Qual é a importância de um bom marketing para médicos?

Qual é a importância de um bom marketing para médicos?

Rosane Feitosa Marketing Médico

Leia em 3 min.

Última atualização em 21/06/2021 por Yasmim Mayumi

O marketing para médicos é essencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado médico e conquistar ainda mais seus pacientes.

As estratégias de marketing para médicos não são as mesmas de alguns anos atrás. Se antes o boca a boca imperava, e ainda é fundamental para a construção de uma carreira, hoje a internet lançou um novo paradigma sobre o assunto.

Televisão, jornal, rádio podem ser meios pontuais de fazer marketing médico. No entanto, com os meios digitais, hoje é possível conquistar um posicionamento de forma mais rápida e econômica.

Atualmente, estar presente no meio digital é fundamental. No entanto, é preciso ter em mente que há regras e limites bem estabelecidos pelo CFM (Conselho Federal Medicina), como determinam as regulamentações 1.974/2011 e 2.126/2015.

A divulgação médica, seja por meio das redes sociais, de um site, ou um blog, quando feita de forma íntegra, estratégica e ética, apresenta inúmeras vantagens ao profissional.

Veja a seguir alguns motivos para você investir nessa estratégia agora mesmo.

5 motivos para usar o digital no marketing para médicos

Hoje em dia, os pacientes buscam saber tudo sobre os profissionais de saúde antes da consulta.

É comum pesquisar no Google ou nas redes sociais para ver a fisionomia do médico, conhecer um pouco mais sobre sua abordagem, como é o local onde atende, entre outras curiosidades.

Essa pesquisa quebra a barreira do desconhecido na primeira consulta.

Além disso, diante das ferramentas colaborativas, como as avaliações dos profissionais e de seus locais de atendimento no Google, por exemplo, torna-se imprescindível que o médico mantenha seu próprio canal. 

Afinal, qualquer pessoa pode expor suas percepções individuais sobre o profissional de saúde, e até citá-lo na internet.

Assim, ter um site ou perfil em rede social é uma forma do médico se posicionar, falar de si e expor sua forma de atuação, tornando-se o porta-voz de si mesmo.

A seguir, elencamos 5 motivos para você começar a desenhar sua estratégia de marketing para médicos no meio digital, hoje mesmo: 

1. Agenda cheia

O início da carreira pode ser desafiador para qualquer profissional da saúde.

No caso de um médico, especialmente aquele que pretende atender em clínica particular, a internet torna-se um meio de conquistar o paciente antes mesmo que ele marque uma consulta.

Uma conversa diária e bem construída é capaz de cativar o paciente e estabelecer uma relação de proximidade, criando empatia e vínculo.

2. Atração do público de preferência

Se você é um profissional que já está há algum tempo no mercado, provavelmente tem a agenda cheia. Mas já pensou poder atender somente um perfil de paciente?

Pode ser que, como dermatologista, por exemplo, você seja especializado em dermatite atópica. Com a internet, é possível posicionar-se como especialista e atender mais pessoas com esse perfil. 

3. Posicionamento como autoridade

Se antes posicionar-se entre os pares era possível somente escrevendo artigos e participando de congressos, hoje é viável também para quem consegue construir uma boa imagem na internet.

Um blog pessoal bem construído pode servir como referência para outros profissionais, e é uma vitrine para sua forma de atuação.

A partir dele, inclusive, podem surgir oportunidades como entrevistas de rádio ou TV e convites para palestras em congressos. Por isso, essa tem sido uma das estratégias mais utilizadas no marketing para médicos.

Marketing para médicos

4. Proximidade e confiança

Nada mais desafiador do que um paciente que desconfia do tratamento que lhe é passado. Ao posicionar-se como autoridade, há o movimento natural de quebrar algumas objeções sobre a conduta que você pretende adotar antes mesmo do momento no consultório. 

O paciente já chega ciente do básico sobre a sua condição de saúde e somente tira as dúvidas pontuais sobre o seu caso específico. Além disso, confia na metodologia que você pretende adotar e tem menos resistência. 

5. Flexibilidade e mobilidade

Ao posicionar o seu nome no mercado não importa onde você atende. Afinal, você será mais do que o médico que atende na “clínica x”, certo?

Isso abre imensas oportunidades de atender no bairro que lhe for mais conveniente, ou mesmo em diversos locais, se for do seu interesse.

Hoje, há a possibilidade de reservar um espaço em um coworking médico e ocupar uma sala somente pelo tempo em que há consultas marcadas, sem compromisso com mensalidade fixa ou aluguel, como no Espaço Plennus.

As vantagens de um bom marketing para médicos são inúmeras. Dê atenção ao seu posicionamento digital e abra novas possibilidades na sua carreira.

Quer tirar alguma dúvida sobre o conteúdo? Entre em contato com os especialistas da Plennus pelo site, ou pelo número: (21) 99301-4819.


Sobre o autor

Rosane Feitosa

Rosane Feitosa, co-fundadora do Espaço Plennus, é administradora por formação. Especializada em pessoas, possui mais de 30 anos de experiência em gestão pública. Motivada sempre pelo propósito de inovar e pela crença de que é compartilhando experiências que vamos mais longe, investiu no sonho de empreender. Surgia assim o Espaço Plennus, um coworking para profissionais da saúde com a proposta de inovação, flexibilidade e criatividade para este segmento.