Como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 8 passos

Como implementar o marketing de relacionamento na sua clínica em 8 passos

Leia em 8 min.

O marketing de relacionamento é a estratégia de marketing ideal para os médicos que desejam fidelizar pacientes e se destacar na área médica, principalmente para aqueles que administram seu próprio consultório.

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O número de médicos que investem em um marketing de relacionamento de qualidade para pacientes é cada vez maior, afinal, para obter sucesso administrando seu próprio consultório, fidelizar pacientes é um passo importantíssimo que não deve ser deixado de lado.

Um estudo realizado pela Revista Brasileira de Marketing aborda a importância do marketing de relacionamento para clínicas e consultórios médicos que desejam ter um relacionamento mais duradouro com seus pacientes.

“As clínicas médicas talvez necessitem rever sua estratégia sob a abordagem do marketing de relacionamento, dentro de uma perspectiva de competitividade, tendo em vista a crescente e acirrada competição do mercado, aliada às demandas de clientes cada vez mais exigentes.”

Além do crescimento constante do mercado médico, outro fator que não deve ser deixado de lado é o perfil dos pacientes, ou seja, o paciente pós-digital, acostumado com a tecnologia, que não hesita em mudar de profissional de saúde, caso o atual não esteja prestando o serviço da forma como ele deseja.

Se os seus objetivos são fidelizar pacientes e obter uma ótima vantagem competitiva, o marketing de relacionamento é a estratégia ideal para alcançá-los.

Veja a seguir o que é exatamente o marketing de relacionamento e suas principais vantagens. Acompanhe!

Marketing de relacionamento: o que é e quais seus benefícios?

O marketing tradicional possui como principal foco a divulgação da sua empresa, ou seja, seu consultório médico. O marketing de relacionamento, por sua vez, é uma estratégia de marketing focada no relacionamento com os clientes, no seu caso, seus pacientes.

Visando a fidelização de pacientes, o marketing de relacionamento nos consultórios tem como objetivo criar e nutrir um ótimo relacionamento com os pacientes, o que consequentemente contribui na atração de clientes para o seu negócio.

Segundo um estudo nomeado “Marketing de Relacionamento: um diferencial competitivo para os profissionais da Odontologia”, uma boa estratégia de marketing de relacionamento permite o consultório conquistar o mercado com menos custo, obter um relacionamento efetivo com seus pacientes, além de manter uma posição competitiva favorável.

“O Marketing de Relacionamento, portanto, configura-se como uma excelente alternativa estratégica e um importante instrumento da gestão empresarial, cuja essência é oferecer valor de longo prazo que construa bons relacionamentos e resulte em alta lealdade do cliente.”

Para as clínicas e consultórios médicos que desejam obter um marketing de relacionamento eficiente em seus processos, é fundamental que esse valor esteja incluído em toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato com a marca do consultório, até o momento pós-consulta.

Continue a leitura e conheça nosso passo a passo completo sobre como estruturar uma estratégia de marketing de relacionamento na sua clínica. Confira!

Passo a passo para implementar o marketing de relacionamento na clínica

Apesar de muitos médicos empreendedores estarem interessados em implementar uma estratégia de marketing de relacionamento em seus consultórios, boa parte não sabe por onde começar, ou qual o melhor caminho a ser seguido.

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 8 principais passos que você deve seguir para ter uma ótima estratégia. Boa leitura! 🙂

1. Defina seu público-alvo

Qual é o perfil dos seus pacientes? Como eles preferem ser contatados? Por quais diferenciais eles se mantêm leais ao seu serviço médico?

Assim como outras estratégias de marketing médico, o primeiro passo para ter um bom marketing de relacionamento no seu consultório é conhecer seus pacientes, ou seja, seu público-alvo.

Como o marketing de relacionamento tem como foco melhorar o relacionamento com seus pacientes atuais, é preciso saber aspectos como as preferências do seu público-alvo e as principais características.

Imagine que sua especialidade médica seja dermatologia e seu público-alvo seja pacientes mais jovens, preocupados com o cuidado da sua pele e estética. Provavelmente, esses pacientes estão muito presentes em redes sociais como Instagram, Facebook, e se comunicam com uma linguagem mais informal, descontraída.

Essas características são fundamentais para que você estabeleça quais serão as estratégias utilizadas dentro do seu marketing de relacionamento, o tom de comunicação da marca do seu consultório, entre outros aspectos.

Porém, qual é a melhor maneira de conhecer seus pacientes? Como é possível descobrir essas características?

Para os médicos que contam com um bom software de gestão, o próprio sistema provavelmente elabora relatórios e gráficos automáticos sobre o consultório, incluindo perfil dos pacientes, como faixa etária, gênero, tudo por conta dos dados coletados no registro do paciente.

Além disso, você também pode realizar pesquisas com seus próprios pacientes, seja no próprio consultório ou utilizando outros canais de comunicação como SMS, WhatsApp ou e-mail. 

2. Estabeleça as características da marca do seu consultório

Após conhecer quem são seus pacientes e suas preferências, é hora de estabelecer as características da marca do seu consultório

A marca do seu consultório também envolve toda experiência dos seus pacientes com seu serviço médico, muito além de uma logomarca. Por isso, ela precisa transmitir a mensagem que você gostaria de passar para o seu público-alvo.

O Google, por exemplo, tem uma marca forte posicionada como uma empresa que prega inovação, trabalha com tecnologias de ponta e possui valores voltados para entregar a melhor experiência para todos os seus usuários.

Nós sabemos disso porque o Google estabeleceu características fortes da sua marca, em aspectos como tom de comunicação, identidade visual, divulgação dos seus diferenciais, e outras práticas.

É fundamental que você defina qual será o tipo de linguagem utilizada nas comunicações, seja nas redes sociais, e-mail, ou presencialmente no consultório; quais serão as cores utilizadas na identidade visual; e até mesmo a decoração do estabelecimento precisa estar em sintonia com a sua marca.

Implementar marketing de relacionamento na clínica

3. Escolha as estratégias que serão utilizadas no seu marketing de relacionamento

Seu consultório estará presente nas redes sociais? Quais são as melhores estratégias para o seu consultório?

Como já mencionamos no artigo, todas as decisões do seu marketing de relacionamento precisam estar baseadas no seu público-alvo. Isso significa que, a única forma de saber as estratégias ideais a serem adotadas, é após identificar as características dos seus pacientes. 

Se você está seguindo nosso passo a passo, você já fez isso. Agora, é preciso pensar quais estratégias serão usadas no seu marketing de relacionamento. 

Caso os seus pacientes estejam presentes em redes sociais (e provavelmente eles estão), é essencial que você também esteja. Se a maioria está concentrada no Instagram, invista suas energias nessa plataforma, e não no Twitter, por exemplo.

Pensar em adotar canais como o Youtube e e-mail marketing também são uma ótima opção, pois, atualmente, grande parte das pessoas utiliza o Youtube, segunda maior plataforma de pesquisa do mundo, e acessam diariamente seu e-mail.

Além disso, uma boa parte dos profissionais de saúde ainda não estão presentes nesses canais, o que também te garante uma ótima vantagem competitiva. 

Também não se esqueça de ter uma forte presença online no Google, com seu site próprio, e até mesmo com o Google Meu Negócio. Afinal, ser um dos primeiros resultados nessa plataforma é um ótimo diferencial para se tornar uma verdadeira referência em sua especialidade.

O CRM (sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente, em português), também é uma das estratégias presentes no marketing de relacionamento, justamente por colocar o cliente no centro do negócio.

Para gerir o relacionamento com o cliente, o CRM faz isso por meio da coleta e análise de dados, algo fundamental para o marketing de relacionamento de qualquer empresa ser, de fato, efetivo.

4. Faça um bom planejamento

Da mesma forma que você se prepara para receber um paciente em sua sala, e com a mesma dedicação que você planejou montar seu próprio consultório, o seu marketing de relacionamento também necessita de um bom planejamento estratégico.

O planejamento de uma estratégia de marketing pode ser algo complexo, principalmente para quem está começando nessa área. Por isso, não se esqueça que você pode contar com a ajuda de especialistas em marketing médico. 

Para te ajudar, separamos os principais pontos que o seu planejamento estratégico deve abordar:

  • Estratégias que serão utilizadas (por exemplo, quais canais utilizar: Facebook, Instagram, canal no Youtube, site próprio)

  • Planejamento de cada estratégia (conteúdo que será divulgado, qual a frequência de postagem)

  • Planos de ação (ações mais diretas, como os WOW Moments, que será abordado nos próximos tópicos)

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5. Conte com a ajuda de ferramentas digitais

Existem ferramentas voltadas para o marketing de relacionamento de consultórios médicos? É possível automatizar todo esse processo?

Há diversas ferramentas digitais de marketing de relacionamento disponíveis no mercado, voltadas para a área da saúde. Por exemplo, softwares médicos de qualidade possuem funcionalidades voltadas para gestão e marketing das clínicas, o que pode otimizar o seu marketing de relacionamento, tornando-o mais produtivo e rico em informações.

Caso você esteja interessado em adotar um sistema que te ajuda na rotina médica e ao mesmo tempo contribui para o seu marketing de relacionamento, procure um software que ofereça funcionalidades como e-mail marketing e relatórios automatizados sobre pacientes.

Uma boa dica é buscar uma empresa especialista em gestão médica, que te ajude com soluções como materiais educativos, cursos, vídeos explicativos, agência especializada em marketing médico, eventos, entre outras soluções.

6. Treine sua equipe

Seus colaboradores conhecem a importância do marketing de relacionamento para o consultório? Eles estão envolvidos em todos os processos?

Não basta que apenas você tenha conhecimento sobre o marketing de relacionamento do seu consultório e seus processos, é necessário que toda sua equipe esteja envolvida e consciente sobre as estratégias que estão sendo utilizadas.

Imagine que na recepção do seu consultório os profissionais utilizam um tom de comunicação, enquanto na sua sala, o tom seja totalmente diferente. Além de causar uma confusão para o paciente e afetar toda a sua experiência no consultório, caso ele reclame do atendimento recebido, pode estar se referindo apenas à recepção. 

Por isso, é fundamental que você reserve um tempo para treinar sua equipe e mostrar como o marketing de relacionamento está sendo estruturado, e o papel de todos dentro dessa estratégia.

Assim, você garante que todos os colaboradores do consultório estarão alinhados, evitando confusões futuras. 

7. Promova Wow Moments

Você sabe como criar Wow Moments (momentos WOW) e surpreender seus pacientes?

Wow Moments é o termo usado para se referir a um momento em que uma empresa consegue surpreender um cliente de forma positiva, superando totalmente suas expectativas.

Um ótimo exemplo de uma empresa que investe em Wow Moments é a Nubank, que, como a própria empresa afirma, “queremos que os clientes nos amem”.

É comum ver na internet os mimos (presentes) da Nubank que foram enviados para seus clientes, seja para agradecer a escolha do serviço, ou para reparar uma situação que acabou prejudicando o cliente.

Existem diversas formas de promover Wow Moments, sem ser necessariamente enviando presentes. Para surpreender um paciente, basta investir em diferenciais que ele ainda não viu em outros profissionais de saúde.

Muitos diferenciais já foram citados no artigo, como uso de e-mail marketing e presença nas redes sociais. Oferecer um atendimento humanizado em todos os pontos de contato com o seu consultório também é uma boa forma de surpreender.

8. Acompanhe os resultados

Por fim, o último passo para garantir que o seu marketing de relacionamento seja um completo sucesso, é lembrar-se de acompanhar os resultados e identificar pontos de melhorias em sua estratégia.

Caso você conte com ajuda de ferramentas como softwares médicos, é possível analisar se, após a implementação do marketing de relacionamento no seu consultório, os pacientes começaram a retornar mais, por exemplo.

Você também pode realizar pesquisas de satisfação (NPS) com seus pacientes, antes, durante e após o marketing de relacionamento ter sido implementado em seu consultório, assim, você consegue medir se a satisfação dos seus pacientes aumentou ou não.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.