Aumente a rentabilidade da clínica com o controle financeiro do iClinic

Aumente a rentabilidade da clínica com o controle financeiro do iClinic

Leia em 5 min.

Um bom controle financeiro é importante para os consultórios médicos? Como funciona uma gestão financeira de excelência? Veja neste artigo os principais diferenciais do controle financeiro do iClinic e como ele pode tornar seu negócio ainda mais rentável.

Ter um bom controle financeiro é essencial para qualquer médico que deseja ter  um consultório de referência na sua especialidade.

Porém, administrar uma clínica, oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes e ainda realizar toda a gestão do consultório, incluindo a financeira, pode ser difícil para apenas uma pessoa. 

Além disso, durante a faculdade e a residência não são ensinados os conceitos e os passos de como realizar uma gestão financeira de excelência de um consultório, dificultando ainda mais quando se está no mercado de trabalho.

Por isso, contar com um software médico que ofereça um controle financeiro de qualidade pode ser uma grande ajuda para sua rotina médica e para te ajudar a ter controle no seu consultório. 

Confira a seguir a importância de uma boa gestão financeira e como ela torna seu dia a dia mais prático. Boa leitura!

Qual a importância de ter um bom controle financeiro na clínica?

Segundo o IBGE, mais de 60% das clínicas fecham em menos de cinco anos.

Isso geralmente não acontece por conta de má sorte. Na verdade, na maioria das vezes essa é apenas uma consequência de uma gestão financeira ineficiente

Infelizmente, muitos profissionais que administram clínicas ainda não se enxergam como médicos empreendedores, e não conseguem ver a importância de realizar um bom controle financeiro.

Para entender mais sobre a importância de um controle financeiro de qualidade, assista nosso vídeo e continue a leitura. 

Para os médicos que desejam alcançar todos os objetivos do AAFR (Atrair, Atender e Fidelizar pacientes, Rentabilizar), ter uma gestão financeira de excelência é fundamental.

Afinal, se você não controlar bem os seus custos, cortar gastos desnecessários e investir nas áreas certas, provavelmente seu negócio não conseguirá se manter, muito menos lucrar a longo prazo. 

E o resultado não será satisfatório, pois ao longo do tempo, a atração e fidelização de pacientes será bem abaixo do esperado, e consequentemente você não conseguirá realizar sua verdadeira vocação, cuidar de vidas ao atender os pacientes.

Um financeiro eficiente pode te ajudar em todas áreas da clínica, entregando relatórios automáticos sobre as finanças, por exemplo. Assim, você não precisa reservar um tempo para juntar esses dados, e pode focar em realmente colocar uma estratégia em prática. 

Com uma visualização de fácil entendimento e uma gestão prática, fica fácil ver quais áreas estão trazendo mais retorno e quais precisam de uma atenção especial.

Além disso, a iClinic disponibiliza diversos materiais educativos sobre inúmeros assuntos, como a nossa planilha de Gestão de Custos para clínicas e consultórios médicos, que mostra as principais métricas para se acompanhar dentro de um consultório e obter sucesso no controle financeiro.

Baixe aqui gratuitamente nossa planilha prática sobre gestão de custos.

Dessa forma, você pode planejar estratégias para tornar seu consultório ainda mais rentável, e acompanhar os resultados com a ajuda de um sistema que também se preocupa com o seu sucesso.

Continue a leitura e veja como o financeiro do iClinic funciona na prática. 

Como o financeiro do iClinic funciona?

Para acessar o financeiro do iClinic, basta ir na parte de “Gestão” e depois clicar em “Finanças”. Quando acessar, terá essa visualização:

painel-do-controle-financeiro

No resumodo painel você pode adicionar as movimentações financeiras do seu consultório, como uma receita, despesa, ou transferência. 

Nele é possível ver qual é o saldo geral do seu negócio, e caso tenha múltiplas contas bancárias, o saldo específico de cada uma fica visível. 

Como podemos ver na imagem, há um gráfico atualizado sobre a relação de receitas e convênios/procedimentos. Com ele é possível identificar o convênio mais rentável para sua clínica e muito mais!

Também fica disponível um gráfico de balanço periódico do consultório, assim como receitas e despesas pendentes no período.

Na seção de fluxo de caixa, como o próprio nome diz, todas as movimentações do caixa são registradas, como atendimentos, despesas, funcionários, impostos, entre outros.

Você pode ver o fluxo de forma mensal ou diária, e também pode especificar qual conta deseja ver, caso tenha mais de uma conta bancária registrada no sistema.

Na parte de “Transações”, em extratos você pode visualizar todos os extratos do seu consultório e adicionar filtros por profissional da saúde, procedimento, forma de pagamento, e muito mais. 

controle-financeiro-iclinic

Diretamente da seção você também pode adicionar uma nova receita ou despesa, e verificar quais foram pagas. 

Como na parte de extratos aparece tudo de forma geral, na seção de receitas e despesas você visualiza especificamente cada um de forma separada, permitindo que uma análise mais precisa seja feita. 

Em “Relatórios”, você pode gerar relatórios sobre análises de receitas e despesas, separados por filtros por períodos (hoje, semana, mês, próximo mês, últimos 30 dias, todos) e agrupar por categorias (conta, paciente, procedimento, e outros).

como-as-financas-do-iclinic-funcionam

Esses relatórios são gerados automaticamente, bastando apenas que você use o sistema, adicionando os dados. Você também pode adicionar filtros avançados, que ficam disponíveis como mostra a imagem acima.

Seu consultório realiza repasse para profissionais? No sistema você pode configurar os valores de repasse por profissional, especificando porcentagens de acordo com procedimento.

Além disso, você pode exportar os relatórios em XLS (planilha no Excel) e imprimir quando quiser. 

O financeiro do iClinic foi desenvolvido com o intuito de ser intuitivo e prático para sua rotina, mas caso surja alguma dúvida, você sempre pode entrar em contato com nosso suporte.

Normalmente, o suporte da iClinic responde em até três minutos durante o horário comercial através do chat do sistema.

Agora que você sabe a importância de um bom controle financeiro, e os principais diferenciais da gestão financeira do iClinic, o que acha de testar essa funcionalidade na prática? 

Faça um teste gratuito agora mesmo, é só clicar aqui embaixo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

O que achou do controle financeiro do iClinic? Conta pra gente aqui nos comentários, reaja e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.