Benefícios do prontuário eletrônico integrado com o agendamento online

Integração do prontuário eletrônico e agenda médica do iClinic: 4 principais vantagens

Leia em 5 min.

Você sabe a importância de ter os todos os dados na sua clínica integrados? Entenda neste artigo as principais vantagens de ter funcionalidades integradas na clínica e como o iClinic consegue entregar esse processo.

Se você está acompanhando as inovações tecnológicas, provavelmente já ouviu falar da importância de realizar uma integração de dados na sua clínica.

O prontuário eletrônico e agenda médica online do iClinic são algumas das funcionalidades favoritas dos nossos usuários. E é fácil entender o motivo: cada uma delas contribuem para facilitar processos que antes eram muito desgastantes e ocupavam uma boa parte do tempo da clínica.

Bom, antes de falar sobre como essas duas funcionalidades são integradas, iremos explicar brevemente sobre cada uma delas e suas vantagens.

Diferencial do prontuário eletrônico iClinic

O prontuário eletrônico do iClinic é bastante intuitivo e prático na hora de usar. Todas as informações do seu paciente são concentradas em um único documento, e você pode acessá-las de qualquer lugar: basta ter um dispositivo e logar na sua conta do sistema.

Felizmente, essas não são as únicas vantagens! Confira os principais diferenciais a seguir.

Prontuário eletrônico personalizável

O segundo diferencial do prontuário é a personalização. Você pode montar o seu prontuário no iClinic do seu jeito, conforme o seu atendimento e a sua área de atuação. Dessa forma, você pode focar no paciente sem preocupações, elevando a excelência do seu atendimento.

prontuario-eletronico-iclinic

Segurança dos dados

Além da facilidade de uso, essa funcionalidade possui diversos benefícios, e um muito importante é a relevância e a importância quanto a segurança dos dados.

O iClinic entende que um dos ativos mais importantes da clínica são os seus dados, dessa forma, o sigilo das informações são levadas à sério.

Diferente do registro em papel, os dados não se perdem com a ação do tempo, acidentes ou furtos, e principalmente são protegidos contra a quebra de sigilo. Essa proteção é garantida por conta de todos os seus dados estarem na nuvem, e não instalados em algum dispositivo.

Além disso, há atualizações diárias no software onde seus dados são salvos automaticamente. Caso aconteça algum acidente, não precisa se preocupar: todas suas informações estão protegidas no nosso software.

O que isso quer dizer? Que apenas com a permissão de acesso específica do profissional que atende esse paciente é possível ter acesso ao prontuário. Profissionais da recepção, por exemplo, só tem acesso a agenda e ao cadastro de pacientes. Isso é uma forma de garantirmos o sigilo de informações entre médico e paciente.

Essa permissão de acesso é definida no momento de inserir outros usuários na sua conta do iClinic. Nessa hora, você precisa informar se esse novo usuário é um profissional de saúde, ou recepcionista. Assim, nosso software faz automaticamente a distinção das permissões de acesso.

Validade jurídica

O prontuário eletrônico do iClinic garante a validade judicial do nosso prontuário eletrônico atendendo às exigências do Nível de Garantia de Segurança 1 (NGS1). Algumas das principais exigências que atendemos são:

  • apenas profissionais de saúde possuem acesso ao prontuário;
  • todas as informações inseridas são registradas em Logs (arquivo de texto gerado pelo software, permitindo informações que possam diagnosticar anormalidades, questões de seguranças e acessibilidade)
  • após o término do atendimento é impossível fazer alterações sobre as informações inseridas;

Nós temos todo esse cuidado porque entendemos a importância do seu trabalho, assim como suas preocupações. Queremos garantir a sua confiança em nosso trabalho e em nosso sistema.

Ainda em dúvida de como o prontuário eletrônico traz praticidade e agilidade para a sua rotina? Confira o depoimento de Dr. Celso Bregalda Neves, nosso caso de sucesso que migrou 11 anos de atendimento em prontuário de papel para o iClinic.

Agenda médica online integrada em um software médico

Ter uma agenda médica online evita todos os riscos de registro em papel que citamos acima, além dos erros mais comuns como rasuras e duplicidade de agendamentos.

Porém, a vantagem de ter essa funcionalidade sincronizada com um software médico é absurdamente maior. Continue a leitura e entenda mais sobre como essa sincronização traz tantos benefícios.

Integração de dados

No software médico da iClinic, você pode ver as principais informações do paciente ao clicar no horário agendado da consulta. Assim, é possível fazer um atendimento humanizado, com uma preparação melhor.

Caso as informações de cadastro do paciente estejam incompletas, o software te apresenta esse problema deixando nome do paciente em vermelho no sistema. Assim, fica fácil identificar quando algum ajuste de cadastro é necessário.

Relatórios automáticos

Além disso, relatórios são gerados automaticamente quando você adiciona informações sobre a consulta e os pacientes no sistema. Alguns relatórios que você pode obter são: quantos atendimentos por convênio você realiza, quantas consultas particulares são agendadas, o tempo médio de duração das consultas e muito mais.

Ficou interessado em saber mais sobre essas vantagens? Descubra as cinco principais neste artigo.

Principais benefícios da integração de dados

A tecnologia está permitindo cada vez mais excelência no atendimento nas clínicas. Isso acontece principalmente por conta da praticidade na hora de encontrar informações, que antes ficavam perdidas em pilhas imensas de papéis.

Essa integração permite um atendimento personalizado, mais produtividade com menos tempo gasto, e um diagnóstico preciso para os pacientes.

Conheça agora as 4 principais vantagens da integração de dados entre o prontuário eletrônico e a agenda médica online.

1.  Qualidade no atendimento

Como já falamos anteriormente, no iClinic é possível ver o histórico do paciente pela própria agenda médica por conta do prontuário eletrônico. Em pouco tempo antes da consulta você conhece lembrar quem é aquele paciente, quais foram as instruções passadas no último atendimento, e entre outros.

Veja no depoimento da Dra. Thatiane Mahet como essa funcionalidade a ajudou na fidelização de pacientes.

Dessa forma, não é necessário fazer perguntas que passam a impressão de “descaso” da parte do médico. O paciente se sente acolhido e mais seguro ao perceber que é lembrado pelo profissional.

2. Diminuição da quantidade de ferramentas utilizadas

Antes de adotar um sistema que integre vários setores, muitas vezes as clínicas possuem uma agenda física para agendamentos, uma pilha de papel para os prontuários, uma planilha no Excel para fazer o controle financeiro, entre outros.

Com um software médico, é possível ter todas essas ferramentas em um só lugar. Basta alguns cliques para encontrar o que você precisa, e o melhor de tudo: você pode gerar relatórios com todas essas informações disponíveis no sistema.

Quer um exemplo prático? No iClinic, você pode lançar recebimentos tanto pela agenda quanto pelo fluxo de caixa. Em ambos os casos, o lançamento é atualizado na hora. Assim, caso você tenha uma secretária encarregada de lançar os pagamentos dos pacientes, não será necessário entrar todo o momento na seção do financeiro.

Dessa forma nós garantimos a praticidade e integração essenciais para você, diminuindo a quantidade de ferramentas necessárias.  

3. Elaboração de diagnósticos mais precisos

Um exame isolado pode ser superficial quando tratamos do estado geral de saúde do paciente. Consultando o histórico assim que o agendamento é feito, torna possível estudar o caso com antecedência e a preparação para solicitar exames complementares.

Na hora de levantar um diagnóstico, as conclusões se tornam mais precisas, visto que são baseadas em um número maior de dados integrados.

4. Fidelização de pacientes

Enfatizamos bastante que ter acesso às informações facilmente antes da consulta ajuda a criar um atendimento personalizado. Isso conta muito na hora de fidelizar seus pacientes, pois permite um atendimento humanizado.

Com um sistema fácil de usar e inteligente, você pode realmente focar no paciente, olhar nos olhos e tirar suas dúvidas de maneira tranquila. Isso não acontece quando você fica preocupado em procurar um papel específico no meio de tantos outros, ou usando um sistema que não garante segurança e que sempre dá problemas.

Essas são as principais vantagens de conseguir utilizar a agenda médica integrada com o prontuário eletrônico. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre como nossas funcionalidades funcionam, entre em contato com nossa equipe de suporte.

Quer testar na prática como funciona o prontuário eletrônico integrado com a agenda médica online do iClinic? Faça o teste grátis agora mesmo!

Experimente gratuitamente: Comece agora a testar o iClinic. Clique aqui!

Sente que deixamos de mencionar algum ponto? Deixe um comentário ao final do artigo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.