6 passos para criar um anúncio no Google Ads para médicos

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Principais tópicos

Para médicos e clínicas que desejam expandir seu alcance, o Google Ads é uma ferramenta inestimável. Com a possibilidade de direcionar anúncios para públicos específicos, o Google Ads tem o potencial de aumentar significativamente a visibilidade online e atrair novos pacientes.

No mundo digital atual, não basta apenas ser um excelente profissional da saúde – também é preciso saber como promover os seus serviços. 

Para isso, uma estratégia de marketing digital eficiente é indispensável e, dentre as várias ferramentas disponíveis, o Google Ads tem se destacado.

Imagine ser capaz de colocar os serviços da sua clínica ou consultório diretamente na frente de potenciais pacientes quando eles estão procurando exatamente pelo que você oferece. 

Essa é a promessa do Google Ads para médicos. Se bem feito, pode ser um meio eficaz de atrair novos pacientes e aumentar a visibilidade da sua prática médica online.

De acordo com um relatório de 2022 da WordStream, 64% das pessoas clicam em um anúncio do Google quando procuram por serviços profissionais, incluindo serviços médicos. 

Isso ressalta o poder do Google Ads como uma ferramenta para alcançar potenciais pacientes. No entanto, para maximizar os benefícios dessa ferramenta, é necessário saber usá-la corretamente.

E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Apresentaremos um passo a passo de como criar um anúncio no Google Ads para médicos. Esses passos servirão como um mini curso de Google Ads para médicos, que facilitará a sua jornada nesse universo digital e a tomada de decisões estratégicas para alavancar a sua clínica ou consultório.

Portanto, se você está buscando uma maneira eficiente de aumentar a visibilidade da sua prática médica na internet, fique conosco e continue a leitura!

O que é o Google Ads?

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Google Ads é uma plataforma de publicidade online oferecida pelo Google. Essa ferramenta possibilita a criação e exibição de anúncios nas páginas de resultados de busca do Google e em sua extensa rede de sites parceiros. 

O Google Ads é vital no mundo do marketing digital, principalmente quando consideramos que 93% de todas as experiências online começam com um motor de busca, segundo a Search Engine Journal.

Quando alguém pesquisa algo como “clínica médica perto de mim” ou “melhor dermatologista na minha região”, é possível que seu anúncio seja exibido, desde que sejam usadas as palavras-chave corretas em sua campanha do Google Ads. 

Por isso, essa é uma maneira eficaz de atingir pessoas que estão ativamente buscando o tipo de serviço que sua clínica oferece.

Assim como os anúncios no Instagram e em outras redes sociais, o Google Ads é uma ferramenta indispensável para direcionar seus serviços para o público certo, aumentando a visibilidade do seu consultório ou clínica médica no ambiente digital.

Vantagens do Google Ads para médicos

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O Google Ads oferece várias vantagens que podem contribuir significativamente para o crescimento e a visibilidade de uma clínica ou consultório médico. 

Vamos explorar alguns desses benefícios:

Alcance amplo de pacientes

O Google, o Youtube e as redes sociais são as principais vitrines para alcançar pacientes que ainda não conhecem a sua clínica. 

Por meio do Google Ads, é possível criar anúncios pagos que serão exibidos para um público amplo e diversificado. Isso pode ser especialmente útil durante momentos de expansão, quando o objetivo é atrair um número maior de pacientes. 

Complementando a estratégia de SEO com o Google Ads, você poderá atingir ainda mais pessoas, aumentando a exposição da sua clínica e maximizando as chances de captar novos pacientes.

Maior possibilidade de atrair novos pacientes

Ferramentas de marketing digital como o Google Ads permitem que você atinja um público que já está buscando ativamente os serviços que a sua clínica oferece. 

Por exemplo, se alguém procurar “cardiologista em São Paulo” e você tiver um anúncio direcionado para essa busca, há uma grande chance de que essa pessoa clique no seu anúncio. 

Isso significa que você estará atraindo pacientes potenciais que já estão interessados no tipo de cuidado médico que você fornece. 

Segmentação precisa

Métodos de marketing mais tradicionais, como propagandas na televisão, anúncios em revistas locais e outdoors, costumam ter um alcance amplo, porém pouco específico. 

Isso significa que, embora possam atingir um grande número de pessoas, elas não necessariamente alcançam o público-alvo ideal para a sua clínica médica. 

Você pode estar investindo recursos para alcançar pessoas que não têm necessidade ou interesse em seus serviços médicos no momento.

Essa situação muda radicalmente com o uso do Google Ads. Esta ferramenta de marketing digital permite uma segmentação de público muito mais precisa. Ela direciona seus anúncios para pessoas com base em suas buscas recentes, localização e outros fatores relevantes. 

Dessa forma, a chance de seu anúncio ser exibido para alguém realmente interessado em seus serviços é muito maior. 

Portanto, o Google Ads minimiza o grau de tentativa e erro inerente a outras estratégias de marketing, maximizando a eficiência do seu investimento.

Resultados mensuráveis

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Diferentemente das estratégias de marketing tradicionais, que muitas vezes deixam incertezas quanto à eficácia real de uma campanha, o marketing digital fornece uma gama de métricas que podem ajudar a avaliar o sucesso de suas ações.

O Google Ads, especificamente, oferece métricas como custo por clique (CPC), taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI). Além disso, você pode monitorar quais palavras-chave geram mais tráfego e quais anúncios levam a maior número de conversões.

Essas informações são essenciais para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado em suas campanhas. 

Com esses dados em mãos, você pode refinar suas estratégias, tornando suas campanhas mais eficientes e, consequentemente, aumentando o retorno sobre o investimento de suas ações de marketing. 

Controle do orçamento

Um dos grandes benefícios do Google Ads é a flexibilidade que oferece em relação ao orçamento. 

Com essa ferramenta, você pode definir um limite de gastos diários para suas campanhas e ajustá-lo a qualquer momento conforme suas necessidades. Isso significa que você não corre o risco de gastar mais do que planejou em suas campanhas de publicidade.

Além disso, você tem a opção de pausar e reiniciar suas campanhas sempre que achar conveniente. Isso é útil principalmente se, por exemplo, você perceber um fluxo maior de pacientes e precisar ajustar suas campanhas para evitar gastos desnecessários.

Juntamente com a opção de automatizar seus anúncios de acordo com horários específicos e padrões de comportamento dos usuários, essas funcionalidades permitem um controle preciso do investimento em anúncios. 

Assim, o gestor de tráfego, em colaboração com os administradores/proprietários da clínica, pode gerenciar de maneira eficiente o orçamento destinado ao marketing digital.

3 Principais tipos de campanhas para médicos

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A primeira coisa que você deve saber sobre o Google Ads para clínica é quais são os recursos disponíveis para anunciar. Assim, é possível investir com mais exatidão, atingindo os pacientes certos e otimizando os resultados.

Os principais tipos de campanha que podem ser feitas são:

  • rede de pesquisa;
  • rede de display;
  • YouTube Ads.

Que tal conferir cada um deles em mais detalhes?

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é baseada nos resultados de busca do próprio Google e de sites parceiros, como o UOL. Esses anúncios geralmente são exibidos nas quatro primeiras posições por meio das palavras-chaves.

Aqui, o conteúdo é exibido para as pessoas interessadas, que estão buscando informações específicas. 

Vamos supor que você é um pediatra especialista em doenças pulmonares infantis e tem um blog destinado a publicação de conteúdos sobre este assunto. A mãe que está buscando informações a respeito de uma pneumonia facilmente vai encontrar seu conteúdo caso você invista no Ads.

Rede de Display

A Rede de Display do Google são os anúncios apresentados no formato de banners ou gráficos, relacionados às suas últimas pesquisas. 

Por exemplo, se você pesquisou sobre um produto de beleza, possivelmente encontrará um display de propaganda do assunto no próximo acesso a um site aleatório.

O seu funcionamento é um pouco mais complexo, já que é composta por diversos sites dos mais variados segmentos. 

Ou seja, ao investir nesse espaço, você alcança uma maior quantidade de usuários. No entanto, os interesses podem não ser especificamente no segmento de atuação.

YouTube

Atualmente, o Youtube assume uma postura de mecanismo de busca. As pessoas não procuram apenas por entretenimento, mas também por vídeos informativos, dicas, soluções, tutoriais, entre outros.

Ao optar por esse recurso, você pode inserir um anúncio em vídeo sobre sua clínica antes da exibição de um determinado conteúdo escolhido pelo usuário.

Como definir metas claras para suas campanhas no Google Ads?

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Uma das chaves para uma campanha de Google Ads bem-sucedida é a definição clara de metas. Sem objetivos bem definidos, é quase impossível medir o sucesso de sua campanha e fazer os ajustes necessários. 

Seja a meta relacionada a conversões, cliques, engajamento ou alcance, é crucial ter um entendimento claro do que você espera alcançar.

É comum que as metas definidas possam se tornar confusas devido à falta de especificidade ou à tentativa de atingir muitos objetivos de uma só vez. 

Para evitar cair nesse tipo de armadilha, uma das formas é usar a metodologia SMART para a definição de metas. A metodologia vem do acrônimo em inglês, que parte do princípio de que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporizáveis).

  1. Específicas: seja o mais específico possível sobre o que você quer alcançar. Por exemplo, em vez de dizer “quero mais pacientes”, tente “quero aumentar as consultas de novos pacientes em 20%”.
  2. Mensuráveis: defina metas que possam ser medidas, como uma determinada taxa de cliques ou um número específico de conversões;
  3. Alcançáveis: as metas devem ser realistas e possíveis de serem alcançadas com os recursos disponíveis;
  4. Relevantes: as metas devem estar alinhadas com a visão geral e os objetivos do seu negócio; 
  5. Temporizáveis: defina um prazo para alcançar suas metas. Isso ajuda a manter a motivação e permite que você avalie seu progresso ao longo do tempo.

Passo a passo para criar um anúncio no Google Ads para médicos

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Agora que você conferiu um panorama geral sobre o uso do Google Ads para a clínica, entenda como criar uma campanha por meio de 6 passos!

  • Crie uma conta no Google Ads por meio do Gmail;
  • Crie e dê um nome para a primeira campanha selecionando “apenas rede de pesquisa” na opção “+campanha”;
  • Clique em “pesquisa avançada” para definir em qual local o anúncio vai aparecer;
  • Estabeleça quanto vai pagar por clique e qual será o orçamento da sua campanha;
  • Preencha as extensões do anúncio com informação da clínica, como endereço e telefone e marque a opção SiteLinks para adicionar outros buscadores na campanha;
  • Crie grupos de anúncios utilizando um conjunto de palavras-chaves que estabeleçam relações entre si.

As campanhas de display tem um processo de criação bastante parecido. Por exemplo, na opção “+campanha” basta selecionar “Apenas Rede de Display”. 

Aqui, é possível estabelecer um objetivo de marketing para a campanha e selecionar alguma das opções pré-definidas, como:

  • visualização dos anúncios;
  • engajamento com o conteúdo;
  • interação com o site a partir de ações como a assinatura de uma newsletter.

Você também pode segmentar o público-alvo por meio das opções “afinidade” ou “afinidade personalizada”. 

Ao optar pelo público-alvo por afinidade, você pode alcançar os pacientes baseados nos interesses pessoais a ainda focar em um tema específico. 

Como exemplificamos anteriormente, se você for especialista em doenças pulmonares, é possível atingir quem está buscando por essas informações.

Na opção “afinidade personalizada” é possível fazer uma descrição sobre o público-alvo. Ou seja, além de selecionar as opções que se enquadram nos pacientes que você está buscando, é viável escrever o que se espera desse público.

Já no YouTube, é preciso produzir um vídeo para ser veiculado como anúncio. O conteúdo deve ser postado no canal da clínica, para que possa ser selecionado na hora que você criar os anúncios de divulgação do seu canal.

Após seguir esses passos, basta mandar o anúncio para a revisão. Se aprovado, a sua campanha vai ao ar. Não esqueça de acompanhar as métricas conforme citamos ao longo deste material para adequar seu orçamento conforme os resultados.

Otimizando a estratégia de palavras-chave no Google Ads para médicos

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As palavras-chave são os termos que os potenciais pacientes inserem na barra de pesquisa do Google ao procurar um serviço ou produto. 

Para determinar quais palavras-chave são mais relevantes para a sua clínica, é essencial pensar como o seu potencial cliente e se perguntar: o que eles pesquisariam para encontrar o que estão procurando?

Ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Ubersuggest podem ser úteis para descobrir quais termos as pessoas estão usando nas suas pesquisas. 

No entanto, tão importante quanto saber quais palavras-chave usar é saber quais palavras-chave evitar. Essas são as chamadas “palavras-chave negativas”. 

Por exemplo, se você é um dermatologista e não atende a casos de acne, pode querer excluir a palavra “acne” das suas palavras-chave para evitar cliques irrelevantes que podem custar dinheiro e prejudicar a eficácia das suas campanhas.

Para negócios locais como clínicas médicas, as melhores palavras-chave geralmente são aquelas que indicam a localização, como “clínica médica no bairro Liberdade” ou “dermatologista que atende na Vila Madalena”. 

Essas palavras-chave ajudam a atrair pacientes que estão procurando serviços médicos em uma área geográfica específica.

Melhores práticas para a segmentação geográfica no Google Ads

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Em negócios com atendimento presencial, como a grande maioria das clínicas e consultórios médicos – com exceções a clínicas que atendem via Telemedicina – a segmentação geográfica no Google Ads é importante. 

Afinal, os anúncios devem ser direcionados, prioritariamente, para pessoas que estão geograficamente próximas à clínica. A adequada segmentação geográfica também envolve o entendimento profundo do público-alvo da clínica. 

Por exemplo, uma clínica com padrões e custos mais elevados pode preferir excluir áreas da cidade que estão muito distantes ou que não possuem público para esse tipo de serviço. 

No caso de clínicas dermatológicas, que geralmente atraem pessoas com maior poder aquisitivo, por exemplo, a segmentação dos anúncios pode se concentrar em bairros mais nobres.

Segue uma lista com cinco boas práticas para a segmentação geográfica no Google Ads:

  1. Conheça seu público-alvo: entenda quem são seus pacientes ideais e onde eles moram;
  2. Use a segmentação por raio: configure seus anúncios para aparecerem apenas para pessoas dentro de um determinado raio de distância de sua clínica;
  3. Considere o comportamento de localização: além de onde as pessoas estão, considere onde elas costumam ir ou mostrar interesse;
  4. Exclua áreas não relevantes: evite gastar dinheiro exibindo anúncios para pessoas em áreas que não são relevantes para o seu negócio;
  5. Avalie e ajuste regularmente: monitore o desempenho de sua segmentação geográfica e faça ajustes conforme necessário.

Estratégias de remarketing no Google Ads para médicos

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que visa reengajar pessoas que já interagiram com o seu negócio de alguma forma. 

Um exemplo prático seria uma clínica dermatológica que exibe anúncios de um novo tratamento estético para pacientes que visitaram seu site procurando por tratamentos semelhantes.

Existem vários tipos de remarketing que podem ser utilizados para alcançar diferentes públicos. Alguns exemplos incluem:

  • Pacientes antigos: para os pacientes que já visitaram sua clínica, você pode exibir anúncios de um novo serviço ou procedimento. Por exemplo, uma clínica ortopédica pode usar o remarketing para anunciar um novo serviço de fisioterapia;
  • Visitantes do site: para os usuários que visitaram o seu site mas não marcaram uma consulta, você pode usar o remarketing para lembrá-los dos seus serviços e incentivá-los a agendar uma consulta;
  • Visualizadores de anúncios: se alguém viu um de seus anúncios mas não tomou nenhuma ação, o remarketing pode ser usado para mostrar a eles um anúncio diferente, que realmente atraia a sua atenção.

Como realizar testes A/B no Google Ads para médicos?

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Os testes A/B são testes que envolvem a comparação de duas versões de um anúncio para ver qual delas tem melhor desempenho. 

Essa prática é uma excelente prática para otimizar as campanhas, pois ajuda a entender quais elementos do anúncio são mais atraentes e eficazes para o seu público-alvo. 

Embora possa parecer um investimento inicial sem retorno, os testes A/B reduzem a possibilidade de perder dinheiro com anúncios ineficazes ou mal segmentados.

Passo a passo para a realização de testes A/B no Google Ads:

  1. Crie duas variantes do mesmo anúncio: modifique um elemento do anúncio em cada versão (como o título, a descrição ou a imagem);
  2. Defina o seu público-alvo: certifique-se de que ambas as variantes estão sendo exibidas para o mesmo público;
  3. Configure o Google Ads para rodar as duas versões: repita as configurações dos anúncios para que ambos sejam iguais e tenham a mesma chance de serem exibidos;
  4. Analise os resultados: após um período determinado, analise os resultados para ver qual anúncio teve melhor desempenho;
  5. Implemente as mudanças: use os resultados para melhorar e otimizar suas futuras campanhas.

A importância da conversão do anúncio no Google Ads

Embora a conversão não seja o único objetivo de uma campanha de anúncio no Google Ads, ela é uma métrica que tem um impacto direto no retorno sobre o investimento da campanha. 

A taxa de conversão é uma representação direta da eficácia do anúncio em alcançar o seu objetivo, que normalmente está relacionado a um aumento do faturamento, pois indica uma “venda” de um produto ou serviço.

Além disso, é importante lembrar que nem todas as campanhas no Google Ads são voltadas exclusivamente para a conversão. 

Algumas podem ter como objetivo aumentar o conhecimento sobre os serviços oferecidos pela clínica, fortalecer a marca ou engajar uma comunidade específica. 

No entanto, mesmo em campanhas com esses objetivos, é fundamental monitorar e otimizar a taxa de conversão para garantir o máximo de eficácia.

Métricas para avaliar os resultados das suas campanhas

De nada adianta fazer investimentos sem avaliar resultados, concorda? O Google Ads sabe muito bem disso. Exatamente por esse motivo, ele expressa alguns resultados na própria plataforma e permite que o investidor realize mudanças para otimizar os recursos. Entenda:

  • Desempenho de anúncios: essa opção permite ver a quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio;
  • Teste de anúncios: permite testar e alterar a campanha conforme os resultados;
  • Controle de orçamento: habilita o usuário a encerrar as campanhas antecipadamente sem taxas e ajustar o orçamento conforme o desempenho dos anúncios.

Outras métricas que podem e devem ser utilizadas são:

  • Taxa de cliques, que avaliam o desempenho da palavra-chave escolhida para o conteúdo;
  • Custo por clique, que determina o quanto custa cada clique no anúncio veiculado;
  • Índice de qualidade, que avalia de maneira completa a qualidade do anúncio e da palavra-chave;
  • Taxa de conversão, que revela quantas pessoas visitaram seu site a partir do anúncio;
  • Retorno do investimento, que mostra de maneira realista os efeitos da campanha do Google Ads para a sua clínica.

Tendências recentes no Google Ads para médicos

O mundo do Google Ads está sempre evoluindo, e as clínicas médicas precisam estar atualizadas com as últimas tendências para manter suas campanhas competitivas. 

Uma tendência, por exemplo, é o uso crescente de automação e inteligência artificial para otimizar anúncios. 

As rotinas automatizadas podem economizar tempo valioso, enquanto a inteligência artificial ajuda a aprimorar a eficácia dos anúncios, por exemplo, através de testes A/B automatizados. 

Como evitar erros comuns no Google Ads?

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Ao se trabalhar com plataformas de tráfego pago como o Google Ads, existem alguns erros comuns que podem levar a resultados ruins e, em alguns casos, prejuízos significativos. 

Alguns desses erros incluem a escolha inadequada de palavras-chave, segmentação geográfica imprecisa, falta de acompanhamento e análise de métricas e a ausência de testes regulares de desempenho de anúncio. 

Estes equívocos, muitas vezes, ocorrem por falta de experiência ou conhecimento sobre a plataforma e suas funcionalidades, e podem resultar em desperdício de recursos, diminuição do alcance da campanha e uma menor taxa de conversão.

Por isso, o iClinic desenvolveu um eBook gratuito que pode ajudar a evitar esses erros e aprimorar suas campanhas no Google Ads. 

Este eBook oferece uma visão abrangente sobre a utilização eficaz do Google Ads para clínicas e consultórios, abordando desde a escolha de palavras-chave até a análise de desempenho e otimização de campanhas. 

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Conclusão

No contexto atual, onde a presença digital é tão importante, o uso estratégico do Google Ads para médicos é uma ferramenta poderosa para alavancar a visibilidade e atração de pacientes para clínicas e consultórios. 

Através de uma segmentação precisa, controle de orçamento, remarketing, testes A/B e monitoramento constante de métricas, é possível otimizar a estratégia de marketing e garantir resultados mensuráveis e sustentáveis.

Para obter sucesso no Google Ads, é necessário ter conhecimento, prática e paciência. Por isso, baixe baixe agora o eBook gratuito do iClinic sobre o Google Ads clicando aqui

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