Instagram para clínicas: todos os recursos que você precisa conhecer

Instagram para clínicas: todos os recursos que você precisa conhecer

Leia em 5 min.

O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no Brasil, e ter sua clínica nessa rede social é extremamente relevante para atrair e fidelizar seus pacientes. Descubra aqui como os recursos do Instagram podem ser utilizados para promover o seu nome como profissional.

O marketing digital compreende o uso das plataformas online para promover um nome ou um negócio. As redes sociais ganham um espaço cada vez maior dentro dessas estratégias e os profissionais da área médica estão cada vez mais ativos. 

Segundo o paronama da Mobile Time/Opinion Box, no Brasil o Instagram está presente em 65% dos smartphones, e das pessoas que possuem o aplicativo, 84% acessam todo dia ou quase todo dia. Um número bastante considerável, não é mesmo?

Nesse contexto, o uso do Instagram para clínicas é uma excelente forma de promover o seu nome como profissional, tornando a referência na especialidade.

Para te ajudar a ter ainda mais sucesso com essa ferramenta, preparamos este conteúdo com as principais dicas e os recursos disponíveis que você precisa utilizar agora mesmo na sua clínica. Continue a leitura e descubra! 

O Instagram no Brasil

O Instagram pode ser considerada uma das redes sociais com um dos maiores crescimentos da atualidade. Em agosto de 2018, os números apresentados eram:

  • 1 bilhão de usuários ativos, sendo o Brasil o segundo país com mais perfis na rede;
  • 20 milhões de perfis comerciais;
  • 2,5 milhões de anunciantes ao redor do globo;
  • 85% dos usuários ativos seguem pelo menos um perfil profissional.

Essas informações demonstram a força que utilizar o Instagram para sua clínica pode ter na atração de pacientes e a forma como ele contribui para que o profissional se transforme em uma referência na sua especialidade de atuação

As funcionalidades do Instagram

O Instagram apresenta inúmeros recursos e para te ajudar a elaborar uma ótima estratégia na sua clínica, separamos as principais funcionalidades e algumas dicas para melhor utilizá-las. Continue a leitura e descubra! 

Stories

O Stories permite disponibilizar fotos, textos e vídeos de até 15 segundos na aba Storytelling. A ferramenta é ótima para aproximar o médico dos pacientes.

Ao clicar no símbolo de + na região do aplicativo que concentra os Stories, você também pode lançar perguntas ou enquetes. Um exemplo clássico de uso pelos profissionais da saúde é abrir a caixa de perguntas com um aviso no estilo “O que você quer saber sobre a saúde dos bebês prematuros?”.

As pessoas, então, enviam seus questionamentos e você pode respondê-los um a um.

Salvar e fixar Stories

Ao publicar esses Stories, aparecem três pontinhos do lado direito da tela. Eles permitem que você mantenha os Sories fixados no perfil, na área de “destaques”, por quanto tempo você quiser. 

É ótimo para as publicações mais pertinentes e relevantes, que merecem ficar mais de 24 horas no ar, como por exemplo, formas de agendamento da clínica, conteúdos relevantes, dúvidas sobre um tema da especialidade, entre outros.

Enquetes

As enquetes do Stories podem ser utilizadas para você descobrir o que os seguidores estão interessados em saber. Vamos supor que você seja pediatra e esteja fazendo um curso de atualização a respeito da síndrome da morte súbita, mas tenha acabado de participar de um simpósio sobre amamentação. Os temas são bem diferentes, mas você tem muito a agregar sobre os dois assuntos.

Para descobrir as maiores demandas dos seguidores no momento, abra o Stories, clique nas enquetes e pergunte sobre o que eles querem saber. Antes, você pode publicar um pequeno vídeo informando sobre os dois últimos cursos para que os seguidores saibam que você tem informações atualizadas!

É um excelente recurso para entender o que seus pacientes estão buscando, e você pode assim se aproximar ainda mais deles.  

Lives

A transmissão ao vivo é um recurso relativamente recente que vem fazendo bastante sucesso. Cada vez mais, empresas, profissionais e até mesmo os chamados Influencers — pessoas com um grande número de seguidores nas redes — apostam nessa ferramenta como forma de estabelecer um diálogo com os seguidores.

Para entrar ao vivo, basta um celular com uma câmera e microfone de qualidade relativamente boa, iluminação adequada e clicar na opção disponível no aplicativo.

É importante divulgar com antecedência as datas, horários e assuntos das lives. Assim, os pacientes podem conectar-se e realizar perguntas enquanto você responde aos questionamentos ao vivo.

Mais uma ótima forma de interação e contato com os pacientes, não é mesmo?

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Feed

O Feed do Instagram é a página em que aparecem as postagens na barra de rolagem do aplicativo. A recomendação é que nesse local sejam postados textos maiores, com artes atemporais. 

É sempre importante, deixar o seu feed o mais profissional possível, desvinculando sua conta pessoal nas postagens. Dessa forma, qualquer paciente que buscar pelo seu nome, irá encontrar conteúdo relevante, comunicando diretamente com ele. Além disso, um perfil relevante aumenta as suas chances de conseguir outros seguidores e recomendações. 

IGTV

A IGTV é a TV do Instagram. Diferente do Stories, essa função permite que sejam exibidos vídeos mais longos e o seu objetivo é funcionar, de fato, como um canal de TV.

Um ótimo recurso para que você invista em uma estratégia contínua. Por exemplo, exibindo uma série de programas a respeito de alguma novidade da sua área ou um tratamento importante que pode ser feito pelos pacientes.

Como ter ainda mais sucesso com o Instagram para clínicas?

Agora que você já sabe como utilizar os principais recursos, veja 3 dicas para aproveitá-los da maneira mais adequada.

1. Conheça as Diretrizes do Conselho Federal de Medicina

Existem regras na utilização do Instagram para clínicas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece uma série de regras para que os médicos divulguem seus trabalhos por meio deste e de outros canais. Conheça algumas:

  • É vedado ao médico expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo;
  • O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos;
  • É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.

2. Seja criativo

Toda e qualquer estratégia de marketing e divulgação exige criatividade. Em uma rede estritamente visual como o Instagram, a atenção do usuário deve ser atraída por meio de imagens atraentes, que contenham informações pertinentes à sua especialidade e ao tipo de informação que o paciente está buscando na web.

3. Utilize Hashtags

Os pacientes podem encontrar o seu perfil buscando pelo nome dele, ou o seu nome pode quebrar horizontes se você utilizar as hashtags.

Uma hashtag é o famoso símbolo do jogo da velha que, acompanhado de um termo, frase ou palavra, dá acesso a uma espécie de portal com várias publicações marcadas utilizando o mesmo termo.

Por exemplo, se você postar uma dica no seu feed com a #pediatria, quem seguir essa hashtag vai poder clicar na sua publicação.

4. Publique na medida certa

Talvez aqui você precise contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada na área médica. Isso porque é preciso acertar na periodicidade das publicações: não podem ser excessivas, para não cansar; nem muito espaçadas, para que o seu seguidor não esqueça que você pode ajudá-lo a tirar dúvidas sobre a sua saúde.

A plataforma funciona por meio de algoritmos, uma espécie de sequência de operações virtuais que visam compreender o comportamento do usuário na rede. E no caso do Instagram, exige publicações e interações frequentes para garantir a visibilidade.

O Instagram para clínicas, quando utilizado de maneira adequada, é uma ótima ferramenta para divulgação, captação de pacientes e contribui para que você seja um nome de referência em sua especialidade. 🙂

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Gostou do conteúdo? Conte para a gente o que achou e como você utiliza essa ferramenta na sua clínica, e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos. 


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.