Como trabalhar o pós-consulta com automação de marketing?

Como trabalhar o pós-consulta com automação de marketing?

Leia em 5 min.

As clínicas e consultórios buscam fidelizar seus pacientes, já que é mais rentável manter que está na base do que atrair mais pessoas. Isso é algo que você prioriza na sua clínica? Descubra aqui como automação de marketing é extremamente importante no pós-consulta.

Você sabe trabalhar pós-consulta com automação de marketing? Pois bem, esse é um ponto muito importante para garantir a fidelização dos seus pacientes

Nesse momento, é importante a criação e estabelecimento de um excelente relacionamento com o paciente, mesmo depois que ele não esteja mais na sua clínica.

Muitos profissionais negligenciam essa estratégia por acharem que ela não tem tanto valor. Mas eles estão muito enganados, pois ela é capaz de ganhar a confiança das pessoas e, ainda, incentivar o famoso marketing “boca a boca”, que é quando os seus pacientes começam a indicar seus serviços para outras pessoas.

Nesse sentido, é importante você saber trabalhar o pós-consulta para não ficar atrás da concorrência. Continue a leitura e descubra quais são os principais passos para você atingir esse objetivo! 🙂

Como trabalhar pós-consulta com automação de marketing?

A automação de marketing é muito importante para otimizar os resultados de uma ação. Quando falamos em pós-consulta, essa estratégia se faz ainda mais importante. Para te ajudar a obter mais resultados, explicamos, a seguir, como trabalhar o pós-consulta com a automação. Acompanhe!

Comunicação por e-mail

O e-mail marketing é uma ferramenta muito eficiente para manter o contato com seus pacientes mesmo após as consultas. No entanto, ele precisa ser usado de maneira estratégica para garantir sua eficácia. 

Sendo assim, uma das principais boas práticas é encaminhar conteúdos que sejam relevantes para o público, com mensagens claras e na mesma linguagem dos pacientes. 

Existe uma enorme variedade de conteúdos que podem ser utilizados nos e-mails, e alguns deles são:

  • agendamento online de novas consultas;
  • entrega de resultados de exames;
  • pesquisa de satisfação;
  • retorno nas consultas;
  • felicitações em datas especiais, como aniversário.

Dessa forma, você consegue manter seus pacientes informados e, ao mesmo tempo, é possível melhorar o seu relacionamento com eles. Hoje em dia, as pessoas buscam profissionais de saúde que tenham comprometimento com cada caso. Se você mostrar que se importa com seus pacientes ao ponto de mantê-los informados sobre o estado de saúde deles, pode ter certeza que sempre será referência para eles.

Publicação artigos em blogs

Os artigos em blogs são muito importantes para ajudar o seu público a entender diversos conceitos e quebrar as principais objeções sobre determinados assuntos.

Por exemplo, quando a mulher engravida, ela tem muitas dúvidas e receios sobre o que está por vir. Além disso, muitas pessoas, ao aconselhá-la, acabam sugerindo ideias erradas por falta de conhecimento real sobre o assunto.

Sendo assim, se você atende a essa especialidade, por exemplo, é importante criar um blog para o seu consultório com o objetivo de desvendar os mitos sobre a gravidez, explicar como o trabalho de parto funciona, mostrar como ter uma gravidez saudável, dentre muitos outros temas importantes que farão com que o seu público tenha confiança no seu trabalho.

Uma forma de divulgar esse conhecimento com o seu público é elaborar esses conteúdos, e divulgá-los em fluxos de e-mail. Seguindo o exemplo acima, após a primeira consulta, você pode criar uma sequência de envios de e-mails para a paciente, informando-a sobre curiosidades, dicas, e dados que sejam relevantes. 

É uma excelente forma de manter contato e ajudar seus pacientes, não é mesmo? Assim, além de todos as vantagens, você se estabelece como referência para seus pacientes

blog-para-consultorio

Uso do WhatsApp e chat online

OWhatsApp e chat online também são maneiras eficientes de trabalhar ospós-consultas com automação de marketing. No entanto, vale o alerta: evite ser inoportuno, mandando conteúdos irrelevantes e que não são do interesse do seu público. 

Em relação ao WhatsApp, não crie grupos adicionando os pacientes como participantes. Isso é visto como algo inconveniente e pode prejudicar a imagem da sua clínica. 

Uma excelente estratégia é elaborar listas de transmissão e encaminhar conteúdos que sejam relevantes de acordo com o momento de cada paciente. 

Essas ferramentas precisam ser usadas para facilitar o acesso do paciente à sua clínica — seja para marcar consultas, seja para tirar dúvidas. São canais de comunicação que ajudam você a manter contato com seus pacientes e ganhar a confiança deles.

Utilização da automação para criar contato

Como você e sua equipe terão um primeiro contato com o paciente, nesse momento, é necessário tomar nota de alguns dados importantes que possibilitarão fazer um ótimo trabalho de pós-consulta. Nesse sentido, procure, sempre que possível, obter as seguintes informações:

  • e-mail;
  • dados de familiares;
  • nome do convênio;
  • relacionamento com médicos de outras especialidades etc.

Com essas informações em mãos, é possível definir como abordar os seus pacientes e quais conteúdos são mais interessantes para cada um.

Suponhamos que o paciente esteja em sua primeira consulta. Obviamente ele terá que voltar para agendar uma nova, tendo em vista que os resultados de exames precisarão ser apresentados para o médico definir o tratamento ideal. Nesse momento, com a automação, você consegue confirmar o retorno do paciente, já agendando a data e horário da consulta.

Por fim, também é possível entrar em contato com o paciente para saber se o tratamento realizado está proporcionando os resultados esperados. Caso negativo, você pode sugerir uma nova visita para averiguar o problema.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia?

Abaixo, listamos as principais vantagens de trabalhar o pós-venda comautomação de marketing. Veja só!

Fidelização de pacientes

Quando um paciente percebe que o profissional da saúde se importa com o seu bem-estar, ele passa a se sentir valorizado e, consequentemente, começa a confiar mais nos seus serviços. 

Ao trabalhar o pós-consulta é possível se aproximar mais das pessoas e mostrar que você é expert em seu segmento. Quanto mais informações você fornecer, mais os pacientes o verão como referência.

Quando o assunto é saúde, o cuidado é redobrado na escolha dos profissionais. Sendo assim, quando você consegue conquistar a confiança do paciente, dificilmente ele optará pelos seus concorrentes.

Maior satisfação

Hoje em dia, a satisfação do cliente não pode se basear apenas no momento em que ele é atendido dentro da clínica. Isso porque eles esperam muito mais dos profissionais da saúde para considerá-lo como um diferencial. É preciso mostrar a eles que você está atento às necessidades deles e pronto para ajudá-los sempre que precisarem.

Nesse sentido, a pós-consulta desempenha um papel muito importante, pois é por meio dessa estratégia que você conseguirá entregar ao seu paciente aquilo que ele espera, garantindo, assim, uma melhor experiência e satisfação.

Agilidade no atendimento

Ao trabalhar o pós-consulta com automação de marketing é possível agilizar o atendimento da sua clínica. Isso porque o paciente terá acesso aos seus exames com rapidez (por meio de e-mail, por exemplo) e, ainda, terá a possibilidade de agendar suas consultas sempre que bem entender.

Significa que ele terá mais liberdade e praticidade para procurar por seus serviços, o que diminui as filas de espera e, inclusive, melhora a produtividade da sua equipe.

Trabalhar pós-consulta é muito importante para garantir que tudo correu bem. Afinal, para que o seu trabalho faça sentido, é importante saber se seus pacientes estão satisfeitos com o seu atendimento, certo? Então, aposte nessa estratégia com automação de marketing e tenha informações ricas para melhorar o seu atendimento.

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Ao chegar até aqui, pode ser que você tenha alguma dúvida ou queira compartilhar suas experiências conosco. Aproveite a oportunidade e deixe seu comentário aqui embaixo para podermos interagir! 🙂


Sobre o autor

Milene Polo

Líder de Inbound Marketing na iClinic, com foco em SEO e jornada do cliente. Formada em Nutrição na USP, com Pós Graduação em Administração de Empresas FGV.