Lista de espera do iClinic: como fidelizar mais pacientes

Lista de espera do iClinic: como fidelizar mais pacientes

Leia em 5 min.

É difícil preencher os espaços na agenda por conta de pacientes que cancelam de última hora? Descubra como a lista de espera do iClinic resolve esse problema e ainda ajuda a fidelizar seus pacientes!

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Na rotina dos consultórios médicos é muito comum pacientes cancelarem a consulta de última hora, por motivos diversos como imprevistos ou até mesmo esquecimento. Você já passou por situação semelhante no seu consultório?

Contar com uma funcionalidade ágil que permite o realocamento desses horários vagos para pacientes que já estavam aguardando por uma consulta, pode ajudar muito na otimização do seu tempo.

Conheça neste artigo a lista de espera do iClinic e veja como ela pode te ajudar no processo de fidelização de pacientes.

Agenda médica no processo de fidelização de pacientes

A agenda médica é uma das ferramentas mais utilizadas na rotina médica, independente da especialidade. Afinal, é nela onde são organizadas a principal fonte de renda da sua clínica: suas consultas.

Pensando nisso, é importante contar com uma agenda médica eficiente que tenha funcionalidades voltadas para o seu dia a dia, como uma lista de espera ou um multiprocedimentos, por exemplo.

Descubra como a agenda médica do iClinic pode fidelizar seus pacientes, ajudando em diversas áreas do seu consultório. Boa leitura!

Sala de espera

A sala de espera é um local muito delicado para a maioria dos pacientes. Ela pode ser um ambiente estressante, onde tudo o que se faz é esperar uma consulta, ou uma recepção confortável onde o paciente se sinta à vontade.

Para evitar a insatisfação dos seus pacientes, ter uma agenda organizada é essencial.

Uma recepção onde os profissionais ficam perdidos em relação a quem é o próximo paciente, por conta de uma agenda com visual desorganizado, pode trazer muito incômodo, principalmente para aqueles que já estão esperando há um tempo.

Por isso, ter uma agenda médica excelente, que inclusive mostra os status de agendamento (qual paciente já está aguardando, pacientes confirmados, e entre outros) é um diferencial importantíssimo para seu consultório.

Gestão do tempo

Ter uma ótima gestão do tempo é fundamental para que uma situação extremamente comum nos consultórios também não ocorra no seu: atrasos enormes dos atendimentos.

A pesquisa iClinic sobre clínicas e consultórios médicos do Brasil mostra que o paciente passa 1 hora e 3 minutos no consultório, desses, 66% do tempo ele passa aguardando na sala de espera.

Todo esse tempo aguardando, muitas vezes, vem de um cálculo equivocado de quanto tempo os atendimentos realmente duram. Dessa forma, quando ocorre um atraso, isso se reflete no próximo horário agendado, formando uma verdadeira bola de neve.

A agenda médica do iClinic foi desenvolvida visando otimizar ao máximo o tempo médico, por isso, existem funcionalidades como a de multiprocedimentos, que permite a marcação de vários procedimentos em uma única consulta.

Além disso, há a integração com o prontuário eletrônico, tornando o acessível com apenas três cliques a partir da agenda.

Continue lendo o artigo e verifique as vantagens da lista de espera da agenda médica iClinic!

Principais benefícios da lista de espera do iClinic

Na rotina do seu consultório, é comum pacientes cancelarem consultas de última hora, e um horário acabar sendo desperdiçado?

A taxa de absenteísmo é um dos maiores problemas no dia a dia dos médicos. Foi pensando em solucionar esse problema que a equipe de produto do iClinic desenvolveu a lista de espera.

Essa ferramenta permite que você registre todos os pacientes que estão esperando por um horário disponível, e ainda deixar uma observação, como por exemplo, o melhor horário e dia para encaixar esse paciente.

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Dessa forma, quando um espaço vago na sua agenda aparecer de última hora, rapidamente você pode realocá-lo para algum paciente que já estava aguardando.

Confira a seguir as principais vantagens que a lista de espera pode trazer para o seu consultório.

Fidelização de pacientes

Segundo a pesquisa da iClinic sobre as tendências do mercado médico que mencionamos acima no artigo, um paciente leva em média 18 dias para conseguir ser atendido, a partir do momento que decide agendar uma consulta.

Como esse cenário é muito comum nos estabelecimentos médicos de saúde, aquele que conseguir ter um diferencial e oferecer um agendamento rápido, seja por um agendamento online ou uma lista de espera, já terá grandes chances de se tornar um destaque em sua área.

Os pacientes costumam ter que reservar um tempo considerável do seu dia para conseguir marcar um agendamento na clínica, quando feito da forma tradicional, ligando para o consultório. Muitas vezes, isso pode gerar um sentimento de descaso.

Com a lista de espera, você nunca se esquece daqueles pacientes que estão aguardando uma consulta, e faz com que eles se sintam lembrados, acolhidos pelo seu consultório.

Uma ótima maneira de fidelizar pacientes, não é mesmo?

Organização do tempo

Com uma agenda física, fica muito difícil organizar de forma eficiente como serão os horários do seu dia, principalmente quando há rasuras e duplicidade de horários.

A agenda médica online, aliada à lista de espera, entrega uma organização do tempo de forma muito mais rápida. Com ela, as chances de ter duas consultas marcadas no mesmo horário são eliminadas, por conta da visualização prática que ela oferece.

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Além disso, a lista de espera garante que as chances de um atendimento cancelado de última hora se tornar um horário desperdiçado sejam muito pequenas, otimizando ainda mais seu tempo.

Atendimento mais humanizado

Oferecer um ambiente acolhedor é essencial para qualquer médico que deseje oferecer um atendimento humanizado para seus pacientes.

O primeiro passo para transmitir esse sentimento de segurança para seus pacientes é mostrar que realmente se importa com eles, inclusive com o tempo que eles reservaram para estarem presentes na consulta.

A lista de espera garante que você não deixe seus pacientes esperando por um horário que está vago.

Imagine-se no lugar do seu paciente: há uma semana você ligou para agendar uma consulta, mas os horários já estavam todos preenchidos. Então, você recebe uma ligação avisando que um horário vago apareceu para amanhã.

Provavelmente você já tinha até se esquecido que precisava marcar uma consulta, mas o consultório não se esqueceu. Viu como o atendimento humanizado pode começar antes da experiência no local?

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Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.