Passo a passo para divulgar sua clínica na internet

6 dicas para divulgar sua clínica na internet

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Leia em 4 min.

Última atualização em 15/12/2021 por Yasmim Mayumi

Divulgar sua clínica na internet exige conhecimento nas regras de publicidade do CFM, definição de público-alvo, escolha de mídias sociais e planejamento de marketing de conteúdo.

É impossível negligenciar as revoluções que as ferramentas digitais trouxeram às empresas e ao seu público. Afinal, mais de 4,4 bilhões de pessoas se encontram conectadas à internet, o que equivale a mais da metade da população mundial.

Considerando todas essas mudanças e também os hábitos dos pacientes, é preciso se manter atualizado. Assim, é possível manter a sua credibilidade no digital e alcançar novos clientes.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com seis dicas de como divulgar sua clínica na internet. Acompanhe!

Passo a passo para divulgar sua clínica na internet

1. Verifique as regras de sua profissão para publicidade

Antes de tudo, é necessário pesquisar junto ao código de ética e o conselho que regulamenta sua profissão, quais as regras para divulgação do seu trabalho

Para a classe médica, por exemplo, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011 a resolução 1974/11, popularmente conhecida como Manual de Publicidade Médica.

O documento aborda vários pontos como, por exemplo, participação em entrevistas e a importância da publicação de artigos e da produção de conteúdo para o marketing digital.

2. Estude o público que deseja atingir

Para saber como divulgar sua clínica na internet, antes de tudo, é importante estudar qual público você quer atingir.

Isso ajuda a estabelecer uma linguagem mais adequada, quais materiais podem ser mais interessantes e como será feita a divulgação para que esse público seja alcançado de forma eficaz.

3. Defina em quais canais deseja estar presente

São muitos os canais e as ferramentas disponíveis para começar, e, para divulgar sua clínica na internet, não é o suficiente estar apenas em uma só plataforma. Conheça algumas possibilidades e o que cada uma oferece para o seu negócio:

  • Site: é como um cartão de visitas do seu consultório. Por isso, não se esqueça das informações essenciais como: apresentação da equipe médica que atua na sua clínica, os tipos de atendimento realizados e os dados para contato. Inicialmente, você pode fazer o seu site em plataformas que oferecem templates acessíveis e uma boa funcionalidade, como o Wix.
  • Blog: serve para a postagem de conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Com um blog bem consolidado, você consegue construir sua autoridade médica na internet e se posicionar nas primeiras páginas de mecanismos de busca como o Google. Uma opção para construir sua página, é a partir da plataforma WordPress
  • Redes Sociais: para divulgar sua clínica na internet, de fato, é preciso estar presente nas principais redes sociais. Por contarem com muitos usuários ativos, essas plataformas, sobretudo o Instagram e o Facebook, são uma oportunidade enorme para conquistar novos seguidores e potenciais clientes.

4. Aplique uma boa identidade visual

Uma boa identidade visual permite que você se destaque, mostrando profissionalismo e dando maior credibilidade para sua clínica.

Além disso, também ajuda seu público a fixar sua marca.

Para isso, é recomendado contratar um profissional da área de design para que ele desenvolva não só a marca, mas todo o padrão de identidade visual dos seus canais (site, blog, perfil no Instagram, entre outros).

Uma opção com fácil e com custo acessível é contratar um profissional freelancer por meio de plataformas como o 99designs, o We Do Logos ou o GetNinjas.

5. Invista em marketing de conteúdo

Conteúdo é um dos aspectos mais importantes para se gerar bons resultados online

Quando o marketing de conteúdo é bem planejado, ele propicia o alto engajamento dos clientes com a clínica, além de gerar leads e promover uma ótima porcentagem de ROI (Retorno sobre o investimento).

No entanto, para ter bons resultados, não basta divulgar sua clínica em qualquer site e fazer postagens aleatórias. 

Para que você consiga construir sua credibilidade no digital, principalmente na área da saúde, é preciso planejar conteúdos responsáveis, originais e que sejam relevantes para os seus potenciais clientes, somente assim eles começarão a ter relevância nos mecanismos de buscas.

Os sites de pesquisa online são extremamente competitivos, o mecanismo de busca do Google, por exemplo, conta com um volume de buscas de aproximadamente 3,3 bilhões de termos diariamente. 

Por isso é essencial que o conteúdo produzido esteja de acordo com as normas de Search Engine Optimization (SEO).

Uma sugestão é escrever artigos contendo dicas de saúde, bons hábitos alimentares e atividades físicas, explicar sobre doenças e novos tratamentos em sua especialidade. 

Quanto melhor a qualidade das postagens, mais os mecanismos de buscas entendem o seu conteúdo como relevante e aumentam sua autoridade naquele assunto. 

Assim, sua página aparece cada vez mais nos primeiros resultados de pesquisa.

6. Atualize seus canais com frequência

Atualizações constantes não só chamam a atenção do paciente, como reforçam positivamente sua imagem. Não é preciso postar conteúdo todos dias e há quem diga que o excesso de posts pode ser até prejudicial.

Mas, uma frequência de 2 a 3 publicações semanais é ideal e fará com que seu público mantenha-se conectado com seu trabalho.

Principalmente se tratando da área médica, que está em constante evolução, é importante manter seus conteúdos atualizados e, dessa forma, evitar textos que ficam obsoletos e descontextualizados com o tempo.

As atualizações frequentes também ajudam no bom posicionamento da sua clínica no digital, visto que os algoritmos das redes sociais e dos buscadores priorizam os sites e perfis que postam com frequência,

Essas são algumas dicas simples e fáceis para divulgar sua clínica na internet. E, como você viu, estar presente nas redes, com uma boa credibilidade, é essencial para se manter relevante e atrair novos clientes nessa era do digital.

Lembre-se: Você não precisa fazer tudo de uma vez, selecione os tópicos mais importantes para você nessa lista e inicie sua execução gradativamente. 

Caso tenha dúvidas, recomenda-se a contratação de uma agência especializada em marketing médico.

Se você ainda não conhece uma agência de marketing especializada na área da saúde, visite o site da Future Marketing, um dos parceiros da iClinic. 🙂


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