Software para gestão de clínicas: o que é e como funciona

Software para gestão de clínicas: como funciona e principais vantagens

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 09/09/2021 por Maria Beatriz Oliveira

Um bom software para gestão de clínicas proporciona maior rentabilidade e organização. Entenda como um software para gestão funciona e quais os benefícios de integrá-lo à sua rotina.

Prefere ter acesso ao conteúdo em formato de áudio? Escute o artigo agora mesmo, é só clicar no play:

O objetivo de uma clínica de destaque é melhorar o desempenho e gerar mais renda, de forma que o médico consiga cada vez mais cuidar dos pacientes com um serviço de excelência.

Essa melhora só acontece com o investimento certo em ferramentas que irão melhorar a gestão da sua clínica, trazendo mais agilidade e praticidade para sua rotina.

Com o melhor software de gestão para sua clínica, a experiência do paciente também se torna cada vez mais incrível com funcionalidades como lembretes de consultas, agendamento online e muitas outras, ajudando no processo de atração e fidelização do paciente.

Essa é uma solução prática para quem procura melhorar o atendimento, otimizar seu tempo, conhecer melhor seus pacientes e ainda ter acesso a todos os dados da clínica sempre que precisar.

Para saber as principais vantagens de obter um bom software de gestão no seu dia a dia, continue lendo o artigo!

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Como o software para gestão de clínicas funciona?

Projetado e desenvolvido especialmente para clínicas e consultórios, softwares para gestão de clínicas oferecem soluções para o dia a dia de forma simplificada, econômica e eficiente.

Esse tipo de software utiliza tecnologias, formas de armazenamento e métodos de segurança específicos para a área da saúde, como o sistema na nuvem, que garante a segurança dos seus dados com criptografias de ponta e servidores confiáveis.

Essas especificações técnicas fazem com que todas as informações inseridas estejam seguras e, claro, os profissionais da saúde tenham a melhor experiência possível.

Confira mais dicas sobre gestão em saúde em nosso vídeo:

Veja no depoimento do Dr. Pedro Diniz como ele alcançou uma gestão de excelência com o software médico iClinic:

“Ao anotar em fichas ou outros sistemas que não são tão completos igual o iClinic, você fica perdido. Uma informação fica no lugar, o exame na outra, se você não escreveu tudo no prontuário, você perdeu uma informação. E no iClinic não, a organização é muito completa e facilita bastante. Além disso, a ferramenta auxilia na gestão e visualização de dados, informações que eu nem tinha ideia.”

Principais vantagens de obter um software de gestão na sua clínica

Um software para gestão de clínicas tem como principal objetivo otimizar os processos, tornando a rotina mais prática e trazendo melhorias efetivas.

Mas como exatamente ele pode auxiliar no dia a dia da clínica?

Confira a seguir 5 principais situações que o software para gestão tornará o processo mais fácil e ágil.

1. Acesso de qualquer lugar ao prontuário eletrônico

Com um software médico online, você pode ter acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes de onde você estiver.

Por meio de qualquer dispositivo eletrônico, como um computador, tablet ou celular, você pode acessar os dados dos pacientes, já que seus dados médicos estão em um sistema na nuvem, e não instalados no seu computador.

Médico usando software para gestão de clínicas

Com o fácil acesso a essas informações, é possível atender o paciente a distância em situações pontuais como emergências, dúvidas quanto a receita, entre outros.

Dessa forma, você garante um diferencial e um atendimento personalizado para seus pacientes.

2. Redução da taxa de absenteísmo dos pacientes

Quantas vezes um paciente seu não apareceu na consulta, por um motivo simples como esquecimento do horário?

Com um software médico, é possível enviar lembretes via SMS e e-mails de forma automatizada para todos os pacientes agendados, lembrando-os da consulta. O que pode reduzir em até 30% as faltas dos pacientes na sua clínica.

Essa funcionalidade além de economizar tempo, reduz o custo com ligações telefônicas e mantém sua agenda sempre cheia, sem os famosos “bolos” de pacientes.

Veja como a Dra. Clarisse Lobo conseguiu reduzir as faltas na sua clínica com o iClinic.

3. Controle financeiro da sua clínica

Você sabe qual é o rendimento da sua clínica? Quais são as principais despesas?

Um bom software para gestão de clínicas centraliza todas as informações de finanças e torna o gerenciamento muito mais simples e prático, com os relatórios e gráficos sobre o finanças da clínica.

Com relatórios e gráficos completos e de fácil visualização, fica simples organizar e entender a saúde financeira da sua clínica, e determinar próximos passos para cortar gastos desnecessários e investir nas áreas certas.

Inclusive, com essa funcionalidade você pode fazer o fluxo de caixa da clínica e elaborar projeções de gastos e lucros para o futuro.

Outra possibilidade que um software para gestão oferece é a geração de links de pagamento para os pacientes.

Assim, eles podem pagar pelas consultas de qualquer lugar e a qualquer hora, e você consegue reduzir todo o desconforto devido ao momento de cobrança do paciente na clínica.

Com o pagamento online, o paciente pode pagar antes mesmo de ser atendido, o que traz mais controle financeiro e ajuda na diminuição da inadimplência.

Interessado em aprimorar a gestão da sua clínica? Confira nosso eBook gratuito de práticas de gestão para clínicas e consultórios médicos!

eBook Grátis: Com conceitos e dicas práticas, veja como melhorar a gestão seu consultório e alavanque os seus resultados com as melhores ferramentas de administração. Clique aqui!

4. Atualizações diárias dos dados médicos

Uma boa ferramenta de gestão realiza atualizações periódicas com frequência diária e de forma automática. Assim, você não precisa se preocupar com o problema grave de perder todos os seus dados médicos.

Com esse protocolo de segurança, é possível garantir a segurança dos seus dados de forma eficiente.

5. Maior conhecimento sobre a clínica

Softwares médicos são capazes de gerar relatórios completos sobre seus pacientes, baseados nas informações que você adiciona no sistema, seja no cadastro ou durante as consultas.

Bons softwares de gestão conseguem produzir relatórios sobre procedimentos realizados pelos pacientes, tipos de consultas mais realizadas, gênero mais atendido na sua clínica, entre outros.  

Relatórios completos e eficientes podem, inclusive, ajudar a escolher qual é o convênio mais rentável para sua clínica.

Assim, caso alguma ação seja feita com base nesses relatórios, a sua produtividade pode aumentar e consequentemente, seus pacientes ficarão ainda mais satisfeitos.

O software para gestão de clínicas já se tornou uma ferramenta fundamental na rotina das clínicas de sucesso.

Afinal, um bom sistema para gestão é essencial para o profissional que deseja se manter na vanguarda da saúde moderna, prestando um serviço de alta qualidade.

Agora que você sabe como um software para gestão de clínicas funciona e suas principais vantagens, faça já um teste grátis e descubra como o iClinic pode melhorar a gestão da sua clínica:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de reagir ou comentar aqui embaixo e compartilhar com os amigos!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.