Convênio mais rentável: como o iClinic te ajuda nesta escolha?

Convênio mais rentável: como o iClinic te ajuda nesta escolha?

Leia em 5 min.

Atender por convênios é uma ótima maneira de conseguir mais visibilidade, e de conseguir mais pacientes de uma maneira fácil. Para te ajudar, nós preparamos este artigo mostrando como o iClinic pode te auxiliar nesta escolha tão importante.

Se você está pensando em abrir uma clínica ou caso já tenha uma, provavelmente tem o seguinte questionamento: qual o melhor convênio para utilizar na sua clínica?

Realmente decidir qual convênio é o mais rentável pode ser bastante difícil com tantas opções diferentes no mercado. E não só isso, também é preciso avaliar se vale a pena ser associado a um convênio, ou se é melhor atender apenas consultas particulares.

Pensando nisso, nós separamos neste artigo as principais vantagens de ser associado a um convênio, e como escolher o convênio mais rentável com a ajuda do iClinic. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura.

Principais vantagens de ter um convênio associado a sua clínica

Ser associado a um convênio médico traz muito mais visibilidade para uma clínica. A maioria das pessoas procura por algum profissional que atenda seu convênio, afinal, ela está investindo um valor considerável. Mas existem muitas outras vantagens também! Continue lendo o artigo para saber mais.

Maior atração e fidelização de pacientes

As clínicas que atendem por convênio costumam atrair pacientes mais fácilmente. Afinal, convênio é uma opção bem mais acessível do que consultas particulares, por isso há tanta oferta e procura no mercado.

Ser aberto para atender consultas por convênio independente da especialidade da sua clínica, traz uma propaganda muito positiva e eficaz, principalmente em épocas de crise, onde as pessoas precisam economizar e ao mesmo tempo encontrar um bom serviço de saúde.

Como os pacientes costumam agendar apenas com médicos que atendem seus convênios, fidelizar se torna um processo muito mais fácil. Se o atendimento e funcionamento da clínica for excelente, muito provavelmente o paciente irá marcar o retorno na sua clínica.

Boa oportunidade para o início de carreira

Quem está começando a carreira na medicina costuma ver muitas vantagens em ter um convênio médico na clínica.

É uma ótima oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos adquiridos na vida acadêmica e obter conhecimentos práticos como por exemplo aprendizados sobre empreendedorismo.

Além disso, é muito importante mencionar o fato de que você pode ganhar ainda mais visibilidade, pois o seu contato aparecerá nas guias de convênio, podendo ser facilmente encontrado pelos pacientes, o que ajuda na formação da sua carteira de pacientes.

Processos padronizados

Há muita burocracia e regras para conseguir se associar a um convênio médico. O objetivo de todo esse trabalho é que os atendimentos sejam feitos de acordo com o que foi proposto. Apesar desse esforço, é uma boa maneira de se manter organizado e evitar custos desnecessários.

Maior fluxo de caixa

O aumento do fluxo de caixa é uma consequência da maior procura por parte dos pacientes e facilidade na fidelização. Quanto mais atendimentos você realiza, maior vai ser o aumento do seu rendimento financeiro.

Mesmo que os atendimentos por convênio gerem um lucro bem menor que os atendimentos particulares, a quantidade de agendamentos é consideravelmente maior, além do fato que o convênio pode não conseguir cobrir todos os exames necessários para o diagnóstico.

Com um bom planejamento, é praticamente certo que o fluxo de caixa irá aumentar com essa parceria, facilitando tanto a sua rotina, quanto a dos seus pacientes.

Alguns planos cobrem exames da clínica

Na maioria das vezes, os convênios cobrem despesas como exames das clínicas, mesmo que seja feito pelo próprio profissional. Para os profissionais que trabalham com exames específicos no dia a dia, como dentistas e oftalmologistas, o convênio facilita bastante, além de permitir que você receba também por esse procedimento.

medico-analisando-relatorios-iclinic

Possibilidade de transferência

Uma experiência que pode ser bastante desagradável, é quando você precisa cancelar ou alterar algum tipo de serviço e tudo que você encontra é uma grande burocracia. Bom, isso não acontece com os convênios.

Sua clínica pode se desvincular ou transferir o local do convênio sem grandes dificuldades. Se você pretende se mudar, caso o seu plano tenha uma abrangência nacional, basta avisar a mudança e transferir o registro para o novo local.

Essa flexibilidade também ajuda na hora de adquirir novos pacientes em um local completamente diferente. É muito menos esforço, e bem mais prático.

Não se esqueça de dar uma olhada nas resoluções da CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre convênios médicos, e saber quais são seus direitos e deveres nessa parceria.

Como escolher o melhor convênio médico para a sua clínica?

Cada convênio se estrutura de uma forma diferente, assim como todo negócio. Alguns possuem um contrato mais barato, e geralmente repassam valores baixos.

Aqueles que cobram um contrato mais caro, repassam valores bem mais altos para os médicos, além de terem mais facilidade em atrair pacientes para a clínica.

Cada convênio também pode possuir um público e benefícios diferentes. Alguns oferecem convênio familiar, outros empresarial, e assim vai. Enquanto um convênio oferece atendimento especializado, outro pode oferecer marketing gratuito.

Pensando nisso, a primeira dica é coletar informações sobre seus pacientes.

Depois de definir quais são as principais características da sua base de pacientes, pesquise quais convênios atendem melhor seu público, e veja quais benefícios sua clínica pode ganhar com essa parceria.

Quer descobrir mais dicas de como escolher a melhor opção de convênio médico? Dê uma olhada neste artigo.

Como o iClinic ajuda nesta escolha?

Bom, nós falamos sobre as vantagens e como escolher o melhor convênio. Mas será que realmente vale a pena para a sua clínica ser associada a um?

Apesar de todas as vantagens que um convênio traz, é importante analisar se para o seu tipo de negócio isso realmente vai ser vantajoso. Por exemplo, se a maior parte da sua base de pacientes não utilizar nenhum tipo de convênio, não faz nenhum sentido se associar a um.

A seguir veja como os relatórios do iClinic trazem essas informações de um jeito fácil e prático.

Relatórios

No iClinic temos a funcionalidade de relatórios, que podem ser filtrados de diversas maneiras. Você pode gerar relatórios por convênio e paciente, convênio e procedimento, ou até mesmo convênio e profissional de saúde.

Dessa forma, você pode ver qual é o convênio mais usado pela sua base de pacientes, quais procedimentos são mais usados por cada convênio, e, caso a sua clínica possua mais de um profissional de saúde que usa o iClinic, é possível ver quais convênios eles mais atendem.

Com essas informações coletadas, fica bem mais fácil ver qual convênio é mais rentável para a sua clínica e escolher em qual se manter associado: basta olhar qual deles seus pacientes mais usam.

Além dos relatórios sobre atendimentos, também possuímos relatórios sobre finanças e relacionamentos com os pacientes.

O relatório de finanças pode te ajudar a visualizar se estar associado a um convênio está proporcionando um bom retorno financeiro, ou caso não esteja associado, se as consultas particulares estão sendo suficientes para gerar o lucro esperado.

Além disso, é possível ver quais dias tem maior fluxo de caixa, quais são seus maiores custos, e entre outras informações. Com esses dados coletados, é possível selecionar o melhor dia para pagar as contas do mês, ou até mesmo qual é o melhor dia para focar em atendimentos por convênio.

Como filtrar as consultas por convênio médico e atendimentos particulares

Falamos anteriormente que, antes de se associar, é importante saber se seus pacientes realmente usam algum convênio. Felizmente, no nosso sistema você percebe isso de maneira fácil pelo painel.

Os relatórios no painel são produzidos automaticamente quando você adiciona informações sobre os pacientes no sistema. Quanto mais você usar o sistema, mais esse painel é alimentado com informações atualizadas. Então tudo o que você precisa fazer é analisar os dados que ficam nessa visualização:

relatorios-iclinic-de-pacientes-e-convenio

Dessa forma, fica bem simples perceber o que está rendendo mais pra você! Se a maioria dos seus pacientes usam um determinado convênio, manter-se associado a ele pode ser uma ótima maneira de fidelizar esses pacientes e conseguir mais recomendações.

Quer testar na prática como os relatórios do iClinic funcionam? Faça um teste grátis do sistema e veja você mesmo como é fácil ter um bom relatório sem trabalho nenhum!

O conteúdo foi útil pra você? Não se esqueça de compartilhar e comentar o que achou sobre nossos relatórios!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.