Instagram para médicos: aplique uma estratégia eficiente na sua clínica

As redes sociais são muito utilizadas em todo o mundo e no Brasil isso não é diferente. Segundo um estudo, o Brasil é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet, gastando em média 3h por dia nas redes sociais.

Depois do Facebook, uma das redes sociais favoritas dos Brasileiros é o Instagram, sendo 57 milhões de usuários ativos nessa plataforma.

Visto que muitas pessoas utilizam o Instagram para se atualizarem, para se distraírem, por que não aproveitar essa oportunidade e divulgar seu trabalho?

Dessa forma, o Instagram é uma rede que oferece flexibilidade e praticidade na construção de uma estratégia de marketing digital para médicos e outros profissionais da saúde. Além disso, tudo pode ser feito rapidamente pelo celular, com uma grande variedade de recursos audiovisuais.

Diante desta realidade, ficar fora desse universo virtual implica na perda diária de potenciais paciente.

Quer aplicar uma estratégia eficaz de Instagram para médicos? Confira nossas dicas e aplique agora mesmo na sua clínica.

1. Defina quais são os seus objetivos

Saber onde você quer chegar é o primeiro passo. Sua clínica deve ter um planejamento geral com metas e indicadores definidos, tanto em quantidade quanto em qualidade - todos os processos da sua clínica, como setor financeiro, atendimento ao paciente, campanhas de marketing etc.

Com os objetivos traçados e as necessidades identificadas, todo esse processo se torna mais fácil, pois você poderá ter em mãos dados úteis que ajudarão a melhorar os seus resultados das suas ações, impactando também nos seus resultados nas redes sociais.

  • O que você deseja com esta rede social? Essa decisão está alinhada com seus objetivos macro na clínica?
  • Você busca aumentar o conhecimento dos pacientes sobre o seu nome ou da sua clínica dentro da especialidade médica?
  • Você quer receber mais pacientes para consultas?
  • Você busca aumentar a sua autoridade no meio médico?
  • Escolha um objetivo, identifique quais são as suas metas e faça uma lista com elas ordenadas por grau de prioridade.

2. Identifique qual o seu público-alvo

Para elaborar uma boa estratégia de marketing para o Instagram, você precisa saber exatamente quais são os públicos que você atende. O principal objetivo em saber com quem está comunicando é a maior identificação das postagens com o dia a dia dos seus pacientes.

Por exemplo, o compartilhamento de conhecimentos muito técnicos podem dificultar e reduzir o engajamento no seu perfil. Portanto, elabore conteúdos que assimilem com o cotidiano das pessoas, e abuse de uma linguagem informal e pessoal.

3. Elabore linhas de conteúdo estratégicas

A frequência de postagens no seu perfil é muito importante para o engajamento. Mas um perfil que posta diariamente conteúdos muito similares pode se tornar cansativo e perder seguidores.

Portanto, em uma estratégia para ter um perfil médico popular no Instagram é fundamental ter diversidade e conteúdos relevantes para o seu público.

Para manter essa diversificação constante nas suas postagens, crie entre três e cinco linhas de conteúdo que abordam informações pertinentes.

Por exemplo: uma divisão de linhas de conteúdos básicas que podem ser úteis para médicos de todas as especialidades são:

  • Informe sobre procedimentos e exames realizados;
  • Disponibilize os meios de contato, horários de atendimento e como marcar uma consulta;
  • Informe sobre condições de saúde e dicas de autocuidado;
  • Mostre todo o seu conhecimento sobre a sua especialidade, e comprove o quanto você domina sobre determinado assunto. Isso diminui o medo/receio dos pacientes;
  • Conte suas histórias de vida: comente sobre como foi chegar onde está, porque decidiu fazer medicina, etc;
  • Comunique sobre o dia a dia profissional e da clínica: abra a porta da rotina do médico que até então era desconhecido, pois a curiosidade em conhecer este universo atrai as pessoas;
  • Mostre um pouco da pessoa que está por trás do médico, fale sobre sua família. Laços com a família o tornam mais humano e carismático;
  • Publique sua participação em congressos, treinamentos, ações sociais, etc.

Com as suas linhas de conteúdo organizadas, seja consistente e poste com frequência! E claro, use sempre a criatividade para chamar atenção do seu público-alvo.

Você sabia que o mercado apresenta diversas ferramentas em que você pode criar facilmente uma comunicação mais adequada ao seu público-alvo? O Canva é um bom exemplo de plataforma, que alia simplicidade e personalização e, é uma ferramenta gratuita. Conheça e comece agora mesmo a usar toda a sua criatividade na comunicação com seus pacientes.

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4. Utilize todos os recursos do Instagram

O Instagram oferece diversos recursos para você comunicar sobre a sua especialidade médica.

Utilize com frequência os Stories e organize seu perfil com os destaques (são aqueles stories que ficam por tempo ilimitado, ou seja, apenas desaparecem quando você os exclui). Um bom exemplo é colocar no destaque seus serviços, locais de atendimento, perguntas e respostas, dicas de saúde, etc. Use sua criatividade na elaboração de Stories, pois é um ótimo recurso que te aproxima do seus pacientes.

Além disso, já ouviu falar do canal IGTV? É um dos recursos mais recentes dessa ferramenta, o que pode aumentar ainda mais o engajamento da sua audiência. Dentre as vantagens de utilizar o formato em vídeo na sua estratégia marketing, a principal é a criação rápida de uma conexão emocional ou vínculo mais direto com o público.

E falando em engajamento: procure responder aos comentários dos seus leitores, lembrando-se sempre de que é proibido legalmente fazer consulta virtual. Seja solícito nos comentários e Directs (mensagens privadas), pois é uma excelente forma de levar potenciais pacientes a marcarem uma consulta.

5. Use hashtags (#)

Lembre-se também de utilizar com sabedoria as hashtags. Elas são importantes pois ajudam as pessoas que não conhecem o seu trabalho a encontrar você de uma forma mais fácil.

Antes de cada postagem pesquise quais são as hashtags mais adequadas para o tema e use no final do texto.

Existem no mercado ótimas ferramentas gratuitas em que você pode realizar a pesquisa das melhores hashtags para a sua comunicação. O Websta.me é um ótimo exemplo de ferramenta gratuita que pode auxiliar na sua estratégia.

Use e abuse das hashtags, mas com moderação!

6. Não esqueça dos limites do marketing médico

O marketing médico é uma importante estratégia para que você consiga mostrar o seu valor e os seus diferenciais com os objetivos de atrair pacientes e aumentar a fidelização dos pacientes para que estes retornem à sua clínica.

Para construir uma boa reputação com as redes é importante seguir algumas regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Tome cuidado com os tipos de postagens que você irá realizar, pois existem diversas restrições, e alguns tipos de comunicação podem gerar penalizações.

Quer saber o que pode e o que não pode fazer? Confira todos os limites do marketing médico aqui.

Resumindo

Para criar uma estratégia de sucesso para o seu perfil médico no Instagram, você precisa ter um objetivo claro de onde quer chegar com as suas postagens.

A partir disso, basta definir um guia com sua linha editorial e ser consistente nas publicações, lembrando-se sempre de usar as hashtags e responder aos seus seguidores. Quando as pessoas vão até as redes sociais elas querem conversar, receber atenção. Pense nisso quando estiver interagindo com elas.

Independentemente da especialidade médica, os profissionais da área da saúde podem, e devem utilizar o potencial da Instagram para aliar as suas estratégias de marketing médico.

Quer saber mais sobre como criar uma estratégia completa de marketing digital? Baixe o ebook: Marketing digital para profissionais da saúde.

Sobre o autor:
Yannis - empresa especializada em marketing para a área da saúde. Gerencia e planeja ações éticas para clínicas e médicos para conquistar cada vez mais pacientes, conquistando também sua autoridade no segmento médico de atuação.

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