Como resolver os problemas de comunicação entre médico e paciente?

comunicacao medico paciente medica ao telefone

Principais tópicos

 A boa comunicação entre médico e paciente é fundamental para garantir um ótimo atendimento e evolução do processo terapêutico.

Alguns problemas de comunicação maximizam falhas e diminuem a taxa de engajamento aos tratamentos.

Isso acontece porque boa parte do processo terapêutico está ligado a como a comunicação com os pacientes acontece e também à influência que o médico consegue exercer.

Em uma pesquisa do Wellcome Open Research foi estimado que “27% de práticas médicas ruins são o resultado de falhas na comunicação. Uma melhor comunicação diminui erros médicos e danos aos pacientes.”

Neste artigo, você vai conferir os principais problemas de comunicação entre médico e paciente e como solucioná-los.

Acompanhe!

4 principais problemas de comunicação entre médico e paciente

comunicacao medico paciente medica

Com o objetivo de melhorar o êxito em tratamentos e garantir o bem-estar dos pacientes, muitos médicos escolhem aprimorar suas habilidades de comunicação.

Afinal, a comunicação é uma parte essencial de todo processo terapêutico e quando não acontece de forma adequada, reduz o engajamento ao tratamento e a fidelização de pacientes.

Confira a seguir 4 principais problemas de comunicação entre médico e paciente.

1. Incerteza e falta de informação

Muitos pacientes não saem das consultas médicas com todas as dúvidas respondidas.

Para solucionarem sua incerteza e falta de informação, eles recorrem à informações online que podem, inclusive, serem falsas.

Esse é um dos grandes problemas de comunicação que gera insegurança e pode fazer com que os pacientes recorram a tratamentos alternativos não comprovados cientificamente.

Na internet, os pacientes se deparam com uma linguagem acessível e com centenas de conteúdos sobre saúde, o que alivia a falta de informação, mas gera outros problemas.

Ou seja, também é cada vez mais importante que os profissionais de saúde produzam conteúdo e se tornem referências online em suas áreas de atuação.

2. Confusão gerada pela utilização do linguajar médico

Os pacientes  não estão acostumados com palavras como edema, cefaleia, sutura, entre outras, pois mesmo que corretas e precisas, não estão presentes no vocabulário da maioria da população.

Essas palavras dificultam a compreensão do paciente sobre o problema e geram falhas na comunicação.

Utilizar uma linguagem simples e familiar é essencial para que todos os pontos sejam bem entendidos e para não reste dúvidas na consulta.

3. Falta de feedback

Alguns profissionais de saúde ficam tão focados em encontrar uma solução para o problema do paciente que se esquecem de fornecer suas opiniões pessoais para o caso.

Porém, esse feedback é essencial para muitos pacientes que buscam uma opinião honesta e clara sobre suas saúdes.

Fazer analogias e comparações com contextos de conhecimento geral também ajuda imensamente nesse processo.

4. Tempo curto de escuta ativa durante a consulta

Você ainda utiliza prontuários de papel em seus atendimentos? Se sim, quanto tempo leva apenas preenchendo as informações?

Embora alguns médicos ainda não utilizem a tecnologia em seus consultórios, o preenchimento de papéis reduz o tempo de escuta ativa ao paciente durante a consulta.

Se você atende por convênios ou hospitais, esse tempo de escuta é ainda mais importante, já que geralmente ele é menor do que em consultas particulares.

Para ter mais tempo para escutar e conversar com seus pacientes, contar com tecnologias como um software médico na nuvem é fundamental, porque você deixa de ter aquela pilha de papéis se acumulando na mesa da recepção ou em uma sala de arquivo, e conta com um prontuário eletrônico que unifica todas as informações do paciente em um único local.

Impactos dos problemas de comunicação entre médico e paciente

comunicacao medico paciente internacao

Segundo um trecho adaptado de um artigo da Clinical Practice:

“Uma comunicação deficiente pode levar a descontinuidade do tratamento, comprometimento da segurança do paciente, uso ineficiente de recursos valiosos, insatisfação de pacientes e médicos sobrecarregados.”

Confira agora alguns outros impactos dos problemas de comunicação no consultório:

  • Tratamentos tardios, errados ou caros: uma das responsabilidades dos médicos é eliminar as barreiras dos tratamentos para os pacientes. As falhas na comunicação podem gerar a indicação de tratamentos incorretos, o que traz consequências negativas tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde. Por exemplo, é comum pacientes mais idosos ou desatentos não entenderem a prescrição médica e executarem o plano terapêutico de forma incorreta;
  • Acompanhamentos incompletos: a jornada do paciente não se constitui apenas do momento de atendimento. Os profissionais da saúde podem se assegurar de que o paciente está seguindo os protocolos do tratamento e melhorar a comunicação por meio da Teleconsulta, por exemplo;
  • Recomendações não uniformes: manter a boa comunicação entre médico e paciente também garante a uniformidade do tratamento, especialmente quando o paciente recebe os cuidados de mais de um profissional da saúde.

5 estratégias para melhorar a comunicação entre médico e pacientecomunicacao medico paciente atendimento senhora

A boa comunicação entre médico e paciente gera confiança e elimina barreiras, como a falta de entendimento.

Os profissionais de saúde que conseguem transmitir suas mensagens com clareza e empatia, aumentam as taxas de sucesso dos tratamentos e melhoram os cuidados com a saúde dos pacientes.

1. Utilize uma linguagem simples e positiva

Para melhorar a comunicação entre médico e paciente, uma ótima dica é utilizar uma linguagem simples e positiva em seu consultório.

A linguagem simples consiste em preferir o uso de palavras do dia a dia do paciente ao invés daquelas comuns apenas na rotina médica.

Neste ponto, treinar sua comunicação para que você consiga explicar conceitos complexos em uma linguagem acessível é um excelente exercício.

Além disso, utilizar uma linguagem positiva, de incentivo, também ajuda, já que por meio dela o paciente se sentirá mais seguro para seguir com o tratamento.

Também é importante se lembrar de utilizar a comunicação corporal positiva. Isso faz diferença, pois muitas pessoas respondem à sua linguagem corporal.

2. Esteja aberto a solucionar todas as dúvidas

Você confere se todas as dúvidas do paciente foram solucionadas antes dele deixar o consultório?

Solucionar todas as dúvidas é outro ponto indispensável para a boa comunicação entre médico e paciente.

Muitas pessoas, embora permaneçam com dúvidas, evitam perguntá-las em voz alta, seja por vergonha ou por medo do julgamento.

Como médico, você também pode ficar atento à linguagem corporal de seu paciente, e se perceber qualquer hesitação ou expressão de dúvida, questione com empatia se ele tem alguma pergunta para fazer.

Por isso, é recomendável que após o término das recomendações, você pergunte se o paciente ou se seu acompanhante compreenderam o explicado e, se possível, peça para ele recapitular em sua presença o que entendeu sobre a recomendação.

Dessa forma, o paciente se sentirá mais cuidado e mais aberto para dividir todos os questionamentos com você.

3. Convide o paciente a participar ativamente de seu cuidado com a saúde

Se antes o paciente era um agente totalmente passivo em seu próprio tratamento, que apenas recebia e seguia instruções, hoje, ele quer participação ativa nesse cuidado.

E como paciente ativo é paciente engajado, essa participação aumenta a adesão e o sucesso do tratamento.

O paciente pós-digital está mais preocupado com a saúde no geral, e muitas vezes já chega ao médico com pelo menos uma busca feita na internet sobre seu problema.

Uma pesquisa apontada pelo Estadão demonstrou que pelo menos 26% dos pacientes recorrem ao Google antes mesmo de procurarem um atendimento médico.

Por esse motivo, convidar o paciente a ser um agente ativo em seu tratamento é fundamental, e vem se tornando um grande pilar na relação médico-paciente.

Juntos, é possível discutir soluções, procurar entender melhor a causa do questionamento e analisar todas as opções de tratamento disponíveis para ver qual se encaixa melhor para o paciente.

Essa é uma excelente maneira de melhorar a comunicação e garantir um cuidado à saúde ainda melhor para todos os que chegam ao seu consultório.

4. Conte com recursos tecnológicos

Conforme visto neste artigo, o preenchimento de papéis no consultório diminui o tempo de escuta ativa do paciente, o que prejudica muito a comunicação.

Ao utilizar recursos tecnológicos, como um sistema para clínicas, você consegue fazer as anotações do prontuário de forma mais ágil e utiliza o tempo ganho para conversar mais com os pacientes.

Alguns médicos preferem até mesmo realizar o atendimento e depois passar as informações para o prontuário eletrônico.

Um sistema médico é útil de diversas formas, desde enviar prescrições, pedidos de exame e utilizar o prontuário eletrônico, até realizar o envio de lembretes de consulta.

Mas as soluções digitais disponíveis para facilitar o dia a dia e melhorar a comunicação entre médicos e pacientes não param por aí.

Hoje também é possível contar com aplicativos de apoio à decisão clínica, agendamento online e outras facilidades que melhoram não apenas a comunicação, mas a relação médico-paciente como um todo.

5. Procure entender e aliviar os medos dos pacientes

Alguns procedimentos médicos possuem inúmeros medos e tabus relacionados a eles, como é o caso da cirurgia plástica.

Seja qual for sua especialidade, é fundamental buscar entender com empatia quais são os medos dos pacientes, seja em relação às doenças ou aos tratamentos.

Se colocar no lugar do paciente permite entender quais são as necessidades e anseios dele, e como solucioná-los da melhor forma.

Dessa maneira, você se conecta com ele e oferece uma experiência acolhedora e diferenciada, que com certeza fará toda a diferença para o sucesso do tratamento.

Os benefícios gerados pela boa comunicação entre médico e paciente

comunicacao medico paciente atendimento

Gera maior confiança e segurança do paciente

Geralmente, uma relação de confiança costuma ser construída ao longo do tempo, durante cada consulta. 

A relação entre ambos é uma relação bilateral, ou seja, um precisa do outro. 

O médico, para ter sucesso em sua profissão e nos protocolos terapêuticos estabelecidos, é preciso que o paciente não apenas tome os medicamentos corretos, mas também conte tudo o que sabe e sente.

E o paciente, para obter sucesso em seus tratamentos, precisa ouvir conselhos e instruções médicas. Porém, em ambos casos, isso só acontece quando há confiança na relação médico e paciente.

Ao ser atendido por um profissional de confiança, o paciente se sente mais motivado a seguir o tratamento recomendado. 

Além disso, essa pessoa pode entrar em contato com o médico, caso ache necessário e, assim, tirar dúvidas e pedir recomendações. Essa é uma forma de prevenção, uma vez que se torna mais fácil acompanhar o histórico de saúde.

Melhora a imagem da sua clínica médica

A boa comunicação com o seu paciente é fundamental para melhorar a imagem da sua clínica, alcançar o sucesso e atrair novos clientes, além de manter os já existentes. 

Esse relacionamento é um ponto crucial do marketing para a área da saúde. Isso porque são os pacientes atuais que poderão indicar a sua clínica para família, amigos e conhecidos.

Focar no atendimento aos pacientes é algo essencial. Entretanto, também é preciso pensar sobre como tornar o ambiente confortável e agradável para os pacientes.

A recepção, por exemplo, é como um cartão de visitas. Se ela não for montada com o devido cuidado, pode causar um impacto negativo.

Cores, cheiros e sons nos causam sensações diversas e ao desconsiderar esses fatores, o espaço físico da clínica pode se tornar indesejável.

7 características importantes para ter um ambiente agradável em clínicas e consultórios:

  • Faça a regularização da clínica e invista no treinamento dos colaboradores
  • Construa a identidade visual da sua marca (cores, decoração, música e mobília)
  • Forneça wi-fi gratuitamente
  • Ofereça conteúdos educativos e de entretenimento como folhetos, TV, livros e revistas
  • Tenha cuidado com os assentos, café, água e biscoitos
  • Pense na inclusão de diferentes grupos (espaço para crianças e acessibilidade)
  • Coloque uma área verde dentro da clínica, como vasos de plantas

Clientes/pacientes fidelizados

O mais importante é que cada paciente deixe a clínica plenamente satisfeito e com a sensação de que fez uma boa escolha. Dessa maneira, será mais fácil atraí-lo de volta, pois ele se mostrará relaxado e confiante.

O paciente que recebe um atendimento personalizado tem maiores chances de se tornar um cliente fiel. Isso também é uma motivação para ele falar bem da sua clínica para amigos e pessoas conhecidas.

Uma vez fidelizados, eles serão os embaixadores da clínica, falando sobre ela e contribuindo para a elevação do índice de novos pacientes.

A importância do atendimento humanizado no atendimento médico

comunicacao medico paciente crianca e medica se comprimentando

Por mais que seus serviços tenham muita qualidade e ótimos preços, se você não realizar um atendimento humanizado, ninguém retornará.

Por isso, certifique-se de que a sua equipe médica trate cada paciente com gentileza, fazendo-o se sentir confortável dentro da sua clínica.

Comece a se preocupar mais com os seus pacientes: são pessoas que gostam que demonstrem interesse por elas. Então, crie um vínculo de amizade e empatia!

Atender bem é o grande passo para ganhar de vez a preferência das pessoas. 

Nesse ponto, vale ressaltar o que faz a diferença no atendimento humanizado: a capacidade de ouvir o paciente, respeitar suas dificuldades e amparar sempre que preciso. 

O atendimento humanizado é aquele em que o médico volta sua atenção principalmente ao paciente e não apenas para a doença em si. Significa colocar o paciente no centro do tratamento e do cuidado.

Para humanizar o atendimento, ouça com atenção o que o paciente tem a dizer. Pratique a escuta ativa para entender o problema relatado e, assim, encontrar a solução mais adequada.

Um aspecto importante que engloba a humanização no atendimento e no trabalho clínico é a geração da memória afetiva do paciente. 

Isso porque, quando os profissionais oferecem acolhimento, atenção e escuta, as pessoas podem se lembrar de relações positivas que vivem com outras.

Esse fator também dá mais força para o enfrentamento dos problemas de saúde, oportunizando que o paciente veja a clínica como um espaço seguro e confortável para estar. 

Saiba como lidar com as críticas dos pacientes na consulta

comunicacao medico paciente cadeirante

Ao receber críticas de pacientes, seja de forma direta ou pela internet, é necessário que seja elaborada uma resposta adequada e humanizada, afinal, estamos falando de seus pacientes, pessoas que tiveram contato direto com seu atendimento médico.

Quando o médico, além de atender pacientes, também administra seu próprio consultório, o cuidado precisa ser ainda maior, porque todas as respostas serão atreladas diretamente à imagem do seu consultório, e toda a experiência que ele proporciona.

Se o seu objetivo é entregar uma experiência incrível para seus pacientes em todos os aspectos, inclusive na hora de responder críticas, chegou a hora de conferir os 5 principais passos desse processo. 

  1. Identifique qual é o tipo de crítica: o feedback do paciente é uma crítica construtiva ou destrutiva? 
  2. Reflita sobre a situação comentada: após refletir sobre a situação, e entender o que exatamente levou aquele paciente a criticar seus serviços daquela forma, você consegue entender com mais calma como pode evitar que situações parecidas ocorram no futuro.
  3. Lembre-se de não levar para o lado pessoal: mesmo que você receba uma crítica que fale diretamente do seu atendimento é preciso evitar se afetar emocionalmente pelas críticas, porque a partir do momento que nos envolvemos emocionalmente com o feedback, podemos deixar de ver as situações com clareza.
  4. Trabalhe a comunicação não-violenta: mesmo que a crítica tenha sido destrutiva, feita por alguém que só teve o intuito de ofender, a resposta para qualquer feedback deve ser similar com o que você oferece no seu atendimento: compreensão e respeito.
  5. Aprenda com a crítica: é possível aprender com todas as críticas de pacientes, mesmo aquelas que não parecem fazer nenhum sentido, ou estão muito vagas para serem entendidas por completo.

Em toda crítica, você pode se perguntar como a situação ocorreu, se havia um jeito melhor de lidar com aquilo, e como é possível melhorar no futuro, para evitar ou contornar melhor essas questões. 

A comunicação entre médico e paciente e o tempo do atendimento

comunicacao medico paciente atendimento medico

Um desafio que todo profissional da saúde que tem sua própria clínica enfrenta é como organizar e atender todos os pacientes da melhor forma possível, mantendo a humanização, mas, ao mesmo tempo, otimizando a duração de cada consulta.

Procedimentos manuais, burocráticos e lentos não precisam mais fazer parte do cotidiano dos profissionais envolvidos no estabelecimento e nem das pessoas que vão usufruir de seus serviços.

A administração correta do tempo é um dos principais critérios que diferenciam os consultórios bem conceituados. Pensando nisso, uma tecnologia que pode trazer muitos benefícios para a experiência do paciente é o prontuário eletrônico. 

Todo o histórico do paciente, como consultas anteriores, medicações administradas, resultados de exames, alergias, entre outras informações, ficam registradas no prontuário eletrônico, facilitando o trabalho do médico e proporcionando mais comodidade para o paciente.

Outro recurso que otimiza o tempo de atendimento é a agenda eletrônica

Com ela, o agendamento ou o reagendamento ficam mais fáceis por meio do envio de lembretes automáticos antes do dia da consulta e com atualização online visível no computador e no celular do médico.

Dicas que podem te ajudar a aperfeiçoar as habilidades de comunicação

Quando é estabelecido um diálogo saudável, no qual o paciente tem liberdade para dizer o que sente e conversar sobre suas aflições, isso permite que o médico seja mais assertivo em seu diagnóstico. 

Dessa forma, ele é capaz de propor o tratamento mais adequado e, assim, deixar o paciente mais satisfeito. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a aperfeiçoar suas habilidades de comunicação com seus pacientes. 

Mantenha sempre que possível o contato visual

comunicacao medico paciente recepcao clinica

Quando estamos conversando com alguém, o contato visual é um dos elementos mais importantes da comunicação. Olhar nos olhos da pessoa transmite seriedade e interesse no diálogo. 

Muitas vezes, pela vida corrida e pelo grande movimento na clínica, os médicos acabam se concentrando no conteúdo e não observam seus pacientes. 

Vale lembrar que o contato visual, além de trazer uma conexão entre as partes, mostra que você está interessado de forma genuína ao que as pessoas dizem. Deixar de fazer contato visual faz com que você pareça menos crível, menos confiante e reduz a probabilidade de o paciente estar ouvindo. 

É importante manter o foco no paciente e não se distrair com computadores, telefones, dispositivos pessoais ou outras distrações.

Atente-se ao tom de voz do seu paciente

A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.

Um paciente com a voz mais baixa e lenta demonstra timidez ou pode estar sentindo algum tipo de dor que o deixa cansado ou fragilizado. Um paciente com um tom de voz mais alto já demonstra uma inquietação e irritabilidade. 

Em ambos os casos, o médico precisa se adaptar para oferecer um tratamento personalizado para cada tipo de paciente. 

Utilize exemplos ao argumentar

O jargão médico muitas vezes leva a uma comunicação ruim e compreensão reduzida para muitos pacientes. Fale devagar e elimine, ou ao menos tente reduzir, o uso do jargão médico. 

Mantenha as explicações simples e exemplos para ilustrar ao paciente o que você está falando. Desse modo, será mais fácil do paciente entender e aderir ao tratamento proposto.

Falar a linguagem do paciente

Geralmente, um médico pode atender pacientes das mais variadas culturas e classes sociais. Isso faz com que ele precise conversar com pessoas com dificuldades de comunicação, que são menos alfabetizadas ou leigas. 

Portanto, é preciso ter cuidado com o uso de palavras mais complexas e termos técnicos. Além disso, o próprio paciente pode não ser capaz de expressar de forma clara o que realmente precisa

Por isso, o diálogo entre o médico e seu cliente precisa ser claro e objetivo em uma linguagem que o próprio paciente entenda, a fim de facilitar a interação e evitar que ele fique sem entender qualquer parte importante abordada durante o atendimento.

Dê um retorno após a consulta, destacando os pontos importantes

Dar continuidade ao atendimento médico após o fim da consulta é uma atitude que mostra o comprometimento com a evolução do tratamento e a melhora do paciente, garantindo a criação de um relacionamento de fidelidade.

Portanto, estabeleça contatos periódicos para saber como anda sua saúde, lembre-o de que já se passou um ano desde a última consulta e automatize o envio de emails para aniversariantes, por exemplo.

Nesse sentido, mais uma vez, a tecnologia atua como uma grande aliada para favorecer a comunicação médico-paciente e a humanização do atendimento. 

Solicite feedbacks

Ao valorizar a opinião do paciente, você consegue avaliar se ele está ou não satisfeito com o atendimento, e a partir disso, entender como pode trazer melhorias e deixar o seu atendimento cada vez mais diferenciado.

Ao final do atendimento, você pode enviar um e-mail com um formulário do Google que contenha uma pergunta simples:

“De 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso serviço a um amigo?”.

Você também pode deixar uma caixa de texto para comentários, e acredite, esses feedbacks são muito úteis para traçar melhorias e novas estratégias.

Faça uma avaliação própria

Após cada consulta ou ao final de um dia de atendimento, reserve alguns minutos para avaliar a comunicação com os pacientes e o que pode ser melhorado. Analise os pontos positivos de cada consulta e onde você precisa melhorar. 

Lembre-se que uma boa comunicação não implica em consultas mais longas, mas sim em atendimentos mais eficazes.

Boas práticas de comunicação em uma consulta online

comunicacao medico paciente tablet

O atendimento humanizado também é indispensável em uma consulta online. Isso é ainda mais importante, pois como os pacientes estão sendo atendidos virtualmente, podem se sentir distantes dos médicos. 

Por isso, é fundamental demonstrar proximidade de seus pacientes, ouvi-los atentamente e se mostrar interessado em ajudá-lo com o que estiver ao seu alcance. 

O atendimento humanizado na Telemedicina pode ser alcançado por meio de boas práticas e ferramentas de qualidade, seja durante teleconsultas ou solução de dúvidas por mensagens e ligação.

Confira abaixo 7 dicas que irão te ajudar a superar todos os desafios de uma consulta online

  1. Tenha uma boa webcam e microfone

Se você não tem uma webcam, o ideal é que você adquira uma semiprofissional ou profissional, pois a qualidade da imagem é maior.

Também é essencial que você adquira um bom fone de ouvido com microfone, para poder escutar seu paciente com clareza, e falar sem nenhum ruído.

  1. Escolha um local profissional

Um local profissional não precisa ser necessariamente o seu consultório. Porém, é importante que caso esteja em outro ambiente, como a sua casa, você tenha um espaço próprio para as suas consultas.

Um local tranquilo é aquele espaço onde você não será interrompido, e estará livre de distrações como som de TV, conversas, barulhos externos, entre outros.

  1. Fique atento a sua iluminação

Para as suas consultas onlines, busque locais naturalmente iluminados, ou que tenham uma fonte de luz artificial. Você pode posicionar sua mesa em frente a uma janela ou luminária.

  1. Entre na consulta online antes do horário marcado

Reserve alguns minutos entre uma consulta e outra para evitar possíveis atrasos. É importante verificar se a conexão é estável e se a bateria do dispositivo está carregada. 

Dessa forma, caso seja necessário, você terá um tempo para conectar o computador à tomada.

  1. Facilite a experiência da consulta online para seus pacientes

O atendimento por Teleconsulta deve ser simples para o paciente, por isso é importante escolher uma plataforma de fácil utilização. 

  1. Continue se atualizando sobre as consultas onlines

Os profissionais de saúde sabem melhor do que ninguém a importância de se manter atualizado sobre o mercado médico, e isso não é diferente com a Telemedicina.

  1. Utilize uma plataforma de Teleconsulta segura

Para seguir as normas do Conselho Federal de Medicina e não infringir exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é essencial utilizar sistemas seguros, desenvolvidos por especialistas em segurança de dados.

Além de garantir segurança para os seus pacientes, você também consegue ter maior proteção judicial para a sua imagem profissional, já que todas as informações dos seus pacientes estão no prontuário eletrônico que é integrado à ferramenta de Teleconsulta.

Como um software médico pode otimizar a comunicação entre médico e paciente?

comunicacao medico paciente computador com software iclinic

Atualmente existem inúmeros recursos que podem ser usados para melhorar ainda mais a gestão de clínicas e consultórios. Apostar em uma ferramenta de gestão também ajuda a estabelecer uma boa comunicação com o seu paciente. 

Por exemplo, ao utilizar recursos tecnológicos, como um sistema para clínicas, você consegue fazer as anotações do prontuário eletrônico de forma mais ágil e utiliza o tempo ganho para conversar mais com os pacientes.

Alguns médicos preferem até mesmo realizar o atendimento e depois passar as informações para o prontuário eletrônico.

Além disso, um sistema médico é útil de diversas formas, desde enviar prescrições, pedidos de exame e utilizar o prontuário eletrônico, até realizar o envio de lembretes de consulta.

Com um software médico também é possível:

  • Otimizar o controle dos atendimentos por meio de plataformas de agendamento online e agenda digital;
  • Ajudar na organização financeira com relatórios automáticos e personalizáveis;
  • Facilitar o envio de mensagens automáticas e conteúdos com dicas para um público específico definido pelo próprio médico;
  • Oferecer disparo de notificações, como lembretes de exames rotineiros;
  • Simplificar o envio de e-mail marketing, um método que tem grande potencial de atrair e fidelizar pacientes;
  • Permitir o atendimento por meio de Teleconsultas, entre outras funcionalidades.

Conclusão

A relação do médico com o paciente depende muito de uma boa comunicação, por isso, o profissional precisa estar sempre atualizado, buscando melhorar cada vez mais para criar um ótimo ambiente no momento da consulta e depois dela.

Dessa maneira, você se conecta com o paciente e oferece uma experiência acolhedora e diferenciada, que com certeza fará toda a diferença para o sucesso do tratamento.

Posts relacionados

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos do blog em seu e-mail.

Navegue por assuntos

O software médico mais completo para a sua clínica

Prontuário eletrônico, solução financeira, agenda médica, gestão, Teleconsulta, marketing e agendamento online