Como saber se o iClinic é o melhor software para sua clínica?

Como saber se o iClinic é o melhor software para sua clínica?

Leia em 8 min.

O mercado possui uma grande variedade de softwares médicos disponíveis para diferentes tipos de clínica. Pensando nisso, separamos nossos principais diferenciais e como ajudamos diferentes áreas da sua clínica neste artigo.

Sofwares médicos surgiram para trazer mais modernidade e praticidade para o dia a dia da clínica. Com um software, você pode entender com maior clareza o funcionamento da clínica e manter sua organização.

Mas com tantas opções de software médico, é difícil saber exatamente qual é o melhor para a rotina da sua clínica. É preciso entender quais são as suas necessidades e prioridades na hora de iniciar a sua busca.

Quer descobrir se o iClinic é o software ideal para você? Continue a leitura deste artigo que te ajudaremos.

Como um software médico pode auxiliar na rotina da clínica?

Os softwares médicos foram desenvolvidos especialmente para clínicas e consultórios médicos, ou seja, entregam soluções para seus principais problemas no dia a dia.

A utilização de um software ajuda a otimizar a gestão da sua clínica, consequentemente tornando sua rotina mais prática, e sua clínica mais rentável. Entenda, a seguir, como o iClinic ajuda as diferentes áreas da sua clínica.

Gestão da clínica

Acompanhar a gestão da sua clínica e descobrir qual é o perfil dos seus pacientes, qual tipo de atendimento está gerando mais retorno, são algumas das tarefas que o iClinic atende facilmente.

Com os nossos painéis de gerenciamento, é possível gerar gráficos sobre pacientes por convênio, procedimentos realizados, perfis dos pacientes e duração média do atendimento. Esses gráficos são produzidos automaticamente quando você alimenta o sistema com dados, e ficam nessa visualização, como no exemplo abaixo:

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Além disso, também disponibilizamos estatísticas sobre suas consultas (por exemplo, pacientes que foram atendidos, pacientes que faltaram, entre outros), gráficos de atendimentos por período e gráficos de distribuição etária.

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Dessa forma, fica fácil gerenciar sua clínica. Com todas as informações disponíveis de maneira prática de ser visualizada, você percebe qual é o seu principal público, quantos atendimentos você realmente está realizando, e trabalhar práticas para otimizar ainda mais sua gestão.

Segurança dos dados

Para uma clínica médica, um dos fatores mais importantes é garantir a segurança dos dados médicos. Colocar informações tão importantes em arquivos de papéis, por exemplo, é se expor a um enorme risco.

Qualquer acidente, furto, descuido pode levar a perda total desses dados, ou vazamento de informações sigilosas. O mesmo acontece com um sistema instalado no computador, pois se um dia o dispositivo for furtado ou simplesmente parar de funcionar, não há como recuperar esses dados.

Com um software médico em nuvem, como o iClinic, seus dados são armazenados em locais seguros. Como eles não ficam “presos” em um dispositivo, você pode acessar o sistema de qualquer lugar, então não há perigo de perdas. Também realizamos atualizações diárias no nosso sistema para assegurar esse armazenamento.

Quer saber mais sobre como o iClinic garante a segurança dos dados da sua clínica? Confira tudo aqui.

Controle Financeiro

Para garantir que sua clínica está sendo rentável e gerando lucros, é importante ter um bom controle financeiro. Com o nosso fluxo de caixa, você consegue analisar todas as entradas e saídas de dinheiro.

Você também pode cadastrar recebimentos e despesas, especificando por procedimento, profissional, paciente, convênio e em qual conta bancária essa movimentação foi feita. Além disso, é possível consultar todas os extratos e transações, com filtros de período de tempo, contas bancárias cadastradas, centro de custo e profissionais.

Dessa forma, você pode ver quais áreas precisam de investimento e se há algum custo desnecessário na sua clínica.

Quais critérios devo considerar na escolha?

Um bom software médico consegue aprimorar os principais processos da sua clínica, assim como aumentar a produtividade da equipe como um todo. Usando o sistema da maneira certa, também é possível entregar um verdadeiro serviço de excelência para o paciente.

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Por isso, é muito importante escolher o melhor software médico para sua rotina. Lembre-se de considerar alguns aspectos, como:

  • A segurança dos meus dados é garantida nesse software?
  • O software facilita a gestão da clínica?
  • A equipe de suporte entrega um serviço de qualidade?
  • O sistema é fácil e prático de se utilizar?
  • É possível personalizar meu prontuário eletrônico?

A seguir, iremos explicar como o iClinic garante todos os aspectos citados acima.

O iClinic atende melhor qual público?

O software iClinic foi projetado e desenvolvido para atender tanto profissionais da área da saúde, quanto a equipe da clínica, como os profissionais que atuam na recepção. Nosso principal foco é ajudar diretamente na gestão da clínica, descomplicando sua rotina.

A seguir, abordaremos as principais vantagens para os diferentes profissionais que atuam na clínica.

Principais vantagens para os profissionais da área da saúde

O principal objetivo de quem atua na área da saúde é cuidar dos pacientes da melhor forma possível. Por isso, há constantes inovações no modo de se atuar para que, cada vez mais, se consiga entregar um serviço de excelência.

Para quem busca oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, os softwares médicos são grandes aliados. Sabemos que em uma consulta é muito importante que a atenção do médico esteja focada no paciente.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o prontuário eletrônico personalizável: com ele, é possível registrar as informações rapidamente com os modelos salvos, e realmente conseguir focar a atenção no paciente.

No iClinic, o profissional de saúde pode ainda salvar modelos de prescrição de receita e um bulário com sugestões de dosagem padrão. No sistema também disponibilizamos uma prescrição personalizada da Memed. Isso traz agilidade para as atividades repetitivas e ajuda o médico em um momento delicado como o de prescrever remédios.

Além disso, possuímos ferramentas que ajudam no processo de agendamento de consultas e ajudam a diminuir o absenteísmo, como por exemplo a confirmação de consultas por SMS.

Veja como a Dra. Clarisse Lobo, por exemplo, conseguiu reduzir o número de faltas na sua clínica com os lembretes e confirmações de consulta.

Principais vantagens para os profissionais da área de recepção

A rotina de uma clínica costuma ser muito agitada, principalmente na área da recepção, afinal, esse é o local onde os pacientes estão concentrados enquanto esperam um atendimento, além de ser o primeiro e último contato com a clínica.

Por isso, é extremamente importante que os recepcionistas consigam focar em suas principais atividades, e ter uma boa produtividade ao longo do dia. Porém, não há como aumentar a produtividade se eles precisam fazer trabalhos como confirmação de consultas, agendamento, todos manualmente.

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O iClinic facilita o processo de agendamento com a agenda médica online do sistema, que possui um visual limpo e de fácil entendimento. Dentro dela também há a funcionalidade “multiprocedimentos” que permite que vários procedimentos sejam agendados em um único horário.

A ferramenta de confirmação de consultas por SMS também facilita a rotina desse profissional, pois significa as confirmações de consultas não precisarão ser feitas manualmente.

Além disso, nossa integração de dados concentra todas as informações do paciente a praticamente um clique de distância. Assim, quando um paciente retorna para a clínica, basta procurar seu nome e tudo que o profissional precisa saber estará disponível.

Diferenciais do software médico iClinic

Nós já explicamos um pouco sobre como o iClinic consegue auxiliar diferentes áreas da sua clínica no começo do artigo. Agora, é hora de falar dos nossos principais diferenciais.

Prontuário eletrônico personalizável

O prontuário eletrônico da iClinic é completamente personalizável, você pode adicionar múltiplos campos e configurar o prontuário da maneira que você mais utiliza, facilitando na hora do atendimento.

Há como adicionar diversas calculadoras e ferramentas ao seu prontuário, como a calculadora de IMC, ou a de DPP (Data Provável de Parto) e IG (Idade Gestacional), além da prescrição de óculos.

Também é possível anexar exames, fotos e documentos ao prontuário do seu paciente. Você pode enviar uma receita por e-mail depois da consulta, ou caso o prontuário seja o da Memed, para o celular do paciente.

Além disso, nosso banco de dados tem disponível todas as doenças cadastradas no CID 10 e um enorme banco de medicamentos.

Você costuma solicitar muitos exames? No iClinic é possível fazer solicitações de exame e salvar como modelos, evitando o retrabalho com as solicitações.

Nosso prontuário eletrônico também possui um espaço para anotações e bilhetes chamado de “tag”, onde você pode adicionar informações importantes dos pacientes que quer se lembrar na próxima consulta, como alergias, preferências, nome dos pais do paciente, ou até mesmo gostos do paciente.

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Segurança em nível bancário

Os dados da sua clínica são um dos ativos mais importantes, mas como garantir a segurança dos mesmos?

O iClinic foi desenvolvido para garantir o total sigilo de informações. Podemos garantir essa segurança dos dados com a criptografia SSL 256 bits, a mesma utilizada por sistemas bancários. Essa criptografia garante que somente quem tem um login, senha, e permissão adequada poderá acessar as informações da clínica.

Além disso, nosso sistema utiliza o mesmo servidor que a NASA e a Casa Branca, o Amazon Web Services, a base de dados mais segura do mundo!

O iClinic também atende às exigências do Nível de Garantia de Segurança 1 (NGS1), o que confere a validade judicial do nosso prontuário eletrônico.

Algumas das exigências que atendemos são:

  • acesso ao prontuário somente por profissionais de saúde;
  • impossibilidade de alteração das informações inseridas após o término do atendimento;
  • registro de todos os lançamentos de informações em Logs (ou seja, tudo o que é feito e alterado dentro do sistema fica registrado)

Suporte Técnico da iClinic

Você já precisou de suporte de algum tipo de serviço, e ficou horas esperando ser atendido no telefone, para no final nem conseguir tirar sua dúvida ou registrar uma queixa? Bom, aqui na iClinic não funcionamos dessa forma.

Nosso suporte técnico busca oferecer um atendimento humanizado e eficiente para cada pessoa. Pensando nisso, nosso suporte é composto por especialistas do sistema, focados em tirar suas dúvidas de forma prática e auxiliando na jornada da sua clínica para o sucesso, utilizando nosso sistema para garanti-lo.

Normalmente, respondemos em até três minutos no horário comercial por meio do chat online do software.

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Você pode entrar em contato com o nosso suporte via chat online dentro do iClinic,  pelo e-mail suporte@iclinic.com.br, ou ligando para nossa central: confira os telefones de contato aqui.

Relatórios automatizados

Dentro do sistema possuímos três seções de relatórios: relatórios de atendimento, onde é possível analisar quantos atendimentos foram realizados, quais tipos de pacientes foram atendidos, entre outros.

Os relatórios financeiros, que ajudam a controlar toda a movimentação financeira da clínica, e o relatório de relacionamento para te ajudar na fidelização de pacientes.

O melhor de tudo é que todos os relatórios são gerados automaticamente, tudo o que você precisa fazer é adicionar as informações no sistema.

Com o iClinic, caso você atenda convênios médicos conseguimos te ajudar a escolher qual é o convênio mais rentável para a sua clínica.

Gerenciamento de múltiplas clínicas

Você atende ou possui mais de uma clínica? Com o iClinic você consegue gerenciar múltiplas clínicas em uma única conta. Inclusive, há como estabelecer configurações diferentes para cada uma das clínicas cadastradas.

Exportação

No iClinic você consegue exportar os seus dados a qualquer momento clicando em um simples botão. Afinal, você é dono dos seus dados.

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Financeiro

Sua clínica realiza repasses médicos? Muitos pacientes pagam parcelado? Há mais de uma conta bancária que você utiliza na sua clínica?

Com a nossa funcionalidade “Repasse para profissionais” você pode configurar os valores de repasse por cada profissional, inclusive especificando as porcentagens de acordo com procedimento e convênio.

Em “Parcelamento de procedimentos”, você pode parcelar o pagamento de consultas e ter controle total de quais pagamentos já foram realizados. No software também é possível controlar múltiplas contas bancárias, por meio de um único painel integrado.

Além de gerar as guias de consultas, você também pode realizar o faturamento de guias TISS em lotes. Basta preencher os dados e gerar o lote em XML. Também é possível criar um Centro de Custo e controlar todos os gastos por setor, área, sala, e caso isso não seja suficiente, você também pode adicionar segmentações personalizadas.

E então, o iClinic é o melhor software para a sua clínica? Faça nosso teste e descubra na prática como podemos te ajudar!

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Caso conheça alguém interessado em transformar a clínica em um negócio de sucesso, não se esqueça de compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.