software na nuvem no consultorio

Software na nuvem: 7 motivos para usá-lo em seu consultório

Maria Beatriz Oliveira Ferramentas para Clínica

Leia em 7 min.

Última atualização em 23/08/2021 por Yasmim Mayumi

Um software na nuvem fornece mais agilidade, melhora a gestão e disponibiliza tempo para que você foque ainda mais em seus pacientes.

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A tecnologia trouxe diversas facilidades para o dia a dia de todos. Você consegue se imaginar sem a internet? Muitas pessoas também não.

Na Medicina, uma inovação poderosa é o uso do software médico na nuvem, que possibilita um atendimento mais digital e, ao mesmo tempo, humanizado.

Segundo um artigo da Revista de Administração e Inovação, um sistema na nuvem:

“Proporciona diversas vantagens e benefícios no uso pessoal ou empresarial, tais como: disponibilidade de arquivos em qualquer dispositivo com acesso à Internet, facilidade no compartilhamento com grupos, economia no consumo de recursos, menos problemas com os servidores.”

Neste artigo, você vai conferir os principais benefícios que um software na nuvem pode trazer para seu consultório. Acompanhe!

Como funciona um software na nuvem?

O termo “software na nuvem” significa que o sistema é armazenado em uma rede global de servidores. A nuvem não é um objetivo físico, mas um conjunto de servidores da internet que permitem um acesso virtual.

É possível comparar esse funcionamento com o Facebook ou a Netflix, as quais você acessa por meio de um login e senha. 

Ao utilizar essas plataformas, você consegue ver todos os conteúdos disponíveis na nuvem das mesmas. 

Isso significa que todos os vídeos, séries e filmes podem ser acessados sem a necessidade de baixá-los em sua máquina e ocupar a memória de seu dispositivo.

Assim, você só precisa de um dispositivo com acesso à internet para usufruir de um software na nuvem.

Todo o processamento das funções do software acontece em um centro de dados, e não nos computadores de seu consultório.

Um centro de dados, ou Data Center, é um local específico com dispositivos de alto processamento, responsáveis por armazenar e gerir os dados.

Por isso, não é necessário uma máquina super potente para desfrutar das vantagens do sistema na nuvem.

Além do mais, os arquivos da nuvem ficam armazenados em servidores seguros, contratados pela própria empresa fornecedora do software. Ou seja, você não precisa se preocupar em contratar um servidor. 

Um servidor é um computador equipado com processadores que fornecem serviços a terceiros. Eles são específicos para este fim, servindo para o armazenamento e execução de programas.

Os servidores aumentam a segurança, a portabilidade, e eliminam a necessidade de manutenção por parte do usuário, o que garante mais economia.

O software médico iClinic, por exemplo, conta com os servidores da AWS, a plataforma em nuvem mais abrangente do mundo, usada por entidades renomadas como NASA e Casa Branca.

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Continue a leitura e conheça mais vantagens de utilizar um software na nuvem em seu consultório. 

7 vantagens de um software na nuvem para seu consultório

Um software na nuvem aumenta a segurança, agilidade e melhora a gestão dos processos de seu consultório.

Com ele, você não precisa se preocupar com a instalação de programas pesados e lentos em sua máquina. Qualquer dúvida é respondida virtualmente em poucos minutos por empresas comprometidas.

Os softwares instalados, por outro lado, costumam exigir a visita presencial de um técnico que pode demorar dias ou semanas.

Confira a seguir outras vantagens do uso de um software na nuvem para seu consultório:

1. Melhora a gestão

Como você centraliza as informações de seu consultório? Consegue ter tudo organizado e disponível a um clique?

Como um médico empreendedor, você precisa cuidar de todos os aspectos do AAFR, que significa atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar

Um sistema na nuvem te ajuda a centralizar todos os dados de seu consultório: desde a agenda, até o financeiro. Com ele, você analisa seus resultados de maneira facilitada, alcançando uma gestão de excelência

Se o sistema gerar relatórios e gráficos automáticos, é possível perceber quais são os gargalos do consultório, qual é o convênio mais atendido, ou o procedimento mais lucrativo.

Tudo isso fornece uma ótima base para que você tome decisões mais assertivas baseadas em dados, possa melhorar seu faturamento, e controlar melhor as suas despesas. 

2. Aumenta a acessibilidade

Já imaginou ter todas as informações de seu consultório na palma da mão, acessíveis de onde você estiver

Um software instalado permite o acesso apenas por meio dos dispositivos nos quais ele está instalado. 

Por exemplo, se ele está no computador de seu consultório, você só consegue acessar suas informações por lá. 

O grande problema é que, caso haja qualquer dano ao computador, todos os seus dados podem ser perdidos e você não consegue tirar dúvidas de pacientes sobre informações que estão no prontuário.

Veja o que aconteceu com a Dra. Carolina Tajra:

“Para minha surpresa, naquele mesmo ano, os prontuários de uma das clínicas, que eram instalados no computador, foram hackeados. Todos os dados dos pacientes foram roubados, agradeço muito porque eu tinha o iClinic, senão teria perdido todas as informações.”

Com um sistema na nuvem, todos os dados de seu consultório ficam disponíveis de qualquer dispositivo com acesso à internet, basta um login e senha exclusivos do profissional de saúde.

Isso possibilita que o profissional da recepção também tenha acesso ao sistema, mas não aos dados sigilosos de pacientes.

Graças à tecnologia na nuvem, é possível verificar a agenda médica, controle financeiro, lista de pacientes do dia e prontuários a qualquer hora, e de qualquer lugar. 

O sistema fornece acessibilidade também a seu paciente, pois você tem a possibilidade de enviar prescrições, pedidos de exames ou atestados via e-mail, SMS ou WhatsApp.

E caso você esteja preocupado com a validade jurídica de seus pedidos, é possível obter a assinatura digital, e conseguir que todos os documentos digitais tenham a mesma validade daqueles assinados à mão.

Essa facilidade evita falhas como perda de receitas, ou problemas com a legibilidade, que costumam ser muito comuns.  

Dessa maneira, você faz o que precisa com rapidez, visualiza tudo com clareza, de forma muito mais fácil, e ajuda ainda mais seu paciente.

3. Fornece mais agilidade

Você sente que gasta muito tempo em atividades manuais e repetitivas?

Ao utilizar um sistema na nuvem, você consegue agilizar seus atendimentos dentro e fora do consultório

O sistema permite a organização das informações, preenchimento de prescrições e prontuários, tudo de forma muito rápida, pois o sistema na nuvem é muito mais ágil do que um instalado no computador.

Quando você utiliza um software instalado em sua máquina, é possível que fique lento, um problema que piora ao longo do tempo com as atualizações, e pode exigir uma máquina mais potente no futuro.

Confira em nosso vídeo algumas diferenças entre o software instalado e o software na nuvem:

O processamento de um sistema na nuvem é feito pelos dispositivos da empresa contratada. 

Ou seja, o sistema não compete por capacidade de processamento do seu computador, depende apenas da velocidade da internet.

Tudo isso evita travamentos, erros, e permite que você realize suas consultas com agilidade, preenchendo os dados de maneira fácil.

Outra vantagem é que, se o sistema contar com uma lista de espera de paciente e confirmação de consultas via WhatsApp, e-mail ou SMS, o profissional da recepção consegue realizar encaixes de maneira ágil.

Com a confirmação de consultas, o paciente responde SIM ou NÃO, e o status do agendamento muda na mesma hora. Dessa forma, é possível consultar a lista de espera, e já marcar outro paciente. 

Os lembretes ainda ajudam a reduzir as faltas de seus pacientes, pois você elimina o problema do esquecimento.

4. Ajuda a economizar

Qual é seu custo com telefonia e papel? Você sabe em quais áreas estão suas maiores despesas? 

Um software na nuvem permite que o médico elimine o papel do consultório, uma facilidade capaz de gerar uma economia considerável ao longo do tempo.

A Dra. Fernanda Fulanetti conseguiu eliminar o papel de seus atendimentos. O resultado foi positivo:

“No prontuário de papel às vezes eu esqueço de perguntar detalhes como alergias, por conta da correria. No iClinic eu consigo deixar um espaço só pra isso, e ajuda, eu só vou rolando a tela pra baixo e verificando o que falta preencher. Antes do paciente entrar eu consigo ver todo o histórico, e no papel não.”

Além disso, como todo o processamento de dados é feito no Data Center da empresa contratada, você elimina os gastos com a contratação do servidor, e não precisa de uma máquina cara para rodar o software.

Outra vantagem é o suporte, que geralmente é feito de forma online e rápida dentro do próprio sistema, o que evita a perda de tempo e dinheiro ao esperar a visita de um técnico. 

5. Protege seus dados

Onde você acredita ser mais seguro armazenar os dados de seus pacientes: em uma sala de arquivos, ou em um software na nuvem?

Em uma sala de arquivos, qualquer um pode ter acesso aos dados sigilosos de seus pacientes, além do mais, é muito fácil perder ou danificar essas fichas. 

Um software na nuvem conta com servidores seguros. 

Além disso, um sistema de qualidade conta com o certificado SSL 256 bits, um mecanismo utilizado para a codificação e decodificação de dados, que impede a leitura de pessoas não autorizadas em dados trafegados.

O iClinic, por exemplo, tem a nota A+ no certificado SSL 256 bits, o nível mais alto de segurança.

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O software ainda apresenta níveis de acesso: o profissional da recepção não terá o mesmo nível de acesso do que o médico. Apenas você, profissional de saúde, acessa os dados sensíveis de seus pacientes.

Com tudo isso, você mantém seus dados em segurança e ainda evita a perda de informações.

6. Oferece um suporte técnico eficiente

Alguma vez você já precisou de suporte técnico e foi deixado na mão?

Os softwares na nuvem geralmente são pensados para serem muito fáceis e intuitivos, mas é normal que surjam algumas dúvidas pelo caminho.

No iClinic, nossos especialistas estão disponíveis em diversos canais de atendimento. Dentro do chat do sistema, eles respondem a sua dúvida em até 3 minutos em horário comercial.

Além dos especialistas, no iClinic também temos os gerentes de contas, pessoas focadas em entender a realidade de cada consultório, e como você pode ter ainda mais sucesso com as funcionalidades do sistema.

Ao contar com um ótimo suporte técnico, você evita deixar o paciente esperando caso algum problema aconteça. 

7. Colabora para um atendimento mais humanizado

Quanto tempo você gasta em seus atendimentos apenas preenchendo papéis?

Ao automatizar seus processos utilizando um software na nuvem, você conquista mais tempo para focar no paciente e consegue deixar seu atendimento mais humanizado

Por ter todos os dados em poucos cliques, você consegue olhar mais para o paciente, entender melhor qual é o problema dele, e conversar mais. 

A Dra. Josiane Leite conseguiu fortalecer ainda mais seus vínculos com a centralização de seus processos no software:

“Agora eu gasto menos tempo com o olhar focado na tela e tenho mais tempo para manter contato com a família e a criança, fortalecendo meus vínculos de médica-paciente-família.”

Essa é uma ótima maneira de deixar seus atendimentos mais humanizados, conquistar mais fidelização, marketing boca a boca e aumentar seu faturamento.

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Espero que tenha gostado do conteúdo! Antes de ir, não se esqueça de deixar um comentário, vou adorar te responder. 😉


Sobre o autor

Maria Beatriz Oliveira

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Marketing na Uninter.