Como os softwares de medicina auxiliam o trabalho dos médicos?

Principais vantagens do software de medicina no trabalho dos médicos

Leia em 5 min.

As inovações criadas da união entre a área da saúde e a tecnologia trouxeram inúmeros benefícios para o trabalho dos médicos. Confira como os softwares de medicina facilitam a rotina dos médicos, agilizando processos e aumentando a sua produtividade.

Os profissionais da área da saúde sempre buscam oferecer aos seus pacientes um serviço de excelência, por esse motivo, o setor médico é uma das áreas que inova com maior rapidez.

O objetivo de desenvolver diagnósticos cada vez mais precisos e eficientes fez com que a medicina unisse forças com a tecnologia para que inovações importantes fossem desenvolvidas para a área médica.

Uma dessas inovações foi o software de medicina. Quer saber como o ele pode auxiliar o dia a dia dos médicos? Continue a leitura!

O que é um software de medicina?

O software de medicina é um sistema que fornece diversas funcionalidades com o objetivo de facilitar os serviços prestados pelos profissionais da saúde, tornando mais produtivas as consultas médicas.

Com o auxílio dessa ferramenta, a área médica tem conseguido transformar a maneira como lida com os pacientes, melhorando a relação médico e paciente, potencializando a fidelização, e oferecendo um atendimento de excelência. Com um bom software, as clínicas melhoram sua gestão, otimizam processos, oferecem diagnósticos mais precisos, e muito mais.

medico-usando-software-de-medicina

Existem variados tipos de software de medicina no mercado, e cada um facilita o trabalho dos médicos de maneiras diferentes. Por exemplo, o software médico que traduz idiomas.

Os médicos Alex Blau e Brad Cohn — ambos da Universidade da Califórnia São Francisco (UCSF) — desenvolveram um software que pode ser baixado em um smartphone e traduz, para o inglês, um questionário preenchido pelo paciente sobre sua saúde.

Em uma emergência onde o paciente não fala fluentemente o inglês, o médico pode ler ou ouvir as informações inseridas e entender a situação do paciente para iniciar um tratamento.

Outro sistema desenvolvido é o software para diagnóstico. Um deles é o produto do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), que permite os médicos compararem imagens radiológicas de tumores. Todos os resultados são comparados por um algoritmo, facilitando o diagnóstico.

Além disso, também há os softwares médicos na nuvem, que permitem acesso de qualquer lugar através de um dispositivo eletrônico. Os sistemas em nuvem não trazem apenas mais praticidade, como garantem uma segurança de excelência para seus dados médicos.

Ficou interessado em saber como o software de medicina pode ajudar na rotina da sua clínica? Tem dúvidas se suas funcionalidades são realmente essenciais para a prática médica?

Confira abaixo funções-chave dos softwares de medicina e saiba como eles podem ajudá-lo em seu consultório.

Como os softwares de medicina auxiliam na gestão da clínica?

Em clínicas, a necessidade de soluções que agilizem processos–  como a organização das informações de pacientes e tarefas administrativas – é algo indispensável.

As clínicas buscam oferecer aos pacientes o melhor tratamento possível, desde o momento em que chegam à sala de espera da clínica até saírem do local. Mas, como um software pode auxiliar na rotina dos médicos?

A seguir iremos abordar mais especificamente como os softwares de medicina facilitam o dia a dia das clínicas.

Facilitam o agendamento de consultas

Seu objetivo é conseguir agendar mais consultas? Quer atender mais pacientes particulares?

Um bom software de medicina pode ser a solução para esse problema. Com o agendamento online, o próprio paciente consegue marcar uma consulta sem precisar entrar em contato com a clínica. Ele pode realizar o agendamento a qualquer hora, de qualquer lugar.

software-de-medicina-na-clinica

Assim, o paciente encontra mais praticidade, pois não precisa mais fazer ligações apenas em horário comercial. A vantagem para o médico é justamente a de não depender exclusivamente dos serviços de secretárias.

Descubra aqui neste artigo como o agendamento online pode transformar seu negócio em uma clínica de destaque.

Ajudam a diminuir a taxa de absenteísmo dos pacientes

Sua clínica costuma ter muitas faltas sem aviso prévio?

Após semanas ou meses de espera, muitas pessoas não aparecem na clínica por um motivo óbvio: esqueceram que o horário foi agendado.

Para prevenir esse contratempo, outra vantagem dos softwares é poder avisar seus pacientes, via SMS, ou e-mails, da proximidade do atendimento agendado. Para que isso seja possível,  os pacientes apenas precisam registrar o seu número de telefone, ou e-mail, durante a marcação online e pronto.

Com o serviço de confirmação de consulta por SMS, é possível reduzir até 30% das faltas dos seus pacientes. Saiba mais sobre esse serviço aqui.

Oferecem prontuário eletrônico

Você procura melhorar sua organização e oferecer um diagnóstico cada vez mais preciso e eficiente para seu paciente?

Softwares de medicina armazenam todos os dados do paciente na nuvem, em um plataforma segura. Essa tecnologia de armazenamento em nuvem, permite que o médico tenha acesso às informações do prontuário eletrônico do paciente por meio de dispositivos móveis, não importando onde esteja.

Dessa forma, caso haja um imprevisto com o paciente, o médico consegue acessar os dados do prontuário do paciente e fazer as recomendações necessárias. Basta conectar seu aparelho celular, tablet ou computador à internet para ter disponível qualquer informação sobre os seus pacientes.

dados-da-clinica-em-todos-os-dispositivos

Um prontuário eletrônico, além de evitar perda de dados, ao contrário de sua versão em papel que pode ser extraviada facilmente, integra os dadosdos seus pacientes em um único lugar.

Com todas as informações essenciais centralizadas, é muito mais fácil entregar um diagnóstico mais objetivo para seus pacientes.

Outro ponto positivo é que, graças à letra padronizada, a leitura de informações é mais fluida na ferramenta digital. Isso sem contar a praticidade de armazenamento.

Possuem fácil manuseio

Se você nunca operou um programa de gestão para clínicas, não se preocupe! Um bom software de medicina em nuvem é simples e desenvolvido com o objetivo de ser fácil e prático de usar.

Além disso, possibilitam o cadastro ilimitado de pacientes. E o melhor: não há necessidade de instalação ou suporte em hardware, caso seja em nuvem, o que simplifica ainda mais o seu uso.

Com um software que agiliza processos, um tempo maior poderá ser disponibilizado para focar em entregar um atendimento humanizado para seu paciente.

Organizam as finanças da clínica

Realizar a gestão financeira da clínica pode ser um desafio, porém o software de medicina facilita esse trabalho.

Com um bom software de medicina, basta lançar no sistema os dados financeiros da sua clínica, como entrada e saída de recursos, e a ferramenta realiza todos os cálculos referentes ao fluxo de caixa.

Alguns softwares geram relatórios e gráficos automáticos que trazem uma visualização clara dos movimentos financeiros da sua clínica. Os relatórios podem, inclusive, ajudar a escolher qual é o convênio mais rentável para sua clínica.

recepcionista-usando-financeiro-iclinic

Depois de analisar os benefícios do software de medicina, é evidente que a união da área médica com a tecnologia traz inúmeros benefícios, seja na hora de facilitar um diagnóstico, seja no momento de automatizar tarefas do cotidiano.

Veja nesse caso de sucesso como o Doutor Hérnia conseguiu gerenciar uma franquia na área da saúde com o software médico iClinic.

“A mobilidade é fundamental para nosso modelo de gestão. Como temos unidades em várias regiões do Brasil, é inviável fazer o controle no mesmo nível de frequência e detalhamento que temos atualmente se não tivéssemos um sistema em nuvem e acessível de qualquer lugar

Agora que você já conhece os benefícios que um software de medicina traz para as clínicas médicas, descubra aqui se você precisa de um sistema médico na sua clínica.

Gostou do conteúdo? Comente o que achou sobre o software de medicina e compartilhe com os amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.