Como criar anúncios no Google Ads para sua clínica em 6 passos

Como criar anúncios no Google Ads para sua clínica em 6 passos

Leia em 4 min.

Que tal utilizar os recursos do Google Ads para garantir que o nome da sua clínica esteja no topo das pesquisas do Google?

O uso do Google Ads para clínica é uma poderosa ferramenta para posicionar o seu nome como especialista da área médica nos mecanismos de busca da internet. A plataforma, destinada aos serviços de publicidade do Google, exibe anúncios quando o usuário realiza uma busca.

Ou seja, ao investir nesse recurso, toda vez que alguém busca pelo serviço que você oferece, a sua página aparece em destaque. Trocando em miúdos, você paga para o Google e ele se encarrega de garantir o topo das pesquisas.

Dessa forma, você atrai os pacientes certos e garante o sucesso das estratégias de marketing. Continue a leitura, confira como criar anúncios em 6 passos e fique por dentro de mais informações a respeito da ferramenta!

Principais tipos de campanhas

A primeira coisa que você deve saber sobre o Google Ads para clínica é quais são os recursos disponíveis para anunciar. Assim, é possível investir com mais exatidão, atingindo os pacientes certos e otimizando os resultados.

Os principais tipos de campanha que podem ser feitas são:

  • rede de pesquisa;
  • rede de display;
  • YouTube Ads.

Que tal conferir cada um deles em mais detalhes?

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é baseada nos resultados de busca do próprio Google e de sites parceiros, como UOL. Esses anúncios geralmente são exibidos nas quatro primeiras posições por meio das palavras-chaves.

Aqui, o conteúdo é exibido para as pessoas interessadas, que estão buscando por informações específicas. Vamos supor que você é um pediatra especialista em doenças pulmonares infantis e tem um blog destinado a publicação de conteúdos sobre este assunto. A mãe que está buscando por informações a respeito de uma pneumonia facilmente vai encontrar seu conteúdo caso você invista no Ads.

Rede de Display

A Rede de Display do Google são os anúncios apresentados no formato de banners ou gráficos, relacionados as suas últimas pesquisas. Por exemplo, se você pesquisou sobre um produto de beleza, possivelmente encontrará um display de propaganda do assunto no próximo acesso a um site aleatório.

O seu funcionamento é um pouco mais complexo, já que é composta por diversos sites dos mais variados segmentos. Ou seja, ao investir nesse espaço, você alcança uma maior quantidade de usuários. No entanto, os interesses podem não ser especificamente no segmento de atuação.

anuncio-para-clinica

YouTube

Atualmente, o Youtube assume uma postura de mecanismo de busca. As pessoas não procuram apenas por entretenimento, mas também por vídeos informativos, dicas, soluções, tutoriais, entre outros.

Ao optar por esse recurso, você pode inserir um anúncio em vídeo sobre sua clínica antes da exibição de um determinado conteúdo escolhido pelo usuário.

Métricas para avaliar os resultados

De nada adianta fazer investimentos sem avaliar resultados, concorda? O Google Ads sabe muito bem disso. Exatamente por esse motivo, ele expressa alguns resultados na própria plataforma e permite que o investidor realize mudanças para otimizar os recursos. Entenda:

  • desempenho de anúncios: essa opção permite ver a quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio;
  • teste de anúncios: permite testar e alterar a campanha conforme os resultados;
  • controle de orçamento: habilita o usuário a encerrar as campanhas antecipadamente sem taxas e ajustar o orçamento conforme o desempenho dos anúncios.

Outras métricas que podem e devem ser utilizadas são:

  • taxa de cliques, que avaliam o desempenho da palavra-chave escolhida para o conteúdo;
  • custo por clique, que determina o quanto custa cada clique no anúncio veiculado;
  • índice de qualidade, que avalia de maneira completa a qualidade do anúncio e da palavra-chave;
  • taxa de conversão, que revela quantas pessoas visitaram seu site a partir do anúncio;
  • retorno do investimento, que mostra de maneira realista os efeitos da campanha do Google Ads para a sua clínica.

Passo a passo para criar um anúncio no Google Ads para clínica

Agora que você conferiu um panorama geral sobre o uso do Google Ads para a clínica, entenda como criar uma campanha por meio de 6 passos!

  • Crie uma conta no Google Ads por meio do Gmail;
  • Crie e dê um nome para a primeira campanha selecionando “apenas rede de pesquisa” na opção “+campanha”;
  • Clique em “pesquisa avançada” para definir em qual local o anúncio vai aparecer;
  • Estabeleça quanto vai pagar por clique e qual será o orçamento da sua campanha;
  • Preencha as extensões do anúncio com informação da clínica, como endereço e telefone e marque a opção SiteLinks para adicionar outros buscadores na campanha;
  • Crie grupos de anúncios utilizando um conjunto de palavras-chaves que estabeleçam relações entre si.

As campanhas de display tem um processo de criação bastante parecido. Por exemplo, na opção “+campanha” basta selecionar “Apenas Rede de Display”. Aqui, é possível estabelecer um objetivo de marketing para a campanha e selecionar alguma das opções pré-definidas, como:

  • visualização dos anúncios;
  • engajamento com o conteúdo;
  • interação com o site a partir de ações como a assinatura de uma newsletter.

Você também pode segmentar o público-alvo por meio das opções “afinidade” ou “afinidade personalizada”. Ao optar pelo público-alvo por afinidade, você pode alcançar os pacientes baseados nos interesses pessoais a ainda focar em um tema específico. Como exemplificamos anteriormente, se você for especialista em doenças pulmonares, é possível atingir quem está buscando por essas informações.

Na opção “afinidade personalizada” é possível fazer uma descrição sobre o público-alvo. Ou seja, além de selecionar as opções que se enquadram nos pacientes que você está buscando, é viável escrever o que se espera desse público.

Já no YouTube, é preciso produzir um vídeo para ser veiculado como anúncio. O conteúdo deve ser postado no canal da clínica, para que possa ser selecionado na hora que você criar os anúncios de divulgação do seu canal.

Após seguir esses passos, basta mandar o anúncio para a revisão. Se aprovado, a sua campanha vai ao ar. Não esqueça de acompanhar as métricas conforme citamos ao longo deste material para adequar seu orçamento conforme os resultados.

Perceba que o Google Ads para clínica é uma plataforma direta. No entanto, a prática não é tão simples. Por isso, o recomendado é contratar uma agência de marketing especializada nestes serviços para a área médica. 🙂

Quer saber tudo sobre o Google Ads? Baixe esse eBook grátis e coloque em prática todo o conhecimento:

eBook gratuito: Como divulgar sua clínica no Google Ads e ter ainda mais sucesso. Clique aqui e baixe agora!

Gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário sobre essa ferramenta e as ações que já realizou na sua clínica, e não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.