Como descomplicar o seu consultório médico?

Como descomplicar o seu consultório médico?

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Quer ter um consultório de sucesso e oferecer o melhor atendimento para seus pacientes? Confira aqui como descomplicar o seu consultório na prática e as vantagens dessa estratégia.

Durante o iClinic Experience 2019, os especialistas Dra. Kelly Oliveira e Dr. Daniel Kruglensky abordaram pontos importantíssimos para os profissionais da saúde que possuem seu próprio consultório. 

Para conseguir focar em atender os seus pacientes da melhor forma, primeiro é preciso descomplicar seu consultório, assim, você se preocupa menos com processos burocráticos e foca na qualidade do seu atendimento médico.

Como o Dr. Daniel abordou em sua palestra, os médicos precisam estar bem para poder cuidar dos seus pacientes, assim como o próprio consultório médico.

Confira a seguir o que é descomplicar um consultório na prática e as principais vantagens dessa estratégia. Boa leitura!

O que é descomplicar um consultório e quais suas vantagens?

Você sabe exatamente o que é descomplicar um consultório, e como essa prática ajuda sua rotina médica?

Os médicos que vão além de apenas atender pacientes, e também administram seu próprio consultório, normalmente possuem um dia a dia muito agitado e, às vezes, cheio de complicações.

Isso porque os cursos de medicina não oferecem matérias como gestão e administração, conhecimentos essenciais para os médicos empreendedores, por isso, muitos profissionais da saúde, que  oferecerem um atendimento excelente em seus consultórios, acabam falhando em processos como gestão médica e controle de processos.

Quando falamos de descomplicar um consultório médico, quer dizer tornar o consultório mais prático, otimizando processos, obtendo um controle incrível da gestão, e uma visão clara sobre o financeiro do negócio. 

Essa prática de descomplicar o consultório traz diversas vantagens tanto para o profissional da saúde, quanto para seus pacientes.

Com um consultório descomplicado, você possui mais tempo para focar naquilo que realmente importa, oferecer um atendimento diferenciado para seus pacientes e fidelizá-los.

Quer ter uma gestão mais organizada e elevar o nível do seu serviço médico? Continue a leitura e veja as 5 principais estratégias para descomplicar o seu consultório.

5 estratégias para descomplicar o seu consultório

Para descomplicar o seu consultório da melhor forma possível, é preciso colocar algumas estratégias em prática e otimizar processos já existentes no seu negócio.

Veja a seguir quais são essas estratégias e como implementá-las no seu dia a dia. Acompanhe!

1. Possua uma excelente integração de dados

Os dados médicos do seu consultório são centralizados, ou ficam espalhados em locais diferentes?

Para garantir o bom funcionamento do seu consultório, e obter um processo descomplicado, é fundamental que você possua uma excelente integração de dados, pois essa estratégia acaba facilitando na hora de realizar a gestão, produzir relatórios e verificar o andamento do negócio.

Se as informações ficam espalhadas em lugares diferentes, sem nenhum tipo de conexão, você acaba perdendo diversas oportunidades, como identificar os pontos de melhoria do consultório.

Por isso, é importantíssimo garantir que os dados do seu consultório estão centralizados em um único local, assim, você consegue obter mais controle e facilitar a sua rotina como um todo.

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2. Conte com a ajuda de um software médico

Um software médico é uma ótima ferramenta que ajuda a otimizar diversos processos, oferecendo um dia a dia mais prático, e até mesmo um atendimento mais ágil para seus pacientes.

Para implementar uma integração de dados, por exemplo, o software médico supre totalmente essa necessidade, pois todos os dados do consultório ficam centralizados em um único sistema.

Além disso, um software realmente eficiente oferece funcionalidades como relatórios e gráficos automáticos sobre a gestão e controle financeiro do consultório, confirmação de consultas por SMS e e-mail para facilitar a rotina das recepcionistas, entre outras funcionalidades. 

Os softwares médicos que oferecem um armazenamento na nuvem também podem ser acessados de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, a qualquer momento que precisar. 

Dessa forma, você consegue organizar sua rotina e verificar a gestão do seu consultório da sua própria casa. 

E em situações de emergência com um paciente, ou algo simples como solucionar uma dúvida, você não precisa se deslocar até o consultório para verificar o prontuário do paciente.

Diferente de documentos em papel, como o prontuário físico, um software médico oferece uma segurança de excelência para você, e os seus pacientes.

O Dr. Daniel Kruglensky comentou em sua palestra que colocar seu trabalho na nuvem economizou duas horas do seu dia, e acabou facilitando a vida dos seus pacientes também.

“Nosso tempo é com o paciente, não com a burocracia. Com um software médico, cada vez menos toca o telefone e cada vez mais mensagens, é melhor para a secretária e para os pacientes.”

3. Ofereça um atendimento humanizado

Como você oferece um atendimento humanizado para seus pacientes?

Quando falamos sobre entregar um atendimento humanizado, não estamos falando apenas sobre ser um excelente profissional e o atendimento feito na sala de atendimento.

Para implementar a humanização no seu consultório, é necessário ir muito além do momento da consulta. 

Todos os pontos de contato do paciente com o seu consultório devem proporcionar uma experiência única, inclusive na recepção, marcação de consultas e acompanhamento do tratamento.

Sua equipe de colaboradores deve estar capacitada para recepcionar os pacientes da melhor forma possível, afinal, eles podem estar em uma situação de estresse ou sentindo alguma dor, e precisam de conforto.

A Dra. Kelly comentou que em seu negócio, o Espaço Médico Descomplicado, há uma equipe treinada para receber os pacientes da melhor forma.

“Na faculdade é muita coisa técnica, hoje sabemos que apesar de estarmos em posição de especialista, precisamos oferecer esse atendimento humanizado, se importar com o paciente.”

Veja como a tecnologia ajuda no atendimento humanizado lendo o caso de sucesso da Dra. Kelly Oliveira

Assim como os profissionais do consultório, o ambiente também deve ser agradável, com móveis confortáveis, formas de entretenimento como uma TV, revistas, máquina de café, entre outros. 

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Na hora da marcação de consultas, por exemplo, a maioria das pessoas precisa aguardar um certo tempo no telefone, isso quando conseguem de fato serem atendidas.

Você pode ter um diferencial e oferecer algo como o agendamento online, que disponibiliza uma agenda online 24 horas por dia para seus pacientes, assim, eles conseguem agendar quando quiserem, sem esperar.

É claro, não podemos nos esquecer do mais importante: o paciente precisa se sentir ouvido durante o atendimento médico, por isso, lembre-se de sempre olhar nos olhos, e estar aberto para tirar todas as suas dúvidas.

4. Invista no marketing médico

Para poder exercer sua verdadeira vocação, que é cuidar dos pacientes, primeiro você precisa ser conhecido e conseguir atrair pacientes de forma eficiente, para depois focar no processo de fidelização.

Uma das melhores estratégias para esse processo é o investimento em marketing médico.

Com a ajuda de uma boa estratégia de marketing, você consegue ser reconhecido mais facilmente, e construir uma marca forte para o seu consultório.

A Dra. Kelly comentou em seu depoimento que os médicos precisam usar a internet da forma correta para conseguirem divulgar seus serviços médicos. Uma boa maneira de começar é com um blog, afinal, as pessoas sempre pesquisam no Google, a plataforma de pesquisa mais utilizada no mundo.

“É essencial hoje o médico ter o marketing, precisamos começar de algum lugar. Como médica acredito que nossa missão é espalhar conhecimento e cuidar da saúde dos pacientes.”

5. Tenha presença digital 

Em sua palestra no iClinic Experience, o Dr. Daniel Kruglensky abordou um ponto fundamental para os médicos empreendedores. Hoje em dia, o paciente já começa a busca pelo seu tratamento na internet.

Não podemos ignorar a importância das mídias digitais para a área da saúde. A internet agilizou a busca pelo tratamento, assim como as inovações tecnológicas aumentaram a qualidade dos equipamentos médicos e seus atendimentos.

“Ninguém chega no meu consultório sem ter olhado meu nome no Google, sem ter dado uma olhada no meu perfil. Cada vez mais, o acesso à informação é mais rápido. Se não entregarmos algo de valor para o nosso paciente, ele não atenderá no nosso consultório.”

Segundo os dados apresentados pelo especialista, 1 minuto na internet representa 1 milhão de logins no Facebook, 4,5 milhões de vídeos vistos no Youtube, e 3,8 milhões de buscas no Google.

Para não ficar para trás nesse mercado de saúde que só cresce a cada ano, é necessário ter uma presença digital, seja por um blog, conta no Facebook, Instagram, ou até mesmo um canal no Youtube.

Estar presente nessas mídias digitais também ajuda no processo de descomplicar o consultório, afinal, se você consegue ser facilmente encontrado pelos pacientes, pode focar em melhorar aspectos como a gestão do consultório. 

Essas foram as principais estratégias voltadas para o processo de descomplicar um consultório. 

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