avanços tecnológicos na medicina

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área.

Eles não se restringem somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.

Para saber como aplicar a tecnologia na área da saúde, baixe nosso eBook sobre Tecnologia na Saúde

como-implantar-inovacoes-tecnologicas-na-area-da-saude

Um bom exemplo é a área da medicina diagnóstica, em que a medicina e a tecnologia se unem para oferecer aquilo que há de melhor aos pacientes, reduzindo o tempo de recuperação, diminuindo a ocorrência de procedimentos invasivos e agilizando exames e resultados.

A tecnologia aplicada à medicina tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças.

O objetivo é melhorar e prolongar a vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde.

Veja como a tecnologia tem influenciado – e melhorado – a área da saúde:

Avanços da tecnologia aplicada à saúde

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e suas novas descobertas, a medicina diagnóstica evoluiu bastante favorecendo tanto pacientes quanto médicos, uma vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros.

Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, diminuindo as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão na escolha do tratamento mais adequado para determinada patologia.

Prevenção

As novas formas de realização de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas.

O que anos atrás era praticamente impossível de detectar, hoje pode ser identificado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos.

A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.

A tecnologia médica permite identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta significativamente as chances de cura.

Através de exames específicos, o médico pode mapear a localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.

Gestão e eficiência

A tecnologia aplicada à saúde também é capaz de gerar benefícios indiretos aos pacientes e diretos ao profissional de saúde e sua equipe, tornando a prática médica muito mais eficiente e prazerosa.

Seja por meio da digitalização de processos ou de um software que descomplique as finanças ou a administração de uma clínica em geral, o uso da tecnologia focada em gestão e eficiência permite ao profissional da saúde focar em seu principal objetivo - o atendimento do paciente.

Sistemas de gestão médica

Através da Tecnologia da Informação, sistemas de gestão tem ajudado os médicos a gerenciar seus consultórios e oferecer um atendimento com mais qualidade aos seus pacientes.

Esse tipo de sistema oferece mais tranquilidade e transparência ao profissional da saúde, pois organiza – e otimiza – todas as tarefas administrativas dentro da clínica ou do consultório.

Através dos preceitos da eficiência em gestão, estes sistemas organizam o agendamento das consultas, os prontuários eletrônicos e até gestão financeira da clínica, proporcionando muitos benefícios ao profissional de saúde e sua equipe nas tarefas do dia a dia da prática médica.

blog-o-poder-da-tecnologia-aplicado-a-saude-1

Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico é mais um caso sobre o uso da tecnologia na saúde. E o que ganha cada vez mais adesão no dia a dia de uma clínica.

Reunir todas as informações em um só lugar. Essa é uma das principais vantagens de um prontuário eletrônico.

Se unido a um sistema em nuvem, é possível acessar essas informações de qualquer lugar, o que é de grande relevância ao se atender um paciente de emergência, por exemplo. Basta ter acesso à internet.

Outras características presentes em um prontuário eletrônico é que você pode personalizá-lo conforme a sua especialidade e suas necessidades, anexar exames e fotos e, o melhor, não ocupa espaço físico!

Utilizar um prontuário eletrônico garante a segurança dos seus dados e torna o atendimento mais fácil e eficiente. Veja aqui.

Bulário online

Foi-se o tempo em que o médico sabia mentalmente toda a posologia e contraindicação de um medicamento. Hoje em dia são muitas as opções de medicamentos e não é fácil acompanhar toda essa atualização.

Assim, para a indicação de um medicamento, basta o médico entender as principais restrições do paciente, como uma alergia ou gravidez, e buscar em um bulário online o principal medicamento dadas as restrições. Tudo isso integrado ao prontuário.

Com um bulário online você otimiza o seu tempo durante a consulta.

blog-o-poder-da-tecnologia-aplicado-a-saude-2

Segurança da informação na saúde

A nossa dependência do papel está no passado! A revolução digital provocou uma adaptação na forma como anotamos e acessamos informações, de modo que manter informações no papel deixa, aos poucos, de fazer parte da nossa realidade.

Utilizar fichas para cadastros de pacientes e prontuários de papel sempre trouxe riscos à manutenção dessas informações, devido a ação do tempo, roubos e até a má comunicação entre funcionários sobre informações e processos.

Uma das primeiras alternativas que surgiram foi o software para ser comprado e instalado no computador. Durante muito tempo essa foi a única opção. Porém, assim como o papel, existe o risco do roubo ou de problemas com o computador (como queimar a placa ou formatar) que te fazem perder essas informações e não há suporte que ajude a recuperá-las.

Nos sistemas em nuvem, seus dados ficam armazenados em mais de um servidor.

Assim, caso algum servidor tenha problema como queda de energia ou acidentes, os outros servidores entram em ação para prover as necessidades dos usuários.

Dúvidas sobre a segurança de dados em nuvem são muito recorrentes. É confiável? Como sei que não estão capturando meus dados? Todas esses questionamentos são compreensíveis.

Mas, entender a importância de um sistema em nuvem como aliado à tecnologia na saúde é muito simples. Basta pensar em um banco.

Antigamente, as pessoas tinham o costume de guardar dinheiro em casa, dentro do colchão e afins, simplesmente por não confiarem no banco para manter seu dinheiro seguro.

Porém, hoje em dia, é cada vez mais frequente o uso de cartões de crédito e internet banking, até mesmo por aqueles mais desconectados à tecnologia. Tudo isso porque existe a confiança de que sistemas bancários são capazes de proteger seu dinheiro.

O mesmo conceito pode ser aplicado a um sistema em nuvem. É preferível ter as suas informações seguras em nuvem, para acessar de qualquer lugar, do que ter que acumular um monte de informações em um só computador, ocupando memória e correndo riscos.

Com isso, é importante buscar sistemas que atendam as suas necessidades diárias, com um suporte de prontidão para te ajudar e, em caso de desistência de uso, você tem um rápido acesso às suas informações.

Você sabia que o iClinic utiliza o mesmo servidor que a NASA? Saiba mais sobre a segurança de dados em nuvem em nosso conteúdo VIP.

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

Big Data

Big Data é a junção de um conjunto de informações extraídas de um grande volume de dados com o objetivo de encontrar características comuns em um grupo de pessoas ou em um lugar, por exemplo.

O uso de big data na área da saúde pode ajudar em previsões de possíveis diagnósticos em um paciente e até na diminuição de custos de pesquisa por causa da disseminação de conhecimento.

Com o uso dessas informações é possível traçar um perfil de sintomas ou características de pacientes com algum tipo de doença e fazer previsões mais precisas sobre as chances de um paciente apresentar também tal doença ou até mesmo sobre a efetividade de tratamentos.

Empoderamento dos pacientes

A popularização das tecnologias também atinge os pacientes.

Cada vez mais eles têm acesso a novos dispositivos, plataformas e meios de cuidar de sua saúde.

Um ótimo exemplo são os wearables. Esses dispositivos vestíveis podem ser utilizados para medir qualidade do sono, quantidade de calorias gastas por dia, número de passos e frequência cardíaca.

Os pacientes podem compartilhar todos esses dados capturados com seu médico e verificar o andamento de um tratamento, sendo mais um exemplo do uso de Big Data.

Outra tecnologia que afeta diretamente os pacientes é a tecnologia mobile. Novos aparelhos, smartphones, e, principalmente, aplicativos, são desenvolvidos para a área da saúde.

Para se ter uma ideia, estudos verificaram que a utilização da tecnologia mobile por pacientes com doenças graves ajuda na melhora deles e na confiança com o sucesso do tratamento.

Fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes é com certeza uma das prioridades para a sua clínica ou consultório. Afinal, pacientes fidelizados ajudam a promover o seu negócio com recomendações, além de trazerem receita recorrente para sua clínica.

Mas como a tecnologia pode ajudar na fidelização de pacientes? Simples. Esteja onde eles estão! Ofereça meios de comunicação que os façam se sentir acolhidos. Um ótimo exemplo é o uso das redes sociais.

Mas, lembre-se. Existem regras sobre o uso das redes sociais, assim como o marketing médico. A recomendação é que sejam utilizadas para a troca de informações, curiosidades e maior interação com os pacientes.

Tratamento dos pacientes

Os avanços em equipamentos e diagnósticos também permitem procedimentos mais precisos e seguros na maioria dos tratamentos.

Mesmo procedimentos simples, como uma sutura, podem ser melhoradas com a tecnologia.

Por meio de equipamentos de última geração, o médico consegue visualizar todo o corpo humano em três dimensões e de maneira nítida, o que torna as intervenções rápidas e pontuais.

Por exemplo, hospitais dos Estados Unidos estão utilizando a Realidade Aumentada e a tecnologia de imagens 3D na realização de cirurgias. Especialmente em regiões delicadas, como cérebro e olhos, essa ferramenta torna o trabalho dos médicos menos desconfortável, evitando que apenas microscópios sejam utilizados.

E na medida em que o tempo passa, a medicina torna-se mais acessível, permitindo que as novas tecnologias estejam ao alcance de todos.

Outras tecnologias, voltadas principalmente ao tratamento e à recuperação, estão cada vez mais presentes na área da saúde. São exemplos o uso de jogos (gamificação), a realidade virtual e equipamentos de reabilitação.

blog-o-poder-da-tecnologia-aplicado-a-saude-3

Mapeamento genético

A combinação da tecnologia com a ciência médica também permite diversos diagnósticos por meio do mapeamento do DNA.

O mapeamento possibilita a identificação de alterações nos genes, que podem indicar tumores, doenças hereditárias e outras condições graves. Esse pode ser um grande avanço, afinal, será possível “prever o futuro” do paciente e já tomar medidas preventivas antes que uma doença o acometa.

Esse fator é imprescindível para escolher a melhor forma de tratamento a ser seguida, pois facilita e torna mais segura a tomada de decisões de especialistas antes mesmo do surgimento das patologias.

blog-o-poder-da-tecnologia-aplicado-a-saude-4

Telemedicina

O clássico exemplo que vem à mente quando pensamos em tecnologia aplicada à saúde.

A telemedicina é um meio de comunicação e atendimento ao paciente que se desenvolve cada dia mais. É uma forma de assistência ao paciente remoto.

Inicialmente utilizada com televisões para se chegar a lugares distantes, hoje em dia conta com o uso da inteligência artificial até chegar às mesas de cirurgia.

A telemedicina já é uma realidade e o seu uso é cada vez mais frequente. Exemplos de sua aplicação são videoconferências, teleconsultas, teleassistências, emissão de laudos e cirurgias com a ajuda de robôs.

Todos esses avanços também permitem o empoderamento dos pacientes, tornando-os responsáveis por seu estado de saúde e engajados com o tratamento prescrito pelo profissional de saúde.

Assim, aos poucos, ocorre uma melhora na vida de pacientes e familiares, reduzindo a demora com resultados, tratamentos, internações e, principalmente, na cura de diversas doenças.

Por mais que essas inovações pareçam distantes da sua realidade, é possível aplicar várias dessas tecnologias no cotidiano do seu consultório.

Seja uma simples mensagem enviada para os pacientes confirmando a consulta, uma interação por meio das redes sociais ou mesmo a informatização de todos os dados e processos da clínica, com certeza vai fazer a diferença para seu paciente.

Quer ficar por dentro das novidades em gestão, finanças, tecnologia e produtividade na área da saúde? Assine nossa newsletter:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus