Marketing médico

Elimine os erros na sua clínica para conquistar mais pacientes

Sua clínica recebe um número frequente de reclamações? Você não consegue conquistar mais pacientes, ou pior, está perdendo os que têm? Sua imagem nas redes sociais está ruim?

Caso a resposta para a maioria dessas perguntas tenha sido positiva, pode ser importante promover algumas mudanças gerenciais dentro do seu estabelecimento de saúde.

O que atrapalha na hora de conquistar mais pacientes?

Quer saber como fazer esse gerenciamento de maneira correta para conquistar mais pacientes? Conheça os principais erros cometidos nas clínicas e como evitá-los.

- Não investir em divulgação

Não investir em divulgação pode fazer com que a sua instituição perca pacientes, pois esta falta de investimento reduz sua visibilidade. Muitos gestores pensam que só as grandes organizações é que podem ou precisam ter divulgação, o que não é verdade.

Sua marca precisa estar sempre forte na mente dos pacientes.

Principalmente porque há casos, inclusive, em que o paciente chega até a se esquecer o nome da clínica onde marcou a consulta.

Desse modo, para evitar esta e outras situações provocadas por um trabalho de posicionamento de marca mal feito, é preciso sempre ter muito bem definido no orçamento da clínica qual a porção destinada à sua divulgação. Ainda que esta porção seja inicialmente tímida, é muito melhor do que a ausência completa de investimento.

Felizmente, com as técnicas e ferramentas de marketing digital, hoje é possível conseguir ótimos resultados e com investimentos muito baixos, quando comparados aos investimentos em mídias tradicionais.

Veja algumas formas de tornar a sua clínica conhecida com um investimento que cabe no seu bolso:

Caso sua equipe não conte com profissionais capacitados para gerenciar a visibilidade da sua marca, contrate uma agência de marketing especializada em saúde que ofereça esse tipo de serviço e veja como um especialista pode ajudar na captação de novos pacientes.

- Não saber gerenciar sua imagem nas redes sociais

Muitas vezes, as redes sociais são usadas apenas para chamar a atenção, misturando conteúdos de pouca credibilidade e sem nenhuma relevância. Para converter sua visibilidade nas redes sociais em ferramentas de sucesso e conquistar mais pacientes, fuja dos seguintes erros:

  • nenhum investimento em publicações;

  • postagens pouco relevantes;

  • erros de português;

  • pouca interatividade com os seguidores da página;

  • discussão com seguidores.

Para não cair em nenhuma dessas ciladas, gerencie corretamente seu Facebook, LinkedIn e Instagram. Caso não tenha tempo para isso, confie a tarefa a quem realmente entende do assunto, contratando uma agência ou profissional habilitado. Além de ganhar maior destaque na internet, você e seus colaboradores terão mais tempo para focar no que realmente importa para a sua empresa: o paciente.

- Colaboradores despreparados

De nada adianta investir pesado em publicidade se as pessoas da equipe não entregarem um atendimento diferenciado e com qualidade. Algumas atitudes nocivas que podem comprometer a imagem da sua clínica incluem:

  • falar alto pelos corredores;

  • mexer no celular a todo o momento;

  • ser mal-educado;

  • não saber passar as informações de maneira correta;

  • discutir com outros funcionários na sala de espera;

  • divulgar informações sigilosas;

  • não saber ouvir.

Apesar de a maioria das competências citadas serem de natureza comportamental, a equipe deve ser orientada para não cometer tais deslizes.

Para ter mais sucesso nessa tarefa, utilize as principais reclamações dos pacientes no momento do feedback com os colaboradores: apenas evite ter essa conversa na frente de outras pessoas, principalmente dos pacientes e de seus acompanhantes.

- Falhas no processo de atendimento

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Sabemos que errar, de vez em quando, é normal. Mas, na área da saúde, uma pequena falta de atenção pode custar a recuperação ou, até mesmo, a vida de um paciente. Conheça as principais falhas cometidas nos processos de atendimento:

  • erro no agendamento;

  • atrasos;

  • troca de exames;

  • erro de médico;

  • falta de comunicação entre os setores.

Para evitar esses problemas, certifique-se de que os processos estão sendo feitos com qualidade e excelência. Uma boa dica é investir em softwares de gestão, que qualificam e organizam o agendamento de consultas, oferecem acesso facilitado ao prontuário médico de cada paciente e ainda ajudam no controle financeiro.

Treine seus colaboradores e gestores para saber lidar com as possíveis adversidades do cotidiano. Agindo dessa forma, sua equipe estará preparada para corrigir os erros prontamente.

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- Ambiente desorganizado e com pouca higiene

Não há nada mais desagradável do que ser atendido em um lugar onde não há organização e higiene, ainda mais se o estabelecimento for da área da saúde. São alguns exemplos desses descuidos:

  • mobiliário gasto;

  • materiais e utensílios de escritório espalhados;

  • acúmulo de papéis nos balcões de atendimento;

  • pisos molhados;

  • papéis e embalagens no chão.

Veja aqui por que ter um ambiente organizado na sua clínica.

Além disso, é muito importante, também, investir em marketing sensorial. Determine que a limpeza e a manutenção dos objetos sejam feitas regularmente, orientando os seus colaboradores para que cada um cuide de seus pertences.

- Não investir em melhorias na gestão dos serviços

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. As ferramentas para gestão têm facilitado as atividades, tornando-as mais práticas. Sua utilização pode fazer uma grande diferença na gestão de clínicas, especialmente porque existem softwares integrados, que tornam o serviço mais eficiente e ágil.

Um sistema de gestão é uma maneira de gerir as informações relacionadas aos processos financeiros, administrativos e de informação de uma clínica de forma mais ordenada. Principalmente, porque possibilita reunir todo o fluxo de informações durante a realização dos serviços que são prestados, além de integrar os setores de sua clínica, permitindo maior interação interna e com os pacientes.

Agora que você conhece os principais erros que podem fazer um estabelecimento de saúde não ter qualidade, não deixe de corrigir aqueles que você identificou no seu negócio. Com certeza seus novos resultados irão lhe mostrar que cada pequena melhoria é um grande passo para se conquistar mais pacientes.

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Sobre o autor

Bruna Rezende é economista, especializada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e mestranda em Administração em Gestão na Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Empresária com mais de 10 anos de experiência em marketing, é fundadora e CEO da E-saúde, agência de marketing especializada na área da saúde. Ao longo da sua carreira, adquiriu vasta experiência com o segmento.

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