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Métricas em consultório: como analisar os resultados corretamente?

As métricas em consultório são essenciais para garantir uma boa gestão. Veja como interpretá-las e colocar mudanças em prática!

Fazer o acompanhamento das métricas em consultório é fundamental para garantir o bom desenvolvimento dele. No entanto, é preciso saber analisar os resultados corretamente para identificar quais são os erros e acertos de suas estratégias e, assim, garantir que seus recursos serão usados da melhor maneira possível, com o intuito de atrair mais pacientes.

Essa análise ajudará você a identificar gargalos que podem dificultar o sucesso de suas campanhas de marketing, por exemplo, e, por consequência, impedir que o seu público-alvo encontre a sua clínica.

Para evitar que você passe por esse tipo de problema, neste artigo vamos ensiná-lo a analisar as métricas em consultório, a fim de melhorar seus resultados. Vamos lá?

Colete informações relevantes

Antes de qualquer decisão, é preciso estabelecer quais métricas são condizentes com os objetivos da clínica. Uma das informações que você pode levar em consideração é a taxa de permanência, que avalia o índice de rotatividade e não comparecimento dos pacientes nas consultas e, inclusive, a duração dos atendimentos.

Além disso, também é preciso medir a satisfação dos pacientes em relação ao atendimento recebido, levando em consideração a pontualidade dos profissionais, cortesia da equipe, instalações da clínica, limpeza do local etc.

Elabore relatórios cruzando os dados obtidos

Coletadas as informações, é preciso fazer o cruzamento dos dados obtidos com seus relatórios. Nesse momento, você deve se reunir com os seus colaboradores e identificar quais decisões precisam ser tomadas de imediato.

Nesses relatórios é preciso enfatizar como determinados problemas afetam a clínica, quais colaboradores estão envolvidos nesse setor e quais são os efeitos causados por essa questão que precisa ser resolvida. Unindo essas informações, é possível chegar a uma solução completa e eficiente.

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Avalie os pontos positivos e negativos advindos de cada métrica

Identificados os pontos positivos advindos das métricas, verifique a possibilidade de potencializar essas estratégias que deram certo, a fim de garantir a melhora na experiência de seus pacientes e, consequentemente, nos resultados da clínica.

Em relação aos pontos negativos, é preciso identificar onde está o erro para, então, tomar as providências cabíveis para sanar determinados problemas. Com essa avaliação, você conseguirá trabalhar de maneira específica, focando seus esforços naquilo que realmente pode ajudar a sua clínica a crescer.

Proponha planos de ação para melhorias

Com todos os dados em mãos, é hora de criar planos de ação para propor melhorias. Nesse momento, é interessante se reunir com a sua equipe para verificar como as mudanças devem ser feitas sem sobrecarregar nenhum profissional. Afinal, ninguém melhor que seus colaboradores para apontar o que pode ser mudado dentro da clínica, certo?

Sendo assim, dê liberdade para que eles falem e faça um brainstorming. Assim, você terá acesso a mais ideias criativas e que podem ser muito úteis para melhorar os resultados da clínica.

As métricas em consultório ajudarão você a melhorar o posicionamento da sua clínica no mercado. Dessa forma, os potenciais pacientes começarão a se interessar mais por seus serviços e o aumento das consultas, por exemplo, aumentará naturalmente. Colocando em prática as estratégias corretas, as chances de sucesso aumentarão. Lembrando que as análises precisam ser realizadas em períodos pré-determinados (semanais, mensais) para garantir a eficiência da gestão.

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