Software para clínicas: como fazer a escolha certa

Software para clínicas médicas: 7 dicas para fazer a escolha certa

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 29/11/2021 por Yasmim Mayumi

Um software para clínicas médicas otimiza diversos processos dentro da rotina e possibilita um foco total nos pacientes com funcionalidades como prontuário eletrônico e agenda.

Está sem tempo para ler o artigo? Escute ele agora mesmo, é só clicar no player abaixo:

Uma gestão de clínica eficiente preza pela organização de seus processos, atendimento de qualidade aos pacientes e avaliação contínua das rotinas implantadas.

Nesse sentido, a escolha de um software para clínicas médicas deve atender às principais demandas, ser de fácil entendimento e entregar relatórios de acompanhamento das atividades.

No entanto, para ter acesso a todos esses benefícios, é importante estar atento na hora de escolher o software que vai ajudá-lo a otimizar seus processos.

Mas você sabe o que analisar nesse momento?

É importante ter em mente quais informações serão necessárias ao contratar um software de gestão.

Acompanhe o artigo a seguir e descubra algumas dicas essenciais para não errar na escolha. Confira!

Software para clínicas médicas: como escolher o melhor?

Com tantas opções diferentes de softwares médicos no mercado, ficar atento aos principais pontos que um bom sistema deve garantir é fundamental.

Afinal, esse é um serviço que irá te acompanhar constantemente na rotina e trazer diversas praticidades. O ideal é realizar um teste grátis para conhecer a solução na prática:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Continue a leitura e garanta a escolha certa de um software para sua clínica!

1. Escolha um software seguro

O primeiro fator a ser considerado antes de adquirir um software para clínicas médicas é a segurança dos dados.

Afinal, nele constará todo o histórico e dados pessoais de seus pacientes, que não podem, em hipótese alguma, ser expostos a terceiros. Sem contar as informações de sua clínica, que também precisam estar protegidas.

Nesse sentido, é fundamental que o software tenha um bom nível de segurança, no qual a transição das informações sejam criptografadas e protegidas, possibilitando o acesso somente por meio de uma senha.

segurança-na-url-software-medico

Além disso, ele precisa viabilizar o backup (atualização) diário, a fim de reduzir a possibilidade de perdas de dados.

2. Avalie o suporte oferecido

O suporte que será oferecido também precisa ser avaliado. Isso porque você sabe o quanto a sua vida profissional é agitada, sendo assim, não poderá perder tempo com dúvidas do software.

Olhando por esse ângulo, o suporte precisa ser rápido e eficaz e, além da assistência, é importante que sejam oferecidas dicas para otimizar os processos da sua clínica.

Uma empresa de sistema para clínicas deve fornecer uma consultoria antes, durante e após o processo de implantação. No primeiro momento, os consultores irão analisar a implantação e readequar, quando possível, às necessidades da sua clínica.

Em um segundo momento serão levantados os problemas inerentes à implantação, treinamento dos funcionários e acompanhamento das metas propostas conforme negociação em contrato.

É igualmente crucial que os especialistas sejam dedicados a atender da melhor forma, procurando solucionar dúvidas rapidamente e ajudando na rotina da sua clínica.

O suporte da iClinic, por exemplo, responde normalmente em até três minutos pelo chat do sistema, no horário comercial.

3. Saiba se os relatórios são completos e precisos

Um software para clínicas precisa fazer levantamentos dos processos, custos e receitas.

Portanto, é essencial que na hora de escolher seu sistema ideal, os tipos de relatórios oferecidos sejam avaliados.

Informações sobre o número de atendimentos, frequência de absenteísmo, percentual de glosa dos convênios, dentre outras demandas, também devem ser discutidas.

Assim, a possibilidade de inserir dados da equipe de colaboradores, previsão de férias, controle de solicitação para exames periódicos e outras informações são fundamentais para o bom funcionamento da clínica.

4. Avalie as formas de acesso ao prontuário eletrônico

Para agilizar o atendimento dos pacientes, é imprescindível a implantação do prontuário eletrônico e que ele possa ser acessado facilmente pelo médico.

Se o software não disponibiliza acesso de diferentes dispositivos, como tablet e smartphones, você deve repensar essa contratação. Caso contrário, em uma situação de emergência você precisará ir até sua clínica apenas para conferir informações essenciais.

O acesso pela internet é fundamental, pois só assim você consegue consultar os dados dos pacientes de onde estiver e tirar dúvidas ou se preparar para a consulta.

Além disso, deve-se sempre considerar a integração dos dados médicos dos pacientes para garantir agilidade no atendimento e aumentar o tempo dedicado à escuta dos problemas de saúde.

Saiba mais sobre como escolher um prontuário eletrônico em nosso guia gratuito:

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

5. Verifique se o software facilita sua gestão

Alguns softwares para clínicas médicas oferecem funcionalidades tão complexas, que, em vez de otimizar a gestão, comprometem mais o desempenho e produtividade de toda a equipe.

Sendo assim, é fundamental que você escolha um software que facilite a sua gestão financeira, disponibilizando relatórios para analisar melhor a situação da sua clínica, por exemplo.

Além disso, é importante conferir se o software oferece funcionalidades como lembretes de consultas por SMS, automatizando processos repetitivos e diminuindo a taxa de absenteísmo da sua clínica.

Outra facilidade importante que leva praticidade à rotina da clínica e aos pacientes é o agendamento online.

Com ele, seus pacientes podem agendar consultas de forma online a qualquer hora e a qualquer lugar, sem sequer precisar entrar em contato com a recepção.

Saiba mais sobre o agendamento online clicando na imagem abaixo:

Agendamento Online: deixe que seus pacientes marquem consultas de qualquer lugar e a qualquer hora

6. Procure saber se o software possui a opção de pagamento online

Ao escolher um software para clínicas médicas, outro ponto que deve ser considerado é a possibilidade de geração de links de pagamento dentro do sistema.

Com eles, o paciente pode pagar pelas consultas do conforto de sua casa, a qualquer hora e lugar, sem precisar fazer saques em bancos.

Dessa forma, é possível eliminar todo o desconforto sentido pela cobrança ao paciente na clínica e focar o atendimento em oferecer a ele uma ótima experiência.

Com o link de pagamento, você também conquista mais controle financeiro e diminui a inadimplência na clínica.

7. Analise a possibilidade de personalização

Existem softwares que oferecem a possibilidade de personalização, disponibilizando funções adicionais para que você consiga adaptar essa nova tecnologia às necessidades do seu dia a dia.

Essa personalização facilitará o seu trabalho, pois será possível configurar algumas funcionalidades de acordo com a sua demanda, como por exemplo, o prontuário eletrônico do iClinic.

Um prontuário que permite customizações de acordo com a sua prática médica garante ainda mais agilidade no dia a dia, pois dessa forma você consegue deixar o seu atendimento do seu jeito.

Confira o caso de sucesso do Dr. Jonatan Soares e veja o impacto da personalização do prontuário na rotina da clínica.

“É importante poder personalizar o prontuário do jeito que a pessoa está acostumada. Quando você avalia a facilidade, fica cada vez mais evidente que é preciso ter o prontuário digital, pois pode usar em qualquer lugar.”

Adquirindo um software para clínicas médicas eficiente, você notará o aumento na satisfação de seus pacientes, e também de seus colaboradores, que não precisarão mais perder tempo com procedimentos burocráticos e poderão focar em atividades mais produtivas.

Para acertar na escolha de seu software médico e usufruir de todos os benefícios, aposte nesta checklist gratuita de como escolher o sistema ideal:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.