Problemas na gestão em clínicas médicas

Quais são os principais problemas na gestão em clínicas médicas?

Leia em 3 min.

Conhecer os principais problemas na gestão em clínicas médicas é essencial para contribuir com a boa gestão do seu consultório. Veja o que precisa ser evitado!

Bem sabemos que a gestão em clínicas médicas se torna um desafio para os profissionais da saúde. Primeiro porque o que eles mais gostam de fazer é ajudar seus pacientes, pois essa é a sua vocação. O segundo motivo é a falta de conhecimento técnico para lidar com os processos burocráticos e administrativos de uma clínica – na medida em que isso não é ensinado durante a graduação.

Tendo isso em mente, o profissional precisa buscar conhecimento na área administrativa para não colocar sua clínica em risco. No entanto, alguns problemas costumam surgir pelo caminho, e é nesse momento que a preocupação vem à tona.

Para ajudá-lo a solucionar essas questões, listamos os principais problemas na gestão em clínicas médicas que são comuns, mas que devem ser evitados ao máximo. Acompanhe!

Não traçar metas e objetivos de negócio claros

Independentemente do segmento, todo negócio precisa ter metas e objetivos bem definidos. No caso das clínicas médicas a história não é diferente. Isso porque, ao estabelecê-los, você projetará o futuro do seu consultório e, ao mesmo tempo, poderá mostrar aos seus colaboradores aonde pretende chegar.

Essa ação é importante para evitar que você “ande em círculos”, ou seja, muitas vezes, o mesmo erro é cometido diversas vezes, fazendo com que o crescimento da clínica fique estagnado. Ao traçar metas e objetivos claros, será possível ter uma visão mais ampla e identificar gargalos que estão impedindo o progresso.

Misturar contas pessoais e jurídicas

Outro problema muito comum cometido, até mesmo pelos gestores mais experientes, é quando ocorre a mistura das contas pessoais com as da clínica. Esse erro pode ser considerado fatal, tendo em vista que ele interfere diretamente no fluxo de caixa. Além disso, as retiradas esporádicas do caixa também influenciam negativamente as finanças.

Nesse caso, o melhor a se fazer é estipular um valor que será destinado às suas finanças pessoais e, então, criar um pró-labore para você. Em relação às retiradas da clínica, elas devem ser registradas rigorosamente.

problemas na gestão em clínicas médicas

Não observar as questões tributárias

Para os profissionais da área da saúde, as questões tributárias podem se tornar a parte mais chata da gestão. No entanto, elas precisam de uma atenção especial. Afinal, você não quer ter problemas com o fisco, certo?

Os tributos são bem burocráticos, por isso não devem, em hipótese alguma, ser deixados de lado. Se achar necessário, converse com seu contador para que ele possa ajudá-lo nesse assunto. Esse profissional também pode verificar se sua clínica está enquadrada no regime tributário correto. Caso não esteja, ele pode enquadrá-la em um regime que faça você pagar menos impostos.

Baixe nosso Guia Gratuito de Planejamento Tributário e regularize a sua clínica no regime tributário:

Guia de Planejamento Tributário para Clínicas e Consultórios Médicos. Veja como economizar na hora de declarar seus impostos. Clique aqui!

Não investir em tecnologia

A tecnologia facilita a rotina de uma clínica, desde o atendimento até as questões mais burocráticas. Por isso, não realizar esse tipo de investimento é um grande erro e pode dar margem para o surgimento de equívocos que podem comprometer a produtividade dos colaboradores e o bom desenvolvimento da clínica.

Apesar de comuns, os erros na gestão em clínicas médicas precisam ser evitados ao máximo para não prejudicar a imagem dela perante os pacientes. Além disso, com uma administração bem organizada, você ficará mais tranquilo em delegar funções e tomar decisões.

Quer saber mais sobre gestão? Leia nosso eBook completo sobre o tema! Baixe gratuitamente:

eBook Grátis: Com conceitos e dicas práticas, veja como melhorar a gestão seu consultório e alavanque os seus resultados com as melhores ferramentas de administração. Clique aqui!

Postagens relacionadas


Sobre o autor

Flávia Saldanha

Analista de Marketing na iClinic, foco em E-mail Marketing e Comunicação. Formada em Economia na USP, com ênfase em Negócios Internacionais.