O que é AARF e como implementá-lo na sua clínica?

O que é AAFR e como implementá-lo na sua clínica?

Leia em 8 min.

Implementar o AAFR torna seu consultório mais rentável e aumenta a satisfação dos seus pacientes. Confira aqui outras vantagens incríveis e como implementá-lo na prática na sua clínica.

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Infelizmente, a maior parte dos profissionais da saúde que possuem seu próprio consultório ainda não se enxergam como médicos empreendedores. 

Para poder atender pacientes, e ao mesmo tempo administrar um negócio, é preciso ter conhecimentos sobre assuntos que normalmente a vida acadêmica da medicina não aborda, como gestão e marketing médico, por exemplo.

Os médicos que desejam tornar seu consultório uma referência em sua especialidade precisam estar atentos a todos os aspectos do AAFR.

Quer saber o que é AAFR e como implementá-lo na sua rotina? Continue a leitura!

O que é AAFR?

O AAFR é um termo criado para juntar todos os principais objetivos de um médico empreendedor para garantir o sucesso do seu consultório: Atrair, Atender, Fidelizar pacientes e Rentabilizar.

Atraindo mais pacientes, você pode realizar sua verdadeira vocação, que é cuidar das pessoas. Assim, ao atender e investir no processo de fidelização, você consegue tornar seu negócio ainda mais rentável.

Dessa forma, você impede que seu negócio feche por erros simples, e continua exercendo sua profissão da melhor maneira possível. 

Porém, como é possível implementar o AAFR de uma maneira prática e efetiva na sua rotina médica?

A resposta é simples: com a ajuda de um software médico. Um sistema médico de qualidade ajuda em todos esses aspectos, modernizando seu consultório e ajudando na sua jornada para o sucesso.

Confira a seguir quais funcionalidades de um software médico podem ajudar no AAFR.

Atrair

Um software médico na nuvem possui diferenciais que podem ajudar seu negócio a atrair cada vez mais pacientes.

Primeiro, o diferencial de ter um consultório modernizado, que acompanha as inovações tecnológicas, com certeza é algo que será notado pelo público que já frequenta seu estabelecimento.

E com a ajuda de funcionalidades como o agendamento online você facilita o processo de marcação consultas, já que disponibiliza uma agenda 24 horas por dia para seus pacientes marcarem uma consulta sem, necessariamente, ter o contato direto com o consultório.

Segundo a pesquisa da Accenture, “77% dos pacientes julgam importante poder marcar, alterar ou cancelar consultas por internet”.

Acompanhar e entregar o que os seus pacientes desejam é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar, consequentemente ajudando que sua clínica tenha ainda mais sucesso.

Assim, você atrai mais pacientes por conta da praticidade que oferece, e em uma realidade onde se demora cerca de 18 dias para conseguir agendar uma consulta, é uma vantagem que será notada e comentada. 

Além disso, as empresas que realmente são dedicadas a ajudar seus clientes de todas as formas possíveis, possuem serviços que vão muito além do software médico, como uma agência especializada em marketing médico.

Como o iClinic Services, a agência de marketing médico da maior especialista em gestão médica do Brasil, que tem como principal foco facilitar o processo de atração e fidelização de pacientes para os médicos. 

Saiba mais sobre o iClinic Services clicando na imagem abaixo:

iClinic Services: agência de marketing da maior especialista de gestão e marketing médico do Brasil

Atender

A agenda do seu consultório é organizada? Quantos pacientes costumam faltar às consultas?

Atender pacientes com uma agenda confusa, cheia de rasuras e erros como duplicidade de horários, com certeza não facilita muito o processo.

Uma agenda eficiente, como uma agenda médica online que normalmente os softwares médicos oferecem, fornece um visual mais prático e de fácil entendimento, facilitando ainda mais a organização da sua agenda da semana.

Dessa forma, você pode reduzir o tempo de atraso que normalmente os consultórios possuem. 

Afinal, além de oferecer mais organização na agenda, o sistema também pode entregar relatórios automáticos sobre o tempo de duração que cada atendimento e procedimento costuma levar. 

Com isso, você pode otimizar os seus agendamentos, alternando entre aqueles que levam mais e menos tempo, como por exemplo, as primeiras consultas e os retornos.

Além disso, um dos problemas mais comuns de estabelecimentos médicos é uma sala de espera cheia e desorganizada, que além de estressar os pacientes, também dificulta todo o processo de atendimento.

Com um software médico, o tempo que antes as recepcionistas utilizavam apenas para confirmar as consultas do dia, podem ser usados para atividades mais produtivas como gestão da recepção e atendimento dos pacientes que acabaram de chegar. 

Isso acontece com a ajuda do serviço de lembretes e confirmação de consultas por SMS e e-mail de um sistema, que envia automaticamente mensagens para o paciente no dia anterior à consulta, reduzindo a taxa de faltas em até 30%.

Um software médico também permite que você personalize seu prontuário eletrônico, visando tornar seu atendimento ainda mais ágil. 

No iClinic, por exemplo, o prontuário é desenvolvido especialmente para cada especialidade, permitindo que você personalize também de acordo com a sua prática médica. 

O prontuário dos pediatras, por exemplo, já possuem funcionalidades exclusivas como a curva de crescimento, e o médico pode personalizar da forma que achar melhor, de acordo com seu atendimento.

Além do atendimento durante a consulta ser extremamente importante para o processo de retenção dos pacientes, os profissionais da recepção também são essenciais

Dessa forma, ter uma equipe treinada e capacitada irá trazer resultados ainda melhores.

Nesse aspecto, você sabia que existem algumas empresas fornecedoras de software médico que querem de fato ajudar seu consultório na jornada para o sucesso? Elas disponibilizam  vídeos e cursos educativos, como um curso profissionalizante para recepcionistas.

Fidelizar

De acordo com uma pesquisa do Think with Google sobre os brasileiros, “Nós, cidadãos conectados, valorizamos cada vez mais as inovações que trazem mais rapidez, menos custo, mais comodidade e menos fricção.”

Essas inovações, como os softwares médicos, são cada vez mais desejadas pelos pacientes. Afinal, elas trazem mais agilidade e praticidade para a rotina tanto do médico quanto dos pacientes.

Com um sistema médico eficiente, você pode enviar uma cópia autêntica do prontuário do seu paciente sempre que for preciso, já que os dados médicos estão armazenados na nuvem e não instalados no computador do consultório.

Além de ser uma norma exigida pelo CFM, essa acessibilidade facilita a organização da sua rotina, e garante uma segurança maior para seus pacientes, que sabem que podem contar com um médico rápido e efetivo em situações de emergências, por exemplo.

Também, funcionalidades como o e-mail de aniversariante que é enviado automaticamente no dia do aniversário dos seus pacientes, ajudam no objetivo de fidelizar

Nesse ponto, você demonstra para o seu paciente que se recorda de uma data tão importante para ele.

Um software médico também pode ajudar a realizar uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score) com os seus pacientes com um fluxo de e-mail, por exemplo, ajudando a avaliar a satisfação dos seus pacientes e entender o que eles esperam do seu serviço.

É importante lembrar que todos os objetivos do AAFR estão conectados: se você investe no processo de fidelização de pacientes, você aumenta o marketing “boca a boca” e faz com que seus pacientes recomendem seu consultório para outras pessoas. 

De acordo com Jonah Berger, especialista em marketing, o boca a boca é o fator primário por trás de 20% a 50% de todas as decisões de compra. E isso não é diferente com o serviço médico.

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Rentabilizar

Você sabe se a sua clínica está lucrando? Você sabe de onde estão vindo os maiores custos ? Sabe qual convênio te traz mais pacientes?

Embora a área de gestão de finanças seja essencial para o bom funcionamento de qualquer clínica e consultório médico, normalmente é uma das mais negligenciadas quando falamos sobre gestão médica.

Sabemos que atender pacientes e administrar um negócio não é uma tarefa fácil, principalmente quando é preciso avaliar os resultados e entender quais custos podem ser reduzidos.

Porém, com a ajuda de um software médico, você pode ter essas respostas em poucos cliques, com relatórios e gráficos automáticos que auxiliam inclusive, a descobrir qual é o convênio mais rentável para seu consultório.

Isso acontece por conta da centralização de dados que o sistema oferece. Essa integração permite que relatórios precisos sejam disponibilizados a qualquer momento, bastando que você utilize o sistema e adicione as informações com recorrência.

Ter um bom controle financeiro é fundamental para tornar seu consultório mais rentável, porque apenas assim é possível encontrar gargalos e verificar quais investimentos estão trazendo retorno.

Agora que você sabe como implementar o AAFR, confira a seguir quais são seus 5 principais benefícios. Boa leitura!

5 vantagens de implementar o AAFR na sua clínica 

O foco no AAFR pode auxiliar diversas áreas do seu consultório, principalmente com a ajuda de um serviço de qualidade, como um software médico.

Se o seu objetivo é se tornar uma verdadeira referência em sua especialidade médica, continue a leitura e descubra quais são as 5 principais vantagens dessa implementação:

1. Ganhe um diferencial em relação aos seus concorrentes

Você sabia que a população médica cresce mais estatisticamente que a população geral no Brasil?

A demografia médica de 2015 mostra que de 2000 para 2010, a população médica cresceu 24,95%, enquanto o aumento populacional geral foi apenas de 12,48%.

Em um mercado tão concorrido como a área da saúde, saber se destacar é um diferencial extremamente importante

Pensando nisso, saber acompanhar as inovações e desejos dos seus pacientes é essencial. E foi com base nos principais objetivos de todo médico empreendedor que o AAFR foi criado.

Uma boa parte dos profissionais da saúde que possuem seu próprio estabelecimento médico focam apenas em atender pacientes, deixando de lado estratégias de fidelização e atração, por exemplo.

A partir do momento que você implementa o AAFR na sua rotina, já é um grande passo para se diferenciar dos seus concorrentes. 

2. Tenha estratégias focadas em todos os objetivos

Você tem planos de ação focados em cada objetivo do AAFR, ou também está apenas atendendo pacientes?

Exercer a profissão médica e administrar um negócio não é uma tarefa simples, principalmente com um dia a dia tão agitado que um consultório médico costuma ter.

Porém, com a implementação do AAFR no seu negócio, você poderá ter estratégias focadas em todos os objetivos que um médico empreendedor precisa ter em mente: Atrair, Atender, Fidelizar e Rentabilizar

Contar com uma empresa dedicada a te ajudar nessa jornada também é uma ótima vantagem, pois você concentra, em uma única ferramenta, tudo o que precisa para alcançar esses objetivos. 

Inclusive, observe se essa empresa oferece materiais educativos para te ajudar ainda mais, como um vídeo com dicas incríveis de gestão em saúde, por exemplo:

3. Facilite processos

Como vimos mais acima no artigo, as funcionalidades de um software médico otimizam diversos processos repetitivos que antes eram feitos manualmente, como o agendamento e confirmação de consultas.

Mesmo relatórios financeiros que antes precisavam tomar um tempo considerável do seu dia, agora são produzidos com poucos cliques, inclusive trazendo dados mais precisos.

Ficar preso a um sistema ineficiente, ou até mesmo aos documentos em papel que não oferecem nenhuma segurança, significa ficar no passado, e sabemos que a medicina está em constante evolução, assim como seus profissionais.

4. Aumente a satisfação dos seus pacientes

Normalmente, os pacientes só possuem contato com o médico durante o momento da consulta, e a pesquisa iClinic mostra que o paciente costuma passar 66% de seu tempo na sala de espera.

Pensando nesse cenário tão comum nas clínicas e consultórios médicos, oferecer um atendimento diferenciado, e entregar a melhor experiência possível, pode resultar em uma relação duradoura com seus pacientes.

Com a ajuda de um software médico e o foco no AAFR, fidelizar seus pacientes se torna um processo muito mais fácil.

Como vimos durante o artigo, a organização e otimização de processos que um bom sistema médico oferece pode diminuir o tempo de atraso durante as consultas e possui diversas funcionalidades voltadas para a construção de um atendimento humanizado

A pesquisa da Accenture sobre atendimento digital mostra que o uso de ferramentas como um software “é uma oportunidade para médicos de aumentar o nível de transparência, e melhorar as comunicações com os pacientes”.

5. Aumente sua renda financeira

Você sabia que os profissionais que investem em marketing médico possuem uma renda 48,6% superior considerando aqueles que não investem?

Sabemos que estabilidade é um ponto fundamental para qualquer negócio, e aumentar a renda significa ter mais oportunidades para melhorar o ambiente do seu consultório e conseguir ampliar ainda mais seu serviço.

Usando as estratégias do AAFR e contando com uma ferramenta que fornece uma gestão de finanças excelente, e ainda auxilia no marketing médico, fica fácil tornar sua rotina mais rentável.

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O que achou do AAFR e suas vantagens? Conhece mais alguém que precisa começar a implementá-lo no seu negócio? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.