Os riscos de usar um sistema médico offline no consultório

Os riscos de usar um sistema médico offline no consultório

Leia em 5 min.

Seu consultório precisa de um sistema que facilite sua rotina e atenda suas principais necessidades, e um sistema médico offline pode atrapalhar mais do que ajudar. Descubra aqui os 5 principais riscos desse sistema.

Está considerando adotar um sistema médico offline para o seu consultório?

Adotar um sistema médico pode facilitar muito sua rotina médica, porém, é importante que você faça a escolha ideal para o seu consultório.

Escolher um sistema ineficiente que não garante a segurança dos seus dados médicos, pode trazer mais dores de cabeças do que soluções. Por isso, considere novamente se um sistema offline realmente é a melhor escolha.

Se você quer modernizar seu consultório e investir em tecnologia de ponta, escolher um sistema que possui os mesmos riscos que arquivos em papel, não parece uma boa opção.

Continue a leitura e descubra quais são os maiores riscos de utilizar um sistema médico offline.

Principais riscos de um sistema médico offline

Um sistema médico offline pode trazer diversos problemas para todas as áreas do seu consultório.

Pensando em como a rotina médica costuma ser agitada, ter um sistema que realmente te ajude no seu dia a dia é essencial. Entenda a seguir como um sistema offline pode mais atrapalhar do que ajudar.

1. Dificuldade na instalação

Para adotar um sistema médico offline no seu consultório, você vai precisar instalá-lo manualmente em todos os computadores do estabelecimento. 

Uma licença desse tipos de sistema costuma custar caro e  você ainda precisará chamar um representante da empresa para que ele faça a instalação no seu computador e nos computadores dos profissionais da recepção.

Isso se os computadores do consultório aguentarem o sistema, pois é preciso uma grande disponibilidade de espaço para armazenar e distribuir todas as informações inseridas no sistema através de uma rede interna.

Caso contrário, um investimento em computadores mais potentes deverá ser feito, gerando ainda mais custos.

Outra desvantagem de um sistema médico offline é a dificuldade de fazer atualizações no sistema.

Como o sistema é instalado, sempre que uma atualização é lançada, você precisará comprar uma nova versão e instalá-la em todas as máquinas novamente. 

Esse processo pode levar muito tempo e ainda trazer o risco de não funcionar completamente nos seus dispositivos.

2. Falta de segurança

Já imaginou falar para seus pacientes que seu sistema não garante nenhum tipo de segurança?

Um dos maiores riscos de usar um sistema offline é a ausência de segurança dos seus dados médicos. Por mais que existam protocolos e senhas de acesso, esses sistemas podem ser facilmente invadidos.

Além disso, como todas as informações estão instaladas nos computadores, qualquer tipo de acidente, furto, panes no computador ou até mesmo um incêndio, pode fazer com que você perca todas as informações do consultório e dos pacientes.

Garantir a segurança dos seus dados é importante não apenas para o seu negócio, mas também para manter o sigilo médico dos seus pacientes

Arriscar sua imagem e credibilidade por um sistema offline não vale a pena, concorda?

3. Equipe de suporte falha

O sistema offline que você está considerando contratar possui uma equipe de suporte dedicada em te ajudar no dia a dia?

Se você pretende instalar um sistema médico offline no seu consultório, considere contratar um profissional especializado em TI, pois normalmente as empresas desses sistemas cobram por cada visita do suporte técnico, além de não garantirem que o suporte estará disponível quando você mais precisar.

Além do suporte obrigatoriamente precisar ir até o seu consultório, mesmo que seja para consertar um erro simples do sistema, você não poderá usar o computador durante esse período.

Caso o problema seja ainda mais complicado, há uma grande chance dos seus computadores serem levados para análise de uma equipe especializada. 

E, com isso, você pode passar todos esses dias sem poder utilizar seu sistema. E como você irá atender seus pacientes nessa situação? 

suporte-de-um-sistema-medico-offline

4. Falta de compatibilidade com sistema operacional

Um problema muito comum dos sistemas offlines é a falta de compatibilidade com os sistemas operacionais dos computadores do consultório.

Normalmente, esse tipo de sistema possui especificações muito rígidas para funcionarem corretamente, e são características que normalmente os computadores comuns não possuem.

Antes de realizar a instalação, é necessário se certificar que as configurações de hardware do seu computador, como o processador, memória RAM e espaço livre em disco, são suficientes para suportar o sistema.

Além disso, esses sistemas são compatíveis apenas com algumas versões de sistema operacional.

Por exemplo, se o seu Windows atualiza automaticamente, você pode perder o acesso ao programa de gestão, perdendo o acesso dos seus próprios dados.

E se você utiliza um Mac, má notícia: dificilmente você encontrará um sistema offline que seja compatível com computadores da Apple.

5. Acesso limitado aos dados dos pacientes

Para acessar seus dados médicos, você precisa se deslocar até o consultório?

Em um mundo cada vez mais digital como o nosso, ter acesso à informação de qualquer lugar e a qualquer momento é fundamental, principalmente em situações de emergência, onde cada segundo conta para o seu paciente.

Com um sistema médico offline, você só consegue acessar suas informações quando estiver no consultório, já que os dados estão armazenados diretamente no computador do estabelecimento. 

Essa falta de acessibilidade é impraticável, principalmente para um profissional que precisa diagnosticar pacientes e ao mesmo tempo para gerir um negócio.

Porém, se o sistema offline não garante segurança, praticidade e acessibilidade, qual sistema fornece todas essas características?

A solução para um sistema médico offline: sistema médico em nuvem

Todos os riscos que mencionamos durante o artigo são completamente eliminados quando falamos de um sistema médico na nuvem.

Um sistema na nuvem funciona da mesma forma como o seu e-mail. Você pode acessar sua conta através de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, a qualquer momento que precisar.

Como o acesso é feito pelo navegador, você pode usá-lo em qualquer computador, tablet ou smartphone, com qualquer sistema operacional, ou seja, não existe o problema de incompatibilidade.

Você também não precisa se preocupar com atualizações ou assistência técnica. Esse tipo de sistema é atualizado constantemente e melhorias são incluídas quase que diariamente, para que você sempre tenha a melhor versão do programa.

Uma empresa dedicada com o seu sucesso também oferece uma equipe de especialistas dedicados a tirar todas as suas dúvidas, sem cobrar nada a mais por isso.

Não é preciso agendar nenhuma visita, ou esperar que a assistência te ajude. Basta abrir um chamado pelo próprio sistema que em poucos minutos o suporte te atende e você pode voltar a trabalhar normalmente.

Além disso, os sistemas na nuvem possuem uma segurança de excelência, principalmente quando falamos de empresas que utilizam a AWS, o banco de dados mais seguro do mundo

Como o armazenamento dos seus dados fica na nuvem, mesmo que algo aconteça com os seus dispositivos, nenhum dado será afetado

E como as informações médicas são extremamente sigilosas, existe uma norma (HIPPA) que garante a privacidade dos dados e segurança da informação médica. 

Por isso, os sistemas médicos na nuvem possuem a mesma criptografia utilizada em bancos, permitindo que apenas profissionais da saúde autorizados tenham acesso às informações sigilosas dos pacientes.

Agora que você viu as diferenças de um sistema médico offline e um sistema médico na nuvem, também concorda que um sistema offline é uma opção muito arriscada?

Seus pacientes te procuram buscando o melhor serviço médico para a saúde deles, e você deveria exigir aos sistemas médicos o mesmo tipo de excelência que entrega para seus pacientes.

Ainda está em dúvida se você precisa mesmo de um sistema médico na nuvem, ou se pode optar por um offline? Baixe nossa checklist grátis e tire todas as suas dúvidas agora mesmo:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

Ficou alguma dúvida sobre os sistemas em nuvem ou sobre os riscos de um software offline? Comente aqui embaixo que te respondemos! Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.