Reduza até 30% das faltas dos seus pacientes ao confirmar a consulta por SMS

Reduza até 30% das faltas dos seus pacientes ao confirmar a consulta por SMS

Felipe Lourenço Marketing Médico Leave a Comment

Leia em 5 min.

Última atualização em 06/07/2021 por Yasmim Mayumi

Reduzir faltas de pacientes é um objetivo comum das clínicas. Eles faltam por diversos motivos à suas consultas os profissionais da saúde sem saber o que fazer.

O paciente não comparece à consulta, não avisa e nem dá sinal de vida. E o horário que você poderia encaixar outro paciente e realizar uma consulta ou procedimento fica ocioso.

Logo, você perde tempo e dinheiro.

E não é só você que sofre com o problema de absenteísmo dos pacientes. Só nos Estados Unidos, o sistema de saúde perde cerca de US$ 150 bilhões por ano somente com os pacientes que não aparecem nas consultas.

Imagine que o valor da sua consulta seja R$90,00. Se pelo menos 2 pacientes faltam por semana, isso representará no final do mês uma perda de R$720,00.

Se você resgatar no mínimo uma destas consultas com encaixes de pacientes que disseram que não estariam presentes no horário marcado por semana, no final do mês você reduz em 50% a sua perda por faltas.

reduzir faltas de pacientes

Um primeiro passo para evitar este tipo de incômodo é conhecer as principais razões por quais os pacientes não comparecem às suas consultas. Isso é um grande pesadelo para todos os profissionais de saúde e aprofundamos mais essa discussão em nosso blog no artigo 6 Razões pelas quais os pacientes faltam às consultas.

Mas então como eu posso reduzir as faltas no meu consultório? Veja aqui.

Uma prática muito comum para evitar este problema é a tarefa de lembrar os pacientes de suas consultas. Algo comum, que já é realizado há muito tempo em clínicas e consultórios.

Na maioria das vezes essa confirmação é realizada via telefone pela secretária, que no dia anterior à consulta liga para todos os pacientes agendados, lembrando-os do compromisso e pedindo confirmação da consulta.

Entretanto, apesar de se provar efetiva, esta é uma tarefa que toma muito tempo das recepcionistas e que envolve altos custos com telefonia, tendo em vista que na grande parte das vezes a ligação é feita para o celular do paciente – isso quando eles atendem.

Uma ligação custa, em média, R$1,80 no Brasil – e está entre as mais caras do mundo segundo a UIT.

As secretárias ficam muito atarefadas e estressadas, os pacientes na sala de espera ficam inquietos e assistem toda à confusão e o profissional de saúde perde um horário valioso em seu dia de trabalho. Novamente, você perde mais tempo e mais dinheiro.

Como melhorar este processo reduzindo custos e não sobrecarregando sua equipe?

A melhor opção é a automatização do envio destes avisos via mensagens SMS.

Este serviço tem um custo baixo e, por ser automatizado, não toma nem 1 minuto da atenção e tempo das recepcionistas, que agora podem ficar mais livres para atender com calma os pacientes que estão na sala de espera, marcar novas consultas e outras tarefas.

Aliás, essa é a tática mais efetiva para confirmar consultas, segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Foram comparados o envio de mensagens automatizadas de SMS, e-mails, ligações telefônicas e até mesmo a ausência de um lembrete.

Segundo a pesquisa, após confirmar consulta por SMS, apenas 4% dos pacientes não compareciam ao consultório. Já entre os pacientes que recebiam a ligação telefônica da secretária, 9,4% faltavam. E, dos pacientes que não eram lembrados da consulta, 10,5% faltavam.

Ou seja, nesse caso, confirmar a consulta pelo telefone e não confirmar quase não faz diferença para o comparecimento dos pacientes.

confirmação de consultas por sms

Esses dados mostram que a confirmação por SMS é muito mais eficaz, tanto para a organização do dia a dia do consultório, quanto para garantir a presença dos pacientes.

Além da tranquilidade no dia a dia do consultório, o aviso SMS proporciona:

Garantia de entrega

Atualmente qualquer paciente possui telefone celular e o carrega consigo em qualquer lugar que esteja.

O envio de mensagens diminui probabilidade de ligar e não ser atendido ou de cair na caixa postal, pois nesse último caso, o SMS será entregue assim que restabelecido o sinal.

Prática menos invasiva

Uma ligação pode acabar perturbando o paciente em uma hora em que esteja ocupado e não pode atender. Já as mensagens SMS chegam na caixa de entrada e o paciente pode visualiza-la quando lhe for mais conveniente.

Baixo custo

O preço de uma mensagem SMS é muito menor que as tarifas de ligação, principalmente se tratando de interurbanos e chamadas para celular.

Envio automatizado

O disparo das mensagens pode ser automatizado, evitando que alguém de sua equipe perca tempo realizando esta tarefa diariamente e possibilitando que foque em outras atividades mais importantes.

Hoje já existem sistemas para computador de envio de SMS para celular, porém são pouco integrados e muito complexos.

Utilizando o software para clínicas e consultórios iClinic, através do sistema para alertas de consultas via SMS, você é capaz de enviar os lembretes em horários pré-programados e, além disso, também pode personalizar o texto enviado, de modo a tornar a mensagem mais pessoal e aumentar a aceitação.

Nossos clientes constatam, em média, 32% de redução no número de pacientes que faltam às consultas.

E além da redução de faltas, o consultório vivencia um aumento no número de encaixes, o que otimiza a agenda do médico e reflete em maior satisfação por parte dos pacientes – que são atendidos antes do previsto – e maior ganho financeiro para o consultório.

Veja abaixo como você pode fazer isso no iClinic de forma simples e rápida:

reduzir ausência de pacientes

Confirmação do agendamento

Outra ferramenta do sistema iClinic é possibilidade do paciente responder o SMS confirmando ou cancelando a consulta.*

Para receber a resposta basta inserir a pergunta no texto da mensagem de SMS, como por exemplo “Amanhã você tem uma consulta com a Dra. Maria Silva às 14h. Responda SIM ou NÃO para confirmar”.

O sistema reconhece as seguintes palavras: SIM, NÃO, OK, CANCELAR ou CONFIRMAR.

Quando o paciente responde a mensagem, independente de qual seja, o sistema se atualiza automaticamente e edita o horário dele na agenda do profissional.

Ou seja, se o paciente confirma a consulta, no horário dele aparecerá um ícone “consulta confirmada”.

reduza faltas de pacientes com confirmação de consultas

Além da redução do número de faltas, o iClinic oferece muitos outros benefícios aos profissionais de saúde e sua equipe, organizando de forma inteligente e incrivelmente simples.

Experimente gratuitamente e teste todas as funcionalidades:

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*Essa opção está disponível para o plano PRO.


Sobre o autor

Felipe Lourenço

Fundador e CEO da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina. Graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado europeu e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.