Administração e Gestão

5 dicas para ter o controle de estoque de clínicas mais eficiente

Você tem estoque de medicamentos, materiais de trabalho e de limpeza na clínica? Mesmo quando o estoque é pequeno, ele pode trazer problemas que você nem imagina...

Produtos vencidos, perda de materiais, desorganização, falta de estoque quando você mais precisa! Isso tudo significa prejuízos financeiros, atrasos e perda de qualidade.

Entender o que entra e sai do seu estoque é uma tarefa muito importante. Mas não dá pra ficar anotando tudo em fichas que no fim acabam esquecidas em um canto, não é mesmo? Aqui estão as 5 dicas essenciais para gerir e fazer o controle de estoque de clínicas. Veja a seguir!

1. Realize inventários periodicamente

Não deixe para fazer o levantamento do seu estoque anualmente --- realize inventários periodicamente, pois assim você consegue entender como é o fluxo e o perfil de uso do seu estoque.

Classifique os itens em três faixas, sendo que a faixa A são os produtos de maior valor e os da faixa C são os insumos que influenciam pouco no montante econômico. Dessa maneira, realize inventários mensais com os produtos A, bimestrais para os da classe B e semestrais para os insumos C, sempre respeitando as peculiaridades da clínica.

O uso de ferramentas de organização, como planilhas, pode ajudar você nesse processo.

2. Armazene corretamente os produtos

O armazenamento correto dos insumos hospitalares vai preservar suas características químicas e biológicas. Separe os medicamentos por classe sempre que chegarem novos carregamentos.

Respeite a ordem dos produtos, dando preferência de uso para os que vão expirar a validade mais rapidamente. Além disso, siga as especificações dos fabricantes e armazene nas condições indicadas --- faça o controle da temperatura dos freezers e deixe os medicamentos longe do alcance da luz, quando for sugerido.

3. Organize o processo de compras

Com um sistema bem organizado por meio de planilhas e relatórios, o gestor poderá entender melhor como é a rotina do seu estoque.

Com isso, ele conseguirá planejar melhor a compra de insumos, pois dará preferência aos produtos que estão quase acabando e buscará os menores preços com os fornecedores, mas sempre de olho na qualidade.

Dessa forma, programar corretamente a compra dos produtos evita grandes estoques e o desperdício de material. Isso gera economia para a sua instituição.

dicas-para-gerenciar-o-controle-de-estoque-de-clinicas

4. Tenha o histórico dos fornecedores

O gerente do estoque deve desenvolver um cadastro dos seus fornecedores, assim fica mais fácil saber qual tem melhor prática no mercado, quais benefícios e prazos eles oferecem.

Com essa atitude, o gestor conseguirá comprar os produtos com melhores preços e elevada qualidade.

5. Utilize um software de gestão para o controle do estoque de clínicas

Softwares de gestão podem auxiliar bastante no controle de estoque de clínicas. Com essa ferramenta, o gestor do estoque terá um controle maior dos produtos e sua utilização.

Com o software, é possível geral planilhas e relatórios de consumo mensal, o que permite equilibrar as contas com o controle do custo de cada procedimento e o gasto com cada paciente. Isso permite diminuir o desperdício, um grande vilão de várias clínicas.

Tal medida não deve ser exclusividade de grandes instituições, mas também de clínicas de pequeno e médio porte, que podem fazer o controle do seu estoque de maneira mais eficiente.

Gostou do nosso post? Se quiser mais dicas para o controle de estoque de clínicas, dê uma olhada em nossa planilha de Controle de Estoque para Clínicas.

Planilha Grátis: Controle de Estoque

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

Veja também:

Casos de Sucesso ... Mar 20, 2018

Caso de Sucesso no Atendimento Humanizado: Espaço Médico Descomplicado

Conteúdo Vip ... Dec 20, 2016

Materiais Educativos iClinic

Produtividade ... Feb 23, 2016

10 dicas para organizar a agenda do consultório

comments powered by Disqus