Como manter a saúde financeira da clínica com o número de pacientes ideal

Como manter a saúde financeira da clínica com o número de pacientes ideal

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Saber o número mínimo de pacientes que precisam ser atendidos para garantir a saúde financeira da sua clínica, é um processo essencial para garantir que seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Confira aqui como calcular esse número.

Independente da sua especialidade médica, todos os médicos empreendedores que decidem abrir seu próprio negócio precisam se preocupar em preservar a saúde financeira da clínica.

Ao contrário do que muitos pensam, a medicina não é uma área que se sustenta sozinha: é preciso ter pleno controle sobre as finanças para manter a estabilidade e permitir que a clínica se mantenha em funcionamento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo sobre como calcular o número mínimo de pacientes que precisam ser atendidos para que você mantenha o equilíbrio financeiro do seu consultório, e os principais fatores a serem avaliados na hora de considerar o orçamento. Acompanhe! 

A importância de fidelizar pacientes para a sua clínica

Sabemos que um dos principais motivos dos médicos decidirem abrir seu próprio consultório, é poder oferecer o melhor atendimento para seus pacientes. E como toda empresa, o consultório precisa gerar receita para pagar suas contas, se sustentar e crescer. 

Isso só é possível por meio da atração e fidelização dos pacientes. Afinal, uma clínica sem atendimento não se mantém em funcionamento.

Você já deve saber que não basta fornecer um atendimento médico excelente para garantir isso. É preciso que os pacientes saiam satisfeitos com seu atendimento. Assim, além de voltarem, também podem indicá-lo na sua especialidade de atuação, proporcionando o reconhecimento e, consequentemente, o sucesso.

É importante saber que o atendimento aqui citado não se resume apenas ao momento da consulta com o médico. Oferecer um serviço profissional, atencioso e de qualidade é imprescindível, mas a experiência do paciente conta muito nessa hora, e ela começa já no agendamento da consulta.

Portanto, é preciso investimento em todos os pontos de contato com seus pacientes: secretárias bem treinadas, softwares que otimizam os trabalhos, lembretes de agendamento, um ambiente agradável e confortável são pontos que devem ser considerados na hora de atrair e fidelizar pacientes. 

Como calcular o número mínimo de pacientes que precisam ser atendidos

Você precisa de recursos em caixa para realizar investimentos no consultório, comprar materiais, pagar a equipe de apoio, quitar as contas e garantir a manutenção das atividades.

Disso você já sabe. Mas como saber de que forma dividir o tempo entre pacientes e outras atividades, como atendimentos externos, cirurgias ou cursos de capacitação? Como estruturar um orçamento adequadamente?

Não é tão difícil descobrir: o número de pacientes ideal para manter a saúde financeira vai depender dos custos do consultório e do valor da sua consulta. Veja como definir o preço a ser cobrado pelo atendimento:

  • considere todas as despesas: fixas e variáveis, salários de colaboradores, equipamentos, água e luz, cursos e capacitações, impostos, aluguel, entre outros;
  • estabeleça a margem de lucro;
  • investigue os valores cobrados pelos concorrentes;
  • perceba se há demanda de médicos que atuam na mesma área que a sua;
  • reconheça o perfil dos pacientes atendidos pela sua especialidade e na sua clínica;
  • conte com a ajuda de um software médico para organizar sua gestão financeira.

Com todas essas informações, você deve mensurar quanto custa manter a sua clínica em funcionamento, o quanto você trabalha por dia e quantos pacientes consegue atender nesse intervalo de tempo com qualidade.

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Por exemplo, se as suas despesas chegam a R$ 10.000,00 por mês e você trabalha 5 horas por dia, isso significa que para cobrir esse custo você deve acumular 100 reais por hora para alcançar esse montante em um mês com 20 dias úteis. 

Esse é o valor que deve ser utilizado como base para estabelecer o preço da consulta, considerando a lucratividade.

A partir daí, considerando quantos pacientes é possível atender nesse intervalo de tempo e o valor final da consulta, você pode concluir qual o número de atendimentos ideal por dia. 

Principais variáveis que precisam ser avaliadas

Muitos profissionais se confundem na hora de estabelecer custos fixos e variáveis, o que podeprejudicar toda a composição do orçamento e a precificação da consulta. 

Trouxemos um breve resumo para que você não tenha esse problema. Confira:

  • custos fixos: eles não sofrem variação pela demanda de pacientes atendidos, como o preço do aluguel do imóvel, despesas com limpeza, salário da equipe de colaboradores; 
  • custos variáveis: variam de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais pacientes, mais material descartável será utilizado e, consequentemente, maior será a sua despesa com esses insumos. 

Além da quantidade de material utilizado, é preciso fazer uma estimativa considerando o período do ano. Por exemplo, se você trata de doenças respiratórias, é possível que o seu movimento seja maior nas épocas em que o tempo está mais seco ou frio.

Como ficar mudando o valor da consulta o tempo todo pode ser prejudicial para a imagem do seu consultório – e isso pode fazer com que você perca pacientes – é preciso achar um ponto de equilíbrio para suprir as necessidades ao longo do ano todo.

Uma outra questão que costuma ser esquecida pelos médicos está relacionada à divulgação do negócio. Como falamos, muitos profissionais se enganam ao pensar que os serviços de uma clínica médica se vendem sozinhos, o que é uma grande inverdade.

A alta concorrência do mercado de trabalho também chegou à área da saúde e, a menos que você seja o único especialista em um raio de muitos quilômetros de distância, prestar um atendimento de qualidade não é o suficiente para atrair pacientes. As pessoas precisam saber que você é um bom profissional.

Para que isso aconteça, a melhor estratégia é investir em marketing médico. Hoje, há diversas opções de divulgação a um baixo custo — como as redes sociais — mas ainda assim é preciso investir uma fatia do orçamento nos recursos oferecidos por essas plataformas e, então, fazer com que o seu nome alcance um público cada vez maior.

Quer saber como criar um conteúdo original para as redes sociais do seu consultório? Descubra agora mesmo neste artigo.

Em hipótese alguma deixe de considerar no orçamento do seu consultório os possíveis valores dessas atividades. Se tiver dificuldades, entre em contato com uma empresa especializada nesse serviço para a área da saúde. Você certamente não irá se arrepender!

Uma uma gestão financeira bem feita é fundamental para alcançar o crescimento desejado, garantindo o sucesso e a saúde financeira da clínica. 

É importante enfatizar que a partir do momento em que você se dispõe a investir em um consultório, você deixa de ser apenas um profissional da saúde: também se transforma em um empreendedor.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.