Prontuário eletrônico do iClinic: 5 principais diferenciais

Prontuário eletrônico do iClinic: 5 principais diferenciais

Leia em 6 min.

O prontuário eletrônico é uma das funcionalidades mais importantes para os médicos, afinal, é onde se concentram os principais dados dos seus pacientes. Confira os diferenciais do prontuário eletrônico do iClinic e como ele te ajuda a alcançar um atendimento de excelência.

Na hora de escolher o software ideal para sua clínica, um dos principais pontos que precisam ser analisados é como o prontuário eletrônico do sistema é desenvolvido.

Além de muitas atividades na rotina se concentrarem no prontuário eletrônico, como preencher resultados de exames e anamneses, também é preciso garantir que há um total sigilo dos dados médicos dos pacientes.

Com o melhor prontuário eletrônico disponível no seu dia a dia, seus atendimentos podem se tornar mais ágeis e seus diagnósticos mais precisos. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura!

Principais vantagens de utilizar um prontuário eletrônico na clínica

Além de evitar problemas como atender um paciente sem nenhum histórico médico, consequentemente entregando um atendimento e diagnóstico mais eficiente, o prontuário eletrônico traz muitas vantagens.

Pensando em adotar um sistema de prontuário eletrônico para sua clínica?  Baixe gratuitamente este guia que dá dicas incríveis sobre como escolher o melhor sistema de prontuário:

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

Continue a leitura e descubra como um bom prontuário eletrônico pode te ajudar a alcançar um atendimento de excelência.

Melhoria na qualidade do atendimento

De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2017, 81% dos estabelecimentos de saúde utilizam registro eletrônico para guardar dados dos pacientes. Apesar disso, muitas informações relacionadas ao atendimento ainda se encontram apenas no papel.

Além do prontuário de papel ser um material frágil que pode extraviar ou ser perdido a qualquer hora, a integração de dados é inexistente, o que dificulta o acesso aos dados de forma rápida e segura.

Segundo uma estimativa da consultoria Accenture, os custos do tratamento do paciente poderiam ser reduzidos em R$ 15,3 bilhões se os médicos tivessem acesso ao histórico médico dos pacientes e informações mais precisas.

Essa integração de dados poderia entregar diagnósticos mais precisos e economizar significativamente o tempo do médico e do paciente, e é facilmente alcançada com o uso de um prontuário eletrônico.

Afinal, ele concentra todas as informações do paciente em um único lugar, e possibilita o acesso dos dados médicos de qualquer dispositivo eletrônico com conexão à internet.

Um bom prontuário eletrônico também entrega um histórico dos valores inseridos nos campos numéricos do prontuário, possibilitando um acompanhamento constante do progresso do paciente através de uma tabela ou gráfico gerados automaticamente.

Dessa forma, fica fácil acompanhar o progresso do paciente, entregando um verdadeiro atendimento de excelência.

Esse acesso rápido e prático de qualquer dispositivo contribui em situações de emergência, por exemplo, onde o médico não precisa ir até a clínica para conseguir verificar as informações do paciente.

Integração de dados

Com as informações essenciais do paciente a apenas alguns cliques de distância, tanto a preparação para o atendimento, quanto a própria consulta fica mais ágil.

Antes, o que precisava ser procurado em uma pilha de papéis, pode ser facilmente encontrado no prontuário eletrônico, como o histórico do paciente, anamnese, hipóteses diagnósticas, entre outros.

prontuario-iclinic-diferente-dispositivo

Além disso, o futuro da medicina se encaminha cada vez mais para a prevenção de doenças, e não apenas o tratamento.

A prevenção é totalmente facilitada com essa integração, porque como mencionamos antes, apenas com o acesso às informações é possível entregar um diagnóstico preciso e eficiente.

Redução de custos

Com o uso de um prontuário eletrônico, alguns custos desnecessários podem ser reduzidos, como o uso excessivo de papéis na clínica, ajudando não apenas na economia de gastos, mas também para o meio ambiente.

Acesso de diferentes dispositivos eletrônicos

Caso o sistema do prontuário eletrônico seja um sistema na nuvem, o acesso é muito mais prático, porque pode ser realizado através de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

O acesso remoto aos dados médicos possibilita uma rotina mais organizada, já que você pode se preparar para a consulta de qualquer lugar, e em situações de emergência, você não precisa voltar até a clínica para conferir informações importantes.

Para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico, assista o nosso vídeo:

Diferenciais do prontuário eletrônico do iClinic

Agora que já falamos sobre as vantagens de utilizar o prontuário eletrônico na sua clínica, está na hora de abordarmos os diferenciais do prontuário eletrônico do iClinic.

1. Segurança dos dados médicos

O software médico iClinic foi desenvolvido para garantir o total sigilo dos dados médicos, principalmente quando falamos de prontuário eletrônico, um local onde as informações mais sigilosas do paciente estão disponíveis.

No nosso sistema, utilizamos a criptografía SSL 256 bits, a mesma utilizada por sistemas bancários, garantindo que apenas quem tem a permissão adequada acesse o prontuário eletrônico.

Os dados médicos também ficam armazenados na base de dados mais segura do mundo, a AWS da Amazon, utilizada pela NASA e Casa Branca.

Descubra aqui como a iClinic garante a  segurança dos dados médicos.

2. Prontuário personalizável

Além do prontuário eletrônico ter disponível algumas funcionalidades voltadas para a sua especialidade médica, ele também é completamente personalizável.

É possível adicionar múltiplos campos personalizados, como cálculo de IMC, orçamento, múltipla escolha, além de campos especializados como prescrição de óculos, curva de crescimento, e muitos outros.

Curso gratuito para abrir a sua clínica médica

Além disso, é possível personalizar seus modelos de prescrição de receita, salvando aquelas que você mais utiliza para economizar tempo.

3. Validade jurídica do prontuário

Como o software médico iClinic atende às exigências do Nível de Garantia de Segurança 1 (NGS1), garantimos a validade judicial do seu prontuário eletrônico.

Algumas das exigências que atendemos são o registro de todos os lançamentos em Logs (arquivo de texto gerado pelo software), e a impossibilidade de alteração das informações depois que o atendimento é finalizado.

4. Anexo de fotos, arquivos e documentos

Utilizando de qualquer dispositivo eletrônico, você pode adicionar fotos, arquivos de exames e documentos no prontuário do seu paciente, centralizando ainda mais as informações e tornando a análise do diagnóstico mais prática.

5. Integração de dados com a Memed

O iClinic é integrado com a Memed, a plataforma de prescrição eletrônica com o banco mais atualizado do país. Se você já utiliza a plataforma, consegue importar todos os seus modelos de prescrição salvos para o nosso sistema.

Ao acessar a seção de “Prescrições” no prontuário do iClinic, você terá essa visualização:

prescricao-memed

Os modelos de receita são 100% personalizáveis, e as prescrições podem ficar prontas com apenas 3 cliques. Além disso a própria prescrição Memed salva as posologias usadas em cada medicamento, e alerta caso o médico prescreva um medicamento que o paciente tenha alergia ou caso tenha uma interação medicamentosa.

Dessa forma, garantimos ainda mais praticidade no seu dia a dia com essa integração!

6. Funcionalidades especiais do prontuário

Além dos diferenciais citados acima, também temos outras funcionalidades que facilitam muito a rotina médica, como por exemplo:

  • Compartilhamento de prontuário entre profissionais da saúde cadastrados no iClinic
  • Receituário de controle especial gerados automaticamente em poucos cliques

7. Inserção de “tags” (observações)

No prontuário iClinic você pode adicionar tags no prontuário do paciente, como mostrado na imagem abaixo:

prontuario-eletronico-iclinic

Elas servem para informações pontuais que você quer se lembrar rapidamente, como preferências, alergias, e entre outros.

Imagine a seguinte situação: você é pediatra e atendeu uma criança que comentou que gosta de cachorros, e inclusive tem um. Na próxima consulta, você pode perguntar sobre como está o cachorro dela, criando um relacionamento de confiança, afinal, você mostrou que realmente presta atenção em seus relatos.

Assim, você não se esquece de dados importantes e melhora seu relacionamento com o paciente!

Essas foram as principais vantagens e diferenciais do prontuário eletrônico do iClinic. Quer conhecer essa ferramenta na prática e testar pessoalmente seus benefícios? Faça nosso teste grátis!

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Gostou do conteúdo? Reaja ou comente aqui embaixo o que achou sobre o prontuário eletrônico do iClinic, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.