Pagamento online para médicos: o que é e como funciona?

Pagamento online para médicos: o que é e como funciona?

Yasmim Mayumi Ferramentas para Clínica

Leia em 5 min.

Última atualização em 29/10/2021 por Maria Beatriz Oliveira

O pagamento online para médicos é uma resposta natural à mudança de comportamento dos pacientes, cada vez mais acostumados com os pagamentos digitais.

Clique no player para escutar o áudio do conteúdo:

A pesquisa Febraban de 2020 mostrou um crescimento de 66% no mobile banking (serviços bancários realizados por meio de telefones) e 121% no internet banking (serviços bancários feitos por meio da internet).

Além disso, R$ 39,4 bilhões em transações bancárias foram movimentadas por meio do mobile banking, a maior porcentagem de 2019, seguida pela de internet banking (R$ 16,8 bilhões).

A pesquisa ainda afirma que:

“O avanço expressivo dos canais digitais no setor bancário provoca mudanças de hábitos nos consumidores, que têm abandonado os meios tradicionais de pagamentos […] para reivindicar – e aderir a – formas mais ágeis e eficazes de relacionamento com os bancos.”

Continue neste artigo e descubra como você também pode melhorar a experiência dos seus pacientes com a ajuda do pagamento online. Acompanhe!

O que é pagamento online para médicos?

O pagamento online é uma maneira de cobrar os pacientes com mais praticidade, conforto e segurança em relação aos métodos tradicionais, como cheque, dinheiro e cartão de débito.

Por meio de um software médico, por exemplo, o profissional gera um link de pagamento que é enviado por mensagem ou e-mail para o paciente, que consegue pagar o procedimento de qualquer lugar.

Dessa forma, ao invés de cobrar o paciente na clínica, uma situação desconfortável para muitos profissionais, todo esse procedimento é feito pelo paciente, que muitas vezes prefere pagar por meio da internet.

Você também se sente desconfortável em cobrar o paciente na consulta? Já esqueceu de pedir um pagamento ou teve receio em incomodar, mesmo quando um pagamento deu errado?

Situações de inadimplência são comuns nas clínicas médicas, e os pacientes também se sentem incomodados quando precisam ir ao banco apenas para sacar dinheiro.

O pagamento online consegue ajudar tanto os profissionais, que ganham mais tempo e organização financeira, quanto os pacientes, que conquistam praticidade.

Segundo a Medicinae Solutions, aceitar pagamentos em cheque pode levar a um índice de inadimplência de 15% a 20%, enquanto cartões de créditos e débitos garantem 100% dos recebimentos.

É muito raro um paciente andar com dinheiro na carteira, e ao obrigá-lo a sacar dinheiro em um banco apenas para pagar a consulta, a experiência dele com o seu atendimento acaba sendo prejudicada.

Os médicos sempre buscam oferecer o melhor atendimento possível, com humanização, integridade e qualidade. Diversificar os meios de pagamento também é um fator importante a ser considerado. 

Afinal, você quer oferecer as melhores soluções para seus pacientes, não é mesmo? 🙂

10 principais vantagens do pagamento online para médicos

O número de adeptos ao pagamento online cresce a cada dia, mas quais são os benefícios que conquistam tantas pessoas? Dê uma olhada nas principais vantagens na área da saúde:

  1. Melhora a gestão financeira, que fica mais organizada e consegue garantir os recebimentos dos pacientes;
  2. Reduz a taxa de inadimplência;
  3. Flexibiliza pagamentos devido a possibilidade de parcelar o valor do procedimento, o que também melhora a experiência do paciente;
  4. Aumenta a previsibilidade financeira, já que é possível acompanhar por meio de um software médico todas as receitas e despesas futuras;
  5. Traz praticidade e segurança para os pacientes, que podem realizar os pagamentos de casa, sem precisar se expor em bancos ou com dinheiros nas carteiras, além de contarem com plataformas seguras para os pagamentos;
  6. Aumenta a receita da clínica;
  7. Ganha tempo, uma vez que os médicos não precisam lidar com burocracias e esperar serviços de terceiros para ter a confirmação do pagamento;
  8. Oferece sistema antifraude da própria ferramenta de pagamento online, o que fornece ainda mais proteção a todos os envolvidos;
  9. Garante sustentabilidade já que menos papéis são gastos com boletos, impressões e cheques, o que também reduz os custos;
  10. Sua clínica fica moderna e atrativa para os pacientes que buscam não apenas um atendimento humanizado, mas um médico que se preocupe em acompanhar as inovações do mercado.

Benefícios fundamentais para os profissionais que desejam oferecer uma ótima experiência para os pacientes em todos os momentos, até durante o pagamento, não concorda? 😉

Para se tornar um verdadeiro especialista em gestão financeira e empreendedorismo para médicos, baixe nosso eBook gratuito:

eBook Gratuito de Empreendedorismo na área da saúde: especialize ainda mais sua educação médica. Clique aqui!

Como o pagamento online para médicos funciona?

Existem diversas ferramentas de pagamento online no mercado, entretanto, a maioria não é desenvolvida exclusivamente para profissionais de saúde.

Por isso, explicarei o funcionamento de um pagamento online de um software médico, uma plataforma completamente focada em clínicas e consultórios.

Dentro de um sistema que contém diversas funcionalidades, como prontuário eletrônico, agenda médica e Teleconsulta, existirá a funcionalidade Pagamento Online.

No software médico iClinic, por exemplo, ela fica disponível nos agendamentos dos pacientes e gera links de pagamentos que podem ser enviados por qualquer canal, como WhatsApp, Telegram, SMS ou e-mail.

Pagamento online para médicos do software médico iClinic

É possível adicionar o valor do procedimento, realizar o estorno e alterar o valor mesmo quando o link já foi enviado, desde que o paciente não tenha pagado.

O paciente realiza o pagamento por meio de um site como o AgendarConsulta, no qual insere os dados do seu cartão, e confirma todas as informações com total segurança.

O AgendarConsulta não salva nenhum dado justamente para oferecer ainda mais proteção aos pacientes.

Pela agenda médica do sistema, você pode acompanhar o status do pagamento, que passa automaticamente de “Aguardando pagamento” para “Pagamento confirmado” após o recebimento da cobrança.

Uma forma fácil e prática de receber dos seus pacientes!

Como escolher a melhor ferramenta de pagamento online para médicos?

É essencial que, ao escolher uma ferramenta, você tenha em mente quais são suas necessidades. Faça uma lista de tudo que essa funcionalidade precisa ter, e quais são seus objetivos com essa mudança.

Dessa forma você consegue fazer uma checklist que te ajudará na sua tomada de decisão. Veja um exemplo:

  • Gerar links de pagamentos
  • Ser acessível de qualquer lugar
  • Garantir segurança para meus pacientes
  • Não demorar semanas para confirmar o pagamento
  • Centralizar as movimentações financeiras da clínica em um único local

O ideal é que você conte com um software médico que cuide de toda a gestão financeira da sua empresa, porque facilita a organização e mostra todas as suas receitas e despesas futuras.

Dessa forma, com um único sistema você cuida dos 4 principais objetivos de todo médico empreendedor: atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar, também conhecidos como AAFR.

Quer ter um software médico que te ofereça todas essas vantagens? Faça um teste gratuito no iClinic agora mesmo:

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e produtora de conteúdo na iClinic. Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês e Português na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.