Marketing Médico

Passo a passo para fazer Inbound Marketing na área da saúde

Você sabe como o inbound marketing funciona na área da saúde? Confira nosso artigo para otimizar suas estratégias!

A área da saúde tem se tornado mais competitiva e abrangente, não é? Os pacientes dispõem de vários canais para encontrar um profissional e agendar a consulta para resolver seu problema. Mas como os profissionais podem se destacar nesse ambiente?

Uma boa estratégia de divulgação é essencial para alavancar a carreira e ter seu nome reconhecido no mercado. O inbound para médicos pode ajudá-lo - e muito! - a alcançar seus objetivos.

Veja como aplicar essa técnica de marketing no seu consultório!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo trazer voluntariamente os consumidores para os canais das empresas. Essa teoria é baseada na atração e no relacionamento com o consumidor ao invés de propagandas intrusivas e inconvenientes.

Essa é uma metodologia totalmente orientada a resultados, que busca analisar e otimizar constantemente cada uma das ações utilizadas. As ações do inbound marketing seguem um funil de processos e resultados, que incluem etapas como:

- atração: traz visitantes para o site e o blog do consultório;

- conversão: o paciente deixa os contatos dele (quando baixa um e-book, por exemplo);

- relacionamento: o paciente passa a interagir com suas postagens no blog e cada vez mais está interessado nos serviços que você presta;

- fechar negócio: o paciente se desloca até o consultório e realiza uma consulta ou procedimento.

Como aplicar o inbound marketing na área da saúde?

O inbound marketing é uma ótima estratégia de divulgação para a área da saúde. Isso porque a maior base do inbound é a produção e a divulgação de conteúdo de qualidade. E você sabe que, quanto mais conteúdo bem-feito e correto sobre saúde na internet, melhor para os pacientes. Afinal, é impossível evitar que as pesquisas sejam feitas no Google, né?

A primeiro passo para aplicar o inbound na área da saúde é entender seu público. Você precisa saber com quem está falando e criar o conteúdo certo para essas pessoas.

Por ser uma estratégia digital, você precisa de um site bem-feito, uma página para que as pessoas conheçam sua especialidade, a possibilidade de realizarem agendamentos online e, claro, um blog atualizado e informativo.

Nesse sentido, listamos os principais passos para montar uma estratégia de inbound marketing para médicos de maneira eficiente. Acompanhe.

Defina seu paciente ideal

Antes de qualquer ação, você precisa definir sua persona, ou seja, o paciente ideal, a fim de criar conteúdos específicos para resolver determinados problemas. Isso é importante porque as suas estratégias precisam ser direcionadas para quem realmente tem interesse em adquirir seus serviços. Caso contrário, você apenas gastará dinheiro com campanhas que proporcionarão pouquíssimos resultados.

Nesse momento, é preciso levar em consideração as dores da persona, suas preferências, a geolocalização, entre outros fatores importantes que vão contribuir para uma campanha de sucesso.

Fique atento ao Código de Ética Médica

O inbound marketing na área da saúde é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios. No entanto, é preciso estar atento ao Código de Ética para não ter problemas com o Conselho Federal de Medicina.

Entre as principais ações a ser evitadas estão:

  • oferecer diagnósticos e consultas a distância;

  • fazer propaganda enganosa;

  • anunciar especialidades que você não tem;

  • fazer autopromoção - apresentando-se como "o melhor";

  • divulgar valores de consultas e procedimentos.

Estabeleça seus objetivos

Para fazer uma estratégia de inbound para médicos eficiente, é preciso, também, traçar seus objetivos. Defina quais resultados você precisa ter ao realizar suas campanhas:

Essas e outras questões precisam ser consideradas para que seja possível montar estratégias específicas a fim de gerar os retornos esperados.

Quais são os benefícios do inbound marketing na área da saúde?

Os dois principais benefícios do inbound marketing na área da saúde estão relacionados à sua marca e à saúde dos seus pacientes. O primeira vantagem do inbound é a possibilidade de você se tornar uma referência na sua área.

Com o aumento dos conteúdos e materiais compartilhados, você passa a ser visto como especialista no assunto e, cada vez mais, reconhecido no mercado. O benefício para os pacientes é a possibilidade de encontrar informações corretas e confiáveis sobre a área da saúde.

Tudo isso culmina na fidelização dos pacientes ao seu consultório, algo muito importante para a manutenção e o crescimento do seu empreendimento.

Como entender a jornada do paciente?

Primeiramente, é preciso entender que, na estratégia de inbound médico, o paciente passa por uma jornada. Isto é, você deve entregar a ele conteúdos relevantes de acordo com as suas necessidades.

Isso porque nem sempre ele está preparado para receber uma abordagem de venda logo no primeiro contato. As estratégias inbound têm como objetivo educar o paciente, sanar suas dúvidas e quebrar suas objeções para, assim, oferecer a ele aquilo de que tanto precisa.

Nesse sentido, é importante criar seus conteúdos de acordo com as fases do funil de vendas (atração, consideração e decisão), as quais vão ajudá-lo a abordar o paciente no momento ideal, sem passar a impressão de algo forçado.

Quais são as melhores ferramentas para aplicar essa estratégia?

A principal estratégia de inbound marketing na área da saúde que precisa ser utilizada é o marketing de conteúdo. Para isso, você precisa ter um blog, no qual entregará dicas de qualidade de vida e bem-estar e tirará as dúvidas mais comuns de seus pacientes.

Além do blog, também é possível criar um canal no YouTube. Nele, você poderá mostrar toda a sua experiência no seu segmento e, ao mesmo tempo, tranquilizar sua persona sobre os procedimentos que são realizados, explicando, com clareza, o que cada um deles faz, quais são os equipamentos utilizados, se eles são invasivos ou indolores etc.

O inbound para médicos oferece uma série de vantagens, principalmente para os pacientes. Além disso, é muito fácil de ser aplicado. Então, não há desculpas para procrastinar a execução dessas estratégias. Invista nessa técnica e faça seu consultório se destacar.

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