Sistema financeiro para médicos

Sistema financeiro para médicos: como escolher o melhor?

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 26/07/2021 por Yasmim Mayumi

Um bom sistema financeiro para médicos é um excelente aliado para colaborar com sua gestão, centralizar seus dados e ajudar a alavancar o sucesso de seu consultório.

Está sem tempo para ler o artigo? Clique no player para escutar nossa gravação:

Administrar um consultório não é uma tarefa fácil, mas contar com um bom sistema financeiro traz inúmeras vantagens para sua rotina.

O Dr. Pedro Diniz sabia dessa dificuldade, por isso optou por um sistema de gestão para seu negócio:

“É uma deficiência que temos dentro da faculdade, não temos essa matéria de gestão. Abrir meu consultório foi um desafio, entender a legislação, quais impostos eu estava pagando. Isso me fez correr atrás de ferramentas de gestão e especialização.”

Neste artigo, você vai conferir 5 dicas para escolher um bom sistema financeiro para médicos e obter o auxílio necessário no gerenciamento do seu consultório. 

Continue a leitura!

Principais benefícios de escolher um bom sistema financeiro para médicos

Um sistema financeiro para médicos traz vantagens não apenas à sua gestão, mas também ao relacionamento com seus pacientes e a fidelização. 

Confira a seguir outras vantagens de utilizar um sistema:

  • Mais agilidade em sua gestão: ao inserir seus dados em um sistema e conseguir relatórios automáticos, você agiliza seus processos, pois não perde tempo ao preencher diversas planilhas;
  • Centralização de informações: com um sistema você analisa todas as informações de maneira clara e simples devido ao histórico completo;
  • Maior entendimento da situação do seu negócio: um sistema de qualidade permite que você entenda pontos positivos da sua empresa, como quais são os melhores procedimentos ou convênios, além de pontos de melhoria;
  • Mais tempo para focar no paciente: com o tempo ganho ao inserir os dados de forma rápida no sistema e conseguir gerar gráficos e relatórios automáticos, você consegue focar mais em seu paciente, o que, por consequência, gera mais fidelização;
  • Controle financeiro: ao entender quais são seus gastos, você descobre o que é ou não necessário, o que pode ser eliminado ou reduzido.

5 dicas para escolher um sistema financeiro para médicos

Ao escolher um sistema financeiro para médicos, é importante optar pelo que irá, de fato, agilizar e facilitar a sua rotina. Caso contrário, você terá uma ferramenta pouco aplicável em seu dia a dia.

Por isso, separei 5 dicas que te ajudarão a realizar essa escolha com assertividade e levar em conta as necessidades do seu negócio. Confira:

1. O sistema disponibiliza controle de estoque?

Você sabia que o controle de estoque possui grande impacto em sua gestão financeira?

Em qualquer especialidade médica utiliza-se pelo menos um tipo de material durante os exames, como luvas ou gazes. 

Para garantir que as consultas ocorram sem imprevistos, o controle de estoque é fundamental.

Porém, verificar manualmente quais produtos ou materiais estão prestes a vencer é um processo que toma bastante tempo. 

Um sistema financeiro com controle de estoque possibilita a realização desse controle de maneira automática e eficaz ao organizar todos os seus produtos em um só lugar.

Dessa maneira, você recebe um aviso sempre que um produto estiver com estoque baixo ou prestes a vencer e consegue, assim, evitar a perda de dinheiro com materiais vencidos.

Uma excelente ajuda para sua gestão, não acha?

Assista nosso vídeo e descubra como o controle de estoque funciona no iClinic:

2. É possível inserir receitas e despesas de forma fácil?

Como você controla suas movimentações financeiras?

Ao optar por um bom sistema financeiro para médicos, é importante ficar atento se ele cumpre seu papel de uma forma intuitiva e fácil, que agilize sua rotina, e não torne as coisas mais complicadas. 

Por isso, sempre avalie se o lançamento de despesas e receitas é feito de maneira simples, em poucos cliques.

Afinal, de nada adianta um sistema com diversas utilidades, mas que gera inúmeras dúvidas durante o uso, acabando por atrasar o seu dia a dia, ao invés de agilizá-lo.

3. O fluxo de caixa é gerado automaticamente?

Ao inserir suas informações no sistema, é possível gerar o fluxo de caixa em poucos cliques?

O fluxo de caixa apresenta o registro de todas as suas movimentações financeiras, como impostos, atendimentos, pagamentos de funcionários, despesas administrativas, entre outras.

Ao optar por um sistema financeiro, certifique-se a possibilidade de visualização dessas movimentações de modo automático, para que você consiga ter uma visão ampla de seu negócio com agilidade e eficiência.

No iClinic, por exemplo, você consegue gerar seu fluxo de caixa instantaneamente, e optar pela visão geral, que engloba todas as contas cadastradas, ou pela visão individual de cada conta. 

Além do mais, a visualização é feita diária, mensalmente ou em um período personalizado, o que facilita ainda mais o seu controle financeiro. 

Antes de escolher seu sistema, baixe nossa checklist gratuita para obter ainda mais ajuda durante esse importante processo:

Checklist grátis: escolha o sistema ideal para sua clínica médica

4. O sistema gera gráficos e relatórios?

Você consegue descobrir qual é o seu procedimento e convênio mais rentável com a ajuda do sistema financeiro?

Ao avaliar suas opções, veja se o sistema gera gráficos e relatórios para que você consiga entender seu negócio. 

É importante que o sistema te ajude a ver a relação entre receitas e convênio, receitas e procedimentos, o balanço de suas contas, e ainda te ajude ao mostrar despesas e receitas pendentes no período.

A relação entre receita e convênio é fundamental para decidir em quais convênios vale mais a pena se manter associado, ou seja, os mais utilizados pelos pacientes, os quais fornecem os maiores retornos.

Além disso, ao analisar as despesas pendentes no período, você pode descobrir, por exemplo, que a maioria de suas contas vence no meio do mês, mas a maioria de seus recebimentos acontece apenas no início. 

Com essa informação, você tem a opção de transferir o vencimento de suas contas para deixá-las alinhadas com seus recebimentos e, assim, manter um fluxo de caixa sempre positivo

Uma facilidade interessante, não concorda?

5. Você consegue realizar repasses e transferências entre contas?

Como são feitos os repasses e transferências no sistema financeiro? É possível realizá-los de maneira ágil? 

Se você utiliza mais de uma conta em seu consultório e precisa fazer repasses a outros profissionais, sabe da importância de realizar esses processos corretamente. 

Qualquer número ou vírgula fora do lugar impacta o dinheiro que o médico irá receber, e esses erros podem gerar situações bem desconfortáveis no futuro.

No iClinic, você realiza transferências entre todas as contas cadastradas no sistema, e os saldos são atualizados de maneira automática, o que facilita muito sua gestão e evita todos os possíveis erros.

Com o sistema, você ainda configura os repasses para os profissionais ao definir os valores repassados a cada profissional e especificar porcentagens de acordo com o procedimento. 

E o melhor é a possibilidade de exportar todos os relatórios gerados no sistema para uma planilha do excel em formato XLS, e imprimir quando quiser. 

No iClinic, você alcança uma ótima gestão financeira e ainda conta com um sistema totalmente integrado à agenda e ao prontuário de seu paciente.

Para testar essas e outras funcionalidades na prática, faça já um teste grátis em nosso sistema:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! 

Antes de ir, comente aqui embaixo como você realiza a gestão financeira do seu consultório e compartilhe este artigo com seus colegas. 🙂


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.