O impacto do marketing na área da saúde

O impacto do marketing na área da saúde

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Pesquisa da Livance aponta como o marketing pode alavancar o número de pacientes do seu consultório

Muitos profissionais da saúde que desejam abrir seu próprio consultório possuem o grande receio de não conseguir atrair pacientes suficientes para manter o negócio funcionando. 

Por isso, muitos recorrem a ações de marketing, seja através de uma agência especializada, ou realizando de maneira autônoma com a ajuda de materiais educativos, vídeos e cursos.

Porém, muitos médicos acreditam que investir em ações de marketing só trará descrédito a sua profissão, transformando-a em algo mercantilista, ou até num simples comércio. 

Para tentar mostrar de forma prática este cenário, realizamos uma pesquisa com mais de 100 membros da Livance no mês de agosto. Confira a seguir, importantes insumos que farão você repensar na maneira como lida com o marketing na área da saúde. Boa leitura!

Os profissionais da saúde possuem estratégia de marketing? De acordo com a pesquisa da Livance, 62% de seus membros ainda não realizaram nenhuma ação de marketing desde que começaram a atuar em consultório particular.  

41% dos respondentes apontam que a falta de conhecimento é o grande impeditivo para começar alguma ação, outros 30% têm medo de que alguma ação de marketing possa infringir as regras do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Conselho Federal de Medicina(CFM), ou dar um aspecto mercantilista a profissão. 

A falta de tempo, os custos de uma ação, a timidez e a falta de um diferencial são outras questões mencionadas como respostas.

Outro ponto que merece destaque é que dentre os membros da Livance que fizeram alguma ação de marketing, 71% mantiveram alguma estratégia ativa por apenas um mês, e isso é um tempo que não permite nenhuma conclusão ou aprendizado sobre o que foi feito.

Quais ações de marketing os profissionais realizam?

74% dos respondentes da pesquisa procuram fazer ações de marketing no Instagram, a rede social que mais cresce no mundo atualmente. 

Apesar de ser a favorita entre os médicos, o Instagram para clínicas é completamente associado às imagens e possui uma segmentação pouco assertiva, de maneira que poderá entregar os anúncios para um público que possui baixa afinidade com sua especialidade, fazendo com que seu investimento não tenha o resultado esperado.

27% disseram fazer ações no Google comprando palavras chave, e cruzando estes dados com o volume de atendimento na Livance. Notamos que quem atua com o Google Ads na clínica tem uma média de atendimento mensal 110% maior comparado a quem faz apenas o uso do Instagram

Isso acontece pois trata-se de uma mídia de intenção onde seu investimento será só consumido por um público que está buscando algo relacionado a sua especialidade, evitando dispersão ou a vinda de tráfego desqualificado.

Chama atenção também o fato de apenas 14% da base fazer alguma ação em sites de agendamento online ou sites de buscas médicas. Com 16 milhões de visitantes ao mês procurando por serviços na área da saúde, o canal tem potencial para atrair um grande volume de pacientes, quando bem utilizado. 

Tornar-se referência na sua especialidade, respondendo as dúvidas e gerando conteúdo é vital para melhorar seu posicionamento e ter mais visibilidade.

A pesquisa mostra que 70% dos médicos que realizaram alguma ação de marketing investiram um valor inferior a 500 reais por mês. 

Este valor está muito relacionado às ações no Instagram que podem ser feitas de maneira fracionada, ainda que haja dispersão como explicado anteriormente, porém, é possível investir essa quantia em outros canais, como o Google e obter resultados significativos. 

Por se tratar de palavras geralmente específicas e de baixa concorrência, o custo por clique costuma ser baixo, trazendo um grande volume de pacientes qualificados através do Google Ads.

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De acordo com a base da Livance, os 50 profissionais com maior número de consultas nos últimos 15 meses, cresceram o volume de horas mensais de atendimento em 123%.

Além das estratégias de marketing utilizadas pelos profissionais, não podemos deixar de lado o fato de que os médicos na Livance possuem um network incrível que permite uma indicação eficiente de pacientes através de outros profissionais. 

Para obter um consultório de sucesso, não basta oferecer um excelente atendimento médico, também é preciso empenho e dedicação na hora de realizar a divulgação do seu consultório.

Os números são claros: Marketing é uma estratégia importante

No fim das contas você deve estar se perguntando quanto de fato o investimento em marketing afeta meu consultório? 

Pensando nisso, a Livance fez uma comparação entre o volume mensal de atendimento de quem faz ações de comunicação e quem ainda não realiza nenhum, e os resultados são contundentes:

Os médicos, que realizam alguma ação de marketing, possuem um volume de atendimento 3 vezes maior, comparado a quem não faz nada. Além disso, 8 dos 10 profissionais que mais atendem na Livance tem ações contínuas de marketing como forma de divulgar seu consultório.

O objetivo da pesquisa da Livance foi mostrar que é possível realizar um ótimo marketing médico sem infringir as normas do CFM, ou tornar seu atendimento médico em um produto.

Inclusive, investir em ações de marketing são ótimas oportunidades de atrair e fidelizar mais pacientes, bem como oferecer um serviço de excelência para mais pessoas.  

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Sobre o autor

Brunno Garcia Sanches Feola

Diretor de marketing da Livance, com mais 14 anos de experiência, pioneiro no marketing crossmedia no país. Responsável pela operação de marketing e comunicação de alguma das principais Startups digitais do país: Catho, OLX, HomeRefill, Lua.net.