CRM para clínicas médicas: como fidelizar seus pacientes?

CRM para clínicas médicas: como fidelizar seus pacientes?

Yasmim Mayumi Marketing Médico Leave a Comment

Leia em 7 min.

O CRM para clínicas médicas melhora o relacionamento entre médicos e pacientes, além de aumentar resultados, melhorar a satisfação dos pacientes e proporcionar uma gestão de excelência.

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que quer se destacar no mercado. Inclusive, as clínicas e consultórios médicos.

Segundo a pesquisa Experiência do Cliente no Brasil da Reviewr, produzida em 2018, os fatores mais relevantes para a fidelidade dos consumidores são: qualidade do serviço (68%), atendimento (65%) e preço (63%).

49% das empresas aumentaram os investimentos em gestão de atendimento e relacionamento com o cliente. Essa foi a área de maior investimento entre as empresas.

Neste artigo você irá descobrir o que é CRM, suas principais vantagens e como implementá-lo na prática. 

Acompanhe!

O que é CRM para clínicas médicas?

Como o próprio nome diz, o CRM é um conjunto de estratégias que visam gerir o relacionamento com os clientes de uma empresa. No caso das clínicas médicas, estamos falando de seus pacientes.

Para isso, é necessário contar com um software de gerenciamento de dados, que automatiza processos de fidelização, como no contato pós-consulta e lembretes de consulta.

A verdade é que é quase impossível acompanhar cada paciente de forma próxima, lembrando exatamente de cada detalhe. 

Um software eficiente consegue proporcionar todas as informações que você precisa de qualquer lugar, e a qualquer momento. Porém, como um software focado em relacionamento com os pacientes funciona?

  • Cadastro de pacientes: um software de CRM para clínicas médicas tem um cadastro completo dos pacientes, além de armazenar as informações em um local seguro, como um servidor na nuvem;
  • Automatização de processos: além de reunir todos os dados essenciais dos pacientes, um software também faz atividades fundamentais para fidelização de forma automática. 

Ao final do artigo, iremos explicar mais profundamente como analisar o melhor software de CRM para clínicas médicas.

Um CRM de qualidade pode mostrar oportunidades que você nem imaginava, e exibir pontos de melhorias que não estavam tão claros. 

Talvez você esteja se perguntando: será que eu preciso mesmo de um CRM na minha rotina médica? 

Como saber se você precisa de um CRM para clínicas médicas?

Para te ajudar a solucionar essa dúvida, separamos alguns fatores que podem mostrar se um CRM é necessário ou não para a sua clínica.

Responda as perguntas a seguir:

  • Quero melhorar o relacionamento com meus pacientes?
  • O fluxo de atendimentos não está no nível ideal?
  • Minha equipe tem dificuldades em fidelizar pacientes?
  • As informações sobre meus pacientes estão desorganizadas?
  • Demoro muito tempo para encontrar dados importantes sobre meus pacientes?
  • Quero automatizar processos e ter mais tempo para atender meus pacientes de forma humanizada?

Se você respondeu “sim” para algumas das perguntas acima, provavelmente você precisa investir em uma gestão de relacionamento com seus pacientes.

Continue a leitura e descubra 5 principais vantagens de um CRM para clínicas médicas! 

Principais vantagens de um CRM para clínicas médicas

De acordo com a pesquisa da Reviewr citada mais acima, 69% das empresas afirmam personalizar seus atendimentos. 

“Porém, 75% dos clientes acreditam que as empresas não estão oferecendo um atendimento personalizado.”

Ou seja, há uma dificuldade por parte dos profissionais em entender quais são as expectativas dos seus consumidores, e atingi-las de forma efetiva. Em muitos casos, essa realidade também não é diferente nas clínicas médicas.

Como um CRM pode mudar essa realidade? 

1. Fidelização de pacientes

Os profissionais de saúde sabem que a melhor forma de fidelizar pacientes é com atendimento humanizado e atencioso.

Afinal, se o paciente não ficar satisfeito com o atendimento médico, ou até mesmo com o atendimento da recepção, é pouco provável que ele retorne ao consultório.

Porém, um sistema de CRM também é fundamental para garantir a fidelização de pacientes, principalmente aliado a uma ótima experiência durante a consulta.

Imagine que com um software, antes mesmo do paciente entrar em sua primeira consulta, sua secretária registrou informações como nome, idade e uma foto.

Você pode cumprimentá-lo pelo nome, antes de iniciar uma conversa. 

Parece um detalhe, mas ele faz toda a diferença para os pacientes. Lembra daquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele está completamente certo. 

Além disso, pense que após o atendimento você decidiu enviar uma pesquisa de satisfação para seu paciente, para que ele se sinta à vontade para responder em sua casa, de forma anônima. 

Nessa pesquisa você questiona como foi o atendimento dos profissionais da clínica, quais foram os pontos positivos e negativos, entre outras questões.

Esses são apenas alguns exemplos de como um software de CRM te auxilia na fidelização de pacientes. 

Para saber mais sobre a pesquisa de satisfação de pacientes, conhecida também como NPS, baixe gratuitamente nosso material educativo:

Planilha de Satisfação dos Pacientes Net Promote Score (NPS)

2. Aumento dos resultados da clínica

Um CRM eficiente produz relatórios automáticos com métricas fundamentais para as análises sobre o seu negócio. Se você não acompanha os resultados da sua clínica, é como se você não soubesse para qual caminho está indo.

Por isso, além de acompanhar seus resultados, um software de CRM também ajuda no aumento de receitas, seja por meio da fidelização de pacientes ou na identificação de pontos de melhorias. 

Por exemplo, uma clínica médica registrou todos os dados importantes sobre os pacientes atendidos no período de um mês. 

Ao analisar os resultados, percebeu que a maioria tinha cadastro no convênio UNIMED. Depois de realizar uma pesquisa, muitos pacientes afirmaram que voltariam com mais frequência caso seu convênio fosse aceito.

Então, a clínica decidiu se cadastrar no convênio, e suas receitas aumentaram em 30%

Viu como um CRM pode aumentar seus resultados?

3. Mais indicações

Ao melhorar seu relacionamento com os pacientes, as indicações são apenas uma consequência de todos os seus esforços. 

Os profissionais de saúde sabem que o melhor marketing com certeza é a indicação boca a boca. Além de ser gratuito, ele mostra como seus pacientes estão satisfeitos com o seu serviço. 

4. Informações mais completas sobre os pacientes

Como já mencionamos no conteúdo, uma das principais funções do CRM é reunir dados de forma completa e organizada. 

Ao simplificar tarefas como armazenamento e organização de informações, você otimiza seu tempo e pode acompanhar o tratamento dos seus pacientes de forma mais assertiva.

Além de aumentar sua produtividade, você garante que nenhuma informação será perdida, e o histórico dos seus pacientes pode ficar ainda mais completo.

5. Fortalecimento da sua marca profissional

Todos os benefícios citados até aqui são essenciais para a construção de uma marca forte para sua clínica.

Veja a seguir alguns requisitos que estabelecem uma ótima marca profissional:

  • Boa organização das informações;
  • Relacionamento próximo com os pacientes;
  • Atendimento padronizado e voltado para o paciente;
  • Experiência positiva em todos os pontos de contato com a marca, seja por internet ou de forma presencial.

Todos eles podem ser facilmente alcançados com um CRM. 

Assista nosso vídeo sobre marketing de relacionamento para conhecer outras  técnicas que podem melhorar seu relacionamento com os pacientes:

Como escolher o melhor CRM para clínicas médicas?

Agora que você sabe quais são os benefícios de um bom CRM, vamos mostrar quais são os critérios que você deve estar atento na hora de decidir um sistema. 

Para os profissionais de saúde, sem dúvidas o melhor CRM são os softwares médicos

Além de terem funcionalidades voltadas para o relacionamento com pacientes, eles também são excelentes na gestão de clínicas e consultórios médicos

Dê uma olhada em quais são os diferenciais que qualquer software médico deve ter para proporcionar um CRM de qualidade.

1. Marketing de Relacionamento 

O marketing de relacionamento do software deve ser seu primeiro ponto de atenção.

Verifique se o sistema possui uma plataforma de e-mail marketing exclusiva para médicos, que permita envio de mensagens personalizadas de forma automática para seus pacientes.

Além de ajudar no contato pós-consulta e na construção de um relacionamento duradouro, o e-mail marketing também proporciona aumento do número de retornos e procedimentos no seu consultório

O iClinic, por exemplo, é um software médico que conta com sua própria plataforma. Veja uma parte do depoimento da Dra. Luciana sobre o marketing da empresa:

“Uma das coisas que me chamou muita atenção no iClinic é que facilita muito esse marketing de relacionamento com o cliente. O iClinic oferece o e-mail marketing e a personalização completa da ferramenta, inclusive com intervalos de envio, seleção de pacientes, o ciclo de e-mails automáticos.”

2. Lembretes e confirmações de consultas

As confirmações de consultas automáticas também são essenciais para qualquer CRM médico. 

Além de reduzirem as faltas dos pacientes, elas também adicionam mais um diferencial para seu serviço médico, pois mostram sua preocupação em realizar a consulta

Uma ótima forma de aumentar resultados e investir na fidelização, não concorda?

3. Gestão médica 

Um sistema médico contribui para a fidelização de pacientes, mas também é um forte aliado na gestão médica. 

Confira algumas funcionalidades voltadas especialmente para a gestão de clínicas e consultórios médicos:

Para conhecer mais sobre todas essas funcionalidades, teste gratuitamente um software médico:

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4. Relatórios e gráficos automáticos

A importância dos relatórios e gráficos automáticos já foram mencionados, mas é preciso enfatizar o quanto o acompanhamento de resultados faz toda a diferença para a sua clínica. 

Um software médico pode automatizar essa tarefa que, apesar de ser necessária, muitas vezes demanda um tempo excessivo dos profissionais. 

Além disso, relatórios eficientes conseguem mostrar informações que não estavam sequer sendo buscadas, como o convênio mais rentável para a sua clínica, ou perfil dos seus pacientes.

5. Dados dos pacientes centralizados

O cadastro de pacientes já é uma ótima maneira de centralizar todos os dados em um único local. 

Com um software médico, todos os cadastros são integrados aos prontuários eletrônicos, que além de reunirem as anotações das consultas, também armazenam resultados de exames, fotos, entre outros arquivos.

Essa centralização ajuda não apenas na organização, mas também na assertividade dos diagnósticos. 

Todos esses 5 diferenciais são imprescindíveis para as clínicas médicas, mas outra boa dica é buscar por empresas reconhecidas no mercado. Assim, você diminui as chances de não escolher o sistema ideal para a sua rotina. 

Realizar um teste gratuito também pode ajudar muito no seu processo de decisão, além de buscar depoimentos de profissionais de saúde que são clientes da plataforma.

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.