Casos de Sucesso

Como o Dr. Samuel Cagnolati conseguiu facilitar a gestão da clínica com o iClinic

A rotina de um cirurgião plástico é bastante corrida, com atendimentos realizados tanto na clínica, como procedimentos e operações em hospitais.

Através de uma entrevista exclusiva com o Dr. Samuel Cagnolati, conhecemos um pouco sobre sua história e sua experiência com o uso do iClinic. E como a facilidade de acessar os dados de seus pacientes de qualquer lugar, auxilia bastante a gestão da clínica.

Confira o caso do Dr.Samuel e descubra como o iClinic tem auxiliado o dia a dia desse profissional.

A História do Dr. Samuel Cagnolati

Samuel Cagnolati graduou-se pela Faculdade de Medicina de Catanduva em 1998, se especializou em Cirurgia Geral no Hospital de Santa Casa da Misericórdia de Ribeirão Preto e possui residência em Cirurgia Plástica pela Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Santos.

Em 2010, Samuel retornou para Ribeirão e iniciou seus atendimentos em uma clínica com outros profissionais e, em 2014 abriu sua própria clínica.

Ao ser perguntado sobre a motivação de ter seguido a área médica, comentou que sempre conviveu no mundo da medicina desde pequeno, com o pai, que é médico anestesista, e com os amigos do pai.

Além disso, revelou também que é considerado a ovelha negra da família, já que todos, pai e irmãos são médicos anestesistas, e que ele teve mais interesse em seguir para a parte mais manual.

Um dos principais motivos de ter buscado especializações na área de cirurgia, segundo ele, é que nunca foi muito bom com números e, encontrava dificuldade em guardar as doses e, portanto buscou a cirurgia por ser mais prática.

Como conheceu o iClinic

Desde a abertura da clínica, Samuel já utilizava um software médico, no entanto não estava mais sendo suficiente para o que que ele precisava - já que havia a necessidade de fazer o backup na nuvem e depois acessar o computador - e com isso começou a ter algumas limitações.

Antes de conhecer o iClinic encontrou alguns softwares americanos que também ficavam na nuvem, porém apresentavam algumas limitações que bloqueavam o uso.
Ao buscar um novo sistema, encontrou o iClinic. Testou o sistema durante um período, e iniciou o processo de migração de dados.

Dr. Samuel comentou que desde o início o software tem ajudado muito no dia a dia, pois se a internet da clínica apresenta qualquer tipo de problema, consegue utilizar a internet do celular e acessar as informações que estão no sistema de qualquer lugar, tanto na clínica, como nos hospitais.

Em que o iClinic mais ajuda no dia a dia da clínica?

Quando perguntado sobre as funcionalidades que mais auxiliam o dia a dia do Samuel, ele comentou que a agenda tem uma função importante e consegue fazer as distinções de consulta e procedimento por meio das cores no painel. O que facilita também o gerenciamento pela Talita e a Eliana, recepcionista e auxiliar da clínica, respectivamente.

Além disso, Samuel comentou que os pacientes conseguem responder os lembretes de consulta tanto por e-mail como SMS, e essa confirmação de presença cria uma ótima forma de interação e comunicação com o paciente.

E isso possibilita um controle também para a Talita em relação a agenda já que, todos os dias no período da manhã, ela consegue verificar quem respondeu e quem não retornou o lembrete de consulta. Para aqueles que não retornaram, ela realiza uma ligação para confirmar a consulta.

"Dessa forma, o iClinic permite um gerenciamento melhor da rotina corrida de um cirurgião plástico que precisa estar em vários lugares no mesmo dia".

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As funcionalidades mais importantes para o Dr. Samuel

Samuel comentou que utiliza tudo o que é possível do software médico iClinic:

  • prontuário, onde consegue anexar as imagens, guardar os exames dos pré-operatórios dos pacientes;
  • prescrição;
  • receituário;
  • claração,
  • estado;
  • e-mail para aniversariantes.

Somado a isso, Samuel comentou sobre uma funcionalidade que utiliza bastante, o bulário.

“Quando você vai receitar alguma coisa, já aparece o nome do medicamento e fica mais fácil. Já vem inclusive com a quantificação do preço, pois o paciente pergunta muito sobre. Hoje em dia, a parte de preço é fundamental, um real faz a diferença”

Outro ponto comentado durante a entrevista, foi o fato de que o iClinic é fácil, e sempre que apresenta alguma dúvida sobre o sistema, utiliza o chat e a equipe de customer experience sempre está disponível, retornando imediatamente.

“Hoje em dia, até para os médicos, se o paciente mandar uma mensagem, e eu demorar 10 minutos para responder, o paciente já cobra. Hoje em dia tudo precisa ser imediato”.

Experiência completa no sistema mais fácil de usar

Quando perguntado sobre a sua experiência com o uso do sistema, mencionou que não teve nenhum problema. E mesmo que surge alguma dúvida, a equipe de suporte está sempre disponível. Somado a isso, comentou:

“Para usar o sistema, você não precisa ser um mestre de computador, já que é intuitivo, fácil de usar, onde clica já aparece a funcionalidade. E tudo é muito rápido, o dia a dia fica fácil, controlado, organizado. E se vai conversar com o paciente, já entra no sistema, acessa o prontuário dele e consegue avaliar todos os procedimentos realizados”.

Outro ponto positivo mencionado pelo Samuel, é o fato de que com o sistema consegue ter uma boa gestão em qualquer ambiente, seja na clínica, no hospital ou até mesmo em casa.

Quando está no hospital para realizar algum procedimento, consegue acessar o histórico do paciente e já elaborar uma prescrição.

Ele comentou que encaminha o arquivo para a impressora local e entrega o receituário para o paciente logo em seguida.

iClinic para cirurgiões plásticos: a indicação do Dr. Samuel

“Se fosse para dar uma nota de 0 a 10 daria uma nota 9. E por que não 10? Porque a gente tem sempre que melhorar”.

Além disso, comentou que sempre que possível comenta com seus colegas de profissão sobre o iClinic, pois é um software que não precisa de instalação, e tem uma equipe de suporte pronta para ajudar na resolução de todas as dificuldades.

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