Controle Financeiro

Afinal, como manter a gestão financeira da clínica médica saudável?

Você sabe por que é importante manter a gestão financeira da clínica saudável? Os benefícios de uma boa gestão vão muito além de ter dinheiro em caixa. Por meio dela é possível se organizar para realizar investimentos em equipamentos e infraestrutura, que podem destacar a sua clínica dos concorrentes.

Nesse sentido, é importante ter em mente que o controle financeiro precisa ser impecável, evitando ao máximo o atraso no pagamento dos seus compromissos e criando estratégias eficientes para diminuir a inadimplência.

Com o objetivo de ajudar você a fazer uma eficiente gestão financeira da clínica, mostraremos o que é preciso fazer para não cometer erros nesse setor e impedir que os prejuízos aconteçam. Confira as nossas dicas!

Não dispense o uso de softwares de gestão interna

A tecnologia tem inovado em diversos setores do mercado, e nas clínicas não é diferente. Por meio dos softwares de gestão interna você consegue ter um melhor controle das suas finanças, pois eles possibilitam a emissão de relatórios e gráficos financeiros em tempo real.

Os softwares evitam que haja perda de informações na clínica.

Dessa maneira, é possível ter uma visão mais ampla de todo o setor financeiro, o que facilita a sua tomada de decisão. Além disso, também é possível ter um melhor controle das contas a pagar e receber, podendo, inclusive, identificar o número de inadimplentes e criar estratégias para sanar esse problema.

Defina e acompanhe os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho permitem que você realize um diagnóstico breve de como está a saúde financeira da sua empresa. Assim, é possível identificar falhas que podem comprometer o bom desenvolvimento do negócio futuramente.

Entre os principais indicadores de desempenho que você deve acompanhar estão:

  • o ticket médio;

  • o faturamento bruto;

  • a lucratividade;

  • a rentabilidade;

  • os custos fixos;

  • o nível de endividamento;

  • a margem operacional.

Para compreender melhor os indicadores, leia o eBook Como avaliar os resultados da sua clínica:

eBook Grátis: Saiba como avaliar os resultados do consultório. Clique aqui e baixe agora o ebook!

Tenha um contador de confiança

O contador é o profissional que cuida da parte mais burocrática e séria da sua empresa. Nesse sentido, é importante que você conte com um profissional da sua confiança, pois ele será responsável por administrar todos os processos que estão relacionados ao fisco.

Como você bem sabe, em hipótese alguma a empresa deve deixar de pagar seus tributos, caso contrário, todos os bens do empreendimento correm o risco de serem penhorados em um possível processo de execução fiscal.

Além disso, o contador saberá exatamente indicar em qual regime tributário a sua clínica se encaixa, evitando que você tenha que recolher impostos a mais do que realmente deve.

como-manter-a-gestao-financeira-da-clinica

Faça uma análise de viabilidade e lucro por procedimento

Para que a sua clínica seja lucrativa no longo prazo, é importante que você compreenda quais são todos os custos envolvidos na gestão financeira. Sendo assim, observe quais tratamentos costumam ser mais rentáveis, quais procedimentos geram mais despesas, se as suas receitas são superiores aos seus custos, etc.

Esses são considerados fatores essenciais para manter a gestão financeira da clínica mais saudável, impedindo que você realize investimentos errados, que podem prejudicar o seu fluxo de caixa.

Quando a gestão financeira da clínica é saudável, os demais departamentos funcionam de maneira eficiente, pois você dispõe de recursos suficientes para arcar com os compromissos e, ao mesmo tempo, realizar os investimentos necessários para o crescimento da sua marca.

Se você deseja aprender mais sobre gestão de clínicas e consultórios, baixe agora mesmo o nosso e-book e confira dicas incríveis que vão ajudá-lo nessa missão. Boa leitura!

eBook Grátis: Com conceitos e dicas práticas, veja como melhorar a gestão seu consultório e alavanque os seus resultados com as melhores ferramentas de administração. Clique aqui!

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Como o Espaço Médico Descomplicado realiza atendimento humanizado através da tecnologia

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus