6 dicas para evitar glosas na sua clínica

Ter um planejamento financeiro da sua clínica é essencial para garantir que ela seja sustentável, trazendo o retorno que você tanto espera.

As glosas podem afetar diretamente o faturamento da sua clínica. Dessa forma, o seu entendimento ajuda a ter um maior controle do fluxo de caixa e um maior foco na gestão do paciente, garantindo a excelência dos serviços prestados.

Nesse artigo você compreenderá o que são glosas e receberá 6 dicas de como evitá-las, garantindo um maior controle na gestão da clínica.

O que são glosas?

De acordo com o Dicionário Informal, glosa “é toda cobrança efetuada que não coincide com os acordos e regras firmadas entre o serviço contratado e a empresa contratante”. Na área da saúde, geralmente ocorre por impasses entre as operadoras de saúde e os consultórios.

De forma resumida, é o não pagamento de consultas, procedimentos, medicamentos, diárias ou materiais por parte dos convênios.

Existem três classificações para a glosa:

  • administrativa - decorre de processos administrativos incorretos;
  • técnica - está associada à necessidade de um auditor para avaliar procedimentos cobrados sem argumentação técnica-científica;
  • linear - diz respeito ao convênio de saúde, mas interfere na gestão da clínica.

Como parte fundamental do controle do fluxo de caixa das clínicas, as glosas são problemas de solução complexa, pelas consequências que trazem.

Elas podem ser aplicadas sempre que uma situação gerar dúvidas. Nestes casos, o prontuário do paciente é que confirma a assistência que foi prestada.

Para isso, é preciso comprovar que houve erro. Desse modo, o processo de verificação deve ser acompanhado e autenticado por um auditor e/ou pelo médico responsável.

Abaixo separamos algumas dicas para minimizar estas situações em sua clínica. Continue lendo o artigo para descobrir!

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Como evitar a ocorrência de glosas

Para diminuir a ocorrência de glosas em um consultório médico é preciso entender o perfil de paciente que é atendido no local.

Muitas vezes, os médicos estão ocupados prestando assistência simultânea em casos graves, correndo contra o relógio para salvar vidas. A saúde do paciente sempre deve ser priorizada, mas é necessário usar mecanismos para que os processos burocráticos não sejam deixados de lado.

Para isso, é preciso fazer uso de tecnologias e mudar processos internos. Reprogramando rotinas evita-se perdas financeiras devido ao preenchimento incorreto de documentos e melhora-se a comunicação com as operadoras de saúde.

A fim de ajudar os médicos a se organizarem, segue abaixo algumas ações que vão evitar (ou até mesmo eliminar) a ocorrência de glosas no consultório:

1. Gestão de autorização de procedimentos

É necessário contar com uma equipe ágil e que mantenha um bom canal de contato junto às operadoras de saúde. Existem sistemas que automatizam essa tarefa, principalmente quando se trata de um requerimento simples.

A conferência eletrônica permite mais atenção à prescrição de métodos, o que acaba por reduzir glosas.

2. Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico todo o processo que antes era manual passa a ser feito em uma plataforma. Isso reduz significativamente o número de erros e deixa as informações mais claras.

Além disso, são obtidos diagnósticos mais corretos e padronização de processos, já que os médicos e todos os profissionais de saúde terão acesso aos mesmos dados.

3. Auditorias internas

A clínica precisa ter ao menos um colaborador treinado para garantir que todas as normas e formalidades exigidas pelos convênios estão sendo cumpridas.

4. Implementação de um sistema de gestão

Para ter uma melhoria no fluxo de comunicação de toda clínica é preciso contar com um bom sistema de gestão. Assim, é possível integrar todos os colaboradores envolvidos.

O sistema gera automaticamente o valor dos procedimentos e medicamentos utilizados. Registrando também anotações de exames e evolução do paciente.

5. Contratação de softwares modulares

Com um sistema de gestão é possível contratar softwares médicos que atendam necessidades específicas, otimizando o tempo dos colaboradores.

Para escolher o melhor software que se adapta à realidade de cada lugar, é preciso pesquisar entre as várias soluções que o mercado oferece. Confira abaixo algumas dicas:

6. Determinar métricas

A tecnologia melhora a troca de informações e ajuda a organizar dados, o que pode melhorar a rotina de consultórios.

As glosas se relacionam à forma de cobrança e não aos procedimentos médicos. Por isso, estabelecer métricas é fundamental para melhorar a gestão e mudar, para melhor, as rotinas clínicas.

Sobre o autor:
Juliana Silveira, analista de marketing da CM Tecnologia.

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