5 principais benefícios de ter um software de agenda médica na clínica

Software de agenda médica: 7 principais benefícios

Leia em 7 min.

Sua clínica ainda realiza o agendamento de consultas no papel? Seu objetivo é ter uma clínica cheia com pacientes satisfeitos? Entenda por que agora é o momento certo para obter um software de agenda médica.

A agenda médica é uma ferramenta importantíssima na rotina de uma clínica, afinal, sua principal fonte de renda, os atendimentos, são marcados e organizados através dela.

Seguindo essa lógica, investir em um software de agenda médica pode ser a solução para atração e fidelização de pacientes.

Confira como uma agenda médica online pode contribuir para uma rotina mais organizada assistindo ao nosso vídeo:

Mas afinal, quais são as vantagens desse tipo de software e como ele ajuda no processo de fidelização de pacientes? Continue a leitura e descubra!

Importância do software de agenda médica na clínica

Sua clínica sofre com as consultas canceladas em cima da hora e com pacientes que não aparecem? Erros como duplicidade de horário são recorrentes?

Vamos supor que sua consulta tenha um preço médio de 80 reais. Caso dois pacientes por semana faltem sem avisar, isso significa que no mês, 640 reais foram desperdiçados.

Uma bom software de agenda médica oferece serviços como lembretes de consulta por SMS e e-mail, que podem reduzir as faltas em até 30% dos seus pacientes.

Além disso, uma agenda online possui um visual muito mais organizado do que a agenda física, além disso, evita erros como duplicidade de horário, rasuras no papel, e entre outros.

medico-usando-software-de-agenda-medica

É fundamental que o software sirva para facilitar os processos do consultório e melhorar os resultados do seu negócio. Veja a seguir os 7 principais benefícios que ele pode trazer na sua rotina!

7 principais benefícios do software de agenda médica

Os benefícios de um software de agenda médica são inúmeros, principalmente se ele trouxer outras funcionalidades essenciais para uma clínica, como marketing médico, prontuário eletrônico integrado com a agenda, e entre outros.

Veja a seguir como as funcionalidades da agenda médica podem melhorar o desempenho da sua clínica, agradando ainda mais os seus pacientes.

1. Agilidade nos atendimentos

Na recepção da sua clínica, um tempo considerável é perdido procurando fichas de pacientes em pilhas de papéis?

Geralmente, o momento em que o paciente aguarda na sala de espera é um momento delicado, porque muitas vezes ele não sabe o que esperar da consulta.

Ficar aguardando o recepcionista encontrar um arquivo em um local com excesso de papéis, só aumenta a ansiedade e nervosismo do paciente, e o mesmo se aplica caso o médico também precise procurar o prontuário em uma pilha.

Com um software de agenda médica, você encontra – e cadastra – as informações essenciais do paciente com poucos cliques. Com isso, além delas aparecerem na própria consulta marcada na agenda, o médico pode acessá-las em dois cliques com o prontuário eletrônico.

Dessa forma, ao utilizar softwares médicos onlines, há um ganho de eficiência no atendimento dos pacientes.

software-de-agenda-medica-diferentes-dispositivos

Além disso, alguns softwares médicos permitem também o acesso às informações de qualquer lugar e por qualquer tipo de dispositivo. O que facilita ainda mais o atendimento dos pacientes, pois você pode inclusive marcar novos agendamentos de onde estiver.

2. Agenda mais organizada

Se você já trabalhou com uma agenda de papel, provavelmente já cometeu algum equívoco como marcar dois pacientes no mesmo horário por engano, ou esquecer-se de apagar um horário que foi desmarcado, por exemplo.

Isso é extremamente normal, pois a agenda física aceita qualquer tipo de registro e geralmente não possui um visual organizado.

Sabemos que isso pode gerar muitos problemas e insatisfações na clínica, porque, ou você deixa de ganhar dinheiro porque não liberou o espaço na agenda, ou irrita pacientes pois algumas consultas vão atrasar.

Além disso, ter a opção de cadastrar todos procedimentos da clínica, diferenciando-os por cor e tempo de duração, ajuda a manter a agenda organizada e traz preditividade para a clínica.

Os softwares de agenda médica eliminam esses problemas. Eles são desenvolvidos justamente para evitar esses erros comuns, impossibilitando que duas consultas sejam agendadas no mesmo horário, organizando sua agenda da maneira certa.

3. Controle financeiro

Um software de agenda médica completo oferece funcionalidades integradas com a agenda médica, como o financeiro, por exemplo.

Em alguns softwares é possível lançar o recebimento do pagamento pela consulta diretamente pela agenda, e também especificar caso seja um parcelamento, marcando quando os recebimentos deverão ser realizados.

Dessa forma, fica fácil organizar as finanças da sua clínica, principalmente se o sistema disponibilizar relatórios e gráficos automatizados sobre as movimentações financeiras da clínica.

Somado a isso, a organização da agenda também diminui as possibilidades de erro ao fazer a soma automática dos valores recebidos em um determinado período.

4. Gestão da clínica

Alguns horários devem ser reservados para focar em outras atividades da clínica como a gestão, principalmente para os médicos que também são administradores da clínica, ou trabalham em outros estabelecimentos médicos, como clínicas e hospitais.

Com um software de agenda para clínicas, você facilmente consegue bloquear horários da agenda, para que não sejam feitas marcações no horário em que você não está prestando atendimento na clínica.

escolher-software-agenda-medica-ideal

5. Redução da faltas dos pacientes

Pacientes que marcam uma consulta e não comparecem certamente é um dos maiores problemas dos consultórios médicos.

Mas, você sabia que muitas vezes isso acontece porque os pacientes simplesmente esquecem? Afinal, nos dias de hoje, todos têm a vida muito corrida.

Com o software de agenda médica, você poderá programar o envio de lembretes automatizados para os pacientes, evitando assim que eles faltem às consultas, sem precisar ter o trabalho de ficar ligando para todos eles todos os dias.

Ao automatizar essas atividades repetitivas, a recepcionista da clínica terá mais tempo e energia para focar em atividades mais produtivas, como entregar um atendimento humanizado para os pacientes.

6. Segurança da agenda médica online

Diferente da versão física da agenda, um software de agenda médica online consegue garantir o máximo de segurança para sua clínica.

Imagine a seguinte situação: todos os dados da sua clínica estão no computador e a “placa mãe” queima, o que fazer? Você perderá todas as informações relevantes da sua clínica e de seus pacientes.

Se o software da agenda médica for na nuvem, por exemplo, como todos os dados estão na nuvem, eles estarão protegidos contra qualquer dano, pois diferente de um software instalado, as informações não estão presas no seu computador.

segurança-no-software-de-agenda-medica

Além disso, especialistas de softwares desenvolvem o sistema para garantir o sigilo total das informações, usando criptografias de ponta, responsáveis por deixar apenas quem tem o acesso adequado acessar dados médicos.

Por isso, caso você esteja considerando adquirir um software para sua clínica, é importante garantir que ele tenha uma segurança dos dados de excelência.

7. Uso fácil e prático

De que adianta modernizar a sua clínica, se a agenda online é muito mais difícil de usar do que a de papel?

Um software de agenda médica,além de ser fácil de entender, deve possuir um visual e estrutura intuitiva, realmente tornando seu dia a dia mais prático.

É muito importante que a agenda permita a identificação de horários vagos ou ainda não confirmados, assim, sua recepcionista pode fazer outros agendamentos para preencher essas vagas.

Isso faz com que o seu tempo dentro do consultório seja melhor aproveitado. Além disso, outra funcionalidade interessante é a possibilidade de ter uma lista de esperade pacientes que estão aguardando por agendamentos.

Dessa maneira, o profissional da recepção sabe quem são os próximos pacientes interessados em uma consulta e evita horários ociosos.

Se o seu consultório conta com muitos médicos realizando atendimentos simultâneos, é ainda mais indispensável que o sistema ofereça uma boa visibilidade da agenda dos profissionais.

Uma agenda online precisa ser tão, ou mais, útil quanto uma agenda tradicional, sem que isso signifique complicações no processo. Ou seja, o software precisa ser completo, mas, ao mesmo tempo, intuitivo na utilização.

Comandos simples e que permitam um agendamento rápido, diminuem o tempo que a recepcionista precisa para marcar uma consulta. Isso melhora a qualidade de atendimento e também otimiza o processo de agendamento.

investir-software-agenda-clinicas

Outro ponto importante é que facilidade de uso significa menos tempo de treinamento ou período de adaptação.

Claro, isso se reflete também no atendimento ao paciente, aumentando a satisfação deles com seu consultório. Afinal, ele percebe quando a clínica é modernizada e acompanha as inovações tecnológicas.

Como escolher o software de agenda médica ideal?

Além de verificar que o software tenha todas as vantagens citadas acima, existem outros pontos que podem auxiliar muito na hora de escolher o melhor software para sua clínica.

Confira as dicas que separamos para ajudar nesse processo!

Busque feedback dos usuários

Os clientes do software estão satisfeitos com a agenda médica? Eles sentem que houve uma mudança depois que adquiriram o software? O software possui casos de sucessos dos pacientes?

Saber diretamente dos clientes suas percepções traz mais segurança, já que se trata de uma experiência real de alguém que provavelmente enfrenta ou enfrentou dificuldades semelhantes às suas.

Assim, vale a pena conhecer o que outros profissionais da área médica dizem a respeito de determinado software.

Se houver mais respostas positivas do que negativas, então há grandes chances de o software atender adequadamente àquilo que você precisa.

Ao mesmo tempo, coletar feedbacks indica que a clínica se preocupa com o cliente e possui uma estrutura adequada para oferecer esse tipo de solução.

Não esqueça de olhar também os comentários nas redes sociais como o Facebook e o Reclame Aqui. São ótimas referências para embasar sua decisão.

Faça um teste gratuito

Mesmo depois de fazer tudo isso ainda há uma chance, mesmo que pequena, de o software não atender exatamente a todas as suas necessidades.

Nesse caso, é importante sempre fazer um teste para conhecer como é o funcionamento do software e se ele se encaixa nas suas expectativas.

Várias opções no mercado oferecem um período de teste grátis. Aproveite a oportunidade para realmente testar a ferramenta na realidade do seu consultório.

Caso queira uma ajudinha, confira nossa checklist gratuita sobre como escolher o sistema ideal para sua clínica médica:

Cadastre-se na Newsletter do iClinic

Se você estiver entre duas opções que ofereçam condições parecidas, aquela que permitir um conhecimento na prática da solução tende a ser melhor, já que permite que você tome uma decisão mais consciente.

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre o software de agenda médica? Se não abordamos alguma dúvida, deixa ela nos comentários aqui embaixo que te respondemos, e não se esqueça de reagir e compartilhar o conteúdo!


Sobre o autor

Yasmim Mayumi

Especialista em Marketing de Conteúdo e estudante de Letras na Barão de Mauá em Ribeirão Preto.