Como gerar mais resultados para sua clínica com anúncios nas redes sociais

Como gerar mais resultados para sua clínica com anúncios nas redes sociais

Leia em 5 min.

Considerando que as redes sociais são excelentes aliadas para divulgar os serviços médicos da sua clínica, os anúncios têm o potencial de alavancar resultados e obter sucesso nas estratégias de marketing digital.

A competitividade no mercado de clínicas médicas tem aumentado cada vez mais, tornando as ações de marketing estratégias essenciais para quem deseja se posicionar como autoridade e obter melhores resultados quanto à atração de novos pacientes e fidelização dos mais antigos.

Dentro desse contexto, além da internet ser uma ferramenta fundamental para se destacar no mercado, as redes sociais auxiliam na construção da imagem e compartilhamento dos valores da clínica por meio de uma interação mais direta com os pacientes.

É fácil notar a importância de elaborar estratégias de marketing digital para atingir seu público-alvo, mas você sabe como montar e gerenciar as campanhas de acordo com o seu objetivo?

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo. Nele você compreende quais são os ambientes mais indicados para publicar, além de aprofundar seus conhecimentos sobre como fazer anúncios nas redes sociais e gerar mais resultados para sua clínica. Continue lendo e confira dicas imperdíveis!

Redes sociais: quais são as mais indicadas?

A maioria das pessoas está conectada diariamente a pelo menos uma rede social. Para identificar em quais delas seus pacientes estão presentes e utilizá-las de maneira efetiva, é muito importante saber quais são as mais populares e têm a maior quantidade de usuários ativos.

O Facebook, por exemplo, ainda é a rede queridinha dos brasileiros, uma vez que o país se posiciona em terceiro lugar em relação a quantidade de usuários (129 milhões) ficando atrás somente da Índia e Estados Unidos.

Portanto, se a sua clínica não está presente no Facebook, já passou na hora de criar uma página.

O YouTube é a rede social de vídeos online mais importante da atualidade, além de ser a segunda plataforma de pesquisa mais utilizada no mundo. O Instagram, por sua vez, foca no compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, sendo que a interação de perfis profissionais tem se tornado cada vez mais eficaz.

Falando em perfil profissional, os contatos que essas redes oferecem podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento. Você pode realizar contratações mais efetivas, trocar experiências de mercado ou até mesmo discutir sobre temas da profissão em comunidades específicas.

Todas elas representam oportunidades de visibilidade extra para sua clínica. Por isso, é importante delinear qual tipo de anúncio é interessante para cada rede social.

anuncios-nas-redes-sociais

Limites do marketing médico: quais são as regras?

Antes de adentrarmos nas ações mais específicas para se fazer anúncios nas redes sociais, é extremamente importante que você se atente à resolução doConselho Federal de Medicina, que estabelece os critérios para fazer anúncios, propagandas e divulgações da sua clínica

Confira os limites do marketing médico aqui.

Uma vez que os pacientes estão cada vez mais criteriosos e buscando informações na internet, a regulação e fiscalização dos materiais de divulgação dos serviços médicos estabelece limites para essa prática.

Anúncios nas redes sociais: qual é a importância e por onde começar?

Quando desenvolvidos adequadamente, os anúncios representam um canal de marketing digital que gera resultados consistentes. Eles são caracterizados por publicações pagas cujo objetivo é chamar a atenção dos seus pacientes.

Vale ressaltar que, ao investir em anúncios, é muito importante fazer uma segmentação das pessoas a serem impactadas pela divulgação. Caso contrário, você corre o risco de interagir com pessoas que não são potenciais pacientes para sua clínica, como residentes de outras cidades ou com uma faixa etária muito diferente da que você atende.

Ficou interessado nos anúncios pagos? Descubra como usar o Google Ads para atrair pacientes particulares neste artigo.

A essa hora você já deve estar se perguntando como começar a anunciar, efetivamente, nas redes sociais e potencializar as ações de comunicação nas plataformas mais acessadas. Vamos lá!

Defina um público prioritário para cada campanha

Já falamos neste artigo a importância da segmentação do público que irá ver a campanha. Então, essa é a primeira coisa a se fazer no planejamento dos anúncios em redes sociais.

Não tem jeito: quanto mais segmentada for a estratégia, melhor. Estude seus pacientes e identifique quais são aquelas pessoas com maior potencial de se interessarem pelos serviços de sua clínica, delimitando bem o que esperar de resposta.

redes-sociais

Estude os critérios a serem analisados em cada rede

Por mais que o sistema de gerenciamento de anúncios seja bem intuitivo nas redes, vale a pena dedicar um tempo para analisar as ferramentas mais de perto.

Dessa forma, você começa a perceber quais objetivos fazem mais sentido de serem atingidos em cada plataforma, como cliques ou conversões no site, engajamento e interação com as publicações.

Portanto, a dica é elencar pelo menos 3 principais redes sociais nas quais os seus pacientes estão mais presentes e determinar os critérios para sua campanha por meio do gerenciador de anúncios.

Separe um investimento para os anúncios

Como você já deve ter percebido, os anúncios são pagos. No entanto, são investimentos relativamente baixos se levarmos em consideração a quantidade de pessoas que são atingidas de uma só vez.

A cobrança mais comum é baseada nos dias corridos em que os anúncios serão divulgados, sendo que na maioria das vezes você pode pausar ou parar uma campanha a qualquer momento.

Mas para que uma estratégia seja implementada e executada com efetividade, é importante delinear previamente o período do impulsionamento e o investimento necessário para tal.

Confira nosso conteúdo sobre como realizar os melhores investimentos em marketing médico de acordo com seu orçamento aqui.

Analise os resultados obtidos

Isso mesmo! Não adianta apenas lançar a campanha e aguardar pelos resultados ou novos contatos de potenciais pacientes. É imprescindível analisar as informações que os anúncios geram em cada plataforma.

Otimizações como o uso de palavras-chave, hashtags específicas e determinadas imagens e textos podem ser aprimorados cada vez mais, ajustando as campanhas de acordo com os objetivos da sua clínica.

Viu como é importante ter noção de como funciona esse tipo de publicidade? Os anúncios nas redes sociais requerem atenção e ações estratégicas, sendo que não basta apenas criar um perfil profissional.

É preciso planejar, definir os melhores passos, mensurar e analisar os resultados. Para tanto, o auxílio de uma agência de marketing pode fazer toda a diferença. Buscar por essas agências de marketing especializadas na área podem trazer ainda mais performance e resultados.

Se interessou pelo assunto e gostaria aprofundar seus conhecimentos em relação ao marketing digital? Então, baixe o Guia prático sobre marketing digital para médicos e saiba como aplicar técnicas de otimização para sua clínica.

Guia sobre marketing digital para médicos

O conteúdo foi útil pra você? Comente sua opinião sobre os anúncios nas redes sociais, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.