7 boas práticas de uma consulta online

7 boas práticas de uma consulta online

Yasmim Mayumi Tecnologia na Saúde Leave a Comment

Leia em 6 min.

Os profissionais de saúde sempre buscam cuidar de seus pacientes de forma humanizada e atenciosa. Para garantir a qualidade do seu atendimento na consulta online, é necessário seguir algumas boas práticas.

Uma pesquisa da Revista de Saúde Pública do Paraná sobre o uso da Telemedicina na pandemia do SARS-CoV-2 afirma que o atendimento à distância agiliza o tratamento para a população, evita deslocamentos e auxilia os profissionais de saúde.

“[…] outra pesquisa internacional apontou a Telemedicina como solução praticamente perfeita, visto que possibilita a estratificação do paciente à distância – assegurando o distanciamento social, bem como o manejo clínico e o rastreamento efetivo dos casos.”

As consultas onlines estão ganhando mais popularidade a cada dia, e os profissionais de saúde continuam buscando novas formas de aumentar a qualidade dos seus atendimentos.

Para te ajudar, separamos 7 dicas que irão te auxiliar a superar os desafios da Telemedicina. 

Acompanhe!

Principais desafios dos profissionais de saúde em uma consulta online

Apesar da busca do CFM  para regularizar a Telemedicina desde 2018, a maior parte dos profissionais de saúde ainda não tinha contato com funcionalidades como a Teleconsulta, que permitem a consulta online.

A pandemia do novo coronavírus exigiu uma adaptação rápida dos médicos, e muitos precisaram aprender da noite para o dia, como realizar um atendimento à distância

Por conta dessa transição conturbada, apareceram muitos desafios para os profissionais de saúde que buscaram continuar o atendimento médico de seus pacientes. 

A conexão com a internet no início do distanciamento social, por exemplo, estava sobrecarregada  devido ao uso simultâneo de internet por milhares de pessoas.

Os pacientes também não sabiam como escolher um bom local para realizar a consulta, ou tinham dificuldades em acessar a plataforma, e entender como ela funcionava.

A verdade é que todas as pessoas precisaram se adaptar, mas muitos profissionais de saúde se surpreenderam com a Telemedicina. 

Mesmo aqueles que imaginavam que não conseguiriam utilizá-la em sua especialidade, mudaram de opinião, como no caso da dermatologista Carolina Melo.

“Conversando com o paciente, você consegue contornar essa situação, e pedir para que ele mostre o que for necessário. Se for preciso, ele será atendido presencialmente. Por isso eu acredito que a Telemedicina seja válida, mesmo para a dermatologia.”

A Dra. Ana, cirurgiã bariátrica, também conseguiu atender seus pacientes à distância de forma humanizada e cuidadosa.

“Eu arriscaria dizer que cerca de 80% dos atendimentos podem ser feitos de forma muito segura e resolutiva por uma ferramenta de Teleconsulta. Existem situações em que apenas o atendimento online é viável para o paciente, como durante um distanciamento social, regiões remotas, e nesses casos nós não vamos fazer nada? Não! Afinal, a Telemedicina está aí para isso.”

Quer saber como manter um atendimento humanizado na Telemedicina? Assista nosso vídeo:

Existem práticas simples que podem te ajudar a superar todas as suas dificuldades em uma consulta online. 

Continue a leitura e descubra quais são elas. 😉

7 dicas que irão te ajudar a superar todos os desafios de uma consulta online

A Telemedicina proporciona diversas vantagens para a população, como democratização do acesso à saúde, redução de custos, atendimento ágil e seguro de qualquer lugar, entre outros. 

A seguir, iremos mostrar como ter ainda mais benefícios com algumas dicas simples. Vamos lá?

1. Tenha uma boa webcam e microfone

Talvez o seu dispositivo já tenha uma webcam instalada, mas alguns computadores não possuem, e ela é essencial para garantir um atendimento humanizado na consulta online. 

Se você não tem uma webcam, o ideal é que você adquira uma semiprofissional ou profissional, pois a qualidade da imagem é maior.

Também é essencial que você adquira um bom fone de ouvido com microfone, para poder escutar seu paciente com clareza, e falar sem nenhum ruído.

Caso você utilize seu smartphone para realizar os atendimentos, uma ótima dica é apoiá-lo em uma superfície fixa, ou utilizar um tripé de gravação. 

Assim, sua imagem fica estabilizada, o que é mais confortável para o paciente, e para você.

Você também pode melhorar a qualidade do seu áudio adquirindo um fone de ouvido desenvolvido exclusivamente para reuniões e consultas à distância.

Lembre-se de sempre falar próximo ao microfone. Essa é uma boa prática que ajuda na diminuição de ruídos externos.

2. Escolha um local profissional

Um local profissional não precisa ser necessariamente o seu consultório. Porém, é importante que caso esteja em outro ambiente, como a sua casa, você tenha um espaço próprio para as suas consultas

Dessa forma, sua família sabe que quando estiver naquele local, está trabalhando, e por isso, não deve interrompê-lo. 

Escolher um lugar tranquilo sem sons externos também é uma boa prática, porque evita distrações durante a consulta, até mesmo por parte do paciente.

Você já sabe disso, mas é essencial reforçar que a consulta online não pode ser escutada por terceiros. Para garantir essa privacidade, permaneça com seus fones de ouvidos durante o atendimento.

Outra dica fundamental é evitar objetos desnecessários durante a consulta, principalmente aqueles que irão te distrair. 

Manter seu local limpo passa a sensação de organização para seu paciente, algo importantíssimo para sua imagem profissional.

Quer ver algumas dessas dicas em formato de livro digital? Baixe gratuitamente nosso eBook sobre Telemedicina:

Quer saber tudo sobre Telemedicina? Baixe nosso eBook gratuito e aprenda como agendar, atender, prescrever, faturar e receber à distância!

3. Fique atento a sua iluminação

Um fator essencial para ter uma boa qualidade de imagem é a iluminação. 

Para as suas consultas onlines, busque locais naturalmente iluminados, ou que tenham uma fonte de luz artificial. Você pode posicionar sua mesa em frente a uma janela ou luminária.

Evite a todo custo ficar de costas para a luz, porque isso prejudica imensamente a qualidade da sua imagem, e pode gerar desconforto para o paciente. 

4. Entre na consulta online antes do horário marcado

Ser pontual nas consultas presenciais é uma excelente prática, e no atendimento à distância isso não é diferente. É recomendável que você entre na Teleconsulta antes do horário agendado.

Ao entrar com alguns minutos de antecedência, você pode verificar sua conexão com a internet, e fechar qualquer aba do navegador que seja desnecessário, para evitar distrações.

É essencial que você também verifique a bateria do seu dispositivo eletrônico. Se ela não estiver carregada ou estiver acabando, conecte-a na tomada antes da consulta online começar.

Caso aconteça algum imprevisto, você consegue avisar com antecedência para o seu paciente, ao invés de enviar uma mensagem em cima da hora. 

Essa também é uma ótima prática para evitar atrasos, já que podemos perder o horário facilmente quando estamos navegando na internet, ou realizando outras atividades. 

5. Facilite a experiência da consulta online para seus pacientes

Assim como os profissionais de saúde, os pacientes também precisaram se adaptar ao atendimento à distância, e muitos podem estar passando pelas mesmas dificuldades. 

Você pode tranquilizá-los enviando um tutorial sobre como entrar na consulta online, e adicionar as boas práticas que você aprendeu neste artigo.

Existem outras formas de melhorar a experiência do paciente com o seu serviço médico. 

Você pode utilizar funcionalidades como o agendamento online, que permite a marcação de consultas de qualquer lugar, e a qualquer hora

Ou usar sua presença online para enviar conteúdos educativos que irão auxiliá-los mesmo quando não estiverem em um atendimento.

Para entender mais sobre a jornada do paciente e como melhorá-la, assista nosso vídeo:

6. Continue se atualizando sobre as consultas onlines

A Medicina está em constante evolução, assim como você. Novas técnicas e inovações tecnológicas surgem a todo momento, e nunca se sabe quando uma oportunidade excelente pode aparecer. 

Os profissionais de saúde sabem melhor do que ninguém a importância de se manter atualizado sobre o mercado médico, e isso não é diferente com a Telemedicina. 

No começo de 2020, por exemplo, ninguém imaginava que as consultas onlines seriam o principal meio de realizar atendimentos médicos. 

É fundamental que você continue especializando sua educação médica em inovação e tecnologia

Dessa forma, você pode oferecer um atendimento à distância cada vez mais humanizado para seus pacientes.

7. Utilize uma plataforma de Teleconsulta segura

Com a chegada da LGPD, a segurança dos dados médicos é um assunto cada vez mais discutido na área da saúde. Afinal, a proteção de informações sigilosas sempre foi uma das exigências do CFM.

Para assegurar a proteção de dados dos seus pacientes, os profissionais de saúde estão buscando softwares médicos seguros, que tenham todas as medidas de segurança necessárias. 

As consultas onlines também podem ser feitas de maneiras seguras, seguindo as exigências da LGPD, e de órgãos regularizadores da saúde.

Para verificar se uma Teleconsulta oferecida por uma empresa é de fato segura, fique atento a essas características: 

  • O armazenamento dos dados é na nuvem? Ou seja, eles são salvos em um servidor seguro da internet, e podem ser acessados de qualquer lugar, sempre que você precisar? 
  • A empresa fornecedora da Teleconsulta envia um termo de consentimento para meus pacientes antes do atendimento?
  • A consulta online está sendo feito em uma plataforma desenvolvida para a área da saúde, como um software médico? 
  • Os servidores da empresa são confiáveis, e contam com suportes como a AWS, plataforma em nuvem utilizada pela Nasa e Casa Branca? 
  • A Teleconsulta é integrada ao prontuário eletrônico? Ela centraliza todas as informações dos pacientes em um único local? 
  • As consultas podem ser gravadas?

Caso as respostas sejam positivas, isso significa que você conta com uma Teleconsulta segura para a sua imagem profissional, e para seus pacientes. 

Conheça a Teleconsulta iClinic para ver como uma plataforma preocupada com o seu atendimento atende esses requisitos:

Teleconsulta iClinic: atenda seus pacientes à distância de forma segura

Como você está realizando suas consultas onlines? Compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.