Motivos para investir no marketing médico

7 motivos para investir no marketing médico

Maria Beatriz Oliveira Marketing Médico

Leia em 6 min.

Última atualização em 06/07/2021 por Yasmim Mayumi

Investir no marketing médico significa investir em estratégias que agregam valor ao seu serviço e atendam às expectativas de seus pacientes.

A cada ano, milhares de médicos são formados no Brasil. Frente a esse cenário, investir no marketing médico possibilita que o profissional se diferencie da concorrência.

O tema, apesar de não ser muito discutido no curso de Medicina, é importante, e não se limita a propagandas nos meios de comunicação.

Segundo um artigo da Revista Brasileira de Educação Médica:

“Marketing implica um processo de ganha-ganha, ou seja, o médico angaria novos pacientes à medida que estes se sintam valorizados.”

Neste artigo, você vai conhecer 7 motivos para começar a usar essa estratégia em seu consultório.

Continue a leitura!

A importância do marketing médico na jornada do paciente

Todo paciente percorre uma jornada que começa no momento da descoberta de um problema, como uma dor ou desconforto, até o pós-consulta.

Entender como você pode melhorar essa jornada com o marketing médico é fundamental. Saiba mais sobre a jornada do paciente em nosso vídeo:

Ao procurar pelo seu nome na internet, seu paciente te encontra? Se existe um número disponível, ele será atendido de forma rápida? Existem fotos do seu consultório disponíveis? 

Todos esses pontos fazem parte da jornada do paciente, e podem ser facilmente resolvidos com a ajuda do marketing médico. 

Ao incluir seu consultório no Google Meu Negócio, disponibilizar o telefone e site com agendamento online, você já sai na frente da concorrência ao passar uma impressão positiva.

Quando você se preocupa com a experiência do paciente mesmo antes da marcação da consulta, você se diferencia e tem a chance de ajudar mais pessoas. 

Conheça 7 motivos para investir no marketing médico

O marketing médico vai muito além das propagandas nos meios de comunicação. Por isso, compreender esse conceito é o primeiro passo.

Ainda de acordo com o artigo da Revista Brasileira de Educação Médica:

“O processo [de marketing médico] deve incluir valores do paciente, como, por exemplo, ser bem atendido por recepcionistas, esperar num ambiente agradável ou mesmo receber uma ligação de acompanhamento do médico.”

Confira a seguir 7 motivos para começar a investir no marketing médico:

1. Auxilia na atração de novos pacientes

Quais são as estratégias que você utiliza para atrair mais pessoas para seu consultório?

Atrair novos pacientes pode trazer inúmeros benefícios, entre eles, o maior faturamento. 

Com mais recursos, você pode expandir o seu negócio e melhorar ainda mais seus atendimentos.

Ao investir no marketing médico, você consegue atrair mais pacientes utilizando anúncios, produção de conteúdo em blogs ou redes sociais, agendamento online, entre outros. 

2. Melhora a experiência do paciente

Como você faz para melhorar a experiência do paciente em seu consultório?

O marketing médico se preocupa com toda a jornada do paciente.

Assim, manter uma sala de recepção com revistas, tv, café ou chá, fornecer um atendimento ágil, e cuidar de todo o ambiente de seu consultório também faz parte de sua estratégia de marketing.

A opção de agendar consultas pela internet também é muito útil, pois facilita para os pacientes e ainda faz com que a recepcionista tenha mais tempo para cuidar de outras demandas, como as da sala de recepção.

Saiba mais sobre a facilidade do agendamento online:

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3. Proporciona um consultório diferenciado

Como o seu consultório se diferencia no mercado?

Imagine que um paciente queira marcar uma consulta. Ele pesquisa na internet e encontra um telefone, mas ao ligar, demora para ser atendido. 

Quando consegue um agendamento, ele aguarda o dia, mas ao chegar, precisa aguardar mais de uma hora para o atendimento em uma sala de espera com poltronas desconfortáveis.

Mesmo que esse paciente goste do atendimento do médico, essa não é uma situação agradável, não é mesmo?

Em contrapartida, se esse mesmo paciente agendar uma consulta online, tiver um atendimento ágil, aguardar em uma sala de recepção confortável e receber um contato pós-consulta, como ele vai se sentir?

Certamente muito mais cuidado.

Todos esses pontos são melhorias que o marketing médico pode proporcionar para o seu consultório garantir um posicionamento de destaque no mercado.

4. Oferece um ótimo custo-benefício

Você considera o marketing médico um gasto, ou um investimento?

Realizar o marketing do seu consultório é um investimento que irá gerar receita e trazer retorno no futuro, como mais consultas, principalmente se você investe em marketing digital.

Isso porque o marketing digital permite ações com custo inferior ao das mídias tradicionais, além de ter uma ótima segmentação de público e mensuração de resultados.

Ou seja, em ações de marketing digital, o ROI (Retorno sobre Investimento), métrica usada para saber se os investimentos estão ou não trazendo retorno, costuma ser positivo.

Ao realizar anúncios no Google Ads, ou Facebook Ads, você amplia o seu alcance com valores que cabem no seu orçamento, e atrai novos pacientes para seu consultório.

Além disso, é possível produzir conteúdos sem gastar nada em blogs ou em redes sociais, o que também é bom para fortalecer a sua marca e te tornar mais conhecido entre os pacientes.

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5. Possibilita que você se torne referência em sua área

Você já é uma referência em sua área de atuação?

Atualmente, uma das estratégias de marketing mais eficazes é a do inbound marketing, que consiste em criar conteúdos relevantes para o público chegar ao seu produto ou serviço.

Diferente das estratégias conhecidas como “marketing de interrupção”, como são os anúncios na TV, no inbound marketing você cria conteúdos de valor para o seu paciente.

Os conteúdos podem ser criados em blogs, no Facebook, Instagram ou Youtube, e a ideia é que esses conteúdos ajudem o paciente com algum problema específico.

Por exemplo, se você for um pediatra, pode elaborar conteúdos que ajudem mães de primeira viagem com dúvidas comuns que surgem em seu consultório.

Dessa forma, todas as pessoas, não só seus pacientes, começam a te ver como uma autoridade na área e a confiar em seu trabalho, mesmo que nunca tenham feito uma consulta com você.

Essa é uma ótima forma de se destacar da concorrência, não concorda?

6. Ajuda na fidelização

Como você mantém contato com seus pacientes no pós-consulta? 

A rotina de um médico é cheia de responsabilidades. Por isso, na maioria das vezes fica impossível manter contato com um paciente quando ele deixa o consultório.

No entanto, muitos pacientes não marcam consultas de retorno, e como não foram fidelizados, tendem a se esquecer de você com o passar do tempo.

Mas o marketing médico também te ajuda a fidelizar os pacientes, e a melhor estratégia para isso é utilizar o e-mail marketing, o qual permite desenvolver uma comunicação automatizada e personalizada.

Com o e-mail marketing, você consegue manter um contato com seu paciente em todos os pontos da jornada, e especialmente no pós-consulta, faz com que as pessoas se lembrem de você.

Você pode enviar conteúdos por e-mail, como instruções sobre algum procedimento, acompanhamento, pós-operatório e outros. Esta atitude fará com que as pessoas se sintam muito mais valorizadas.

As pacientes da Dra. Thamy Jay gostam bastante desse contato:

“O e-mail de aniversariantes é muito legal. Várias pacientes me respondem “muito obrigada por ter lembrado“, é muito bonitinho. É bom você ser lembrado.”

Saiba mais sobre o e-mail marketing em nossa websérie gratuita:

Websérie gratuita: Como usar o e-mail marketing na sua clínica!

7. Faz com que sua produção de conteúdo ajude muitas pessoas

Quando você produz conteúdo de valor, está ajudando não apenas seus pacientes, mas todos os usuários da internet.

Afinal, milhares de pessoas pesquisam sobre saúde na rede todos os dias, e a internet está repleta de mitos ou informações falsas.

Ao construir seu posicionamento com um conteúdo relevante, você tem a chance de levar seus conhecimentos a mais pessoas, e ajuda a construir um ambiente mais saudável para todos os usuários.

Ao longo do artigo, você pôde ver os benefícios de investir no marketing médico e ser uma referência no mercado.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, conheça nosso curso gratuito de marketing médico. 

Antes de ir, não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar este conteúdo com algum amigo. 😉


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.