Instagram para clínica: veja as melhores dicas para utilizar corretamente

Instagram para clínicas: 4 dicas fundamentais

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Leia em 3 min.

Última atualização em 15/12/2021 por Yasmim Mayumi

O Instagram para clínicas é um excelente recurso para a divulgação de serviços e para a construção de autoridade no meio digital.  Afinal, a rede social é uma das mais versáteis para criação de conteúdo e é uma das mais utilizadas globalmente.

É importante destacar que não basta a clínica ter um perfil no Instagram. É preciso aproveitar as funcionalidades disponíveis, entender o algoritmo, realizar publicações relevantes e interagir com os seguidores.

Ou seja, para ser reconhecido como uma autoridade digital, é necessário criar uma estratégia!

Neste texto, trouxemos 4 dicas fundamentais para ajudá-lo a utilizar o Instagram para clínicas. Continue a leitura e saiba como alavancar o seu perfil!

Dicas de Instagram para clínicas

1. Publique conteúdo atrativo e relevante

De acordo com  o relatório de dados elaborado pela We Are Social e Hootsuite divulgado em julho de 2021, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 110 milhões de usuários.

Ou seja, milhares de publicações são realizadas diariamente. Por isso, para que o seu perfil se destaque, é preciso publicar conteúdo atrativo e relevante.

Para elaborar conteúdos interessantes para seus pacientes, você precisa ter suas buyer personas bem definidas. Assim, você consegue criar materiais mais assertivos, que correspondam às dúvidas ou interesses dos seus seguidores.

2. Utilize todos os recursos disponíveis

No Instagram, você pode publicar imagens, vídeos curtos ou longos, fazer transmissões ao vivo (lives), criar guias e até mesmo conteúdos que somem após 24h (stories).

Para seguir uma estratégia consistente, nada de se prender apenas às fotos. A partir de uma análise do que seu público-alvo mais se interessa, diversifique os tipos de conteúdo que você apresenta.

O feed, por exemplo, é onde seus seguidores têm acesso à sua bio e seus posts. É o espaço ideal para postar conteúdos mais completos, com fotos e vídeos de até 1 minuto.

Já nos stories, você pode mostrar um pouco dos bastidores do dia a dia da clínica; criar enquetes; responder dúvidas comuns e criar uma relação de maior proximidade com seus seguidores.

Lembrando que nos stories os conteúdos ficam disponíveis por apenas 24 horas. Para deixá-los fixos em seu perfil, é possível criar destaques.

No Instagram para clínicas, os destaques podem funcionar como um complemento da bio. É possível deixar fixadas informações como o endereço do local, as especialidades oferecidas, fotos do corpo clínico e, até mesmo, dicas de saúde.

Se você tem dúvidas do que postar em cada recurso do Instagram, este texto aqui pode te ajudar.

3. Não esqueça dos vídeos no Instagram para clínicas

Os vídeos merecem um tópico especial, pois são a ferramenta que têm atraído mais atenção atualmente. Apostar nos vídeos é uma escolha certeira ao usar o Instagram para clínicas.

Afinal, com os vídeos mais longos – ideais para o IGTV – é possível  explicar as opções de tratamento de determinados problemas de saúde e descrever  sintomas que necessitam de atenção, por exemplo.

Já nos reels – vídeos de até 1 minuto – você pode dar dicas de saúde e prevenção.

Nós sabemos que pode ser difícil começar a gravar vídeos, mas seguindo algumas dicas infalíveis, você conseguirá adicioná-los ao seu planejamento tranquilamente.

4. Busque aumentar o engajamento do seu perfil

No Instagram, o engajamento é definido como qualquer interação com o post. Por exemplo, comentários, curtidas, compartilhamentos, salvamentos e visualizações de vídeos.

Quando um conteúdo é publicado, o algoritmo analisa a reação do público e, dependendo da taxa de engajamento, o conteúdo será exibido para mais pessoas.

Para aumentar o engajamento do perfil da sua clínica no Instagram, é preciso entender um pouco sobre como funciona o algoritmo dessa rede social.

Basicamente, o algoritmo utiliza os dados de navegação dos usuários para personalizar os conteúdos que aparecerão no feed e na aba explorar da plataforma.

Sendo assim, é essencial:

Publicar conteúdos assertivos que estimulem a interação dos usuários: 

Uma dica é adicionar ao fim dos textos ou até mesmo da imagem, um comando como “salve este post!” ou “compartilhe este post com um amigo que está precisando dessas dicas”. 

Selecione hashtags relevantes: 

Por meio das hashtags é possível buscar facilmente conteúdos no Instagram. Por isso, utilize hashtags relacionadas à clínica e às especialidades abordadas. 

Interaja você também no Instagram da clínica: 

Para estabelecer uma relação mais próxima com seus seguidores, é fundamental responder às mensagens e comentários que a clínica recebe no perfil do Instagram. Além de curtir e compartilhar outras publicações interessantes para o seu público.

Coloque a estratégia de marketing da clínica em prática

O Instagram para clínicas é fundamental na construção da autoridade e divulgação dos serviços. Agora que você já conferiu nossas dicas, coloque as ideias em prática!

E não se esqueça de estar atento às regras do Conselho de Ética da sua especialidade para divulgação do seu trabalho nas redes sociais.


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