A importância de um site responsivo para um consultório médico

A importância de um site responsivo para um consultório médico

Leia em 4 min.

Um site responsivo torna a experiência do seu paciente mais agradável mesmo quando ele não está no seu consultório. Descubra neste artigo como ter um site responsivo e quais são suas principais vantagens. 

Você sabe o que é um site responsivo? É aquele que se adapta em todos os modelos de dispositivos, seja tablet, notebook ou até mesmo smartphones, sem alterar a formatação, como a padronização do layout (design do site) ou até mesmo os conteúdos.

Quando o site é responsivo, o acesso e navegação ficam mais fáceis, assim, o usuário tem uma boa experiência, evitando o impacto negativo de, por exemplo, o site demorar para carregar.

Imagine a seguinte situação: seu paciente tenta acessar seu site para agendar uma consulta, porém, acessa através de um smartphone. O site demora muito tempo para carregar, e as informações estão em locais de difícil visualização.

Provavelmente ele irá apenas desistir de entrar em contato, e procurar outro profissional, com um site que realmente funcione. 

Viu como um site pode impactar um consultório médico? Continue a leitura e saiba mais sobre a importância de um site responsivo para sua clínica.

A importância de site responsivo para médicos

Os médicos empreendedores utilizam o marketing médico como forma de divulgar os seus serviços, sua clínica, aumentando ainda mais a atração e fidelização de pacientes.

Uma das principais ferramentas para realizar uma excelente estratégia de marketing é a criação de um site responsivo para que a comunicação e a relação seja a mais efetiva possível com os pacientes.

Independentemente de qual tipo de clínica, os médicos possuem inúmeros benefícios ao criar esse tipo de ação, e pode ser realizada para diversas comunicações, como:

  • conteúdos em formato de artigo;
  • materiais educativos, como cursos, podcasts, ou eBooks;
  • divulgação de horário de atendimento;
  • comunicação sobre dicas, curiosidades e mitos sobre a especialidade, entre outros.

Quer saber quais são os 3 principais motivos para ter um site responsivo. Continue a leitura e descubra!

Principais motivos para ter um site responsivo

1. Excelente ranqueamento

O Google é o principal mecanismo de busca utilizado no mundo, e estar em primeiro lugar nas buscas é um grande diferencial competitivo para sua clínica, ainda mais em um mercado extremamente concorrido como a área médica.

Conquistar pacientes para o consultório é algo bastante desafiador e que exige excelentes estratégias de marketing para obter resultados ainda mais positivos. E nessa estratégia de marketing, é essencial a realização de um planejamento quanto a SEO (Search Engine Optimization).

SEO tem como significado otimização para os mecanismos de busca, ou seja, é composto por inúmeras boas práticas que precisam ser realizadas para permitir que o Google entenda que o site é uma boa resposta que deve aparecer quando uma pessoa realiza uma busca.

Ter um site responsivo é uma das boas práticas para garantir que seu site apareça nas primeiras posições e dessa forma, você ganha maior visibilidade e reduz a insegurança de um paciente que ainda conhece o seu atendimento.

Quando você realiza uma pesquisa provavelmente seleciona apenas as primeiras respostas, não é mesmo? Com o seu paciente não é diferente, ele irá buscar os primeiros resultados, assim, otimize e garanta que o seu esteja lá!

redes-sociais-consultorio

2. Maior engajamento

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e não queremos mais perder tempo, não é mesmo?

Você provavelmente já passou por uma situação semelhante: você realizou uma busca no Google, clicou no link, no entanto ele demorou tanto para abrir que você simplesmente desistiu e seguiu para outra busca. 

Ter um site para sua clínica com um design atrativo, comunicação clara e coerente com seu público-alvo, acessibilidade em diferentes dispositivos e carregamento rápido aumentam as chances dos seus pacientes permanecerem na página e descobrirem mais sobre seus atendimentos. 

Além disso, existe uma maior probabilidade de você criar uma relação mais efetiva com os pacientes, porque eles sempre irão acessar seus conteúdos ou até mesmo agendar uma consulta por meio do agendamento online, porque sabem que é rápido e fácil. 

3. Presença forte no mundo digital

Você sabia que 93% dos brasileiros usam dispositivos móveis para acessar as redes sociais?

Na área médica, indicação ou recomendação é algo bastante utilizado por todas as pessoas, sempre perguntamos se alguém conhece um profissional de determinada especialidade. 

Assim, ter um site responsivo que carrega facilmente em qualquer tipo de dispositivo aumenta ainda mais as chances de ser compartilhado e acessado por mais pessoas. Imagina o alcance que você pode conquistar? 

Como aumentar a rentabilidade do consultório através de um site responsivo?

Com um site responsivo de qualidade, você pode transformar um visitante, em um paciente engajado. 

Com a ajuda de uma boa divulgação do seu serviço médico, assim como conteúdos explicativos sobre como são realizados os procedimentos no seu consultório, as chances de mais pessoas tomarem conhecimento do seu negócio, são altas.

Isso acontece porque o visitante do seu site que pode estar procurando por um determinado procedimento médico, quando visualizar suas postagens, percebe a facilidade de encontrar informações, notando que seu consultório realiza um atendimento excelente, mesmo antes de estar nele.

Dessa maneira, ele vai ganhar confiança e através de contatos, e-mails ou até mesmo agendamento online, caso tenha no site, o seu novo paciente entrará em contato. 

Para os consultórios médicos que desejam ter um lugar de destaque nesse mercado tão concorrido, estar atento as tendências do mercado médico é essencial. Cada vez mais os profissionais da saúde utilizam o poder da tecnologia para ampliar seus negócios. 

O marketing médico, quando feito da maneira correta, pode trazer ótimos resultados, mesmo para aqueles que estão abrindo um consultório e ainda não possuem um reconhecimento muito grande em sua área.

Porém, realizar todo esse processo sozinho pode ser difícil, então não tenha medo de contar com uma agência especializada em marketing médico para te auxiliar nessa jornada para o sucesso.

Para ter uma presença incrível no mundo digital, ter um site responsivo é uma das melhores práticas que podem te ajudar a se tornar uma verdadeira referência em sua especialidade, portanto, não se esqueça de levar em conta essa prática na sua rotina.

Ficou interessado em colocar seu consultório na internet?  Veja nosso eBook gratuito sobre o assunto e saiba agora mesmo como criar e otimizar seu site:

E então, conhece algum médico que está em dúvida sobre fazer um site responsivo? Compartilhe esse conteúdo com ele e não esqueça de deixar sua opinião aqui embaixo nos comentários!

como criar um site para consultorio

Artigo produzido em parceria com a Agência Digital Oblige.


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.