Lançamento Exclusivo: Segurança dos dados médicos no iClinic

Qual o nível de segurança dos dados médicos no iClinic?

Leia em 6 min.

Com tantas opções de software médico no mercado, é difícil saber qual é a forma mais segura de arquivar os dados médicos dos seus pacientes. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como o software médico iClinic oferece uma segurança de excelência para os dados da sua clínica.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Experimente o áudio abaixo, clicando no play:

A segurança dos dados é algo essencial para qualquer profissão. Porém, quando falamos de profissionais da área da saúde, essa segurança precisa ser redobrada.

Afinal, não é à toa que o CFM (Conselho Federal de Medicina) possui padrões e exigências a serem seguidas em relação a confidencialidade, integridade e segurança dos dados médicos.

É justamente por isso que o software médico iClinic oferece um sistema confiável tanto para o médico, quanto para os seus pacientes. Para saber mais sobre como garantimos a segurança de seus dados, continue lendo o artigo!

Qual a importância da segurança dos dados para os médicos?

Os problemas causados por vazamento de informações pessoais e sigilosas são gravíssimos. Além dos problemas jurídicos, a reputação da clínica pode ser impactada de um jeito extremamente negativo, influenciando diretamente no desempenho do seu negócio.

Afinal, seus pacientes não continuarão frequentando sua clínica se não sentirem que suas informações pessoais estão seguras.

Manter os arquivos em papel, por exemplo, é extremamente arriscado, pois além de exigir muito espaço para armazenamento na clínica, causa bastante lentidão nos processos e aumenta a suscetibilidade à situações inesperadas, como alagamento, incêndio, perdas ou roubos de documentos. Dessa forma, todos os dados podem ser perdidos para sempre.

Lembre-se, os dados médicos são os principais ativos da clínica. Imagine, chegar na clínica para atender, e não conseguir acessar as informações dos seus pacientes?

Mas como proteger os dados da sua clínica? Descubra as melhores formas para garantir essa segurança.

dados-da-clinica  

Documentos como Google Docs, Microsoft Word, Excel são confiáveis?

Usar essas ferramentas para guardar dados clínicos não é uma prática segura. Esses documentos podem ser facilmente interceptados e expostos, pois não possuem uma criptografia que garantem proteção.

A criptografia é o que garante que somente quem tem um login e senha (e a permissão adequada) poderá acessar aquela informação.

Caso opte usar por ferramentas desse tipo, lembre-se dos riscos que não apenas sua clínica está exposta, mas seus pacientes também.

Como a tecnologia pode ajudar na segurança e privacidade de dados médicos?

Diferente dos papéis, a tecnologia permite que você crie diferentes permissões de acesso para se ter contato com um arquivo. Isso pode ser feito através de um software médico, por exemplo.

Em um software médico em nuvem, seus dados são armazenados em locais seguros. Mesmo que aconteça um acidente, furto ou desastre natural, os dados são salvos em um banco de dados. É só usar outro dispositivo, conectar-se ao sistema e pronto! Seus dados estão intactos e protegidos.

Quais as vantagens de ter os dados da clínica online?

Muitos médicos ainda utilizam papéis para escrever o prontuário do paciente, deixando esses arquivos guardados em alguma pasta em seu escritório.

Além das desvantagens que já citamos anteriormente, como a falha na proteção dos dados sigilosos, também há uma maior probabilidade de acontecer algum acidente que danifique o papel.

Ter os dados dos pacientes em um prontuário eletrônico dentro de um software seguro, permite não apenas relatórios mais completos com a integração de dados, mas também o fácil acesso aos dados da clínica em qualquer lugar.

Dessa forma, você não precisa carregar uma pilha de papéis caso atenda em diferentes clínicas, o que facilita bastante para os profissionais que atendem em residências.

Há inúmeras vantagens de poder acessar os dados da clínica pelo celular, tablet ou outros dispositivos. É importante lembrar que em um mercado tão competitivo como a medicina, mostrar que você é um profissional atualizado e que se adapta às novas tecnologias é um ótimo diferencial.

dados-da-clinica-em-todos-os-dispositivos

A diferença na segurança entre um sistema instalado e um sistema em nuvem

Sistema offline

Existem inúmeros riscos de utilizar um sistema instalado em uma clínica. Além do trabalho de instalar manualmente o sistema em todos os computadores da clínica, é muito difícil obter atualizações, isso se elas existirem.

Mesmo que você reserve uma boa parte do seu tempo para instalar uma atualização, há o risco dela não funcionar perfeitamente nos seus computadores.

Nesse tipo de software instalado, os dados ficam apenas no computador da sua clínica. Não existe aquela vantagem de poder acessar os dados pelo seu celular, e atender uma emergência com todos os dados na palma da sua mão.

Então, caso aconteça algum tipo de acidente, como um incêndio ou furto, todos os dados da clínica serão perdidos. E sistemas offline são invadidos muito mais facilmente do que os sistemas em nuvem, que são criptografados.

Também existe a questão do suporte técnico. Cada visita do suporte na sua clínica para olhar o sistema pode ser cobrada ou até mesmo inexistente. Com um sistema em nuvem, o suporte pode realizar o atendimento a distância, sem cobrança nenhuma, como é feito aqui na iClinic.

Vantagens do sistema em nuvem

Todos os problemas citados acima não acontecem em um sistema em nuvem. A atualização é automática e realizada constantemente. Caso tenha alguma dúvida, uma equipe de especialistas está online e preparada para te ajudar.

Além disso, o sistema em nuvem é muito mais seguro. Há vários níveis de acessos que permitem que apenas os profissionais de saúde chequem as informações dos pacientes e não há risco de perder as informações, já que são realizados backups diários.

Para saber mais sobre como sistema médico em nuvem funciona e suas principais vantagens, confira este artigo.

Como nosso software médico proporciona segurança e privacidade?

O iClinic é um software médico desenvolvido por profissionais especializados em Informática Biomédica da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi desenvolvido para garantir o total sigilo de informações. Mas afinal, como podemos garantir isso?

Nosso sistema utiliza criptografia SSL 256 bits para trafegar as informações médicas, além de realizar atualizações para preservar todos os dados. Essa criptografia é a mesma utilizada por sistemas bancários.  

seguranca-de-dados-niveis-de-acesso

Como essa criptografia funciona? Uma conexão SSL é sempre iniciada pelo cliente. Quando alguma conexão é solicitada com o nosso sistema, é pedido um envio do Certificado Digital. Nele, é possível ver se o certificado é confiável, válido e se está integrado com o nosso sistema.

Com essas informações confirmadas, o acesso é permitido. Para saber mais sobre como esse processo funciona, confira este artigo da TecMundo sobre SSL.

Além disso, no iClinic seus dados ficam armazenados na mesma base usada pela Nasa e Casa Branca: a AWS, da Amazon, a base de dados mais segura do mundo!

O iClinic também atende às exigências do Nível de Garantia de Segurança 1 (NGS1), o que confere a validade judicial do nosso prontuário eletrônico.

As principais exigências que atendemos são:

  • acesso ao prontuário somente por profissionais de saúde;
  • impossibilidade de alteração das informações inseridas após o término do atendimento;
  • registro de todos os lançamentos de informações em Logs (arquivo de texto gerado pelo software, permitindo informações que possam diagnosticar anormalidades, questões de seguranças e acessibilidade)

Nós temos todo esse cuidado porque entendemos a importância do seu trabalho, assim como suas preocupações. Queremos garantir a sua confiança em nosso trabalho e em nosso sistema.

Por isso, caso ainda tenha alguma dúvida ou questionamento, contate nosso suporte.

Para saber mais sobre a segurança de dados no iClinic, baixe nosso conteúdo exclusivo onde o Rafael Bouchabki, CTO (Diretor de Tecnologia) da iClinic explica como o nosso software funciona, e todas as medidas de segurança adotadas para garantir o sigilo dos dados inseridos no sistema.

Conteúdo VIP: Segurança de dados no iClinic

O conteúdo foi útil pra você? Compartilhe com os amigos e comente o que achou sobre a segurança dos dados médicos no iClinic!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.