Por que é importante realizar a integração de dados em clínicas?

Por que é importante ter a integração de dados em clínicas?

Yasmim Mayumi Gestão da Clínica Leave a Comment

Leia em 7 min.

Com uma excelente integração de dados em clínicas, a área da saúde pode reduzir custos operacionais, aumentar a qualidade do atendimento médico, e obter mais segurança dos dados.

Um estudo da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica afirma que a centralização de dados reduz a necessidade de transcrições manuais, como em prontuários de papel, diminuindo erros significativos na saúde.

“[…] transformar o enorme volume de dados existentes nas Instituições em informação recuperável e que possa ser distribuída para outras Instituições é essencial, tanto para redução de custos, como para a melhoria da qualidade do atendimento.”

Além disso, a integração de dados em clínicas também auxilia os médicos empreendedores que, ao mesmo tempo, cuidam dos pacientes, e administram um negócio próprio.

Afinal, para ter produtividade no dia a dia, você precisa contar com um sistema completo, que organize sua gestão, e te ajude a oferecer um atendimento personalizado para os pacientes.

Continue a leitura e descubra como você pode ter todas essas vantagens na sua clínica ou consultório.

Como a ausência de integração de dados em clínicas pode impactar seu atendimento?

Se você ainda não conta com um software médico de gestão, provavelmente deve contar com um prontuário de papel, e para organizar o consultório, utiliza vários documentos e planilhas.

A descentralização de dados dificulta sua visualização sobre como seu negócio realmente está indo. Afinal, para analisar suas finanças, você precisa checar todas as planilhas e registros financeiros.

O prontuário de papel é mais complicado, porque ele não armazena as informações dos pacientes de forma inteligente. Você não consegue adicionar imagens e anexos de forma prática, por exemplo. 

Por conta de todas essas questões, os profissionais de saúde buscam sistemas que atendam todas as suas necessidades, tanto na parte do atendimento para pacientes, quanto para a gestão da clínica.

Além de trazer mais organização para sua rotina, a integração de dados em clínicas também te proporciona mais tempo para focar nos pacientes, já que você realiza suas tarefas com mais agilidade.

O Dr. Sergio é um dos profissionais que conseguiu integrar todos dados dos seus pacientes em um único sistema.

“Hoje eu devo estar com mais de 2.500 pacientes cadastrados. Faz quatro anos que uso o iClinic. Imagina o espaço que precisaria para guardar todos os prontuários. Com minha média de 3 a 4 pacientes novos por dia, multiplica isso pelo ano todo, não existe espaço suficiente.”

Sem a centralização das informações, você precisa utilizar diversas ferramentas, e corre o risco de perder dados que são essenciais para o seu serviço médico. 

Você quer ter uma excelente integração de dados, mas não sabe como obtê-la da melhor forma?

A seguir, nós iremos mostrar outras vantagens que esse diferencial pode te proporcionar, e como escolher um sistema que supre suas demandas.

Importância de integração de dados em clínicas

7 motivos para ter integração de dados em clínicas, e como alcançá-la

A melhor maneira de alcançar a integração de dados em clínicas, é com a ajuda de um software médico de qualidade que ofereça todas estas 7 vantagens:

1. Histórico mais completo dos pacientes

Quantas vezes seus pacientes responderam a mesma pergunta para diferentes profissionais de saúde?

Saber o histórico do paciente é essencial para realizar o melhor tratamento possível, com o diagnóstico mais assertivo. E, provavelmente, você já teve dificuldades em coletar essas informações.

Ao longo do tempo, nós nos consultamos com diferentes especialistas, em vários estabelecimentos médicos. 

Se a clínica não possui um prontuário eletrônico, dificilmente as informações de saúde podem ser compartilhadas com outros profissionais.

O prontuário do paciente deve contar dados relevantes sobre sua saúde, ser de fácil acesso e, ao mesmo tempo, garantir sigilo total.

Como o estudo da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica citado mais acima enfatiza, o ideal é que todas as instituições consigam ter uma excelente integração de dados.

“Idealmente, o Prontuário Eletrônico deve agregar todas as possíveis fontes de informação de um paciente, mesmo se a informação estiver distribuída em lugares ou mesmo países diferentes, e torná-las acessíveis às pessoas autorizadas. Existe, no entanto, uma enorme lacuna entre a definição ideal e a existência de um PEP padronizado.”

Se todos os profissionais de saúde conseguirem compartilhar informações úteis de maneira eficiente, a qualidade do atendimento médico se tornará ainda melhor.

Quer conhecer mais vantagens do prontuário eletrônico? Assista ao vídeo abaixo:

2. Atendimento integrado para os pacientes

Você quer oferecer um atendimento integrado para seus pacientes, mas tem dificuldades em conversar com outros profissionais de saúde?

A rotina médica de qualquer especialista é agitada, e quando um paciente se consulta com mais de um profissional ao mesmo tempo, algo comum na área da saúde, dificilmente ele terá um tratamento integrado.

Para oferecer esse diferencial, você não precisa conversar com todos os profissionais que seus pacientes se consultam. 

Ao compartilhar documentos como prontuário e prescrição com seu paciente, ele mesmo pode mostrar ao outro especialista qual é o seu tratamento atual. 

Ou seja, tudo que você precisa é de um sistema com armazenamento na nuvem que conte com um registro completo dos pacientes, prontuário, e prescrição eletrônica.

3. Acesso aos dados de qualquer lugar

Algum paciente já te chamou quando você não estava no consultório para solucionar uma dúvida?

Essa situação é comum no dia a dia dos profissionais de saúde. Muitas vezes um paciente quer uma informação específica da consulta, ou precisa ser esclarecido sobre alguma questão.

Nesses momentos, é fundamental poder acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer momento

Assim, mesmo que você não se lembre de todos os detalhes da consulta, em poucos segundos você acessa o aplicativo do seu software, e verifica tudo que foi registrado anteriormente no prontuário.

A Dra. Carolina é uma das profissionais que conseguiu alcançar esse objetivo.

“O iClinic me ajuda principalmente a acessar as informações dos meus pacientes em qualquer momento, de qualquer lugar. Se um paciente passar por alguma urgência, posso acessar o prontuário mesmo se estiver viajando, fora do país, e entrar em contato com algum familiar.”

Baixe nosso material gratuito sobre sistema médico em nuvem e conheça mais benefícios:

Checklist Grátis: Descubra se seu consultório está precisando de um Sistema em Nuvem. Clique aqui e baixe nossa checklist!

4. Diminuição nas falhas de comunicação

Quantas vezes você já teve falhas na comunicação entre um paciente, ou outros membros da sua equipe?

Se você utiliza planilhas simples para gerenciamento, ou conta com ferramentas separadas para registrar informações financeiras e agendamentos, é provável que o paciente fique muito tempo aguardando até você encontrar o que precisa.

Uma única ferramenta que permite a integração de dados em clínicas evita esse tipo de transtorno. 

Além disso, já imaginou o transtorno de negativar, por engano, um paciente que está com os pagamentos em dia? Quando o gerenciamento dá margem à falhas, isso pode acontecer.

Uma marcação de consulta em data errada, ou o agendamento de dois atendimentos em um mesmo horário, são erros comuns quando não se tem o controle adequado. 

Essas falhas de comunicação causam má impressão e podem afastar o paciente do seu consultório.

5. Segurança dos dados médicos

Você sente que suas informações estão totalmente protegidas?

Uma das maiores vantagens da integração de dados em clínicas é a segurança de excelência que um software médico completo pode proporcionar.

Ao centralizar suas informações em um único local, você tem um controle muito maior de quando elas são acessadas, e para qual motivo. 

Um armazenamento na nuvem também assegura que elas apenas sejam acessadas por profissionais autorizados, e com uma criptografia em nível bancário, você possui a mesma proteção que os bancos.

Veja como o Dr. Marcos garante uma ótima proteção para os seus pacientes, e para a sua imagem profissional.

“Sem o iClinic seria bem mais demorado para atender os pacientes. Também haveria perda de informações, papel a gente acaba guardando mas também acaba perdendo, na forma digital a gente não perde nenhuma informação.”

Quer saber como aumentar ainda mais sua segurança de dados? Assista nosso vídeo:

6. Redução de custos na saúde

Como reduzir custos oferecendo os mesmos diferenciais para os pacientes?

Produtividade é sinônimo de redução de custos. 

Quando os dados aparecem soltos, em plataformas distintas, os colaboradores precisam de mais tempo para realizar um atendimento, devido à quantidade de telas a serem consultadas. 

Contar com uma única ferramenta agiliza seu atendimento, consequentemente proporcionando mais tempo para conversar com o paciente.

Os responsáveis pela gestão financeira também têm acesso fácil aos relatórios de pagamentos e histórico de cada paciente. 

O tempo que os atendentes e colaboradores economizam pode ser dedicado a outras atividades igualmente importantes, como o planejamento estratégico dos próximos meses da clínica.

É assim que uma clínica que trabalha com dados integrados consegue reduzir custos, sem que isso seja sinônimo de oferecer serviços de baixa qualidade. 

A questão funciona exatamente ao contrário: quanto maior a eficiência dos sistemas, melhor a qualidade do atendimento.

7. Controle da gestão da clínica

Ao longo do conteúdo, você percebeu que a integração de dados em clínicas proporciona diversos benefícios, e todos eles são essenciais para a gestão do seu negócio. 

Se você possui menos falhas na comunicação, tem um histórico completo dos pacientes, e consegue oferecer mais segurança e agilidade, sem perder seu atendimento humanizado, sua gestão se torna excelente.

Afinal, ao ter todas as informações do consultório em um único lugar, você pode produzir relatórios e gráficos automáticos sobre diversas áreas, como finanças, atendimentos, pacientes, fluxo de caixa, entre outros.

A Dra. Imara, por exemplo, conseguiu ter um ótimo controle da sua gestão com um software médico.

“Os meus resultados aumentaram, consegui ter um controle melhor da minha gestão. Antes minha secretária fazia os relatórios manualmente, mas agora com o iClinic consigo acompanhar isso no dia a dia.”

Ficou interessado em ter todos os diferenciais citados no artigo, mas não sabe como escolher o melhor software médico para suas necessidades?

Baixe gratuitamente nossa checklist e escolha o sistema ideal para sua clínica:

Checklist grátis: escolha o sistema ideal para sua clínica médica

Gostou de aprender mais sobre integração de dados em clínicas? Para receber mais artigos como este, assine a nossa newsletter.


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.