Plataforma de Telemedicina: como escolher a melhor?

Plataforma de Telemedicina: como escolher a melhor?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Ao escolher uma boa plataforma de Telemedicina, é possível garantir segurança, respaldo jurídico e comodidade para você e seus pacientes aproveitarem todos os benefícios dessa tendência.

Embora tenha ganhado destaque apenas em 2020, devido a pandemia de COVID-19, a Telemedicina vem sendo discutida e praticada há muito tempo.

A resolução nº1.643/2002 do CFM, por exemplo, já abordava algumas questões acerca da prestação de serviços via Telemedicina, e em 2006 foi lançado o Projeto Nacional de Telessaúde.

Mas para prestar serviços médicos a distância com qualidade, é fundamental contar com uma plataforma de Telemedicina de qualidade, que seja capaz de oferecer segurança e praticidade.

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas para escolher a melhor plataforma para seus atendimentos médicos remotos. 

Continue a leitura!

Quais são os benefícios de uma plataforma de Telemedicina?

Seja para enviar uma prescrição a distância, realizar acompanhamento clínico ou tirar dúvidas do paciente, essa prática traz facilidade à rotina e permite uma maior proximidade entre médicos e pacientes.

Foi o que aconteceu com a Dra. Ana Moreira, que conseguiu cuidar de seus pacientes mesmo durante o distanciamento social.

“Na minha experiência, a Teleconsulta me aproximou de muitos pacientes. A maioria dos meus pacientes não estavam seguros para sair de casa, e nem por isso ficaram sem atendimento. Eu só vejo pontos positivos.”

Porém, é importante que esses atendimentos fiquem centralizados e que as informações estejam protegidas. Afinal, os dados dos pacientes são dados sensíveis e requerem um cuidado redobrado com a LGPD.

Por isso, escolher a melhor plataforma para seus atendimentos irá trazer diversas vantagens, como:

  • Aumento da segurança ao contar com um sistema seguro, desenvolvido especialmente para a área da saúde;
  • Centralização de dados dos pacientes;
  • Redução de custos;
  • Atendimento mais ágil;
  • Acompanhamento facilitado em caso de doenças crônicas ou problemas que precisem de um olhar mais atento;
  • Maior acessibilidade aos pacientes que moram em áreas distantes dos grandes centros ou estão impossibilitados de saírem de casa;
  • Praticidade na hora de realizar uma Teleconsulta ou enviar uma prescrição.

5 dicas para escolher a melhor plataforma de Telemedicina

A Telemedicina veio para ficar e muitos médicos já apostam nessa tendência, como o Dr. Carlos Humberto:

“Eu atendo alguns pacientes por Teleconsulta, porque atuo em uma região com aproximadamente 34 municípios ao redor, e somos um centro de referência médica. Eu acho que o atendimento a distância vai ficar, principalmente quando tivermos mais know-how sobre a modalidade. A Telemedicina é permanente.”

Para aproveitar seus benefícios da melhor maneira, é fundamental contar com uma tecnologia de qualidade, que entregue o que você e seus pacientes precisam. 

Confira agora alguns critérios essenciais a serem observados na hora de contratar uma boa plataforma:

1. Segurança de dados

O primeiro critério para se escolher uma plataforma de Telemedicina com certeza deve ser a segurança de dados

Com a implementação da LGPD na saúde, a proteção dos dados dos pacientes está ainda mais importante. Isso porque eles são dados sensíveis, que requerem um cuidado diferenciado.

Inclusive, as empresas que não cuidarem desse quesito e violarem a LGPD correm o risco de serem multadas em até 50 milhões de reais. 

Por isso, antes de contratar um sistema médico, é importante responder a algumas perguntas, como:

  • O sistema segue a recomendação do CFM e da LGPD?
  • A transação de dados é protegida por criptografia?
  • O sistema é armazenado na nuvem em servidores seguros?
  • É possível realizar a gravação das Teleconsultas no prontuário?
  • É possível adicionar a assinatura digital ao sistema?
  • A ferramenta de Teleconsulta envia um termo de consentimento para os pacientes?

Se a resposta para essas perguntas for “sim”, então você sabe que está contratando um sistema confiável e seguro, que irá trazer tranquilidade a você e seus pacientes.

O iClinic, por exemplo, conta com todos esses diferenciais, e se você quiser saber mais sobre a segurança de dados do sistema, é só baixar nosso material gratuito:

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2. Integração com outras funcionalidades

A plataforma de Telemedicina possui integração com outras funcionalidades, como prontuário e prescrição eletrônica, agenda médica online e gestão financeira?

Um bom sistema para clínicas entrega diversas funcionalidades para que você atenda seus pacientes da melhor forma. 

A grande vantagem disso é a centralização das informações, já que você não precisará atender seu paciente em uma plataforma e preencher as informações dele em outra.

Essa centralização também facilita o envio de prescrições a distância, e possibilita que você consulte e faça anotações no prontuário dentro de uma Teleconsulta.

Assim fica fácil saber qual é o histórico daquele paciente e anotar pontos importantes da conversa que depois podem ser acessados de forma simples e rápida.

Com um sistema integrado a outras funcionalidades importantes para sua clínica, seus atendimentos ficam mais produtivos e sua rotina mais ágil.

3. Facilidade de uso e recursos

Na plataforma de Telemedicina é possível gravar uma Teleconsulta e salvar no prontuário? Você consegue compartilhar sua tela com seus pacientes?

Para escolher um bom sistema, você também precisa considerar qual é a facilidade de uso e quais são os recursos disponíveis nele.

Ao gravar uma Teleconsulta diretamente no prontuário eletrônico, por exemplo, você consegue revisitar aquele atendimento e anotar pontos cruciais que talvez tenha esquecido.

Além disso, você terá mais respaldo jurídico, já que todas as informações ficarão anexadas ao prontuário do paciente, um documento que deve ser inalterável após a finalização do atendimento.

A facilidade de compartilhar a tela com o paciente e ter um chat disponível para enviar alguma coisa a ele também ajuda a tornar suas consultas mais dinâmicas e didáticas.

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4. Envio de termo de consentimento para os pacientes

Antes de iniciar uma Teleconsulta, a plataforma de Telemedicina envia aos pacientes um termo de consentimento?

O envio de um termo de consentimento para atendimentos feitos por Telemedicina serve tanto para fornecer mais segurança aos pacientes como para sua própria clínica. 

Isso porque, quando o paciente assina, ele está concordando com todo o conteúdo daquele documento e também obtendo mais transparência sobre como aquela consulta será realizada.

5. Lembretes de consulta

Quantas vezes seus pacientes já se esqueceram de comparecer a uma consulta? 

Se esse tipo de problema acontece até mesmo com os serviços presenciais de saúde, com a Telemedicina não é diferente.

Seja por marcarem um retorno com muita antecedência ou apenas pela correria do dia a dia, muitos pacientes se esquecem daquele compromisso e os lembretes de consulta solucionam essa questão.

Ao enviar um lembrete de consulta automático para seu paciente, você garante que ele irá se lembrar e também mostra um cuidado diferenciado que com certeza contribui com a fidelização.

Veja o resultado que o Albespyerry Diniz alcançou com essa ferramenta:

“O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.”

Por isso, ao escolher uma plataforma de Telemedicina, garanta que ela tenha essa função e que o link da Teleconsulta também possa ser enviado.

Ao olhar para todos esses pontos, você irá escolher uma plataforma segura, que seja boa para você e seus pacientes. 

Para experimentar na prática um sistema prático, fácil e que apresente todos esses benefícios, faça já um teste grátis no iClinic:

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.