Tecnologia na Saúde

Software para clínicas: como fazer a escolha certa

Está com dúvidas sobre como escolher um software para sua clínica? Veja neste artigo alguns pontos que precisam ser levados em consideração para tomar essa decisão!

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Uma gestão de consultório eficiente preza pela organização de seus processos, atendimento de qualidade aos pacientes e avaliação contínua das rotinas implantadas.

Nesse sentido, a escolha de um software para clínicas deve atender às principais demandas gerenciais, ser de fácil entendimento e propiciar relatórios de acompanhamento das atividades.

Por isso, é importante ter em mente quais informações serão necessárias ao contratar um software de gestão de consultório.

Continue a leitura deste post e conheça os principais requisitos no momento de escolher um software para clínicas!

Prontuário de pacientes de fácil acesso

Para agilizar o atendimento dos pacientes, é imprescindível a implantação do prontuário eletrônico e que ele esteja inserido dentro da plataforma de informática.

A acessibilidade aos dados do paciente também é um ponto a ser avaliado. Se o acesso for dificultado pelo grande número de janelas para se ter acesso ao prontuário, você deve repensar essa contratação.

Em geral, os profissionais clínicos ficam satisfeitos quando necessitam de poucos cliques para executar o que é desejado.

O acesso pela internet é imprescindível, pois só assim você consegue consultar os dados dos pacientes de onde estiver e assim tirar dúvidas ou se preparar para a consulta.

Além disso, deve-se sempre considerar a integração dos dados clínicos e medicamentosos dos pacientes para garantir agilidade no atendimento e aumentar o tempo dedicado à escuta dos problemas de saúde.

Lembre-se também de procurar um prontuário no qual te permite realizar customizações de acordo com a sua prática médica, pois dessa forma você consegue deixar o seu atendimento do seu jeito, gerando ainda mais agilidade no dia a dia.

Confira o caso de sucesso do Dr. Jonatan Soares e veja o impacto da personalização do prontuário na rotina da clínica.

Possibilidade de backup das informações

A segurança na inserção e transmissão de dados é uma premissa que deve ser bem detalhada pelos consultores do software. O acesso deve ser limitado por senhas, as informações, criptografadas, e as medidas em caso de pane elétrica devem ser bem detalhadas.

Não esqueça de verificar também se o software para clínicas apresenta certificação digital SSL (HTTPS que está presente ao lado da URL do site), que aparece também em formato de cadeado. Dessa forma, você tem a garantia de segurança e privacidade das suas informações.

Ademais, verifique como é realizado o backup das informações do sistema. Considerando que o Conselho Federal de Medicina preconiza que o armazenamento de dados seja maior que cinco anos, os recursos tecnológicos para tal finalidade devem ser eficazes.

Contratar software de gestão de consultório

Emissão de relatórios importantes

Um software para clínicas precisa fazer levantamentos dos processos, custos e receitas. Para tanto, é imprescindível que na hora de escolher seu sistema ideal o profissional ou a clínica avaliem os tipos de relatórios e as formas de alimentação do sistema.

Informações sobre o número de atendimentos, frequência de absenteísmo, percentual de glosa dos convênios, dentre outras demandas, devem ser discutidas junto ao analista do serviço de informática.

Assim também a possibilidade de inserir dados da equipe de colaboradores, previsão de férias, controle de solicitação para exames periódicos e outras informações pertinentes para o bom funcionamento do consultório.

A emissão de relatórios é crucial para acompanhar o crescimento do seu consultório.

Suporte contínuo da empresa de software

Uma empresa de software para gestão clínica deve prover consultoria antes, durante e após o processo de implantação. No primeiro momento, os consultores irão analisar a implantação e readequar, quando possível, às necessidades da sua clínica.

Em um segundo momento serão levantados os problemas inerentes à implantação, treinamento dos funcionários e acompanhamento das metas propostas conforme negociação em contrato.

É igualmente crucial que os consultores sejam sempre acionados e estejam dispostos em casos de falha não prevista ou mudanças nas configurações que implicam novos treinamentos.

A gestão de consultório, quando realizada corretamente, garante aumento tanto da produtividade da clínica e como da qualidade do atendimento. Assim, a implantação de um software para clínicas que organiza todos esses processos é uma estratégia que diferencia positivamente no mercado as clínicas que optam por essa ferramenta.

Você deve comparar vários softwares médicos antes de encontrar o ideal para a sua clínica. Baixe nossa planilha gratuita de comparação de softwares aqui.

Para que a implantação seja eficiente, é preciso que o profissional esteja atento para os requisitos que poderão indicar a melhor plataforma, como acesso fácil aos prontuários, possibilidade de backups, emissão de relatórios, além de suporte contínuo da empresa.

Agora que já entendeu os requisitos necessários para a implantação de um software para clínicas, entre em contato conosco e conheça nosso sistema gratuitamente!

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