Administração e Gestão

Entenda mais sobre o que é a clínica ampliada

A clínica ampliada é um modelo de atenção à saúde que tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições públicas e privadas.

Ela é baseada no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais. Outro pilar do modelo é integrar a equipe de profissionais de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, criando, assim, vínculo e diálogo com o paciente.

Essa modalidade de clínica ampliada tem trazido muitas melhorias na área médica e na assistência à saúde.

Está interessado em conhecer um pouco mais sobre ela? Confira este artigo!

Como é o modelo convencional de atenção em saúde?

O modelo convencional de atenção, também chamado de biomédico, é baseado na centralidade da figura do médico.

Ele realiza atendimentos pontuais, focando no diagnóstico e na remediação do problema de saúde.

Se há uma pessoa hipertensa, por exemplo, o médico prescreve uma medicação e, eventualmente, o paciente retorna para renovar a receita e comprar novos remédios.

O médico assim é o detentor do saber e o paciente deve seguir a prescrição do profissional.

O que é a clínica ampliada?

A clínica ampliada funciona a partir de um conceito de saúde integral.

Isso significa considerar a saúde de uma forma mais global, envolvendo condições biológicas, sociais, psicológicas, ambientais e políticas em um território.

O foco da clínica ampliada é a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde envolvendo ações terapêuticas individuais ou coletivas.

O objetivo desse modelo é a promoção de qualidade de vida e autonomia e do fortalecimento do sujeito enquanto um protagonista de sua vida.

Como a clínica ampliada funciona?

A equipe de especialistas na clínica ampliada têm um diálogo mais profundo com o paciente. Ela deve acolher as queixas do usuário mesmo que pareçam não ter relação direta com o diagnóstico e o tratamento, pois essa escuta ajuda o próprio usuário a descobrir as causas de seu adoecimento, por exemplo.

São abordadas questões temáticas como as condições de vida, a configuração familiar, rotina e outros fatores que influenciam na saúde.

Passam a ir além do individual, incluindo ações junto à família, grupos terapêuticos e de prática de atividade física ações no território.

Todo esse processo não exclui a importância dos diagnósticos e medicação, mas sim, passa a englobar outros elementos e a encarar a qualidade de vida como uma questão mais ampla.

Pense no exemplo do hipertenso. O médico pode diagnosticá-lo, prescrever sua medicação, conversar com o paciente sobre possíveis problemas emocionais que alteram a pressão arterial, dialogar sobre hábitos de vida, como nutrição e atividades e físicas, e sugerir-lhe alguma prática saudável.

Vale ressaltar que neste modelo o médico não é a figura central, mas sim um importante colaborador em parceria com enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, por exemplo. Esses profissionais em conjunto tem melhores recursos para orientar o paciente e construir uma boa proposta terapêutica.

o que é a clínica ampliada

Quais as vantagens da clínica ampliada para paciente e médico?

Para o paciente, a clínica ampliada possibilita melhorias na saúde como um todo.

Esse modelo o coloca como o protagonista do atendimento e, junto com o serviço de saúde, ele desenvolve estratégias para trazer mais qualidade de vida para si.

Com isso, há promoção de autonomia e responsabilidade.

Outro fator importante, é que o paciente tem uma equipe especializada em diversas áreas da saúde participando do seu diagnóstico e tratamento, o que tem um impacto muito positivo em sua recuperação.

Além disso, a clínica ampliada possibilita que haja mais proximidade e cordialidade na relação do paciente com os profissionais, o que beneficia – e muito – o tratamento.

Para o médico, esse modelo também traz vários benefícios.

A proposta do diálogo entre profissionais para o estabelecimento de diagnósticos e a construção com o paciente da proposta terapêutica trazem mais amparo para o médico.

O modelo permite um diálogo entre os conhecimentos de diversas áreas, como a nutrição, cardiologia, enfermagem, educação física, psicologia e terapias orientais.

A clínica ampliada é um modelo de atenção baseado no conceito de saúde integral e que se preocupa com a promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

Ela articula as condições biopsicossociais com a qualidade de vida e propõe também o diálogo entre os profissionais e o paciente para desenvolver a proposta terapêutica.

O modelo traz um olhar humanizado ao atendimento, beneficiando os pacientes, os profisisonais da área e o serviço de saúde como um todo.

Para receber mais conteúdos como esse por e-mail, cadastre-se em nossa Newsletter:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus