio nome diz, o canal Future of Health Tech também aborda o futuro da saúde por meio da tecnologia;
  • Doutor Ajuda: se você busca um local com vídeos didáticos feitos para pacientes, o canal Doutor Ajuda é o lugar certo;
  • Harvard Medical School: além de ser uma instituição renomada, a Harvard Medical School também está presente no YouTube;
  • MedCanal: o MedCanal foi criado pelo João Paulo Mauler. Em 2013, quando tinha cerca de 30 anos, conseguiu passar em primeiro lugar no curso de Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora;
  • Exponential Medicine: a Exponential Medicine apresenta os principais destaques das tecnologias que irão mudar o mercado em até 10 anos;
  • Canal Médico: o Canal Médico tem como principal objetivo compartilhar depoimentos de médicos renomados para apresentar de forma mais profunda as especialidades clínicas;
  • Let’s Learn Public Health: o canal Let’s Learn Public Health publica conteúdos educativos para ensinar a todos o que é saúde pública, e como ela ajuda a prevenir problemas de saúde antes deles acontecerem;
  • iClinic – Software Médico: o canal da iClinic busca facilitar o dia a dia dos médicos com dicas realmente úteis que podem aumentar a produtividade do consultório e garantir sucesso na carreira médica. Desde assuntos como marketing médico, gestão em saúde e tecnologia, passo a passo de abertura de consultório e novidades da saúde, no canal iClinic – Software Médico você também pode aprender mais sobre o sistema da iClinic, suas funcionalidades e processos.

Conclusão

Por mais que muitos ainda acreditem que o marketing médico é apenas uma forma de publicidade e autopromoção, a verdade é que sua importância vai muito além disso.

O marketing médico bem-feito é de grande relevância para uma prática bem-sucedida, pois ele abre uma ótima oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de marketing bem-feitas.

Conheça as funcionalidades de marketing médico do software do iClinic e veja como ele pode alavancar o seu consultório.

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