Capa

tecnologia saúde

Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico

A utilização do prontuário eletrônico na clínica ainda traz diversas dúvidas. Com este artigo você conseguirá analisar tantos as vantagens quanto as desvantagens do seu uso!

Está sem tempo para ler todo o conteúdo? Experimente o áudio a seguir, clicando no play:

O prontuário eletrônico é uma estratégia muito utilizada com o objetivo de otimizar os atendimentos clínicos e melhorar os processos organizacionais existentes. Sua implantação envolve o engajamento de todos e o treinamento dos colaboradores.

Todavia, alguns médicos se preocupam com os impactos dessa mudança tecnológica, uma vez que os recursos financeiros são restritos e quase a sempre a mudança de um arquivo em papel para o prontuário eletrônico requer um planejamento.

Por isso, selecionamos aqui algumas características que envolvem a implantação do prontuário eletrônico em consultórios médicos.

Se preferir, você pode conferir este conteúdo em vídeo:

Vantagens do prontuário eletrônico

1. Segurança dos dados

As vantagens para a implantação do prontuário eletrônico envolvem principalmente a segurança na inserção e na transmissão de dados clínicos do paciente.

As prescrições ilegíveis passíveis de rasura ou extravio serão totalmente eliminadas com o prontuário eletrônico. Além disso, a possibilidade de acessar os dados dos pacientes ou armazená-los na nuvem já despontam com um ponto positivo a ser analisado.

2. Integração de informações

integracao-prontuario

O software fará a integração das informações clínicas dos pacientes, tornando essa ferramenta única para cadastro, agenda online, prescrições e até controle financeiro de consultas.

Isso implica em conhecer as condutas dos outros profissionais e avaliar o paciente de forma integral, tornando as intervenções terapêuticas mais acertadas.

3. Otimização das atividades

A utilização do prontuário eletrônico pode diminuir o tempo gasto para o preenchimento dos formulários e aumentar a atenção médica frente às demandas do paciente. O resultado disso é uma relação entre médico e paciente mais fortalecida, fidelização e satisfação do paciente.

Desvantagens do prontuário eletrônico

1. Investimento

A grande preocupação de muitos profissionais da saúde é com o investimento para se implantar o prontuário eletrônico. Muitos administradores não visualizam os benefícios que a automatização dos processos traz para a gestão da clínica e se atentam apenas ao volume financeiro que será gasto.

Também alegam que necessitarão de muitos funcionários para realizar essa tarefa e que os treinamentos poderão dificultar o andamento da rotina.

Procurar informações e quais sistemas estão disponíveis no mercado é a melhor saída. Existem muitos softwares com assinatura mensal que entregam vários benefícios em um só sistema e não há necessidade de pagar por um pacote de instalação por mais que o dobro do preço.

2. Poucas mudanças

Analisando o perfil de seu consultório, alguns médicos não evidenciam uma grande mudança nos processos organizacionais visto todo o esforço que será destinado à transição para um sistema de prontuário eletrônico online.

Apesar de queixar-se constantemente do grande número de formulários que precisa preencher diariamente, ainda não opta pela informatização pelo hábito e domínio da técnica manual.

Obstáculos a serem enfrentados

A mudança de cultura é um dos paradigmas mais difíceis de serem modificados. Isso porque envolve sensibilização e conscientização por parte dos funcionários sobre a efetividade do software.

Para que o projeto de informatização seja eficiente, é fundamental que os gestores mensurem os benefícios em curto, médio e longo prazo.

Assim, o panorama será favorável e a tendência será uma implantação sem intercorrências ou desagrado para a equipe.

O prontuário eletrônico é uma estratégia gerencial que apresenta vantagens e desvantagens. Se por um lado percebe-se a segurança e a integração dos dados clínicos, por outro são analisados os investimentos e as mudanças na rotina da empresa.

Todavia, o gestor que optar por essa modalidade certamente vai perceber os benefícios gerados com o passar do tempo.

E você, já implantou o prontuário eletrônico no seu consultório? Pesquisar é a principal ferramenta, use um GUIA sobre como escolher prontuário eletrônico e não se esqueça de nada.

Conteúdo VIP: Guia DEFINITIVO para escolher um prontuário eletrônico

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus