Palavras-chave para médicos: o que são e qual a sua importância?

Palavras-chave para médicos: o que são e qual a sua importância?

Principais tópicos

As palavras-chave são fundamentais para uma boa estratégia de marketing digital. Mas, você sabe como usá-las na estratégia de divulgação da sua clínica médica?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Escute o áudio clicando no play a seguir:

Com a disseminação do acesso à internet, os hábitos de consumo mudaram e essa transformação levou a alterações nos conceitos de marketing: é muito comum que as pessoas procurem por produtos ou serviços online, e isso inclui a questão da saúde.

Sendo assim, não basta que a sua clínica esteja presente no ambiente virtual – é necessário utilizar as palavras-chave para médicos corretas para ganhar destaque.

O marketing digital é o grande trunfo de quem deseja se tornar conhecido no mercado. Para uma clínica médica, podemos dizer que, hoje em dia, ele é essencial para aumentar o número de pacientes e conquistar a preferência do público, em meio a tantos concorrentes. Agora, para que seja realmente eficaz, é necessário ficar atento a alguns fatores.

Se você deseja entender melhor como funciona a questão das palavras-chave, continue a leitura. Preparamos este post especial sobre o tema.

O que são palavras-chave para médicos?

Palavras-chave são termos frequentemente utilizados para se referir à sua área de atuação. Quando pensamos em clínicas médicas, normalmente incluem a sua especialidade e outros termos que definem os serviços prestados em sua clínica. Tais termos devem ser posicionados em locais estratégicos dentro da sua página.

Um exemplo de palavra-chave seria: “médico cardiologista” ou “médico cardiologista em são paulo”.

Qual a relação dessas palavras com os mecanismos de busca?

Quando estão à procura de algo, as pessoas acionam os mecanismos de busca. As palavras que se relacionam diretamente com o seu trabalho costumam ser as mais usadas nessa pesquisa.

Sempre que um usuário insere algo no campo de busca, os mecanismos percorrem a rede à procura de páginas que apresentem o termo pesquisado. Se as suas páginas contiverem essas palavras estrategicamente posicionadas em títulos e locais de destaque, elas aparecerão nos resultados.

Por isso, é essencial deixar o seu site, ou perfil médico online, o mais completo possível, com informações relevantes sobre a sua especialidade, a sua clínica e até mesmo o seu atendimento.

Como funciona o ranqueamento desses resultados?

Quanto maior for o destaque das palavras-chave, ou seja, quanto mais vezes ela for utilizada, e o quanto mais completo for seu site em questão de conteúdo, maiores as chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Outro critério que é considerado diz respeito à atualização das páginas. Manter o seu site e blog sempre atualizados também ajuda a obter um melhor ranqueamento.

palavras-chave-para-medicos

Como escolher as palavras-chave certas?

Para conseguir esse destaque, entretanto, é necessário usar as palavras-chave corretas, aquelas que os pacientes costumam buscar com maior frequência quando estão à procura dos seus serviços.

Sendo assim, pense nas especialidades e serviços que você oferece, nos termos relacionados a procedimentos e, até mesmo, algumas palavras genéricas, como “médico” e “clínica”.

Só não se esqueça de que, quanto mais específico, maiores as chances de estar entre os primeiros resultados.

Quais os benefícios de um bom ranqueamento para sua clínica?

Normalmente, os usuários clicam apenas nos primeiros resultados de uma busca. A primeira página retorna os links nos quais eles mais acessam. A segunda, terceira e quarta muitas vezes, sequer são visitadas.

Além disso, quando você aparece entre os primeiros resultados, se torna conhecido. É normal que, em seguida, as pessoas pesquisem pelo seu nome, chegando ao seu perfil em sites médicos. Com mais visitas é provável que o número de agendamentos online também aumente. É inegável o quanto isso impacta no movimento na sua clínica.

Como vimos, escolher corretamente as palavras-chave para médicos é uma forma de aumentar rapidamente o movimento da sua clínica.

Gostou do post? Se quiser se aventurar mais pelo mundo do marketing digital, baixe gratuitamente o nosso Guia completo sobre o tema:

Guia sobre marketing digital para médicos

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online