Blog para consultório: aprenda a criar o seu em 7 passos

Blog para consultório: aprenda a criar o seu em 7 passos

Leia em 4 min.

Sabia que a internet pode te ajudar a ganhar autoridade na especialidade em que você atua? Veja como isso é possível e elabore essa estratégia agora mesmo.

Na atualidade, recorrer ao Google para pesquisar um sintoma antes de marcar um médico é uma prática muito comum. Por meio dessa pesquisa, o usuário chega nas mais variadas postagens pela internet. Aproveitar esse comportamento e investir em um blog para consultório pode ser bastante benéfico para se tornar uma referência na área de atuação e conquistar pacientes.

Um blog nada mais é do que uma página onde são publicados conteúdos informativos, educativos e relevantes dentro de um site. Dessa forma, quem busca por respostas para um problema via web podem chegar até a plataforma.

Para que você aproveite essa ferramenta, promovendo a sua clínica e imagem profissional, preparamos este passo a passo.

1. Defina uma estratégia

Criar um blog para consultório é uma ação de marketing digital, e como toda atividade relacionada a essa área, precisa ter uma estratégia e um bom planejamento para gerar os resultados esperados. Nesse sentido, você deve iniciar definindo seus objetivos com as publicações:

É com base nessas questões que você vai definir o direcionamento do seu conteúdo. Nessa fase, é importante contar com a parceria de profissionais ou empresas voltadas para o segmento de marketing digital.

Assim, você consegue promover uma prática mais adequada de acordo com os seus objetivos sem esquecer o que pode e não pode fazer quando o assunto é marketing médico.

2. Escolha uma boa plataforma

O seu blog precisa ser profissional e, por isso, o mais indicado é que ele esteja dentro do site da clínica. Nada impede que você inicie a produção de conteúdo em uma plataforma voltada para esse tipo de hospedagem ou que você utilize esse canal dentro do próprio portal.

No entanto, não há dúvidas de que um domínio próprio traz muito mais autoridade às informações do que um endereço genérico.

Tente pensar como um usuário comum que está procurando uma resposta para um problema:

você acreditaria mais em uma informação postada no site de uma clínica, ou em um post de um domínio qualquer?

Além disso, um layout adequado faz toda a diferença. Um visual clean e sofisticado transmite mais confiança que cores fortes e excesso de informações.

É importante mencionar, que vale muito a pena apostar em empresas especializadas na criação de sites para médicos e identidade visual para clínicas da área da saúde, assim você consegue dedicar ainda mais no atendimento dos seus pacientes.

3. Elabore um cronograma de postagem

Assim como uma agenda do consultório ajuda você a organizar sua rotina, um bom cronograma de postagens tem que ir além de apenas uma frequência pré estabelecida. É preciso aproveitar todas as situações possíveis para revelar ótimas dicas para a saúde.

Por exemplo, se você tem uma clínica de dermatologia, publique conteúdos adequados para inverno e verão, como dicas para lábios ressecados e manter o bronzeado.

Se a sua especialidade for a cardiologia, aproveite as festas de fim de ano para falar dos perigos de exagerar na quantidade de comida.

Um blog deve se manter atualizado, mas você não precisa postar um novo conteúdo todos os dias. Esteja mais atento à qualidade das informações compartilhadas do que à quantidade de postagens. Vale lembrar que a prática do cópia e cola precisa ser totalmente abolida. Poste sempre textos originais.

4. Planeje pautas relevantes

O conteúdo de um blog para consultório deve ser de cunho educativo e, por isso, é importante haver um planejamento de pautas relevantes.

Sintomas, doenças, tratamentos e ações preventivas são os assuntos buscados em relação à saúde. Sendo assim, educar o paciente significa postar informações seguras e corretas à respeito da medicina, sem esquecer de incentivar hábitos saudáveis.

Ao organizar conteúdo que promovam essas respostas, além de ajudar a resolver problemas, você ainda se transforma em uma autoridade no assunto e divulga o seu trabalho.

5. Aplique técnicas de SEO

Para atingir os objetivos relacionados a divulgação, o marketing de conteúdo deve respeitar algumas normas para que os buscadores consigam capturar as postagens e posicioná-las entre os primeiros resultados.

Essas regras são conhecidas como técnicas de SEO e compreendem:

  • a uso de uma palavra-chave;
  • a informação organizada por uma escala hierárquica de títulos;
  • o uso da meta description;
  • adoção de uma URL amigável;
  • imagens de alta definição.

Essa construção é fundamental para que o Google entenda o seu site e possa oferecê-lo como uma boa experiência aos futuros visitantes.

6. Divulgue nas redes sociais

A legislação para o marketing médico é bastante rigorosa em relação às campanhas. No entanto, é permitido que os profissionais da saúde e suas clínicas tenham um perfil nas redes sociais, um ótimo canal para fazer a divulgação do blog, como forma de estreitar o relacionamento com os pacientes.

Os links patrocinados podem disparar o seu conteúdo para o público de interesse. Além disso, ao curtirem a sua página, acompanham as novidades e se sentem mais acolhidos. Certamente, quando tiverem algum problema relacionado à sua especialidade, não vão hesitar em marcar uma consulta.

É preciso desse empurrãozinho para que o seu blog receba visitas. Apenas publicar o conteúdo e esperar que os mecanismos de busca façam a sua parte possivelmente não surtirá o efeito desejado. Com isso em mente, aposte nas redes sociais como um auxílio para esse engajamento.

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7. Utilize métricas de avaliação

Após seguir todos esses passos, é importante acompanhar as métricas de avaliação para saber se as suas estratégias estão funcionando e em quais pontos é necessário realizar eventuais melhorias.

Existem diversos indicadores para medir a eficácia de um blog, como:

  • número de assinantes em newsletter;
  • quantidade de visualizações;
  • interações nos comentários;
  • quantidade de vezes que o post foi compartilhado.

Chegamos ao fim do nosso passo a passo! Esperamos que as informações compartilhadas ajudem você a descomplicar a conquista por novos pacientes em sua clínica.

Lembrando que o blog para consultório é uma estratégia de marketing e, como tudo que envolve essas questões, o interessante é contar com uma empresa especializada para esse tipo de suporte. Dessa forma, a tendência é alcançar resultados cada vez melhores!

Continue se informando mais a respeito do marketing médico! Confira nosso eBook sobre Inbound Marketing e faça o seu consultório decolar! 🙂

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Sobre o autor

Milene Polo

Inbound Leader na iClinic, com foco em SEO e nutrição dos leads. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.